domingo, 7 de maio de 2017

Dono da Andrade Gutierrez está prestes a fechar sua delação premiada

Sergio Andrade está negociando, em estágio muito avançado, sua delação premiada. No recall da Andrade Gutierrez, o seu dono, que ficou de fora do primeiro tempo das delações, abrirá o jogo sobre propinas e doações.


Andrade está prestes a falar aos procuradores foi dada há dez dias por Celso Vilardi, seu advogado, numa audiência na Justiça Federal do Rio de Janeiro. Andrade fora convocado para ser testemunha no processo que investiga as estripulias de Sérgio Cabral.

Na primeira pergunta feita por Marcelo Bretas, Vilardi informou o juiz sobre as negociações em andamento e pediu que o cliente nada respondesse. Ainda assim, o dono da Andrade Gutierrez falou a Bretas na condição de informante.

Presidente do PT ameaça o povo brasileiro: 'Se quiserem condenar o Lula, haverá resistência'

Rui Falcão, presidente do PT, referiu-se à manifestação que o partido fará em Curitiba, na próxima quarta-feira, como uma “festa da democracia e de defesa do presidente Lula”. O dirigente petista tratou o ato a ser realizado no dia do depoimento de Lula a Sergio Moro como uma espécie de avant-première do que ainda está por vir. Insinuou que haverá uma insurreição no país se o juiz da Lava Jato um dia ousar impor a Lula uma sentença condenatória.


Dirigindo-se à militância que compareceu na noite de sexta-feira à abertura da etapa paulista do 6º congresso do PT, Rui Falcão declarou: “…Que no dia 10 eles saibam muito bem: se quiserem condenar o Lula, se quiserem continuar com essa campanha, haverá resistência no país inteiro.”

Ele enumerou os movimentos, entidades e partidos que se dispõem a contestar no asfalto uma sentença de Moro contra Lula. “Nessa resistência, não estarão apenas os militantes do PT. Estarão as lideranças do movimento popular, os sem-terra, os sem-teto, os líderes sindicais, a CUT, outras centrais, os partidos de esquerda —como o PCdo B—, irmanados para garantir a democracia no Brasil.”

No Brasil de Rui Falcão, o regime só será democrático se forem observadas duas pré-condições: “A democracia, hoje, significa diretas-já e Lula presidente.” Ele já admite que parte dos brasileiros enxerga Lula como corrupto. Mas atribui a percepção a “delações forjadas” e à Rede Globo.

“Há setores da população que, de tanto martelarem na Globo, de tanto incluírem coisas nas novelas, começam a colocar em dúvida a honestidade do presidente Lula”, disse Falcão, dando asas à sua construção mental: “Eles querem acabar com os direitos, querem acabar com a aposentadoria. Para isso, é preciso destruir alguém que não permitirá que isso ocorra.”

Não há no palavrório de Rui Falcão à militância nenhum vestígio de algo que se pareça com uma contestação objetiva às acusações que pesam contra Lula. O companheiro aperta o botão do ''complô'', pisa no acelerador do ''golpe'' e segue em frente: ''…Nos últimos três anos, estão tentando demostrar que o presidente Lula não é honesto, que está acumpliciado com a corrupção, que o PT é uma organização criminosa. Mas nada disso se provou até agora. Então, como é que o Moro vai fazer? Vai inocentar o Lula por que não tem provas? Vai condenar o Lula com base em convicções?''.

O petismo já havia se enrolado na bandeira da “resistência” quando deputados e senadores armavam o cadafalso do impeachment. Dilma Rousseff foi enviada de volta para Porto Alegre. E nem Falcão resistiu. Mas agora, disse ele à militância companheira, tudo será diferente:

“Nós fomos golpeados no impeachment e a nossa capacidade de reação foi pequena, porque nós não estávamos preparados para o golpe. Agora, nós temos que ter consciência de que há um outro golpe em curso. E esse nós temos que barrar. E se barra o golpe é com mobilização, com luta, com capacidade de enfrentamento. E isso a militância do PT nunca se recusou a fazer. Portanto, companheiros, luta, vigilância, argumentação…”

Transbordam as provas contra Lula

Os defensores de Lula nas redes sociais, na defesa insana que fazem do ex-presidente, costumam argumentar com o medíocre ‘mostra as provas’, ‘pega as provas e leva para o juiz Moro’ e assim por diante.
Essa militância é composta por uma multidão que teve benefícios durante os governos do PT e que foi preparada para ver o esquema de propina como algo em nome da ‘causa’.
Assim, qualquer um dos tesoureiros petistas, flagrados roubando, estava para esta militância atuando politicamente em nome de um projeto político. A grana arrecadada seria revertida em torno de algo maior. Os fins justificam os meios e pronto. Assim eles pensam. Aliás, uma característica da esquerda em todo o mundo.
As provas contra Vaccari e José Dirceu são robustas, testemunhais e documentais, mas nesta sexta-feira (5) a dupla foi saudada em São Paulo como ‘guerreiros do povo brasileiro.
Com Lula, um mito para essa gente, as provas são gritantes. A Revista Época, num minucioso trabalho jornalístico, aponta inúmeras, envolvendo diversas práticas criminosas.
Corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, crime contra a Administração Pública, fraude em licitações, cartel, tráfico de influência e obstrução da Justiça são alguns dos caminhos tortuosos percorridos por Lula.
Tudo lastreado por uma gama enorme de documentos. Extratos bancários, documentos fiscais, comprovantes de pagamento no Brasil e no exterior, contratos fajutos, notas fiscais frias, e-mails, trocas de mensagens, planilhas, vídeos, fotos, registros de encontros clandestinos e depoimentos incriminadores da maioria dos empresários que pagavam propina.
Para o PT e sua militância nada disso basta. Algo plenamente explicável, pois afinal de contas, são todos cumplices.
É elucidativa e de fácil compreensão, menos para os petistas.
Amanda Acosta