terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Okamotto põe dois deputados do PT como seus advogados para julgamento de Lula

O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, constituiu os deputados do PT Paulo Teixeira (SP) e Wadih Damous (RJ), como seus advogados para o julgamento do ex-presidente Lula. No dia 24 de janeiro, o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), a Corte de apelação da Operação Lava Jato, vai analisar a condenação de nove anos e seis meses por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso tríplex, que o juiz federal Sérgio Moro impôs a Lula.

O advogado Fernando Fernandes, que até o momento vinha defendendo Okamotto na Lava Jato, substabeleceu a causa para os petistas. A inclusão dos parlamentares, também advogados, foi realizada no dia 12.



A mudança de advogados não é uma mera troca de guarda de Okamotto. A escalação de dois petistas determinados empresta um alto grau de politização para a sessão histórica do dia 24.

Teixeira e Damous são críticos do juiz Moro e da Lava Jato. Damous e Teixeira poderão fazer sustentação oral em defesa de Okamotto durante o julgamento do TRF-4.

Em março do ano passado, Damous – ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio – apresentou uma série de projetos que, se aprovados, poderiam afetar desdobramentos da operação, segundo avaliação dos investigadores. Uma proposta estabelece que processos ou procedimentos penais sejam extintos, sem julgamento de mérito, se não forem concluídos em um ano.

Também naquele mês, Paulo Teixeira confrontou o juiz Sérgio Moro durante sua participação na comissão que analisa o novo Código de Processo Penal.

Ao defender uma legislação para o abuso de autoridade, o petista disse que o Congresso quer evitar que juízes façam política partidária e não inibir a magistratura. O petista acusou o magistrado de cometer irregularidades na quebra de sigilo telefônico da ex-presidente Dilma Rousseff e na condução coercitiva de Lula, em março de 2016.

Okamotto respondeu ao mesmo processo que Lula, mas foi absolvido por Moro. Ele era acusado de lavagem de dinheiro por intermediar as tratativas para o armazenamento dos bens de Lula entre a OAS e a empresa Granero.

Apesar da absolvição, Okamotto recorreu ao TRF-4. Em julho do ano passado, o advogado Fernando Fernandes, principal defensor do presidente do Instituto Lula, apresentou petição a Moro alegando ‘insurreição’ contra o fundamento legal que embasou a sentença favorável a Okamotto.

A defesa argumentou, na ocasião, ‘rechaçar’ manifestações ‘incontidas’ do magistrado e o acusou de agir com ‘parcialidade manifesta’.

O presidente do Instituto Lula, por meio de seus advogados, se disse ‘inconformado com o fundamento legal lançado na sentença para absolvê-lo ‘por falta de prova suficiente da materialidade (artigo 386, VII, do Código de Processo Penal)’.

'Eu mesmo vou morrer do coração se o Lula for preso', diz presidente do Instituto Lula



Petistas tiveram trabalho para tentar minimizar a fala da senadora ré e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que disse que, "para prender o Lula, vai ter que matar gente"

O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, que também é apelante na mesma ação que Lula, disse que a declaração de Gleisi foi "infeliz" e exagerada: "Foi uma afirmação pessoal, uma força de expressão. Haverá uma comoção social. Vamos ficar chateados. Eu mesmo, se o Lula for preso, vou morrer do coração".

CUT exige fazer seu 'ato' na avenida Paulista, embora já haja manifestação contra Lula marcada no mesmo local

Uma questão preocupa a Polícia Militar de São Paulo: como vai ser a ocupação da Avenida Paulista no dia 24 de janeiro, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá seu recurso julgado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Grupos pró e contra o petista querem fazer manifestações no local.

Pessoas ligadas ao alto escalão da PM informaram à revista Veja que o Movimento Brasil Livre (MBL), contrário a Lula, pediu antes autorização para ocupar a via no dia do julgamento – por isso, a polícia tem dado prioridade ao grupo e orientou a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que solicitou autorização depois, a ocupar outro espaço para realizar o ato em defesa do petista e, assim, evitar um clima de “arena de guerra” na região.

A CUT, no entanto, não abre mão de fazer na avenida a sua manifestação, que deverá ter a presença do próprio Lula, independente do resultado do julgamento.

Alguns grupos como o NasRuas, estão organizando seus atos para a véspera do julgamento por questões de segurança. 

Segundo dirigentes do movimento, a polícia afirmou que haveria risco de “derrame de sangue” caso decidissem fazer as manifestações no mesmo dia e local que o PT.


As semelhanças entre o EI e o PT

Não se deve chamar os fundamentalistas do Estado Islâmico de fundamentalistas, e, muito menos, chamar aquilo de Estado Islâmico.


Fundamentalista é quem prega o retorno aos fundamentos, à ortodoxia - e o que os fanáticos e terroristas fazem (os termos mais adequados são "fanáticos" e "terroristas", dependendo do seu grau de engajamento) é um completo desvirtuamento de uma doutrina.

O Estado Islâmico tampouco é Estado - é só um grupo radical, uma organização terrorista - ou Islâmico - ainda que use o Alcorão como desculpa para suas barbaridades.

O livro que Deus teria ditado, em pessoa, para Maomé efetivamente não é lá muito gentil com as mulheres e os "infiéis" - muito menos com as mulheres infiéis! - mas não chega a mandar explodir carros bomba em escolas e mercados, degolar jornalistas e estuprar meninas (ou converter a humanidade inteira à força).

O Antigo Testamento também não é bolinho, e nem por isso chamaríamos "Estado Judeu" ou "Estado Cristão" um grupo que saísse por aí oferecendo filhos em sacrifício, passando os desafetos no fio da espada ou incendiando cidades nas quais se pratique sodomia (imagine a fumaça cobrindo o planeta...).

Aquilo pode ser um califado, ou se chamar Daesh (nome que ainda não colou por aqui), e disso não passa.

Mesma coisa com o Partido dos Trabalhadores.

Aquilo não é partido, mas uma organização criminosa; nem é dos trabalhadores, mas dos espoliadores de quem trabalha.

Chamar o PT de Partido dos Trabalhadores é dar-lhe uma legitimidade que ele não tem.

Mais ou menos como chamar de Catedral da Fé o galpão onde charlatães exploram a ingenuidade alheia, ou República Democrática Popular da Coreia do Norte a mais feroz ditadura em cartaz.

Neste ritmo, vamos acabar chamando Pabllo Vittar de cantora.

texto: Eduardo Affonso
no Jornal da Cidade On Line


VENEZUELA: DITADOR NICOLÁS MADURO MANDOU ASSASSINAR OPOSITORES (Veja o Vídeo)

O povo venezuelano agoniza. Onde estão os hipócritas defensores dos direitos humanos? 

A Venezuela está sofrendo uma dura e cruel repressão comunista. Onde estão os defensores do socialismo agora?


Onde estão os partidos políticos de esquerda, artistas e intelectuais brasileiros que apoiam o ditador Nicolas Maduro? 


É triste ver nas redes sociais o massacre que o governo comunista venezuelano e suas milícias estão imprimindo ao sofrido povo daquele país. 


Um povo oprimido e desarmado, que tenta a todo custo, enfrentar o poderoso aparato militar e paramilitar bolivariano. Com as mãos nuas e municiados apenas com pedras e pedaços de pau, cidadãos, de todas as idades, tentam reconquistar a tão desejada e frágil democracia. 


O desarmamento da população de bem é uma condição necessária e básica para a instalação de um governo forte e totalitário. Maduro fez direitinho a sua tarefa de casa tirando toda e qualquer chance de defesa dos venezuelanos.


Para concretizar o seu projeto de poder, o ditador comunista, conta  com a orientação e apoio logístico do governo cubano, que acabou cedendo militares de sua tropa de elite, denominados "Vespas Negras", para  oprimir os movimentos populares, matando e torturando se preciso for, os rebeldes contrários ao atual governo vermelho. 


A Venezuela grita por socorro e pede ajuda aos outros países pertencentes ao Mercosul. Não podemos nos acovardar e abandoná-la, algo precisa ser feito. Expulsá-la do bloco, sanções econômicas? Realmente, não sei.


Como podem tentar enganar a opinião pública brasileira dizendo que comunismo e democracia são sistemas de governo que podem conviver harmônica e pacificamente entre si?


É um absurdo o que professores,  intelectuais, artistas, políticos de esquerda estão tentando fazer em nosso país: apoiar a implantação de um sistema socialista semelhante ao venezuelano e cubano no Brasil. Exatamente o mesmo que tentaram fazer na década de 70 e que graças à Deus foi impedido pelas nossas FFAA. 


O Brasil tem sim, uma grande parcela de culpa no que está acontecendo hoje na Venezuela. 


Os governos petistas, acompanhados de outros partidos de esquerda, como PSOL, REDE, PDT, PC do B, sempre apoiaram esse ditador irresponsável e suas maluquices. 


O dinheiro desviado de nosso país, seja através de empresas envolvidas na Operação Lava-Jato, ou nas operações duvidosas de empréstimos realizados pelo BNDES, com certeza, serviram para equipar e aparelhar a eficiente máquina repressora bolivariana.


Tiros, pancadas com cassetete, socos e ponta pés, é o que vem recebendo a sofrida população daquele país. Já não se mata apenas de fome e angústia os seus cidadãos.


Onde estão os histéricos defensores dos direitos humanos, os estudantes, artistas e intelectuais que idolatram a "democracia cubana" em nosso país?


Tico Santa Cruz com seu ridículo boné com a estrela vermelha comunista, Chico Buarque de Holanda, Leticia Sabatela, a socióloga Marilena Chaui, onde estão vocês? 


Não podemos nos esquecer da presidente da UNE, que recentemente foi à Venezuela para apoiar esse aloprado. Por que se cala frente ao massacre dos estudantes venezuelanos? 


Que moral tem todos vocês para falarem da repressão que os terroristas brasileiros sofreram na contra revolução de 1964 pelas nossas FFAA?


A imprensa brasileira também está com a mão suja de sangue deste conflito. 


Gasta-se minutos preciosos e intermináveis para denigrir a imagem de Donald Trump, enquanto relativiza-se e aborda de forma superficial e distorcida o conflito bolivariano que destrói aquele país. Ignora-se a opressão perversa, a tortura e os assassinatos que vem sofrendo seus irmãos de profissão venezuelanos.


Não tem como fugir, democracia não combina com comunismo de maneira alguma. A democracia inviabiliza toda e qualquer possibilidade de implantação de um sistema socialista em qualquer lugar do planeta. 


Desinformação, submissão, alienação, subserviência são pré-requisitos básicos para a implantação e o "sucesso" desta ideologia. 


Precisamos abrir os nossos olhos, o que está acontecendo hoje na Venezuela, poderá vir a acontecer em nosso país  se nada fizermos. 

Todos esses anos de governo de esquerda, prepararam o terreno para o plantio e a germinação desta maligna semente em nosso sagrado solo nacional.



Está na hora de darmos um basta neste movimento que tenta implantar o comunismo no continente sul americano, e em especial, em nosso amado Brasil. 


O sonho de um continente inteiramente socialista, defendido pelos ideólogos do Foro de São Paulo, deverá ficar restrito apenas nas cabeças ocas e fantasiosas desses inúteis oportunistas de plantão. 


Nós, cidadãos de bem deste país, não podemos permitir que transformem a nossa Pátria em uma nova Cuba. Devemos defender, com as nossas vidas, se necessário for, a liberdade de nossa Pátria e o futuro de nossas crianças. 


Que Deus salve o nosso país deste triste destino. A eleição deste ano será decisiva para salvarmos a nossa democracia.

Veja no vídeo abaixo: 
O momento em que o opositor Oscar Perez e seu grupo são massacrados pelas tropas de Maduro. Eles queriam se entregar, mas o regime foi implacável. 

A esquerda está em festa!



texto por Roberto Corrêa Ribeiro de Oliveira, médico anestesiologista, socorrista e professor universitário

É Fuga: FAO não tem evento marcado na Etiópia em janeiro (veja o documento)


A viagem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem marcada para o dia 26 de janeiro para a Etiópia, dois dias após o julgamento de seu recurso contra a sentença condenatória do juiz Sérgio Moro, onde supostamente iria participar de uma palestra organizada pela FAO  (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), tudo indica que seja um plano de fuga, para que não cumpra a pena a que foi condenado e que poderá até mesmo ser aumentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), conforme informa o Jornal da Cidade On Line.

Tão logo ficou sabendo da marcação de seu julgamento para o dia 24 de janeiro, Lula anunciou esta viagem.

Ninguém no PT tinha conhecimento desta agenda, até mesmo porque o mês de janeiro estava reservado para a complementação das tais ‘caravanas de Lula pelo Brasil’.

Na ocasião, o petista asseverou que a organização do evento estava sendo realizada pela União Africana e pela FAO e que contaria ainda com a participação de ex-presidentes da Nigéria e de Gana.

É mentira. A FAO não tem nenhum evento marcado na Etiópia em janeiro. 

Veja abaixo a agenda oficial da entidade:



Como se vê, no dia 26 de janeiro na agenda africana consta apenas uma reunião em Durban, na África do Sul. Nos dias 27 e 28 nem na agenda mundial da FAO consta qualquer evento.

Portanto, não resta dúvida, Lula prepara a fuga.
No julgamento do dia 24 o TRF-4 precisa determinar a apreensão de seu passaporte.


A última mentira de Cristiano Zanin


A decisão de uma juíza em Brasília de penhorar o tríplex do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um processo contra a OAS, trouxe novamente à tona a ladainha de que o imóvel não pertence ao meliante petista.

O jornalista Merval Pereira brilhantemente desconstruiu a narrativa em artigo publicado no jornal ‘O Globo’.

“(...) como se sabe, a acusação contra o ex-presidente não é de que a propriedade formal seja dele. Ao contrário, ele seria o proprietário de fato, e essa situação é encoberta através de artifícios justamente para esconder o produto de um crime. (...)”

Na realidade, ficou claramente esclarecido na sentença que a propriedade formal do imóvel pouco importa - tese que vale também para o malfadado sítio de Atibaia – o que se discute é se dinheiro de propina foi utilizado para reforma, em benefício do ex-presidente Lula. 

Isto está sobejamente demonstrado.

A rigor, a ocultação da propriedade deveria servir como agravante da pena, pois demonstra o caráter criminoso do réu.

ENTREVISTA COM ENÉAS CARNEIRO NA EXTINTA TV MANCHETE

Enéas Carneiro, candidato à presidente da República, foi entrevistado na extinta TV Manchete.
Na época, parece que o povo não estava preparado para entender o seu pensamento. 

Assista ao vídeo abaixo:


Gleisi ataca novamante: “Para prender Lula vai ter que matar gente”


O desespero efetivamente tomou conta da senadora Gleisi Hoffmann.

A mulher está totalmente insana, virou uma verdadeira ‘metralhadora giratória’, perdeu o respeito e está claramente incitando a violência.

Em matéria publicada nesta terça-feira (16) no jornal ‘Poder 360’ a senadora extrapolou mais uma vez.

Na iminência de ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal, Gleisi está descontrolada. 

Veja o que ela disse:

“Para prender o Lula, vai ter que prender muita gente, mas, mais do que isso, vai ter que matar gente. Aí, vai ter que matar”
Para a petista, se a sentença do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, for confirmada pelo TRF-4, significará que:
 “eles [os juízes] desceram para o ‘play’ da política […] No ‘play’ da política nós vamos jogar (…) E vamos jogar pesado”.

A senadora também negou que uma decisão que mantenha a condenação de Lula possa tirá-lo da disputa pelo Planalto. “A candidatura vai ser decidida na Justiça Eleitoral”, disse.

A prioridade do PT é registrar a candidatura de Lula em 15 de agosto e entrar com todos os recursos possíveis. A sigla quer garantir a foto do ex-presidente nas urnas, mesmo que a candidatura venha a ser impugnada. “Como é que vai cassar o voto de 40, de 50 milhões de brasileiros?”, questiona Gleisi.

A petista reafirma que o partido não tem um plano B para lançar como candidato à Presidência. Mesmo que tenha a condenação confirmada em 2ª Instância, Lula “terá o seu registro de candidatura”.

“Essa condenação não tem nada a ver com a candidatura. A candidatura do Lula vai ser decidida na Justiça Eleitoral. Porque a candidatura só se resolve na Justiça Eleitoral. É em outra esfera. Não tem nada que nos impeça de registrar Lula como candidato no dia 15 de agosto”, afirmou.

Gleisi é sem limites e o seu comportamento tem que ser reprimido com rigor.

Por muito menos prenderam Delcídio.

E mais, Gleisi presa, delata.

PT já culpa “infiltrados” pela baderna no dia 24

Pepe Vargas disse à Folha estar apreensivo com a presença de infiltrados nos atos petistas marcados para o dia do julgamento de Lula pelo TRF-4.

Segundo o presidente do PT do Rio Grande do Sul, haverá militantes credenciados para identificá-los e orientados para deter rixas.

“Estamos orientando nossos militantes a não cobrir o rosto. Não temos por quê.”

Lula pode ser preso mesmo que um desembargador diminua sua pena

O professor Gustavo Badaró, da USP, disse para o UOL:

“Como Lula responde por mais de um crime, pode acontecer de ele ser condenado por unanimidade em um e por maioria de votos em outro (…).

Na minha visão, isso não impediria o início da execução da pena pelo crime no qual houve unanimidade.”

Caso os desembargadores concordem sobre a culpa de Lula, mas divirjam sobre o tempo de cadeia, os embargos infringentes referem-se apenas a esse último ponto:

“A questão é se a pena vai ser X ou Y. É diferente se um desembargador diz que ele é culpado e outro, inocente.”

Tesoureiro do PT pede a militantes para ficarem em São Paulo: 'temos que mostrar que temos força'

O tesoureiro nacional do PT e ex-prefeito de Osasco (SP) Emídio de Souza disse, em reunião com militantes, ter incertezas sobre o destino do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, às vésperas do julgamento do dia 24, estimulou os petistas a demonstrar força para pressionar a Justiça.

Ele disse que quanto mais força o movimento tiver, "mais comedida a Justiça vai ser". "Não sei se ela vai se amedrontar", afirmou.

Na reunião, ocorrida a portas fechadas na última quinta (10), Emídio afirmou que todos ali estavam apreensivos com "o que vai acontecer a partir do dia 25 se o Lula for condenado".

O tesoureiro do PT contou também que existe um receio de que o passaporte de Lula seja apreendido por decisão judicial, o que inviabilizaria uma viagem à Etiópia prevista para o dia 26. "Tem gente com medo de que o Moro, o Moro não, o tribunal lá, possa apreender o passaporte dele para impedir. Nós temos como responder se eles vão fazer isso ou não? Temos? Não temos", afirmou ele.

Durante a reunião, Emídio chamou de improvável a hipótese de a Justiça decretar a prisão de Lula já no dia 24, "a não ser que seja estado de perseguição completo".

Ele desencorajou petistas a ir a Porto Alegre, sede do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4 Região), recomendando que permaneçam em São Paulo para acompanhar o ex-presidente em um ato programado para a noite do dia 24 na avenida Paulista.

"Temos que cercá-lo. Temos que estar junto dele para mostrar que temos força", disse Emídio.

Representante de juízes federais pede reforço e proteção aos magistrados em julgamento de Lula

Em visita à ministra Cármen Lúcia no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta segunda (15), o presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), Roberto Veloso, pediu reforço de segurança para o prédio e os juízes do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) em razão do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Veloso disse estar "muito preocupado" com as ameaças de que teve conhecimento, sobretudo as veiculadas em redes sociais. Ele disse que levará a diretoria da Ajufe para visitar o TRF-4 no próximo dia 22 para "prestar solidariedade ao tribunal". O julgamento do recurso de Lula está marcado para o dia 24.

O representante dos juízes federais afirmou que levaria nesta tarde um pedido de providências ao ministro da Justiça, Torquato Jardim.

"Vamos levar um pedido para que ele [Jardim] tome medidas acautelatórias e apure as responsabilidades já dos atos convocatórios. Primeiro, se o patrimônio público está ameaçado, é preciso que os órgãos da segurança pública, tanto o federal quanto o estadual, tomem as providências no sentido de garantir que os prédios públicos sejam preservados. Segundo, a questão da segurança dos magistrados, porque uma das principais questões que a Ajufe defende e defenderá sempre é a independência dos juízes", declarou.

"A ministra [Cármen Lúcia] falou que o CNJ [Conselho Nacional de Justiça] é o órgão [do Judiciário] encarregado da segurança dos prédios públicos. Diante disso, nós vamos encaminhar ainda hoje um ofício ao CNJ pedindo providências."

De acordo com Veloso, os magistrados do TRF-4 e seus familiares já tiveram sua segurança reforçada, tanto por agentes do próprio tribunal como da Polícia Federal.

Na manhã desta segunda, Cármen Lúcia também recebeu no Supremo o presidente do TRF-4, o desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores, para tratar da segurança no dia do julgamento. Às 16h30, haverá audiência entre o desembargador e a procuradora-geral, Raquel Dodge.

'ALARDE DESNECESSÁRIO'

Para Veloso, está havendo um "alarde desnecessário" em torno do julgamento do recurso de Lula na segunda instância da Justiça Federal, porque não será ainda a decisão final.

"Está havendo um alarde sobre esse julgamento desnecessário, porque o Brasil é pródigo em recursos. Caso venha a ser confirmada a sentença, haverá possibilidade de recurso para o STJ [Superior Tribunal de Justiça], haverá possibilidade de recurso para o STF, e dependendo de haver maioria ou não, o próprio tribunal pode ser um destinatário de recursos", disse.

"O deferimento da candidatura daquele que está sendo acusado da prática dos crimes será feito pelo Tribunal Superior Eleitoral [TSE] e esse deferimento só vai ocorrer a partir de agosto. Não precisa esse alarde que se está fazendo agora, ainda dá um caminho processual muito grande a ser trilhado. Mas é preciso que a magistratura tenha condições de independência e tranquilidade", declarou Veloso.

Passagem aérea custa até R$ 45 mil para Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados já pagou até R$ 45,5 mil por um bilhete aéreo de ida e volta para uma viagem oficial neste mandato. Levantamento feito pelo Estado, com dados obtidos por meio de Lei de Acesso à Informação, com 1,4 mil viagens oficiais bancadas pela Casa desde 2015, revela que foram desembolsados R$ 7,6 milhões, em valores atualizados. Durante o período, as passagens que mais pesaram foram as internacionais – representam mais de 90% do total. Em novembro, reportagem do jornal  O Estado de S. Paulo mostrou que houve um aumento de 41% nas viagens internacionais dos parlamentares neste mandato, em comparação com o anterior.

As passagens de missões oficiais são compradas e pagas pela Casa, diferentemente das passagens a que os deputados têm direito mensalmente para voltar a seus Estados – essas, que não foram contabilizadas no levantamento, são os deputados que compram, e o dinheiro sai da cota parlamentar. Os cinco casos de passagens mais caras analisados pelo Estado foram de classe executiva – o que pode ser tanto direito previsto no regimento da Casa pelo cargo ou condição do deputado ou devido a um “upgrade” de classe com verbas da cota parlamentar.

Questionada se haveria um máximo de passagens que deputados poderiam solicitar ou um teto para o valor pago, a Câmara não respondeu e afirmou que informações adicionais devem ser pedidas “por meio de Lei de Acesso à Informação”.

Uma comitiva de oito deputados foi à China no ano passado, em uma viagem oficial que durou dez dias. O deputado Damião Feliciano (PDT-PB) teve os bilhetes mais custosos do grupo e de todo o ano passado, no valor de R$ 36,6 mil. No ranking total do mandato, ele fica atrás de oito deputados.

Os cinco bilhetes mais caros pagos nos últimos três anos foram de missões em 2015. Os dois primeiros são de uma viagem de quatro dias dos deputados baianos Claudio Cajado (DEM) e Antonio Imbassahy (PSDB), em dezembro de 2015, para o Casaquistão e a Georgia. As viagens custaram, respectivamente, R$ 45,5 mil e R$ 45,3 mil, em valores atualizados. 

Por serem procurador legislativo e líder do partido à época, respectivamente, eles tiveram direito a classe executiva. Além deles, segundo regimento interno, têm esse direito ocupantes de outros cargos, como membros titulares da Mesa Diretora e presidentes de Comissões Permanentes. 

“Nenhum de nós tem interesse de comprar passagem mais cara”, disse Cajado. Membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, o deputado afirmou que, nessa viagem, um dos focos era participar da Expo-2017, feira mundial de energia sustentável, para a qual o País foi convidado na ocasião, mas isso acabou não acontecendo por conta da crise. “Acabou faltando recursos”, segundo Cajado. Por meio de nota, Imbassahy disse que “foram cumpridos todos os requisitos estabelecidos pela Câmara para participação em missões oficiais” e que o objetivo da viagem era “estreitar” relações com os países.

Antecedência. O regulamento interno da Casa determina que o pedido de concessão das passagens seja “formalizado com devida antecedência da realização da viagem, com vistas à reserva das passagens e à obtenção de preços mais vantajosos”. O texto não estipula, contudo, de quanto tempo seria “devida antecedência”. “Eu não controlo o preço da passagem. Às vezes, demora para sair (a autorização da Câmara) e elas ficam mais caras”, afirmou Cajado. O deputado do DEM também foi o que mais fez a Casa desembolsar recursos nos três anos de mandato para viagens: R$ 280 mil. 

Quem também diz não ter o controle do preço da passagem é o deputado José Rocha (PR-BA). Com o terceiro bilhete mais caro do período, R$ 43,1 mil, ele disse ao Estado: “Eu vou saber de preço? Viajei, mas não fui eu quem comprou”. Rocha foi um dos onze parlamentares da delegação especial a Hanói, no Vietnã, para a 132.ª Assembleia da União Interparlamentar.

Com outros três deputados, Felipe Bornier (PROS-RJ) passou uma semana na Rússia em missão oficial. À época segundo-secretário da Casa, foi para ele que a Câmara pagou a quarta passagem mais cara deste mandato: R$ 42,8 mil. “Essa viagem que a gente fez, inclusive, conseguiu retornar a importação de carne do Brasil (pela Rússia). A gente fez uma viagem que teve um resultado e paga essa passagem tranquilamente em relação a isso”, afirmou o parlamentar. Bornier disse ainda que foi um dos deputados que menos viajaram e que não tem acesso aos preços da passagem, porque quem compra é a Casa. 

O deputado paranaense Alex Canziani (PTB-PR) foi aos Estados Unidos em 2015 para um evento da Fundação Lemann, com outros tantos brasileiros, de estudiosos e até ministros, para discutir o País. Como à época era secretário da Mesa, teve direito a uma passagem na classe executiva, de R$ 37,9 mil. Canziani ressalta que “existem missões e missões”. A dele, no caso, faz parte daquelas que dão “a oportunidade de um parlamentar conhecer determinada experiências, pessoas de temas que trata na Câmara”. “Viagens podem abrir horizontes”, concluiu. O deputado Damião Feliciano não respondeu aos questionamentos. 

Lula e Marisa tinham mais de R$ 400 mil em contas e aplicações, informam bancos



O casal Lula e Marisa Letícia tinha mais de R$ 400 mil em contas bancárias e aplicações financeiras em fevereiro de 2017, quando a ex-primeira-dama morreu. 

As informações foram repassadas pelos bancos à Justiça em São Paulo. Estão sendo usadas no inventário de Marisa. 

Advogados de Lula já comunicaram que a soma de bens do casal ultrapassa os R$ 11 milhões.

Nova denúncia apura "jatinho" que Odebrecht teria adquirido para Lula


É fato incontroverso que Lula tinha à sua disposição um jato executivo oferecido pela Construtora Odebrecht. 
O ex-presidente fez incontáveis voos a bordo, agia e dava ordens como se fosse o proprietário da aeronave. 

Segundo o jornalista Claudio Humberto, ‘integrantes da força-tarefa da Lava Jato suspeitam que o luxuoso Gulfstream G200 pode ter sido adquirido para o petista tão logo ele deixou a presidência da República, no final de 2010’.

A compra teria sido feita com recursos da conta corrente de Lula delatada pela empreiteira.

Veja abaixo o magnífico interior da aeronave:







Segundo as investigações, a tripulação foi escolhida pessoalmente pelo petista e só Lula utilizava o avião. Era de uso estritamente pessoal e exclusivo.

É mais um caso para Lula se explicar, mas de antemão parece evidente o que ele vai dizer: 
‘esse jatinho não é meu’. 

Carlos está “apaixonado” por Cris


O ministro Carlos Marun mais uma vez está conseguindo colocar o governo numa desgastante ‘saia justa’. 
Marun se identificou profundamente com Cristiane Brasil.

É hoje o seu defensor mais intransigente e já vaticinou com veemência que ela será ministra.

De fato, Carlos e Cris parecem verdadeiras ‘almas gêmeas’, se igualam em tudo e se completam.

E ambos têm um ponto incomum que certamente fez o encanto mútuo florescer: odeiam pagar contas e são ‘experts’ em ludibriar oficiais de justiça, noticia o Jornal da Cidade On Line.

Que sejam felizes!

Confirmação da sentença de Moro provocará a imediata apreensão do passaporte de Lula


A proclamada viagem anunciada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para a Etiópia, não deverá acontecer em caso da confirmação de sua sentença condenatória pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Juristas consultados pelo Jornal da Cidade Online são unânimes em afirmar que pelo seu histórico de absoluta severidade em suas decisões, na maioria dos casos aumentando as penas de 1º grau, a 8ª turma do TRF-4, caso entenda pela confirmação da sentença de Lula, deverá determinar a imediata apreensão de seu passaporte.

A medida evidentemente terá o condão de assegurar o cumprimento da pena.

A divulgação pelo próprio réu de que pretende viajar para a Etiópia no dia 26 de janeiro, dois dias depois do julgamento, deverá ser mais um motivo para efetivação da ordem.

De qualquer forma, a aproximação da data do julgamento tem colaborado para efervescer o cenário político no país.

Na manhã desta segunda-feira (15) um encontro entre o presidente do TRF-4 e a ministra Carmen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), teve como pauta o esquema de segurança a ser adotado em Porto Alegre (RS) no dia 24, afim de assegurar a segurança dos magistrados que julgarão o petista.