sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Ministério da Justiça se manifesta contrário a pedidos de terrorista protegido por Lula

O Ministério da Justiça se manifestou ao Supremo Tribunal Federal (STF) contrário aos pedidos feitos pelo italiano Cesare Battisti à Corte. Assinado pela advogada da União Andrea de La Rocque Ferreira, o parecer da pasta foi aprovado pelo ministro Torquato Jardim e protocolado no STF na última terça-feira (6). Battisti foi condenado na Itália à prisão perpétua por envolvimento em quatro homicídios. Ele vive no Brasil beneficiado por um decreto do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva que, em 2010, negou à Itália o pedido de extradição.

Em outubro do ano passado, o ministro Luiz Fux, relator do caso, reautuou o processo do italiano na Corte como uma reclamação – a defesa de Battisti havia impetrado inicialmente um habeas corpus no STF para impedir a extradição. O parecer do Ministério da Justiça foi feito depois de Fux solicitar informações sobre a questão a Torquato; ao Presidente Michel Temer; ao ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes; e à 20° Vara do Distrito Federal, que já se pronunciou.

Para o Ministério da Justiça, o argumento da defesa de Battisti de que a decisão de Lula não pode ser alterada por um eventual ato do atual presidente, Michel Temer, não tem cabimento. Nesse sentido, a manifestação relembra de um parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), no qual se afirmou que a decisão da não entregar Battisti ao governo italiano constitui ato político, “exercido em juízo discricionário”, levando em consideração razões de conveniência do interesse nacional.

“Dessa forma, havendo liberdade de decisão é possível a revisão do ato havendo alteração no panorama das circunstâncias ponderadas para justificar a não entrega do extraditando”, aponta.

A defesa de Battisti defende que o ato do presidente não pode ser revisto, e que a mudança ofenderia “o princípio da segurança jurídica, do qual decorrem os princípios da boa-fé e da proteção da confiança”.

O parecer da pasta ainda lembra que o Brasil não adotou qualquer procedimento tendente a realizar a entrega de Battisti à Itália, nem decretou decisão revendo o ato do ex-presidente Lula.

O Ministério da Justiça também considera improcedentes todas as outras argumentações da defesa do italiano ao STF. Entre elas, a alegação de que ele não pode ser extraditado porque casou com uma brasileira, e tem um filho no Brasil, “dependente economicamente”.

Os advogados de Battisti também dizem que a prescrição da pena tiraria a razão do Brasil entregá-lo ao governo italiano. Para a pasta, como na ocasião de recebimento do pedido de extradição o crime não estava prescrito, o argumento não tem validade.

Decisão. Quando Fux reautuou o processo de Battisti, o julgamento sobre o italiano foi adiado e segue sem previsão de quando será retomado. “Verifiquei que, na verdade, muito embora o suposto paciente tenha impetrado um habeas corpus, o que se volta realmente aqui é o fato de que se pretende infirmar a extradição denegada àquela oportunidade pelo presidente da República e que foi objeto de uma impugnação judicial em que o STF por uma maioria expressiva entendeu que o presidente da República podia não entregar o extraditando”, disse Fux na ocasião.

Em dezembro, então, o ministro pediu que as autoridades envolvidas no processo de Battisti prestassem informações. Em resposta ao pedido de Fux, a 20° Vara Federal do Distrito Federal reiterou, em janeiro, a posição pela deportação do italiano.

Assinada pela juíza Adverci Rates Mendes de Abreu, a manifestação relembra que a vara acatou o pedido do Ministério Público Federal, feito em 2012, de cassar o visto de permanência definitiva do italiano no País.

Novo advogado de Lula visita Fachin para pedir agilidade no julgamento do habeas corpus

O novo advogado de Lula, Sepúlveda Pertence, visitou o ministro Edson Fachin em seu gabinete para pedir rapidez no julgamento de um habeas corpus que tenta impedir a prisão do petista. 

"Fizemos um apelo, dada a velocidade do tribunal de Porto Alegre. Está aberto o prazo para os embargos de declaração, e consequentemente próximo à queda da suspensão da ordem de prisão", disse Sepulveda Pertence. 

Segundo o site jurídico Jota, Fachin não deu um prazo para a decisão.

Alheio a condenação, Lula marca viagem de campanha pelos Estados do Sul

Condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a realização de uma caravana pelos Estados do Sul a partir do fim do mês.

A programação será iniciada no dia 27 de fevereiro, na cidade gaúcha de Santana do Livramento, que faz fronteira com o Uruguai, e se encerrará no dia 7 de março, na cidade de Curitiba.

A agenda inclui uma visita ao túmulo do presidente Getúlio Vargas, em São Borja (RS).

A programação divulgada inclui ainda os municípios de Francisco Beltrão e Quedas do Iguaçu, no dia 5 de março, e Laranjeiras do Sul e Pinhão, em 6 de março.

Em 2017, Lula promoveu três caravanas. A primeira delas, passou pelos nove Estados do Nordeste. Nos meses seguintes, também promoveu seus eventos em Minas e no Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Pacto firmado entre Lula e FHC prossegue e lançamento de pré-candidatura é cancelado


O PT realizaria nesta quarta-feira (7) o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Lula.

A cidade escolhida para a façanha foi Belo Horizonte, vez que como detém o governo de Minas Gerais, teria mais estrutura para mobilização, leia-se dinheiro público.

Repentinamente, a direção nacional do partido resolveu ‘adiar’ o evento. 

Na realidade não é adiamento. Não vai mais haver nenhum evento neste sentido. Lula está trocando sua ‘aposentadoria’ por sua liberdade.

É esse o acerto negociado entre Lula e FHC (Veja Aqui).

Para tanto foi contratado a peso de ouro o advogado Sepúlveda Pertence. 

O abobalhado do Zanin não teria condições de capitanear as negociações.

Esse é o plano. Esse é o acordo. Esse é o golpe. 

(com Jornal da Cidade On Line conteúdo)

Calote de Fernando Pimentel é denunciado por todos os prefeitos de Minas Gerais (Veja o Vídeo)

O vídeo é um escândalo. 

A denúncia de 'calote' é feita por todos os prefeitos de Minas Gerais.

O petista Fernando Pimentel está deixando de fazer o repasse de verbas obrigatórias, que pertencem aos municípios.

É apropriação indébita, irresponsabilidade, falta de compromisso com a sociedade.

É lamentável a gestão proporcionada ao estado de Minas Gerais, um dos últimos redutos do PT no Brasil.

Abaixo, veja o clamor dos prefeitos mineiros.

Pimentel, paga a conta!