quinta-feira, 29 de novembro de 2018

STF: O GUARDIÃO DA IMPUNIDADE

Ainda que esteja escrito na nossa Constituição -que pouco tem de cidadã- que o nosso empobrecido Brasil é governado por TRÊS PODERES INDEPENDENTES (Executivo, Legislativo e Judiciário), o fato é que o povo só é chamado para escolher, democraticamente, aqueles que devem chefiar os PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO.
 
ÚLTIMA PALAVRA
Considerando que o EXECUTIVO depende do LEGISLATIVO para aprovar leis; e ambos dependem do JUDICIÁRIO para confirmar se as leis propostas e aprovadas estão conformes com a Constituição, chega-se a uma acaciana conclusão: no nosso empobrecido Brasil  a -ÚLTIMA PALAVRA- sobre tudo e sobre todos, independente das vontades dos Poderes EXECUTIVO e LEGISLATIVO, cabe à CORTE SUPREMA (STF), cujos integrantes não são escolhidos pelo povo. Isto é DEMOCRACIA?

GUARDIÃ DA IMPUNIDADE
Ora, por tudo que os ministros do STF vem fazendo, mostrando e decidindo, e muito também pelo que se recusam a fazer e decidir, chega-se a uma outra clara e inequívoca conclusão: a nossa CORTE SUPREMA tem se revelado como legítima -GUARDIÃ DA IMPUNIDADE-, e não GUARDIÃ DA CONSTITUIÇÃO, como a maioria dos brasileiros entendia e imaginava.

REFORMISTAS
O que mais me preocupa é que muita gente crê que ao eleger um verdadeiro e determinado -REFORMISTA- para chefiar o EXECUTIVO e muitos parlamentares também -REFORMISTAS- para compor o LEGISLATIVO, isto bastaria para fazer do nosso Brasil um NOVO E PRÓSPERO PAÍS. Ou seja, pouquíssimos perceberam que a ÚLTIMA PALAVRA é do JUDICIÁRIO. Justamente o PODER cujos chefes são indicados e/ou nomeados para defender interesses pessoais e/ou ideológicos.

DECRETO DE INDULTO
Depois de ver que muitos políticos e empresários envolvidos em atos de corrupção foram beneficiados por -inúmeros habeas corpus- concedidos, na sua grande maioria, pelo ministro Gilmar Mendes, não há como ficar surpreso com a provável decisão que deve ser tomada no dia de hoje (*), pelo colegiado do STF, qual seja a de admitir como legal o DECRETO DE INDULTO editado pelo presidente Temer em outubro de 2017.

CAPITALISMO E DEMOCRACIA
Este é, sem tirar nem pôr, o nosso Brasil. Da mesma forma como nunca experimentamos o CAPITALISMO, também não nos foi dada a oportunidade de experimentar a DEMOCRACIA. De novo: -por incrível que possa parecer, quem realmente manda e desmanda no Brasil são aqueles que o povo não elege. Pode?

(*) - no momento da elaboração deste texto, está transcorrendo a Sessão de votação da matéria no STF.

texto por Gilberto Simões Pires, em Ponto Crítico

Megaoperação no Rio

A faxina no estado do Rio de Janeiro hoje não se limita à prisão do governador.

No total, 1.165 militares das Forças Armadas e 415 policiais civis, com apoio de blindados e aeronaves, participam de uma megaoperação contra o tráfico de drogas em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, nas comunidades do Salgueiro e Itaoca, registra O Dia.

Deverão ser cumpridos 71 mandados de prisão, entre os eles o do chefe do tráfico local, Thomas Jhayson Vieira Gomes, conhecido como “2N” ou “Neném”, um dos mais procurados do Rio.

“A operação é resultado de uma investigação que durou 1 ano e três meses, que identificou grande parte do núcleo da organização criminosa que atua em várias comunidades da região no Complexo do Salgueiro. De lá, drogas e armas eram repassadas para outras comunidades de Niterói, Itaboraí, Magé, Cachoeiras de Macacu, Região dos Lagos, entre outras.”

Bom saber que as forças de segurança são capazes de reunir tantos agentes para colocar as Orcrins fluminenses atrás das grades.

“Transição não será afetada”

O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, afirmou na manhã desta quinta-feira que o processo de transição não será afetado pela prisão de Pezão.

“A transição não será afetada. A equipe do governador eleito seguirá trabalhando para mudar e reconstruir o Rio de Janeiro.”

PGR: “Pezão operou esquema de corrupção próprio”

Ao apresentar o pedido de prisão do governador Pezão, Raquel Dodge lembrou que a organização criminosa da qual ele faz parte vem sendo desarticulada de forma progressiva, com o avanço das investigações.

“A novidade é que ficou demonstrado ainda que, apesar de ter sido homem de confiança de Sérgio Cabral e assumido papel fundamental naquela organização criminosa, inclusive sucedendo-o na sua liderança, Luiz Fernando Pezão operou esquema de corrupção próprio, com seus próprios operadores financeiros.”

Sobre a importância do sequestro de bens, a PGR  destacou que “é dever do titular da ação penal postular pela indisponibilidade de bens móveis e imóveis para resguardar o interesse público de ressarcimento ao Erário e também aplacar os proventos dos crimes”.

Destacou ainda que “existe uma verdadeira vocação profissional ao crime, com estrutura complexa, tracejando um estilo de vida criminoso dos investigados, que merece resposta efetiva por parte do sistema de defesa social”.

(O Antagonista conteúdo)

Pezão foi preso essa manhã pela PF e é recebido aos gritos de “pega ladrão”

O governador Luiz Fernando Pezão chegou à sede da Polícia Federal quase duas horas depois de anunciada sua prisão.

Segundo O Globo, pessoas que passavam pelo local gritavam “pega ladrão” ao ver o governador.

Petistas temem prisão de Dilma

Depoimentos inéditos da delação de Antonio Palocci devem atingir Dilma Rousseff.

Diz a Folha:

“As informações que circulam entre investigadores e advogados preocupam integrantes do PT que acompanham o assunto de perto. Há o temor de que ela seja alvo de alguma medida cautelar mais drástica”.