sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

EM VISITA DE PÊSAMES, LULA SE OFERECE PARA 'CONTRIBUIR COM GOVERNO TEMER

A noite de quinta-feira, no Hospital Sírio-Libanês, quando políticos foram prestar condolências ao ex-presidente Lula pela morte de dona Marisa Letícia, não foi só de gestos de solidariedade. Lá se iniciou um novo processo de diálogo entre o líder petista e o presidente Michel Temer.

Depois de contar a Temer e ao grupo que acompanhava a visita sobre os últimos momentos da "galega", como chamava a esposa, Lula, abatido, com olhos vermelhos, quis conversar um pouco sobre o governo do peemedebista. Segundo relatos, o petista fez comentários sobre a política econômica liderada pelo ministro Henrique Meirelles (Fazenda) e emendou: é hora de todos os ex-presidentes se unirem para ajudar o país, inclusive ele.

— Estou pronto e à disposição para esse diálogo — disse Lula a Temer, ressaltando que os ex-presidentes têm muito a contribuir neste momento pela experiência e crises que já atravessaram, segundo relatou um participante da conversa.

Deste encontro, participava o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP). Horas antes, Lula havia recebido a visita do ex-presidente Fernando Henrique, com quem teve conversa no mesmo sentido, o que quebrou o gelo para a abordagem feita à noite com o atual presidente.

A Temer e aos peemedebistas que acompanharam a visita, em uma sala reservada do hospital, Lula contou que havia considerado um "gesto importante" de Fernando Henrique a iniciativa de abraçá-lo num momento de dor. E, neste momento da conversa, é que propôs a retomada do diálogo. Lembrou que em 2013, quando ele, Fernando Henrique, Sarney, Dilma Rousseff e Fernando Collor de Mello viajaram juntos para a África do Sul para acompanhar o funeral de Nelson Mandela, haviam discutido essa ideia. Observou que, até então, não foi colocada em prática e que este seria o momento ideal.

Apesar das vaias recebidas por Temer na porta do Sírio-Libanês, sua ida foi cuidadosamente planejada. O peemedebista conversou ao telefone com a direção do hospital para fazer saber se não seria inconveniente fazer a visita. Foi então que Lula deu sinal verde para o encontro.

Conteúdo Folha Política


PETISTAS XINGAM TEMER DE "ASSASSINO", DURANTE VISITA A HOSPITAL PARA PRESTAR SOLIDARIEDADE A LULA
Um grupo de cerca de 20 militantes do PT xingou o presidente Michel Temer de "assassino" logo que ele chegou ao hospital Sírio­ Libanês, na região central de São Paulo, para prestar condolências ao ex­-presidente Lula pela perda da ex­-primeira dama, Marisa Letícia. 

Enquanto nas redes sociais exigem respeito pela morte da mulher do ex­-presidente, pessoalmente agem como um bando de selvagens cheios de ódio e nenhuma razão. Assim como Lula, tentam apontar para um culpado por um problema que Marisa já tinha há dez anos, mas não se cuidava. Acompanhe o desvario petista no vídeo 

EXCLUSIVO: MOREIRA FRANCO NA SÉPSIS

Conferindo status de ministro a Moreira Franco, Michel Temer conseguiu livrá-lo também da Operação Sépsis.

O MPF em Brasília já tem indícios de envolvimento de Moreira, que antecedeu Fábio Cleto na Vice Presidente de Fundos do Governo e Loterias, no esquema coordenado por Eduardo Cunha e Lúcio Funaro.
O Porto Maravilha é um dos alvos da investigação.

Conteúdo O Antagonista
JOÃO SANTANA, MÔNICA E MARCELO FORAM CONDENADOS POR ROUBAR PARA ELEGER DILMA, QUE AINDA ESTÁ IMPUNE
Em decisão foi publicada nesta quinta­-feira (2), o juiz federal Sérgio Moro condenou o casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura pelo crime de lavagem de dinheiro. Os dois receberam propina da Odebrecht desviada da Petrobras como forma de pagamento por serviços prestados para a campanha da ex­-presidente Dilma Rousseff em 2014 e 2014. 

Marcelo Odebrecht também foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. O executivo financiava campanhas de Dilma em troca de obras superfaturadas na Petrobras para sua empreiteira. 

O ex-­tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, responsável por distribuir o dinheiro desviado da Petrobras para a campanha de Dilma pegou uma condenação de 10 anos por corrupção passiva
João Santana e Mônica Moura, responsáveis pelas campanhas de Dilma pegaram 8 anos e quatro meses pelo crime de lavagem de dinheiro. 

"A lavagem encobriu a utilização de produto de corrupção para remuneração de serviços eleitorais, com afetação da integridade do processo político democrático, o que reputo especialmente reprovável. Talvez seja essa, mais do que o enriquecimento ilícito dos agentes públicos, o elemento mais reprovável do esquema criminoso da Petrobrás, a contaminação da esfera política pela influência do crime, com prejuízos ao processo político democrático", afirmou Moro na sentença. 

Até aqui, tudo bem. A Justiça foi feita. Pelo menos em relação aos colaboradores de Dilma que a ajudaram na "afetação da integridade do processo político democrático". Mas e Dilma, a maior beneficiária e centralizadora de todo o esquema? Vai permanecer impune? 

Conteúdo Folha Política

LULA INVESTIGADO POR BANCO ALEMÃO NA LAVA JATO. FORÇA-TAREFA RASTREOU MAIS DE 200 TRANSAÇÕES DA ODEBRECHT


O Jornalista Claudio Tognolli publicou nesta quinta feira, 02, a informação de que o ex­-presidente Lula é investigado por um banco alemão usado pela Odebrecht e apontado pela Lava jato como centro de uma série de mais de 200 transferências de propinas feitas pela empreiteira. 

De fato, o juiz federal Sérgio Moro, citou as transferências na decisão que em que condenou o empresário Marcelo Odebrecht a 19 anos e 4 meses de prisão por corrupção: “os executivos da Odebrecht teriam utilizado contas secretas no exterior, em nome de off­-shores, para efetuar o pagamento de propinas e ocultar e dissimular o produto do crime de corrupção, cartel e ajuste fraudulento de licitações”, observou o magistrado. 

Tognolli lembra que "a Força­-tarefa da Lava Jato registrou, com dados de bancos e comprovantes de transferências, mais de 200 transações da Odebrecht a off-shores em Zurique, Antígua, Principado de Mônaco, Áustria, Nova York, República Dominicana, Andorra, Panamá, Genebra e Ilhas Virgens". O jornalista enumera uma lista de empresas investigadas por sua ligação com o ex-presidente Lula: "Eis as 39 empresas que foram buscar dados sobre a vida pessoal de Lula, de 2016 para cá, com as datas das consultas: 

OI MOVEL S/A 04/11/2016 
OI MOVEL S/A 11/11/2016 
AUTO POSTO SÃO PAULO 14/11/2016 
OI MOVEL S/A 18/11/2016 
SUPER TINTA 21/11/2016 
TELEFONICA BRASIL S/A 22/11/2016 
PROTECTOR BRASIL 22/11/2016 
OI MOVEL S/A 29/11/2016 OI 
MOVEL S/A 06/12/2016 
TOKIO MARINE SEGURADORA S 07/12/2016 
MAPFRE SEGUROS GERAIS 10/12/2016 
PORTO SEGURO 12/12/2016 
AML APLICATIVOS WEB 12/12/2016 
CONTINENTE TRANSPORTES E 13/12/2016 
MERCEDINHA DE COLATINA LT 15/12/2016 03/02/2017 
CEF 15/12/2016 
CLARO 15/12/2016 
CEF 22/12/2016 
HDI SEGUROS S/A 22/12/2016 
OI MOVEL S/A 27/12/2016 
DS DOMINI STORE 27/12/2016 
WERICHECK 29/12/2016 
MARITIMA SEGUROS 04/01/2017 CEF 05/01/2017 
EVIDENCE CORRETORA DE SEGUROS LTDA 05/01/2017 
UPLEXIS TECNOLOGIA LTDA 10/01/2017 
UPLEXIS TECNOLOGIA LTDA 11/01/2017 
UPLEXIS TECNOLOGIA LTDA 11/01/2017 
OI MOVEL S/A 13/01/2017 
AML APLICATIVOS WEB 13/01/2017 
AML APLICATIVOS WEB 13/01/2017 
L V COMERCIO DE LUBRIFICA 14/01/2017 
OI MOVEL S/A 15/01/2017 CEF 17/01/2017 
ALLIANZ SEGUROS S/A 17/01/2017
UPLEXIS TECNOLOGIA LTDA 18/01/2017 
UPLEXIS TECNOLOGIA LTDA 19/01/2017 
PROSCORE 27/01/2017 
COMMERZBANK BRASIL S/A BANCO 31/01/2017 

A informação sobre a investigação sobre o ex­-presidente Lula feita por uma instituição financeira da Alemanha é um indicativo de que novos fatos venha a ser revelados nos próprios dias. Claudio Tognolli promete novidades em breve. 

Conteúdo Imprensa Viva





LÍDER DO PT EXPLORA POLITICAMENTE A MORTE DE MARIA LETÍCIA E CULPA A LAVA JATO

O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), disse que o agravamento do estado de saúde da mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia, que teve morte cerebral confirmada nesta quinta-feira (2), se deve, em parte, a "toda a pressão que ela sofreu, que a família do presidente Lula vem sofrendo, a perseguição da Operação Lava Jato, a tentativa interminável de imputar crimes ao presidente, aos seus familiares. É evidente que isso levou a uma tensão que desaguou nesta situação".

Segundo Zarattini, "foi demonstrado mais uma vez que esta operação é uma operação sem critérios, que ataca, com o argumento de combater a corrupção, que faz uma perseguição política ao presidente Lula e toda sua família só com o objetivo de tentar desmoralizá-lo e impedir que ele possa voltar a ser candidato numa nova eleição".

TEMER CRIA MINISTÉRIO E DÁ FORO PRIVILEGIADO A MOREIRA FRANCO, CITADO NA LAVA JATO

O presidente Michel Temer vai criar um novo ministério –  a Secretaria-Geral da Presidência – dentro do Palácio do Planalto para abrigar seu aliado Moreira Franco, que atualmente é secretário do Programa de Parcerias e Investimentos. Com isso, Moreira, que foi citado por delatores da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato, ganha status de ministro e direito ao foro privilegiado. Assim, ele só poderá ser investigado e julgado na esfera do Supremo Tribunal Federal.

A reorganização ministerial de Temer se dará com a divisão da Secretaria de Governo, que atualmente está vaga e seria entregue ao deputado Antonio Imbassahy, do PSDB. O presidente, ainda, vai nomear Imbassahy para o cargo de articulador político, mas uma nova pasta será criada na estrutura do Palácio do Planalto para abrigar Moreira. Ele continuará tocando o programa de privatizações do governo federal, mas passará a comandar, na nova função, questões administrativas do núcleo do governo.

Uma medida provisória com a reorganização do governo deve ser publicada nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial. O assunto vem sendo articulado há cerca de dez dias entre Temer, Moreira e o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil).

O governo também deve criar uma nova pasta voltada aos direitos humanos e às políticas públicas para as minorias. A secretaria, com status de ministério, deve ser desmembrada do Ministério da Justiça, que no início do governo Temer passou a ser responsável por ações de "cidadania".