quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

PGR entra com ação no STF contra indulto de Natal de Temer alegando inconstitucionalidade

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entra com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto do indulto de Natal publicado pelo presidente Michel Temer no último dia 21.

A alegação de Raquel Dodge é a de que o decreto fere a Constituição ao prever a possibilidade de perdão de multas e também vai contra a separação entre os Poderes ao estabelecer que o benefício possa ser concedido a condenados que tenham cumprido um quinto da pena.

“O chefe do Poder Executivo não tem poder ilimitado de conceder indulto. Se o tivesse, aniquilaria as condenações criminais, subordinaria o Poder Judiciário, restabeleceria o arbítrio e extinguiria os mais basilares princípios que constituem a República Constitucional Brasileira”, destacou Raquel Dodge na ação.

O problema da Ação Direta da PGR é tentar bater de frente com a maior autoridade do país em termos de direito constitucional. Não bastasse a sua especialidade acadêmica, Temer é ainda reconhecido como um grande constitucionalista e teve mais de 40 dias para analisar o pedido enviado pelo Ministério Público Federal no Paraná ao Conselho Nacional de Política Penitenciária e Criminal, do Ministério da Justiça.

No pedido, os procuradores da força-tarefa da Lava Jato alertavam para o risco de condenados com penas inferiores a 12 anos de prisão terem suas penas extintas e a possibilidade de serem beneficiados pela lei atual.

Comenta-se nos bastidores do poder que nem os ministros do STF ousam contestar Temer quando o assunto é direito constitucional.

Segundo o ministro da Justiça, Torquato Jardim, o novo decreto se deu por uma posição pessoal e política do presidente Michel Temer, que "entendeu que era o momento político adequado para uma visão mais liberal da questão do indulto". É pouco provável que o maior especialista em direito constitucional do país tenha se equivocado. 

Com informações de Imprensa Viva


Procurador do MPF em protesto político tem que ser processado e perder o cargo


Um procurador do Ministério Público representa a sociedade e deve agir em sua defesa, jamais atuar politicamente, partidariamente ou em defesa de interesses pessoais.

Nesse sentido, jamais poderia um procurador da República participar de manifestação em favor de um cidadão condenado pela Justiça por corrupção, numa ação movida pela sociedade, representada justamente pelo Ministério Público.

Nessa situação, o sujeito está traindo a instituição e está traindo fundamentalmente a sociedade.

A procuradora da República Eva Wiecko é declaradamente petista. 

Até 2016 ela exercia a função de vice-procuradora-geral, a nº 2 da PGR. Foi exonerada da função de confiança pelo então procurador-geral, Rodrigo Janot, após ser flagrada num evento político-partidário em Portugal.



Eis que agora ela acaba de anunciar que no dia 24 de janeiro estará na manifestação pró-Lula, em Porto Alegre (RS). 

É o ‘dia do ódio’, convocado por outro condenado, José Dirceu, visando claramente intimidar os desembargadores do TRF-4.

Caso Eva Wiecko realmente participe da manifestação estará cometendo mais uma gravíssima indisciplina funcional.

Não é apenas vergonhoso. É CRIME!

Tem que ser processada e perder o cargo. 

Com informações do Jornal da Cidade On line



PF anuncia prisão de traficante do cartel de Jalisco

A Polícia Federal prendeu nesta 4ª feira (27) o mexicano José Gonzales Valencia na cidade de Fortaleza. Conhecido como “Chepa”, Valencia é acusado de fazer parte do cartel de Jalisco Nueva Generación, organização ligada ao narcotráfico no México.

Ele entrou no Brasil como turista vindo da Bolívia, onde morava havia dois anos, desde que fugiu do México.

A PF informou ainda que o mexicano é acusado de traficar drogas nos EUA, que já pediram sua extradição.

Com informações do Poder360 e O Antagonista

Indulto de Temer é inconstitucional, diz Miguel Reale Jr.

O jurista Miguel Reale Jr., um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, também se manifestou contra o indulto de Michel Temer.
“O decreto de indulto fere o princípio da justiça consagrado no preâmbulo da Constituição e o da proporcionalidade”, escreveu Reale Jr.

“Tanto é inconstitucional a exasperação desproporcional, como já disse com relação aos crimes hediondos de mudança de fórmula dos shampoos, como a redução exagerada que quebra a relação valorativa entre a gravidade do fato e a reprimenda fixada pelo legislador”, acrescentou o jurista.

Moro: “Indulto transmite péssima imagem à sociedade”

Sérgio Moro disse ao Globo que o indulto natalino de Michel Temer a condenados da Lava Jato transmite uma péssima mensagem à sociedade.

“O generoso indulto reflete a falta de comprometimento de parcela do poder político no enfrentamento da corrupção e transmite uma péssima mensagem à sociedade.”

PT inflacionou a corrupção na Petrobras

O estaleiro Keppel Fels foi obrigado a desembolsar muito mais propina no governo Lula que no de FHC, informou a Folha.
Enquanto o suborno pago na plataforma P-48 correspondeu a 0,03% do valor do contrato, no caso da P-53 esse valor chegou a 1%.

A quebra da Petrobras é uma questão matemática.

Procuradores pressionam PGR contra indulto natalino

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, disse ao Estadão que o indulto natalino de Michel Temer “extrapolou em muito os limites constitucionais”.

Segundo ele, indultar 80% da pena fere os princípios da “proporcionalidade e da razoabilidade, avançando inclusive sobre prerrogativa do Congresso de fixar a pena”.

A ANPR tenta convencer Raquel Dodge a ingressar no STF com uma ação direta de inconstitucionalidade contra o decreto de Temer. 

Maluf é doente

A defesa de Paulo Maluf planta na imprensa nacional diferentes notas sobre a saúde debilitada do deputado, buscando sensibilizar a sociedade e o STF.

A Folha diz que Maluf não consegue se levantar da cama ou da privada sem ajuda, enquanto o Estadão informa que Joesley e Wesley Batista ficaram impressionados com o estado do deputado.

Ninguém precisa ficar condoído. O IML já garantiu ontem que Maluf terá o tratamento adequado na Papuda.

As esquinas de Brasília

O Radar da Veja informa que, no sábado, Rodrigo Janot cruzou com Kakay num bar de Brasília, próximo ao local onde encontrou o advogado Pierpaolo Bottini.

“A dupla conversou de pé, amigavelmente, por aproximadamente 15 minutos.”

Brasília foi projetada para encontros fortuitos.