terça-feira, 29 de agosto de 2017

Ativista do Movimento Nas Ruas fala da situação atual do Brasil, direto da Catalunha

Ativista do Movimento Nas Ruas manda um recado para o Brasil

MPF encontra e-mail de Jacob Barata com encomenda para Gilmar

MPF acaba de pedir nova suspeição contra ministro do STF
Os procuradores do MPF no Rio de Janeiro encaminharam nesta terça (29) ao Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, novo pedido de suspeição contra Gilmar Mendes.
Segundo os procuradores, esse pedido traz mais evidências de que o ministro do Supremo Tribunal Federal é muito próximo do empresário Jacob Barata Filho.
Autorizado pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio, o MPF vasculhou e encontrou na caixa de e-mail de Jacob Barata Filho uma confirmação de pedido de entrega de flores para Gilmar Mendes e a mulher, Guiomar. Esse pedido foi feito em  23 de novembro de 2015.

STF gastou mais de R$ 750 mil com ministros inativos, em janeiro

São quinze os ministros inativos no STF. Desde Joaquim Barbosa a Ellen Gracie, todos seguem sendo remunerados pelo tribunal. Tudo conforme a lei.

Entretanto salta aos olhos o valor gasto. Em janeiro, todos receberam acima do teto constitucional (37 mil reais) por causa da “gratificação natalina”. 

Naquele mês o governo gastou 752 mil reais com salários dos ex-ministros.

Bolsonaro admite que pode sofrer impeachment se chegar ao Palácio

Profecia e auto-conhecimento.
Como de costume, Jair Bolsonaro se traiu pela língua.
Hoje de manhã , ao embarcar num voo do Rio de Janeiro para Brasília, ele começou a jogar conversa fora com outros passageiros.

Lá pelas tantas, o controverso deputado reconheceu que pode não durar muito, caso um milagre o leve à presidência da República.

“Se eu chegar no Planalto, posso até ser cassado, mas não será por corrupção nem por omissão”, disse em tom de profecía.

A frase proferida pelo deputado não deixa de ser uma mostra de auto-conhecimento, uma vez que ele já protagonizou episódios graves, mas que, de fato, não passavam por ladroagem.

STF negou mais um recurso da defesa do Lula

A Segunda Turma do STF negou mais um recurso da defesa de Lula.
Os advogados queriam retirar da 13ª Vara Federal em Curitiba, conduzida por Sérgio Moro, depoimentos de executivos da Odebrecht que citam o nome do ex-presidente – é o caso da propina solicitada por Pedro Barusco na Petrobras e destinada ao PT.
Os advogados de defesa de Lula alegaram não haver “justificativa” para o caso ser transferido para Curitiba. 
Para a PGR, o material não poderia ficar no STF, já que não havia indício de crime praticado por autoridade com foro especial.
A Segunda Turma do Supremo concordou com a alegação da PGR.

Governador do Pará vira réu no STJ por corrupção passiva

Simão Jatene (PSDB), governador do Pará, se tornou réu por corrupção passiva no Superior Tribunal de Justiça. 
Jatene é acusado de receber mais de R$ 16 milhões da cervejaria Cerpa entre 2002 e 2004.

Segundo a relatora do processo, ministra Maria Thereza de Assis Moura, o ex-governador Almir Gabriel (já falecido) concedeu isenções fiscais à Cerpa em troca de recursos para o caixa dois da campanha do correligionário Jatene.

Atualização:

A assessoria de imprensa do governador afirma que a “Corte Especial do STJ deu provimento a um Agravo Regimental do MPF contra a decisão do recurso, que havia decretado a prescrição do suposto crime. Da decisão, ainda cabe recurso. Apenas após o julgamento deste recurso, caso não seja provido, é que será apreciado o recebimento ou não da denúncia”. 

fonte:Veja

O que faltou na conversa de Temer com o presidente do Paraguai

O contrabando não esteve na pauta.
Michel Temer e Horacio Cartes falaram de tudo um pouco na visita que o presidente do Paraguai fez ao Brasil. Desde as relações comerciais no Mercosul até intensificar o aproveitamento da Hidrovia Paraguai-Paraná. Mas um assunto ficou de fora: a pirataria.

Os setores de medicamentos, informática, bebidas e cigarros estão mobilizados para ampliar a pressão no governo federal no combate ao contrabando. Por isso o tema não ter sido pauta entre os chefes de estado incomoda tanto às entidades que representam esses setores.

Afinal, já são 130 bilhões de reais de evasão fiscal.

Deputado apresenta pedido de CPI que interessa a suas empresas

Vencedor da loteria em 12 ocasiões e empresário do ramo automotivo, Fernando Lúcio Giacobo quer uma investigação sobre quadrilhas de roubo de carros.

Giacobo, primeiro-secretário da Câmara, apresentou um requerimento para instituir uma CPI que investigue quadrilhas especializadas em roubar, adulterar e clonar veículos. Muito nobre, à primeira vista.

Entretanto sua excelência nutre um interesse especial pela proposta. Além de deputado controverso, Giacobo atua no ramo automotivo. Ele é proprietário de locadoras de veículos.

E pelo visto, as empresas vão muito bem, obrigado.

Na declaração de bens apresentada ao TSE em 2014, ele informou que mantinha 223 000 reais em dinheiro vivo.

Possivelmente, no entanto, a grana não seja fruto do trabalho de Giacobo. Afinal, ele é um sujeito de sorte. Para quem não lembra, a figura ganhou 12 vezes na loteria em duas semanas, em 1997.

fonte: Veja

Moro é ovacionado em pré-estreia de filme sobre a Operação Lava Jato

Personagens reais da investigação que abalou a política brasileira prestigiam exibição de longa-metragem com atores globais que conta os bastidores da investigação.

O juiz federal Sergio Moro e outros personagens centrais da Operação Lava Jato acompanham nesta segunda-feira (28), em Curitiba, a pré-estreia do filme “Polícia Federal: a Lei é para Todos”. O longa-metragem que conta os bastidores da investigação que abalou empreiteiras e o primeiro escalão da política brasileira vai estrear em todo o país no dia 7 de setembro, feriado da independência.

Moro chegou acompanhado da esposa, Rosângela Moro, e do juiz federal Marcelo Bretas, que conduz a Lava Jato no Rio de Janeiro e recentemente travou uma queda de braço com o ministro do STF Gilmar Mendes.

Indagado sobre qual era sua expectativa para o filme, Moro disse apenas esperar “assistir a um bom filme”. O magistrado foi aplaudido enquanto entrava na sala de cinema por expectadores e pela produção do filme, que conta com vários atores globais.

Os delegados da Polícia Federal Igor Romário de Paula, Eduardo Mauat, Erika Malena (responsável pela escolha do nome Lava Jato para a operação), Maurício Moscardi, Márcio Anselmo e Rosalvo Franco também marcaram presença na pré-estreia. Do Ministério Público Federal, o procurador da República Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava jato no MPF, veio prestigiar o evento.

O filme conta a história da Lava Jato a partir da ótica dos investigadores da PF, do seu início até março de 2016. O longa é dirigido por Marcelo Antunez, produzido por Tomislav Blazic e roteirizado por Gustavo Lipsztein e Thomas Stavros. No elenco estão Antonio Calloni, Flávia Alessandra, Bruce Gomlevsky, João Baldasserini, Marcelo Serrado, Rainer Cadete e Ary Fontoura. Este é o primeiro filme de uma trilogia sobre a operação. Ainda não há data para lançamento dos outros dois filmes.

Fonte: Gazeta do Povo