domingo, 26 de novembro de 2017

Depoimento de Palocci valida as acusações contra Lula e deixa cúpula do PT em polvorosa

O ex-presidente Lula e o PT tentam minimizar o estrago irreversível na imagem do ex-presidente e de seu partido, mas ao que tudo indica, qualquer esforço neste sentido será inútil. A delação do ex-ministro Antonio Palocci, um membro da alta cúpula do PT e faz tudo de Lula por mais de 20 anos, virá acompanhada de provas robustas sobre os esquemas criminosos de lavagem de dinheiro de Lula e do PT. 

Segundo divulgou o partido, os depoimentos e provas apresentados por Palocci são produto da situação de um homem preso e condenado em outros processos pelo juiz Sérgio Moro. O PT alega que o ex-ministro que busca negociar com o Ministério Público e o próprio juiz Moro um acordo de delação premiada e reconhece que Palocci deve apresentar provas contra o ex-presidente Lula. "Palocci repete o papel de réu que não só desiste de se defender como, sem o compromisso de dizer a verdade, valida as acusações do Ministério Público para obter redução de pena e que no processo do tríplex foi de Léo Pinheiro", diz o PT em uma publicação na página do partido.

A delação de Palocci terá um impacto devastador e todos os dirigentes do partido sabem disso. Afinal, trata-se da primeira delação de um membro da alta cúpula do PT e considerado braço direito de Lula, após a queda do ex-ministro José Dirceu. Cabia a Palocci gerenciar a planilha de propina da Odebrecht, onde eram registrados valores repassados a Lula e ao partido. 

Segundo a coluna Expresso deste sábado, “Os procuradores da Lava Jato consideram que melhorou bastante a qualidade das revelações que Palocci está fazendo e das provas que promete entregar. As chances de homologação cresceram, motivo de preocupação para muita gente.”

 A expectativa é a de que o ex-presidente Lula se torne alvo de revelações devastadores até o mês de março, fruto de uma combinação mortal entre os novos fatos revelados por Palocci e as descobertas no sistema de propinas da Odebrecht. A Polícia Federal já concluiu a perícia na parte relacionada ao "Italiano e o Chefe".

A suavização de Bolsonaro

A avaliação de que Jair Bolsonaro precisaria ser mais palatável para um maior número de eleitores nasceu de dentro do seu staff, segundo o Estadão.
Mas o cientista político Ibsen Costa Manso, da ICM Consultoria, resume o caso:

“O Brasil tem uma pequena margem de eleitores que são de esquerda ou de direita. O voto não é ideológico. Não se ganha eleição apenas com esses nichos. Ele é um voto muito mais personalista do que ideológico. Bolsonaro deve ter entendido que precisa de um discurso para ampliar seu eleitorado de classe média, mas sem perder sua personalidade. Em um eventual segundo turno com Lula, ele vai precisar capitalizar o voto útil de forças mais moderadas.”

O jornal acrescenta:

“O movimento é delicado porque o presidenciável não pode perder a narrativa que construiu ao longo de sua carreira de quase 30 anos e oito mandatos (um de vereador e sete de deputado federal) e ainda precisa contar com o ‘barulho’ dos grupos mais radicais que atuam nas redes sociais.”

Huck fora

Luciano Huck não será candidato à presidência e amanhã anuncia oficialmente que está fora do páreo numa entrevista em São Paulo, informa Lauro Jardim.
“Em 2018, no entanto, continuará participando do Agora! e no Renova BR, dois movimentos suprapartidários nos quais se engajou nos últimos meses.

“Huck, que não se filiará a partido algum, tomou a decisão na quinta-feira”, justamente o dia em que o Estadão publicou uma pesquisa mostrando o crescimento de sua aprovação.

“É um caso atípico na política: alguém que desiste de ser candidato depois de uma notícia positiva.”

Huck sabe que a sua vida seria devassada.

A GRANDE MÍDIA BRASILEIRA ATACA BOLSONARO. SAIBAM QUAL O REAL MOTIVO



COMPARTILHE

DR. REY SOLTA O VERBO SOBRE A SAÚDE DO BRASIL



COMPARTILHE

SALVE, GAROTINHO!

BELEZA, CARA ?

“É ruim” ter ex-governadores presos, diz Moreira

Moreira Franco, que foi governador do Rio de Janeiro de 1987 a 1991, comentou neste sábado no estado as recentes prisões dos também ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho, que se somaram à de Sérgio Cabral, preso desde novembro de 2016.

“É ruim (ter ex-governadores presos). De qualquer forma, é uma iniciativa do processo de investigação. Tenho certeza que, com o apoio dos advogados que têm, vão esclarecer o que tem de ser esclarecido. E espero que isso fortaleça não só o Poder Judiciário brasileiro como a necessidade de termos mais transparência e força para enfrentar as dificuldades sociais e econômicas que angustiam não só o carioca, mas todo o povo fluminense”, disse o ministro, segundo O Globo.

Nunca  é demais lembrar que Moreira Franco é o “Angorá” das planilhas da Odebrecht e que Michel Temer o blindou com o foro privilegiado do cargo na Secretaria-Geral da Presidência, dificultando a “necessidade de termos mais transparência” e a possibilidade de o Rio ter quatro ex-governadores presos.

O acordão sobre o foro privilegiado

“O ideal é articular um texto entre os três poderes.”
Foi o que disse Rodrigo Maia a Andréia Sadi, do G1, sobre as propostas de restrição do foro privilegiado, que vêm sendo analisadas tanto na Câmara quanto no STF.

Maia afirmou que vai se reunir com Eunício de Oliveira neste domingo e discutir o tema com Cármen Lúcia na terça-feira.

Questionado se há previsão para votar a proposta na Câmara, ele respondeu:

“Neste ano não dá mais. Mas, se houver diálogo na construção da proposta, vota no ano que vem. Agora, não vou dar data porque precisa primeiro discutir o assunto.”

De modo semelhante, o ministro Dias Toffoli disse à repórter na sexta-feira que não vai devolver o processo para votação em plenário em 2017.

“Assim que eu tiver uma posição [devolverei], mas neste ano não mais.”

O establishment não tem pressa para perder a própria blindagem.

Os alimentos “gourmet” dos restaurantes

Três restaurantes da Zona Sul do Rio de Janeiro são suspeitos de fornecerem alimentos “gourmet” para presos da Lava Jato no estado.

“Nós recebemos uma informação de que estavam ingressando alimentos oriundos de restaurantes para a alimentação dos presos das operações Calicute, Lava Jato, C’est Fini”, disse a promotora do Ministério Público estadual Elisa Fraga à GloboNews.

Entre os alimentos que entraram de forma irregular na cadeia de Benfica, na Zona Norte, estão camarão, bacalhau, queijo de cabra, presunto importado e risoto de frango.

A promotora explicou que, das celas 1 a 9 do presídio – onde estão os detentos da Lava Jato – havia embalagens similares, com alimentos também parecidos, o que reforça a suspeita do MP de que os fornecedores seriam os mesmos.

Elisa Fraga lembrou ainda que é permitido que parentes levem refeições prontas aos detentos, mas alimentos in natura, ou seja, que ainda não estão cozidos, como camarões, são proibidos.

Os 31% da Lava Jato do Rio

Dados obtidos pelo Globo mostram que 69% dos réus da Lava Jato do Rio de Janeiro estão fora da prisão: 27 foram soltos, oito cumprem prisão domiciliar e 14, recolhimento noturno.

“São 23 os que estão de fato atrás das grades. Ao todo, 74 pessoas respondem a processos na primeira instância da Justiça Federal do Rio. A relação não incluiu os presos da Operação Cadeia Velha. Os deputados estaduais Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo acabaram em Benfica por decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.”

Entretanto, em comparação com o STF, que não mandou prender ninguém ligado ao petrolão, a Lava Jato do Rio, com apenas 31% dos réus presos, é de uma eficiência exemplar.

Ministros do STF fazem votos maiores para “aparecer mais tempo na TV”

Os ministros do STF passaram a escrever votos maiores desde que as sessões começaram a ser transmitidas ao vivo pela TV, em 2002.

“Os acórdãos ficaram com 26 páginas a mais, em média, o que aumenta o tempo de leitura e prejudica a eficiência do tribunal”, disse ao Estadão o economista Felipe de Mendonça Lopes, da FGV, com base em pesquisa feita para sua tese de doutorado. “O motivo do aumento não é a dificuldade técnico-jurídica da questão, mas tão somente aparecer mais tempo na TV.”

A pesquisa usou todos os casos de controle abstrato de constitucionalidade julgados pelo STF entre 1988 e 2015, a maior parte Ações Diretas de Inconstitucionalidade (as ADIs).

Foram 1.680 acórdãos, ou 15 mil votos, pesquisados no site do Supremo.

Nem precisava tanto para nos convencer.

Mensagem deixada por um operário que construiu o prédio do Congresso Nacional em Brasília

"Que os homens de amanhã que  aqui  vierem tenham compaixão de nossos filhos, e que a lei se cumpra."
Dura lex, sed lex! - José Silva Guerra - 22/04/1959

"Se todos os brasileiros fossem dignos de honra e de honestidade, teríamos um Brasil bem melhor!"
"Só temos uma esperança: nos brasileiros de amanhã"