terça-feira, 7 de agosto de 2018

PT anuncia a chapa "Triplex" para as eleições de outubro. Candidato presidiário, vice e vice


Após uma reunião histórica  da Executiva Nacional, sem a presença do ex-presidente Lula, o PT definiu neste fim de semana a composição da chapa "triplex" para concorrer na eleição para a Presidência da República. Impossibilitado de comparecer à reunião por motivos de força maior, Lula escreveu uma carta definindo que ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad será o candidato à vice-presidência. A gaúcha Manuela D’Ávila (PCdoB) também compõe a chapa do PT como candidata a vice, registra o site Imprensa Viva.

Para prolongar sua "permanência no páreo", o ex-presidente Lula chegou a retirar um pedido de soltura no STF nesta segunda-feira, 06, para impedir que a questão sobre sua elegibilidade fosse discutida.

De acordo com Lula, o PT, Haddad, o PCdoB e Manuela D’Ávila, a chapa "triplex" está valendo. Pelo menos até o momento em que o PT tentar registrar a candidatura do presidiário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir de então, quando o registro for negado em virtude da Lei da Ficha Limpa, ficou implícito que Haddad  assume como candidato à Presidência com Manuela na vice.

Lula se tornou inelegível quando foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4,ª Região de Porto Alegre em Janeiro. Por unanimidade, os desembargadores do Tribunal condenaram o petista a uma pena de mais de 12 anos de prisão, em regime fechado, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do "Triplex".

PT prevê perder quase metade dos senadores nas eleições de outubro


Segundo a Revista Época, "A cúpula do PT prevê perder quatro senadores nas eleições deste ano. A legenda, que conta com nove atualmente, ficaria com cinco. Na contabilidade das perdas está Gleisi Hoffmann, presidente da sigla".

O partido pode repetir o fiasco das eleições de 2016, quando o PT perdeu centenas de prefeituras no país. Naquele ano, a legenda viu minguar sua influência em cerca de 80% do território nacional, em termos de populações de cidades administradas pelo PT.

Com o ex-presidente Lula na cadeia, e fora dos palanques nos estados, a legenda pode ainda ter dificuldade para reeleger deputados federais, estaduais e governadores nas eleições de outubro.

Por Murilo Ramos, da Revista Época

Collor joga água no chope de Renan Calheiros e de seu Filho ao decidir disputar o governo de Alagoas


O ex-presidente da República e senador Fernando Collor de Melo (PTC), decidiu jogar água no chope do senador Renan Calheiros e de seu filho ao anunciar neste domingo (5) que vai disputar o governo de Alagoas.

Segundo a Folha, "Collor rompeu com o governador Renan Filho (MDB) e vai liderar uma frente de partidos de oposição que inclui PSDB, PSB, PP e DEM".

Ainda segundo a publicação, "A definição pelo nome de Collor esquentou a disputa pelo governo de Alagoas, já que o ex-presidente é considerado um nome competitivo e popular no estado. Em 2014, quando disputou o Senado, Collor teve mais votos do que o governador Renan Filho, seu aliado naquela disputa".

Os caciques que dominam a política alagoana se revesam no poder com uma regularidade surpreendente nestes tempos de campanha pela renovação da classe política. A entrada de Collor na disputa pelo governo do Estado pode representar o naufrágio das pretensões de Renan Calheiros de continuar influenciando a política local. Renan se notabilizou na política justamente na época em que Collor foi eleito presidente da República, em 1989.

Bolsonaro no segundo turno

Em relatório divulgado nesta segunda (6), a Arko Advice diz que Jair Bolsonaro “sai na frente para conseguir um lugar no segundo turno e terá que ser violentamente desconstruído para ficar de fora”.

O documento lembra que, em 2014, Marina Silva acabou perdendo a vaga no segundo turno para Aécio Neves depois de chegar a 34% das intenções de voto em agosto daquele ano.

“Bolsonaro continua muito forte nas redes sociais e desde, pelo menos, outubro de 2017 mantém sua intenção de votos acima dos 20%.”

E mais:

“Vale lembrar que, no período, surgiram nomes como o do ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa e o do apresentador de TV Luciano Huck, considerados novidades potencialmente fortes, e Bolsonaro continuou no seu patamar.”

O relatório destaca ainda que “os que querem Bolsonaro tendem, em sua maioria, a não mudar de voto”.

O que fizeram com o nosso país? Acorda, Brasil!

Nosso povo precisa urgentemente de socorro. Políticas desastrosas, ladroagem, inversões de valores, impunidade, imprensa esquerdista, educação de má qualidade, entre outros fatores que jogaram nossa nação no fundo do poço.
Nós mesmos criamos esse macabro cenário, ora votando mal, ora sendo coniventes, ou sendo passivamente mansos com esses canalhas que destruíram nosso país.
Diante desse caos, cabe a nós mesmos tirar o nosso país desse buraco. Trabalhando, cobrando firmemente das autoridades, exigindo mudanças, votando corretamente, são algumas das formas de começarmos a transformar nossa nação.
O Brasil precisa de um choque, o Brasil precisa mais do que nunca do seu povo. Somente esse povo humilhado, ultrajado, explorado, pode dar um basta nesse sistema de coisas e recolocar nosso país nos eixos.
O primeiro passo será elegermos um líder pra nos conduzir, e a grande oportunidade se avizinha. Fé em Deus, força e foco, e seremos uma grande nação que além de se orgulhar de sua gente, será também motivo de orgulho desse sofrido povo. Força e honra.

texto: Sargento Fahur, no Conexão Política

TRF-4 nega pedido de defesa de Lula para que ele participe de debate na TV

Nesta segunda-feira (6) o Tribunal Regional da 4°Região negou o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para compor os debates entre os candidatos à Presidência da República, registra o site Conexão Política.
O primeiro debate ocorrerá nesta quinta-feira (9), na TV Bandeirantes.
Por unanimidade, os desembargadores da 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) condenaram Lula a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
A Lei da Ficha Limpa garante que condenados por órgãos colegiais se tornem inelegíveis — impedindo, assim, qualquer possibilidade do ex-presidente Lula disputar as eleições.
De acordo com a sentença da juíza Bianca Georgia Cruz Arenhart, “não há previsão constitucional ou legal que embase direito do preso à concessão de entrevistas ou similares”.
“Não fossem tais fundamentos suficientes para o desacolhimento do pedido, há fator adicional. A decisão atacada pela via do agravo de execução penal enfrenta pedido genérico para a prática de atos de pré-campanha e, posteriormente, de campanha, como entrevistas e debates. A indicação de realização de debate entre presidenciáveis, com a devida vênia, refoge ao escopo da decisão de primeiro grau, porquanto a pretensão de uma autorização geral para todos os casos e atos que o reeducando pretende praticar extrapola a cognição específica com relação ao caso concreto”, considerou à magistrada.

Defesa de Lula desiste de pedido de liberdade no STF

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu, nesta segunda-feira, 6, da ação em que pedia ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão da prisão dele para cumprir a pena a que foi condenado na Operação Lava Jato. O pedido havia sido submetido pelo ministro Edson Fachin, do STF, à análise pelo plenário da Corte e ainda não havia data para o julgamento pelos ministros, publica a Veja.
Segundo a publicação, na ação, os advogados de Lula pediam que o Supremo concedesse efeito suspensivo ao recurso extraordinário movido contra a condenação dele pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de segunda instância, que o levou à prisão. Caso os ministros decidissem nesse sentido, os efeitos da sentença contra o petista, incluindo sua detenção, seriam suspensos.
Na petição em que anuncia a desistência, os defensores de Lula alegam que tomaram a decisão diante de um despacho de Fachin, assinado no fim de junho, em que ele sugeriu que o STF poderia analisar, junto com a liberdade do ex-presidente, a inelegibilidade dele a partir da Lei da Ficha Limpa. Os advogados ressaltam que, no pedido original, tratavam apenas da liberdade de Lula, e não de seus direitos políticos.
“A Defesa do Requerente fixou os limites do pedido de tutela de urgência na ‘execução provisória da pena’, propugnando pela sua cessação — e, consequentemente, restabelecimento da liberdade plena do Requerente (…) de qualquer forma, diante do mistifório [confusão] entre a pretensão de liberdade plena do Requerente que foi efetivamente deduzida nestes autos e a discussão em torno dos seus direitos políticos — imprevistamente colocada em ribalta (art. 26-C da Lei Complementar nº 64/90) —, a Defesa do Requerente desiste do feito sem prejuízo de eventual renovação opportuno tempore”, escreveram os defensores.
Na prática, a defesa abriu mão da possibilidade de o petista ganhar liberdade diante da chance de o STF declará-lo inelegível desde já. Condenado por um órgão colegiado, a Oitava Turma do TRF4, a doze anos e um mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá, Lula está enquadrado na Lei da Ficha Limpa, sancionada por ele próprio em 2010. Nesta terça-feira, 7, ele completa quatro meses preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
Apesar de virtualmente inelegível, o ex-presidente vai registrar sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o próximo dia 15 de agosto. O PT já definiu que o candidato a vice-presidente nesta chapa a ser registrada é o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e fechou aliança com o PCdoB para que a deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila assuma a candidatura de vice quando Lula for barrado pelo TSE.