terça-feira, 21 de agosto de 2018

Bolsonaro diz que em seu governo tropas só agirão com ‘retaguarda jurídica’

Jair Bolsonaro foi, na tarde de hoje(21), ao enterro do cabo Fabiano Oliveira dos Santos, de 36 anos, morto ontem durante uma operação das forças de segurança no Complexo do Alemão, no Rio.

Na saída, o candidato do PSL ao Planalto disse, segundo o Broadcast Político, do Estadão:

“Eu não sou presidente da República. Se for, a tropa só age se tiver uma retaguarda jurídica.”

O cabo Fabiano e o soldado João Viktor da Silva, também enterrado hoje, foram os primeiros militares mortos desde o início da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

Dirceu continuará solto

Sem nenhuma surpresa, em julgamento rápido, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli confirmaram a decisão de manter José Dirceu livre, leve e solto — a PGR havia solicitado a revogação da soltura.

Edson Fachin e Celso de Mello ficaram novamente vencidos na Segunda Turma do STF.

O trio que formou a maioria entende que o petista não pode ficar preso antes de o STJ julgar recurso contra a condenação — a corte poderá apenas rever o tamanho da pena.

Movimentos de Direita dão início à campanha em prol de Jair Bolsonaro

O presidenciável Jair Messias Bolsonaro é o político mais influente nas redes sociais, atualmente com mais de 5,5 milhões de seguidores no Facebook, 1,6 milhões de seguidores no Instagram e 1,2 milhões de seguidores no Twitter.
Mas não é só isso, o presidenciável também tem a maior militância orgânica nas redes, um verdadeiro exército de voluntários e ativistas renomados, que através de páginas de movimentos sociais e perfis pessoais, propagam suas ideias e discutem as melhores estratégias para resultar em novos voluntários, o que para muitos é uma “Onda Bolsonaro”.
Esses ativistas criaram uma grande rede de contatos e relacionamento, que hoje tem representantes em todos os estados do Brasil. É importante frisar que todo esse ativismo não trabalha em vão, segundo Carlos Lucoli, presidente do Movimento Direita Amazonas, “o principal propósito, é eleger Jair Messias Bolsonaro, Presidência da República e posteriormente, realizar uma contra-revolução cultural para colocar o país nos eixos”.
O que antes era apenas ativismo digital, hoje se tornou no maior ativismo de rua do Brasil. Assim, os movimentos de Direita deram início à campanha de Jair Messias Bolsonaro pelo Brasil, algo nunca antes visto na história política.
A sigla do PSL tem um fundo partidário limitado e como o próprio candidato declarou que não irá utilizar qualquer valor desse fundo para sua campanha, os movimentos de rua se encarregaram de realizar toda a campanha de Jair Bolsonaro voluntariamente.
Ainda de acordo com Carlos Lucoli, “esse apoio voluntário já era pensado e previsto desde o início dos trabalhos, há cerca de 3 anos, quando várias ações foram efetuadas visando retirar o governo petista do poder; expondo todos os casos de corrupção nos quais os governos petistas estavam envolvidos e aproveitando para divulgar e fortalecer o nome de Jair Bolsonaro”.
Normalmente, toda campanha de um candidato é feita pelo partido no qual é filiado, mas por conta do sistema que envolve todo esse financiamento, o capitão Bolsonaro recusou.

É perceptível que o trabalho dos movimentos terá participação importante na campanha de Bolsonaro, dada sua experiência com as ações, credibilidade adquirida nesse processo e resultados já alcançados no tocante à popularidade do presidenciável, que hoje é líder nas pesquisas – algo impensável pelos analistas políticos da mídia Brasileira há 2 anos atrás. 

PF nas urnas

A PF está nas urnas.

Um levantamento da Folha de S. Paulo mostra que 55 policiais federais se candidataram, sobretudo pelo PSL.

“Um quebrou os equipamentos de som da vigília Lula Livre, em Curitiba (PR). Outro coordena a campanha de Jair Bolsonaro à Presidência. Uma terceira conduziu o ex-deputado Jorge Picciani (MDB-RJ) à prisão.”

Os ex-lulistas de Bolsonaro

“A maioria dos cientistas políticos previu e continua a prever o desmoronamento da candidatura Bolsonaro”, diz Helio Gurovitz. “Até agora, temos visto o contrário. Ele mantém seu eleitor mais fiel e, aos poucos, começa a avançar sobre os ex-lulistas de baixa renda e baixo grau de instrução de que precisa para vencer.”

Ele citou os números da pesquisa do Ibope:

“Entre as mulheres, subiu de 9% para 13%, mesmo assim é um patamar distante dos 20% que registra em todo o eleitorado.

Também cresceu entre aqueles com renda até 1 salário mínimo (de 8% para 12%), entre quem ganha de 1 a 2 salários mínimos (de 15% para 18%). 

Foi de 9% para 10% entre eleitores com até 4ª série do ensino fundamental e de 15% para 18% entre aquele com até 8ª série. 

No Nordeste, subiu de 10% para 13%, mas ainda perde de Marina Silva quando o nome de Lula não é apresentado.”

Ministro Barroso, do STF, vai se configurando um ponto fora da curva

Há muito não se via um voto tão claro e que carregasse valor. 
Quem sabe, todo o Judiciário, de alto a baixo, seja contagiado por esta opinião.
ASSISTA:

Aliados de Alckmin dizem que “traição” de Ciro Nogueira era esperada

O senador Ciro Nogueira declarou que votará no PT
O presidente do PP, Ciro Nogueira, declarou apoio à candidatura do petista Lula ao Planalto. O curioso é que Ciro Nogueira foi um dos artífices do apoio dos partidos do centrão à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB). Aliados de Alckmin dizem que a postura de Nogueira é natural: “Para ser reeleito como senador, Ciro precisa apoiar o Lula. Lá no Piauí, o ex-presidente tem 70% das intenções de voto. O importante para o Alckmin é o tempo de TV que o PP cederá a ele”.

Texto por Murilo Ramos, da Época.

O piso de Bolsonaro

Bernardo Mello Franco, em O Globo, diz que três perguntas vão caracterizar a disputa eleitoral:

1) Bolsonaro bateu no teto?

2) A TV empurrará Alckmin para o segundo turno?

3) Quantos votos Lula conseguirá transferir para Haddad?

A primeira pergunta está errada, diz O Antgonista. Com 20% do eleitorado, Jair Bolsonaro não precisa superar seu teto. 

A questão é descobrir seu piso.

Acelere, Barroso

Ministro Luís Roberto Barroso “pode abrir mão dos prazos para verificação de provas e alegações finais, acelerando a chegada do pedido de registro de Lula para julgamento no plenário da corte”, diz a Folha de S. Paulo.

Mesmo assim, a chicana petista deve arrastar a candidatura do criminoso condenado pela Lava Jato até o comecinho da campanha eleitoral no rádio e na TV.

O que quer o eleitor do Piauí

Ciro Nogueira, presidente do PP, fechou um acordo com Geraldo Alckmin, mas continua a apoiar o chefe da ORCRIM, segundo O Antagonista.

Ele disse para a Folha de S. Paulo:

“No Piauí, 80% dos votos válidos são de Lula, com quem tenho identificação.”

Seu apoio a Fernando Haddad, porém, ainda é incerto:

“Vou fazer pesquisas e ver o que o eleitor quer”.

Tudo igual

O jornalista Paulo Celso Pereira analisou em O Globo o resultado da pesquisa do Ibope:

“Nunca houve algo parecido: a corrida presidencial de 2018 começa com um candidato preso e inelegível liderando as pesquisas, seguido por dois representantes de partidos nanicos. A pesquisa Ibope é o retrato da indefinição que domina a disputa deste ano, na qual ao menos cinco nomes parecem ter chances de estar no segundo turno.

Embora não possa ser feita uma comparação direta entre a pesquisa divulgada ontem e as que a antecederam, já que antes havia outros pré-candidatos, o cenário pouco se alterou. A intensa negociação de alianças, os dois primeiros debates televisivos, o lançamento das candidaturas, as diversas entrevistas concedidas… Aparentemente, nada impactou o eleitor.”

Faroeste carioca

“Seis em dez pessoas já viram tiroteio no Estado do Rio de Janeiro”, diz O Globo.

As outras quatro estão mortas.

Aqui fazemos um apelo aos sobreviventes, votem bem nas próximas eleições, para o bem do Rio de Janeiro!

Cabo Daciolo paga aluguel de helicóptero com verba da Câmara

O deputado federal Cabo Daciolo, presidenciável do Patriota, alugou um helicóptero na Heli-Rio Táxi Aéreo com dinheiro público para ir à greve dos caminhoneiros, apoiada por ele, registra o Estadão.

“O pagamento pelo voo, no valor de R$ 5 mil, foi feito pela Câmara.”

O mais curioso é que Daciolo decolou do heliporto do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, e queria chegar ao km 91 da Dutra, em São Paulo, nas no caminho o piloto foi obrigado a retornar por causa do mau tempo.

“Em julho, Daciolo apresentou nota fiscal para reembolso retroativo, com base na cota parlamentar. O fretamento de aeronaves é permitido desde que tenha como função custear despesas do exercício do mandato. A Câmara não fiscaliza a finalidade dos gastos, mas proíbe atividades de cunho eleitoral. Quando decolou, um dia depois de o presidente Michel Temer autorizar o uso das Forças Armadas para desbloquear estradas, Daciolo já se apresentava como pré-candidato.

O deputado gravou vídeos a bordo do helicóptero, antes e depois de embarcar.”

A caça a um indeciso particular: o órfão de Lula

Segundo dados da pesquisa Ibope, total de eleitores indecisos cresce diante a possibilidade de Lula não disputar as eleições.

Está aberta a temporada de caça aos votos de um tipo particular de eleitor indeciso nesta eleição: o indeciso que não sabe que está indeciso. As duas pesquisas divulgadas ontem, pelo Ibope e pela CNT/MDA, mostram um avanço nas intenções de voto no ex-presidente Lula (PT). Nas duas, Lula aparece com 37% das intenções de voto, ante 18% de Jair Bolsonaro (PSL), e menos de 10% dos demais concorrentes.

Segundo analistas, o dado mais importante dos levantamentos é o percentual de eleitores que não sabem em quem votar, ou que votarão nulo ou branco. A CNT/MDA mostra 23% do total. A do Ibope mostra 22% de indecisos. O problema cresce quando Lula é excluído da disputa, o que fatalmente acontecerá por cumprimento à Lei de Ficha Limpa. Neste caso, o número de indecisos do Ibope sobe para 38%; a CNT/MDA não mediu esta hipótese, mas mostra que 47% dos eleitores de Lula não têm plano B. São eles os indecisos que não sabem que estão indecisos. E são eles que podem definir as eleições.

Nesta terça-feira, dois naturais puxadores desses votos fazem campanha no Nordeste, a região que tradicionalmente mais vota no ex-presidente, e que mais reúne indecisos de todos os tipos. Fernando Haddad, o vice da chapa de Lula, desembarca em Salvador, onde inicia um périplo de uma semana pela região. Detalhe: vai pular Pernambuco, onde o PT se envolveu numa disputa interna ao vetar a candidatura da vereadora Marília Arraes ao governo do estado para favorecer Paulo Câmara (PSB). Segundo a CNT/MDA, Haddad receberia hoje 17,3% dos votos de Lula; segundo o Ibope, 60% dos eleitores de Lula não votarão em Haddad “de jeito nenhum”. É uma resistência que o ex-prefeito de São Paulo pretende quebrar pessoalmente.

Marina Silva (Rede), por sua vez, ex-integrante do PT, receberia, segundo a CNT/MDA, 11,9% dos votos de Lula. Ela passou ontem por Fortaleza e fará campanha nesta terça-feira justamente no estado a ser pulado por Haddad: Pernambuco. Estará ao lado do candidato do partido ao governo, Júlio Lóssio, numa parceria que mostra uma de suas principais dificuldades nesta corrida: a falta de apoios estaduais fortes. Segundo pesquisa Ibope divulgada ontem, Lóssio tem 3% das intenções de voto no estado. Câmara, o aliado de Haddad, tem 27%.

Ciro Gomes (PDT), que segundo a CNT/MDA receberia 9,6% dos votos de Lula, começou a semana ontem também fazendo campanha no Nordeste, em Fortaleza. Geraldo Alckmin (PSDB), que tem a região como seu calcanhar de aquiles, se encontra hoje com o empresário Flávio Rocha, dono da rede potiguar Riachuelo. Ele receberia 3,7% dos votos de Lula. Jair Bolsonaro levaria 6,2%, segundo a CNT/MDA. Numa eleição tão disputada, é um percentual do qual ninguém vai querer abrir mão.



fonte: Exame

Candidatura de Garotinho é impugnada com base na Lei da Ficha Limpa

A Procuradoria Regional Eleitoral impugnou a candidatura de Anthony Garotinho (PRP) ao governo do Rio. 

A suspensão foi feita com base na condenação de Garotinho por “ato doloso de improbidade administrativa com lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito de terceiro”. 

Garotinho, agora, será notificado para se defender. Na ação, o procurador regional eleitoral Sidney Madruga pediu ao TRE que seja dada, se necessário, a oportunidade de produzir prova testemunhal e documental.

O Tribunal de Justiça do Rio sentenciou em julho o processo sobre desvios de R$ 234,4 milhões da saúde no Estado em 2005 e 2006, quando Garotinho era secretário estadual de Governo.

Desde a Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010), ficam inelegíveis por oito anos candidatos condenados em órgãos colegiados, como os Tribunais de Justiça.

Lula está inelegível, segundo vice-procurador-geral eleitoral ao TSE. Barroso quer deixar decisão para o plenário do STF, informa o Estadão


Lula está inelegível.
Em meio à insistência do PT em impor a narrativa de que o ex-presidente Lula, mesmo na condição de presidiário inelegível pela Lei da Ficha Limpa é o candidato oficial do partido à Presidência da República,  o vice-procurador-geral eleitoral do TSE, Humberto Jacques, acaba de afirmar que o petista é inelegível.

Em manifestação encaminhada nesta segunda-feira (20) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o vice-procurador-geral eleitoral sustentou que o ex-presidente Lula “está inelegível”. Jacques reiterou ao TSE o pedido para que o registro do petista seja rejeitado pela Corte Eleitoral.

No documento enviado ao TSE, Jacques ressaltou que a Lei da Ficha Limpa prevê que estão inelegíveis para qualquer cargo os políticos que forem condenados por órgão colegiado (desde a condenação até o prazo de oito anos após o cumprimento da pena) por crimes contra a administração pública e de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, como é o caso de Lula.

Em janeiro deste ano, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) condenou o ex-presidente a 12 anos e um mês de corrupção pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.

Jacques ressaltou que as petições apresentadas pelos quatro cidadãos noticiam a condenação do petista pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no TRF-4. “Tal circunstância implica na inelegibilidade do candidato”, destacou o vice-procurador-geral eleitoral, informa o Estadão.

“Com efeito, o candidato está inelegível, e o mesmo fato fundamenta a impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral. (…) Diante do exposto, o Ministério Público Eleitoral manifesta-se pelo reconhecimento da causa de inelegibilidade noticiada, com o consequente indeferimento do registro de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, reiterando-se, na oportunidade, todos os termos da impugnação apresentada”, concluiu Jacques.

Tramitação. O relator do pedido de registro de Lula no TSE é o ministro Luís Roberto Barroso, vice-presidente do tribunal.

Conforme informou o Estadão/Broadcast na última quinta-feira (16), Barroso pretende imprimir ao registro de candidatura de Lula o mesmo rito previsto para qualquer outro candidato que dispute o Palácio do Planalto.

Na condição de relator do registro, caberá a Barroso ditar o ritmo do processo. O ministro já indicou que pretende deixar a decisão sobre o caso para o plenário da Corte Eleitoral, por se tratar de um tema institucionalmente relevante.

Dessa forma, integrantes do tribunal acreditam que o plenário vai julgar o registro do ex-presidente apenas no início de setembro, com a propaganda partidária já sendo veiculada no rádio e na televisão. O horário eleitoral gratuito começa no dia 31 de agosto".


IBOPE: BOLSONARO LIDERA COM 20%

Saiu a primeira pesquisa do Ibope desde junho sobre a corrida presidencial, divulgada esta noite  pelo site do Estadão.

No cenário sem Lula, Jair Bolsonaro lidera, com 20%. Atrás dele vêm Marina Silva, com 12%, e Ciro Gomes, com 9%. Geraldo Alckmin tem 7%; Fernando Haddad, 4%.

O cenário que inclui o presidiário –inelegível, segundo a Lei da Ficha Limpa– dá a ele 37% das intenções de voto. Nesse caso, Bolsonaro fica com 18%, Marina com 6%, Ciro e Alckmin com 5%.

Com 20%, Jair Bolsonaro lidera corrida presidencial, diz Ibope

O Ibope divulgou a primeira pesquisa desde junho sobre a corrida presidencial.
No levantamento, Jair Bolsonaro lidera, com 20%. Em seguida vêm Marina Silva, com 12%, e Ciro Gomes, com 9%. Geraldo Alckmin tem 7%; Fernando Haddad, 4%.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Protocolada sob o número nº BR‐01665/2018, a pesquisa ouviu 2.002 eleitores, em 142 municípios, entre os dias 17 a 19 de agosto.