sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

PT SONHA COM DIAS TOFFOLI COMO RELATOR DA LAVA JATO NO SUPREMO, NO LUGAR DE TEORI ZAVASCKI
Enquanto boa parte dos brasileiros lamentavam a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, muitos políticos comemoravam intimamente o trágico acidente aéreo que vitimo o relator da Operação Lava Jato no Supremo. Teori estava prestes a homologar a mega delação da Odebrecht, que atingiria em cheio centenas de políticos, inclusive os ex­presidentes Lula e Dilma. 

Nas redes sociais, petistas vibraram com a possibilidade do ministro do STF, Dias Toffoli, um ex­advogado do PT, para cuidar da relatoria da Lava Jato na Corte, no lugar de Teori. A avaliação que cresce no Supremo, diante do momento de excepcionalidade, seria escolher um relator na segunda turma ou a escolha entre todos os ministros do Supremo. 

Neste cenário, não apenas o ministro Dias Toffoli poderia ser o escolhido para substituir Zavascki, mas também o ministro Ricardo Lewandowski, outro simpatizante de carteirinha do PT, responsável pelo fatiamento do impeachment da ex­-presidente Dilma, o que assegurou a petista a manutenção de seus direitos políticos. Gente como os senadores Lindbergh Farias e Gleisi Hoffmann não veem nenhum absurdo neste caso.

fonte: Imprensa Viva

PT TEME LANÇAR CANDIDATURA DE LULA POR RECEIO DO PETISTA SER PRESO LOGO EM SEGUIDA
O PT enfrenta um verdadeiro dilema interno sobre lançar ou não a candidatura do ex-presidente Lula à presidência da república. Setores do partido defender que antes de tudo, a legenda deve buscar formar uma ampla aliança com a esquerda do país. 

Apenas após isso, a legenda deveria consultar as bases sobre lançar ou não Lula candidato. Apenas uma pequena parte do partido encabeçada pelo próprio Lula e o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, insistem que a candidatura do petista serviria para "inibir" a Justiça de condená­-lo em algumas das cinco ações penais que pesam contra ele. Com Lula candidato, segundo setores do partido controlados pelo ex­-presidente, ficaria mais fácil sustentar a narrativa de que qualquer condenação se daria em virtude de perseguição política ao político. 

Mas este argumento não convence boa parte dos dirigentes do partido. Muito menos os dirigentes de outros partidos da esquerda. Seria uma situação absurda formar uma aliança, se comprometer com a candidatura de Lula e, no meio do caminho, ocorra uma condenação que inviabilizaria a empreitada. Entre lançar candidato próprio, mesmo sem qualquer chance de vitória, e formar aliança com um candidato que corre o risco de ser preso em plena campanha, a maior parte dos ex­aliados de Lula e do PT preferem ficar com a primeira opção. 

Nomes como o de Fernando Haddad e até mesmo do líder do Movimento dos Sem Teto, MSTS, Guilherme Boulos, estão sendo cogitados para substituir Lula na chapa a ser formada pelo PT. O petista está inconformado com o fato de ter seu nome preterido dentro de seu próprio partido.

fonte: Imprensa Viva

LULA NÃO TERIA COMETIDO TANTOS CRIMES SE NÃO TIVESSE CONSEGUIDO ELEGER DILMA EM 2010
Um dos relatos mais surpreendentes sobre os crimes do ex­presidente Lula vem justamente de uma fonte que até o momento não quer ter seu nome ventilado nas investigações da Operação Lava Jato. Seus laços fortes com o partido lhe permitiram vivenciar situações escabrosas envolvendo boa parte da cúpula petista. 

Não é de causar estranheza que muitos petistas comecem a demonstrar contrariedade com a decadência do PT, nestes tempos em que a legenda enfrenta o maior revés de sua história. Não são poucos petistas que atribuem a culpa pela derrocada do partido exclusivamente aos ex­-presidentes Lula e Dilma. 

Segundo a fonte, a vitória de Dilma em 2010 pode ter sido um dos fatores mais preponderantes que culminaram na atual situação do ex­-presidente Lula perante a Justiça. O petista teria literalmente "enfiado o pé na jaca" após eleger um poste. Lula confiou que Dilma seria capaz não apenas de acobertar seus crimes, como endossar seus esquemas de corrupção que o tornaram milionário. 

De fato, Dilma está por trás de praticamente todos os negócios envolvendo o favorecimento de empreiteiras indicadas por Lula para fazer negócios extraordinários com o governo. A petista teria atendido a todas as solicitações de Lula e do PT envolvendo projetos mirabolantes na Petrobras, liberação de recursos do BNDES e até mesmo a assinatura de medidas provisórias encomendadas por grupos que repassavam dinheiro a Lula e seus familiares. 

"Os crimes cometidos com a cobertura de Dilma no comando do governo foram os catalisadores da campanha na base do "tudo ou nada" de 2014 e não adianta culpar apenas a Dilma pelas mentiras que ela disse durante a campanha. Estavam todos desesperados com a possibilidade de perder o comando do Estado e o risco de ver tantas falcatruas virem à tona. De Lula a Palocci, de Dirceu a Guido Mantega, estavam todos apavorados com o risco de perderem as eleições naquele ano", diz a fonte 

Lula não contava que a "casa" poderia cair para Dilma e, consequentemente, para ele e o PT em tão pouco tempo. Agora, o que vem pela frente tende a piorar a vida de muita gente no partido, Inclusive da própria Dilma.

fonte: Imprensa Viva


LULA PERDEU A CHANCE DE FUGIR DO PAÍS. CONDENAÇÃO NO BRASIL O COLOCARIA NA LISTA DE CRIMINOSOS INTERNACIONAIS PROCURADOS
O ex-­presidente Lula foi informado de que a possibilidade de fugir do país para evitar uma eventual condenação na Justiça brasileira pode não ser uma boa ideia. A fuga, além de soar como uma clara admissão de culpa, o colocaria numa situação ainda mais delicada: o petista seria julgado à revelia, com grandes chances de ser condenado em praticamente todos as cinco ações penais em que figura como réu, além dos outros cerca de três inquéritos em que é investigado. 

Neste cenário, Lula poderia ser declarado um fugitivo da Justiça e seria perseguido internacionalmente por polícias de todo o mundo. Outro problema do petista seria conseguir asilo político até mesmo em Cuba. Após a vitória de Donald Trump, Raul Castro estás apavorado com a retomada das sanções econômicas e outros retrocessos nos avanços obtidos na era Obama. 

Assim como o ditador cubano, outros chefes de Estado, como do Uruguai e Angola também tenderiam a priorizar seus interesses comerciais com o Brasil. Abrigar Lula significaria colocar em risco as relações comerciais com o país e ter de enfrentar duras retaliações justas por parte do Itamaraty. Em um cenário de crise econômica mundial, poucos ou nenhum chefe de Estado se arriscaria a dar abrigo a um fugitivo condenado. 

Resumindo: Lula não tem para onde correr e deve ser confrontado pelos fatos pela justiça brasileira.

fonte: Imprensa Viva



CRESCE ENTENDIMENTO DE QUE RELATOR DA LAVA JATO SERÁ ESCOLHIDO DE FORMA EXTRAORDINÁRIA
Cresce o entendimento entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a escolha do novo relator da Lava Jato deve ser feita de forma extraordinária, antes mesmo de um novo ministro ser indicado para a Corte. Esse novo ministro deverá ocupar a cadeira deixada por Teori Zavascki, que morreu nesta quinta-­feira (19), após o avião em que ele estava cair em Paraty (RJ). 

Há, porém, uma divisão entre os ministros. Integrantes da Segunda Turma defendem que haja a redistribuição para um dos quatro ministros que compõem colegiado. A segunda Turma é formada pelos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli.

Mas também há ministros que defendem o entendimento de a Lava Jato tem um "caráter geral". Inclusive, com a citações nas delações de políticos com mandatos cujo foro é o próprio plenário. 

Entre os citados, estão o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o próprio presidente Michel Temer; ­ eles negam envolvimento no esquema que atuou na Petrobras. 

"Portanto, isso justificaria uma redistribuição entre todos os ministros", observou ao Blog do Camarotti um integrante do STF. 

A presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, deve consultar os colegas antes de uma decisão. 

fonte: Folha Política

ADVOGADO PETISTA POSTOU 'ALERTA' PARA ASSASSINATO HORAS ANTES DO ACIDENTE DE TEORI
O advogado Adriano Argolo fez um estranho alerta nesta manhã: em sua conta do Twitter, ele publicou "Vou avisar pq depois vão culpar o Lula e o PT... Delação da Odebrecht entregando políticos de vários países vai gerar assassinatos". 

O "alerta" foi publicado horas antes do acidente que vitimou o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF. 

Argolo já se notabilizou anteriormente nas redes sociais. Em uma ocasião, ele sugeriu "um tiro no meio da testa do juiz Sergio Moro". Em outra, ele chamou advogados para pôr fogo na OAB de Alagoas. 
Veja o post publicado em 19 de janeiro de 2017, às 6,33 hs. 



fonte: Folha Política

'ESSE ACIDENTE PRECISA SER MAIS INVESTIGADO DO QUE QUALQUER OUTRO', DIZ JANAÍNA PASCHOAL
A jurista Janaína Paschoal se manifestou sobre a morte do ministro Teori Zavascki em sua conta do Twitter. Para Janaína, "Esse acidente precisa ser mais investigado que qualquer outro. Toda vida é valiosa, mas o papel do Ministro Teori é muito significativo". Lembrando que há meses o filho de Teori tinha relatado ameaças, ela disse: "Tem que investigar a queda do avião sim! Queremos investigação transparente, feita por equipe formada por membros de vários órgãos". 

fonte: Folha Política
'SE ACONTECER ALGO COM MINHA FAMÍLIA, SABEM ONDE PROCURAR', AFIRMOU FILHO DE TEORI MESES ANTES DA MORTE DO PAI
Em maio do ano passado, o filho do ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, já tinha postado um alerta sobre a possibilidade de seu pai ser assassinado. Francisco Zavascki postou na sua página no Facebook: "É óbvio que há movimentos dos mais variados tipos para frear a Lava Jato. Penso que é até infantil que não há, isto é, que criminosos do pior tipo (conforme o MPF afirma) simplesmente resolveram se submeter à lei! Acredito que a Lei e as instituições vão vencer. Porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar...! Fica o recado!