domingo, 1 de abril de 2018

Jornal Financial Times, de Londres, sobre Lula: é finalmente 'tchau, querido'?


Deu no Financial Times: é finalmente "tchau, querido"?, perguntou o jornal britânico sobre a possibilidade do ex-presidente Lula ser 'finalmente' preso. O jornal aborda os momentos dramáticos vividos na política brasileira nos dias que antecedem a possível prisão do ex-presidente Lula, o criminoso condenado por corrupção e lavagem de dinheiro a uma pena de mais de 12 anos de prisão em regime fechado.

Segundo informou o Estadão, "o jornal britânico diz que a verdade tem competido com ficção na política brasileira, mas a primeira saiu vitoriosa, e a potencial desqualificação do ex-metalúrgico para concorrer à eleição presidencial "revela o vácuo de liderança que está no coração da política do País".

A publicação britânica veiculada em seu portal na internet diz ainda que "Lula já tem "praticamente um pé na cadeia" depois de ser condenado por corrupção por receber favores de uma construtora. De acordo com a lei brasileira, uma vez que uma condenação é confirmada por um tribunal de apelação, um criminoso deve apresentar quaisquer recursos adicionais aos tribunais superiores a partir do "conforto" de sua cela de prisão. Tendo esgotado todos os caminhos possíveis no tribunal de apelações, a última esperança de Lula é um pedido de habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal (STF), medida que permitiria que ele permanecesse livre, aguardando novas apelações" replicou o Estadão.

O que houve com "O Cara" ? Lula não pode mais andar livremente em seu próprio país


Há poucos dias, o ex-presidente Lula ficou com os olhos cheios de lágrimas quando se lembrou dos tempos em que foi chamado pelo então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de "O Cara". O petista fingiu ignorar que o ex-líder americano estava bajulando o Brasil no auge das descobertas do pré-sal em tempos de valorização do petróleo.

"Ele é o cara", disse Obama pouco antes do início da reunião do G-20 em 2009, apontando para Lula. O petista ficou todo cheio e o elogio virou manchete no Brasil. Lula retribuiu o elogio. "A gente olha para o Obama e pensa que ele é baiano. Trata-se de um cara tranquilo e humilde", se derreteu Lula. Na época, quando não se sabia da metade dos crimes do petista, Lula chegou a alcançar a marca extraordinária de 82% de aprovação popular.

Já durante a caravana do petista pela região Sul do país há poucos dias, Lula voltou a usar a expressão "o cara" ao se referir a um popular anônimo que lhe atirava ovos enquanto falava no palanque. "O cara" que taca o ovo deveria estar distribuindo ovo para quem não tem o que comer”, reclamava Lula, que chegou a rogar praga no "cara" anônimo: "Haverá o dia em que esse filho da mãe vai cair numa desgraça tão grande, que ele vai implorá pra ter um ovo pra ele comer, e vai ter apenas a casca pra ele comer", praguejou o petista, conforme registro do site Imprensa Viva.

Desde o 'elogio' de Obama, o mundo deu muitas voltas. De maior líder popular mundial, Lula se tornou um criminoso condenado, réu em sete ações penais e é aclamado pelas ruas do Brasil aos gritos de 'Lula, Ladrão, Seu Lugar é na Prisão!

General afirma que atentado a caravana de Lula tem a cara do PT e reúne todos os ingredientes para ser uma fraude!


O general da reserva Paulo Chagas, que tem sido atuante e combativo no envolvimento com questões políticas nos últimos tempos, voltou a apontar para a possibilidade de fraude no ataque à caravana do ex-presidente Lula pela região Sul do país. 

O militar publicou mais um artigo em seu site apontando para novos fatos relacionados ao incidente envolto em uma série de suspeitas:

Caros amigos

A estrada onde supostamente o comboio de Lula foi atingido por tiros é margeada, exclusivamente por acampamentos do MST (todos resultado de invasões do imóvel Fazenda Rio das Cobras, da empresa Araupel, empreendidas pelo movimento e ainda não transformadas em assentamentos).

Ou seja, teoricamente, seria o lugar mais improvável que alguém que fosse adversário da expedição escolheria para fazer um “atentado”.

Os moradores do entorno da estrada são do MST. Nessa estrada já tentaram bloquear inclusive um comboio do Exército Brasileiro que seguia para Cascavel.

No último trecho da PR 473, na margem da estrada há, também, uma terra indígena, área que não é ocupada pelo MST, mas que sofre influência de seus líderes, que preparam os indígenas para realizar invasões na região.

Conclusão, o “atentado” tem a cara do PT, isto é, tem todos os ingredientes para ser uma fraude!

Aguardemos o resultado das investigações e que os criminosos, sejam eles quem forem, não mereçam a proteção do STF!

Gen Bda Paulo Chagas

STF tem 33 habeas corpus anteriores ao de Lula aguardando julgamento

Há hoje, no Supremo Tribunal Federal (STF), 33 habeas corpus aguardando análise do plenário ou de uma das duas turmas e que foram liberados para julgamento antes do pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alguns estão prontos para serem apreciados desde 2009 e 2010, mas, até hoje, não foram julgados. São casos de anônimos e famosos, como o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.

O STF tem cerca de 5 mil habeas corpus em tramitação, dos quais 141 aguardam julgamento no plenário ou nas turmas. Entre esses, há pedidos mais recentes ou mais antigos que o apresentado pela defesa de Lula. Também há aqueles cujo julgamento já começou, mas foi interrompido ou ainda não terminou. Nos 33 mais antigos, há casos em que o relator, por decisão individual, negou o pedido da defesa, ou não foi tomada uma decisão sequer até agora.

Em 14 de janeiro de 2009, chegou um pedido para suspender uma ação penal no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Em fevereiro de 2009, a relatora, ministra Cármen Lúcia, que hoje preside o STF, negou liminar ao réu. Em outubro daquele ano, o caso foi levado para julgamento da Primeira Turma do STF, mas o ministro Ayres Britto, hoje aposentado, pediu vista. Ele devolveu o caso para julgamento apenas em 22 de outubro de 2013. De lá para cá, nada ocorreu. Nem o STF julgou o caso, nem a defesa insistiu no pedido. Em 2015, o réu morreu assassinado. No andamento do processo na Corte, não há nada, porém, que indique isso.

Além dos anônimos, há alguns famosos. É o caso do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, preso em Curitiba há um ano e meio, que protestou contra o fato de o recurso de Lula ter “furado a fila”. O habeas corpus até poderia ter sido julgado antes pelo plenário do STF. Mas, em novembro do ano passado, a própria defesa pediu a retirada do caso até a volta do ministro Ricardo Lewandowski, que estava de licença médica. Lewandowski voltou. 

Os advogados de Palocci fizeram em 2018 vários pedidos para que o habeas corpus seja julgado logo, mas isso ainda não ocorreu.

Outro caso famoso é o do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin. 

Mas o habeas corpus que pede ao governo brasileiro um pedido de extradição à Suíça, onde estava preso na época, foi apresentado por um advogado que não integra sua defesa. Em fevereiro de 2016, o ministro Marco Aurélio Mello negou liminar. Em abril de 2017, liberou o caso para a pauta do plenário, onde ainda não foi analisado. 

Enquanto isso, Marin foi extraditado para os EUA.

Há ainda um pedido da defesa do ex-médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão pelo estupro de pacientes em sua clínica de reprodução assistida. O HC foi liberado pelo ministro Dias Toffoli para a Segunda Turma em abril do ano passado, mas não foi julgado. 

Enquanto isso, Abdelmassih vem colecionando vitórias no próprio STF e em instâncias inferiores. Em outro habeas corpus, o ministro Ricardo Lewandowski garantiu a Abdelmassih prisão domiciliar. .

Habeas corpus servem para garantir o direito de ir e vir de uma pessoa. Mas, muitas vezes, são usados com outros fins. 

Houve até mesmo um para tentar anular o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O ministro Marco Aurélio negou a liminar. Em outubro de 2017, liberou o caso para julgamento no plenário do STF, o que ainda não ocorreu.

Dos 33 habeas corpus prontos para julgamento, há 12 no plenário, incluído o de Palocci. Outros 14 estão na Primeira Turma, e sete na Segunda. Em três HCs, houve decisão nas turmas, mas apenas deliberaram que eram casos para serem analisados no plenário, onde não foram julgados.

PANO DE FUNDO: PRISÕES APÓS 2ª INSTÂNCIA

O plenário é composto por todos os 11 ministros do STF e analisa habeas corpus quando há divergências entre as duas turmas sobre o assunto discutido. As turmas, por sua vez, têm cinco ministros cada, ficando de fora apenas a presidente da Corte, Cármen Lúcia. Ela define a pauta do plenário.

Em 21 de março, após pedidos para pautar ações que reanalisam a prisão após condenação em segunda instância, Cármen Lúcia marcou para o dia seguinte o julgamento do pedido de Lula. 

O habeas corpus diz respeito somente ao ex-presidente, mas tem como pano de fundo a discussão sobre o início da execução da pena: se ela já pode ocorrer na segunda instância, se após análise do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que funcionaria como uma terceira instância, ou se somente depois do trânsito em julgado, quando não há mais possibilidade de recurso.

O julgamento não foi concluído e será retomado na próxima quarta-feira. 

Em entrevista veiculada pela rádio “Jovem Pan” em 23 de março, Cármen Lúcia negou que Lula tenha recebido tratamento especial. 

Questionada por que o caso de Lula foi para a “dianteira da fila”, respondeu:
— Não foi para a dianteira. As turmas julgaram dezenas de habeas corpus que entraram depois.

Há um grupo de 18 HCs liberados recentemente pelo ministro Marco Aurélio para julgamento na Primeira Turma, ou seja, depois de Lula. Mas ficaram alguns anos parados no STF.

Marco Aurélio costuma ser o ministro que mais libera habeas corpus para análise em conjunto com seus colegas. Assim, dos 33 que esperam julgamento há mais tempo que Lula, 13 são de sua relatoria.

Um dos casos com Marco Aurélio é de um preso condenado por estupro, que chegou ao STF em 3 de agosto de 2009. Em agosto de 2015, o ministro o liberou para julgamento no plenário. 

Em abril do ano passado, a Defensoria Pública da União alegou o princípio constitucional da duração razoável do processo para que fosse dada prioridade ao caso, tendo em vista que ele não havia sido analisado ainda e o condenado continuava preso. 

Em resposta, em junho de 2017, Marco Aurélio deu um despacho em que disse que era de Cármen Lúcia a atribuição de incluir o habeas corpus na pauta.

(com Folha Política conteúdo)

Suplico aos ministros do STF que preservem a dignidade da Corte e rechacem o habeas corpus de Lula', diz desembargador

O desembargador Ivan Sartori, do Tribunal de Justiça de São Paulo, fez um forte apelo aos ministros do Supremo Tribunal Federal: "Como magistrado de carreira por quase 38 anos, suplico aos ministros do STF que preservem a dignidade da Corte Máxima do país e rechacem o “habeas corpus” de Lula. Esse habeas corpus, na verdade, deveria ter sido indeferido de plano, diante de duas Ações de Constitucionalidade, um “habeas corpus” do Plenário e recurso com repercussão geral, no sentido de que a prisão deve ocorrer após julgamento em 2º Grau. 

As regras devem valer para todos, porque o casuísmo é inconstitucional, odioso, antidemocrático, revoltante, mormente quando parte do Tribunal mais alto do país, cujo dever é justamente resguardar os preceitos constitucionais. 

Lula preso já, como julgado em 2ª Instância!".

4.500 juízes, desembargadores, promotores e procuradores já assinaram a Nota Técnica ao STF pela prisão em segunda instância

O número de subscritores da Nota Técnica que será entregue ao Supremo Tribunal Federal, expressando a constitucionalidade da execução da pena de prisão decorrente de condenação em 2ª instância, já passou de 4.500, informa o procurador Aílton Benedito. 

O documento será entregue na segunda-feira, dia 2 de abril, às 14:00. 

O MODELO MORO


Um juiz que tem em mãos processos envolvendo tanta gente poderosa e que aceita ser o alvo das perguntas e câmeras de um programa como Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, tem que ser uma pessoa extremamente confiante em sua própria sensatez. O risco é enorme. Qualquer pré-julgamento, qualquer opinião fora dos autos, pode ser argumento para ser contestado pelas defesas - que por tantas vezes já pediram seu afastamento de processos de corrupção. 

Pois por hora e meia o juiz Sérgio Moro correu esse risco, submetendo-se a perguntas de cinco jornalistas e aos olhares implacáveis das câmeras que acompanharam seus gestos, feições e olhos de todos os ângulos. 

E não tropeçou nenhuma vez; nenhum vacilo, nenhuma irritação, nenhum arroubo de estrelismo diante das luzes daquele plenário que o cercava.

Em pergunta alguma perdeu a naturalidade. Mostrou que é um juiz equilibrado, calmo, racional, sem paixões e preconceitos. Com profundo conhecimento do mundo que o cerca, respondeu, no entanto com humildade, com simplicidade, passando a imagem de sinceridade nas posições. Em nenhum momento foi além dos limites da lei e de seus deveres como julgador. 

Depois do que se viu e ouviu na semana passada no Supremo Tribunal, Moro foi um jato de esperança a robustecer a aposta na Justiça, no país que vai perdendo referências civilizatórias. 

Quando o programa terminou, ficou a impressão de que o Brasil teve muita sorte quando a operação que começou num lava-jato de Brasília, envolvendo pessoas com domicílio no Paraná, tenha ficado na Vara Federal do juiz Sérgio Moro.

Quando tinha em mãos o caso do escândalo do Banestado (Banco do Estado do Paraná), com evasão em dezenas de bilhões em divisas, o juiz Sérgio Moro foi criticado por excessos e levado, por isso, ao Conselho Superior de Justiça, que arquivou o caso. 

Com humildade, inscreveu-se em cursos da Polícia Federal para aprender mais sobre lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Sentou-se nos bancos escolares da PF e acabou considerado pelos policiais como um exemplo de juiz que se aproxima da origem da Justiça - o inquérito policial - para aprender. 

O juiz mostrava então que a toga serve com mais justiça quanto mais conhecimento tiver do crime. Por isso suas sentenças têm sido irrepreensíveis. Ao se expor no programa da TV Cultura, em nenhum momento foi acuado por perguntas de jornalistas que certamente se prepararam para o interrogatório.

Moro virou celebridade mas não sai de si nem levita. Continua sendo um juiz de primeira instância e não um artista. Ainda que se deva repetir que juiz só fala nos autos, a situação por que passa o país precisa de manifestações públicas dele, porque se tornou um símbolo da lei e da justiça  - no país da impunidade, da desordem civil, das leis circunstanciais, em que o princípio de que todos são iguais perante a lei se tornou uma farsa em que fingimos acreditar. 

Um país que fala em democracia todos os dias é porque tem apenas um arremedo dela. Estados Unidos e Alemanha não ficam falando em democracia - porque é o fato básico, corriqueiro. Sem ordem, sem justiça que desestimule os corruptos e criminosos em geral, jamais chegaremos a ser uma democracia. 

Sérgio Moro é uma esperança, um modelo, de que sem histrionismo, sem populismo e com simplicidade, revela um modelo para recuperarmos o caminho perdido.

texto por Alexandre Garcia, jornalista

UMA SOCIEDADE PENDURADA NO PINCEL

Sob o ponto de vista de sua estabilidade, três pilares sustentam uma construção. Quatro fazem-no ainda mais facilmente. Com apenas dois pilares só dá para fazer uma ponte, ou algo com jeito de ponte. Num único pilar pode-se colar um cartaz, apoiar as costas, ou fazer alongamento de pernas.

São quatro os melhores pilares para suporte de uma boa ordem social: família, religião, escola e instituições políticas. No Brasil, há longo tempo, todas vêm sendo atacadas por grupos que agem com motivação política, ideológica, partidária e/ou econômica.

A instituição familiar tornou-se objeto de sistemática desvalorização. As uniões são instáveis e os casamentos, quando chegam a acontecer, duram, em média, 15 anos (em acelerada queda). O número de divórcios anuais já corresponde a um terço do número de casamentos. Em 27% das famílias com filhos, a mulher não tem cônjuge (um total de 11,6 milhões de lares). Vinte por cento dos casais não têm filhos e, quase isso - 18,8% - dizem não querer ter filhos. Estou falando apenas em estatísticas, sem aprofundar na análise da nebulosa qualidade dos laços e do exercício das funções parentais. É sabido, porém, que tais funções estão revolutas na desordem dos costumes que tanto afeta a vida social nas últimas décadas. E vai-se o primeiro pilar.

A religião enfrenta notória redução de sua influência. Externamente, correntes políticas que perceberam ser impossível destruir a civilização ocidental sem revogar a influência do cristianismo atacam as religiões cristãs declarando o direito de opinião e o exercício da cidadania territórios interditos a quem tenha convicções decorrentes de fé religiosa. E o fazem em nome da laicidade do Estado. Com esse estratagema, confundem os néscios e reservam apenas para si o direito de opinar e intervir em relevantíssimas questões sociais e morais. Internamente, as mesmas correntes agem de modo perversor na Igreja Católica através da Teologia da Libertação e nas evangélicas através da Teologia da Missão Integral. E vai-se o segundo pilar.

A escola e o controle das funções educacionais foram tomados por militantes mais ocupados em conquistar adeptos às causas revolucionárias do que em desenvolver talentos e habilidades para que os jovens tenham participação produtiva e ativa na vida social. Com isso, oportunidades são dissipadas pela mais rasa ignorância, nutrindo frustrações e revoltas. Professores que respondem por essa realidade reverenciam Paulo Freire e sua pedagogia do oprimido que outra coisa não é senão a definitiva opressão pela pedagogia. Outro dia, um conhecido me contava de certo jovem seu parente que, aos 18 anos, sem ser imbecil, egresso do sistema de ensino, não sabia os meses do ano. E vai-se o terceiro pilar.

As instituições políticas afundam no bioma pantanoso da corrupção e do descrédito. Não apenas pesam dolorosamente nos ombros magros de uma sociedade empobrecida. Fazem questão, por palavras e obras, de deixar claro o quanto os píncaros dos três poderes existem para reciprocamente se protegerem. Vai-se, então, o quarto pilar. E ficamos, todos os demais brasileiros, pendurados no pincel.

Artigo de Percival Puggina (73), membro da Academia Rio-Grandense de Letras, arquiteto, empresário e escritor.

O jejum de Dallagnol pela prisão de Lula

O procurador Deltan Dallagnol, favorável à manutenção da jurisprudência do STF sobre prisão após condenação em segunda instância, escreveu no Twitter que estará de jejum na quarta-feira, 4 de abril, dia do julgamento do HC de Lula na Corte.

“4ª feira é o dia D da luta contra a corrupção na Lava Jato. Uma derrota significará que a maior parte dos corruptos de diferentes partidos, por todo país, jamais serão responsabilizados, na Lava Jato e além. O cenário não é bom. Estarei em jejum, oração e torcendo pelo país.”

“Há no STF quem seja notório pelo pouco saber jurídico e quem tenha, impunemente, transgredido a lei”

A mesma Constituição que deu ao STF um caráter excepcional – sem qualquer forma de controle efetivo por parte dos demais Poderes – é aquela que concede aos representantes do povo o poder de interferir na qualidade da Corte, registra o Estadão em editorial.

“Basta que o Senado exerça bem sua função de aprovar ou recusar os candidatos apresentados pelo presidente da República para as vagas no Supremo, exigindo deles notório saber jurídico e reputação ilibada. E isso, simplesmente, não tem sido feito.

Pode-se atribuir parte da atual crise institucional, portanto, ao desleixo do Congresso, que deixa de fazer sua parte quando permite que as vagas do Supremo sejam preenchidas por candidatos que simplesmente não satisfazem os requisitos mínimos para integrar o principal tribunal do País. Há lá quem seja notório pelo pouco saber jurídico, da mesma forma como há quem tenha, impunemente, transgredido a lei até dizer chega. O resultado está à vista de todos.”

De fato, todos vimos Ricardo Lewandowski, por exemplo, salvar os direitos políticos de Dilma Roussef, mesmo com a perda do mandato, contrariando a lei e até gabarito de prova da OAB.

E em artigo no mesmo jornal neste domingo, Eliane Catanhêde lembra que, por trás das recentes decisões a favor de Demóstenes Torres, Jorge Picciani e Paulo Maluf, está José Antonio Dias Toffoli, “que não tinha doutorado nem mestrado, tinha levado duas bombas para juiz e só virou ministro da mais alta corte porque Lula quis. Ex-advogado do PT e advogado geral da União no governo Lula, ele pode até ser uma boa figura, mas lhe faltavam predicados para o Supremo.”

Boa figura, só se for para os condenados.

Jurista de Lula tenta fazer casuísmo do STF soar normal

A defesa de Lula vai entregar na segunda-feira aos ministros do STF parecer de José Afonso da Silva contra a prisão após condenação em segunda instância, informa a Folha.

A alegação de que Afonso pediu a renúncia de Dilma Rousseff em 2015 está sendo usada para conferir a ele ares de imparcialidade.

O jurista sustenta que “ou a presunção vale até o trânsito em julgado, ou não vale – não há meio termo possível” – e que um tribunal só se apequena quando vai contra a lei.

Afonso também diz que um tribunal não “se sente apequenado pelo fato de rever sua posição em favor dos direitos fundamentais, a favor de quem quer que seja que lhe bata às portas”.

Quem está batendo às portas do Supremo é Lula.

O jurista apenas tenta fazer o casuísmo lulista, que apequena a Corte, não parecer de encomenda ao petista condenado pela Lava Jato.

As 88 folgas dos ministros do STF

Um conjunto de regras editadas durante e entre as ditaduras do Estado Novo (1937-1945) e militar (1964-1985) permite que os 11 ministros do STF tenham 88 dias de descanso ao ano, além dos sábados e domingos, norma que se estende a todos os magistrados, segundo a Folha.

A retomada da sessão de julgamento do HC de Lula, interrompida após Marco Aurélio Mello anunciar uma viagem para o Rio de Janeiro, não ocorreu no dia seguinte, uma sexta-feira, porque os ministros não fazem sessões às segundas nem às sextas.

“O julgamento também não foi marcado para a semana seguinte. Lei de 1966 estabelece que, diferentemente da maioria da população, cuja garantia de folga se resume à Sexta-Feira da Paixão, a Semana Santa dos juízes engloba a quarta e a quinta.


Como as sessões plenárias do Supremo ocorrem apenas às quartas e quintas, marcou-se o julgamento do caso Lula para a semana posterior, no dia 4 de abril.

Os ministros e demais juízes do país têm direito a 60 dias de férias ao ano. No caso do Supremo, elas acontecem em janeiro e julho. Para cada um desses períodos, os 11 ministros recebem duas vezes o adicional de um terço do salário (R$ 11.254, para um salário de R$ 33.763), totalizando R$ 22,5 mil ao ano.”

A lentidão do STF está explicada.

Lula estará no Rio, segunda-feira, dia 02, para receber afagos e lançar candidato ao governo do Estado


Após o fiasco de sua caravana pela região Sul do país e às vésperas do julgamento de seu habeas corpus no Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente Lula  estará no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 02, para receber afagos dos representantes da esquerda no Estado e também para lançar a candidatura do ex-ministro Celso Amorim ao governo do Rio.

Catimbado ao extremo nos últimos dias por populares na região Sul do país, Lula deve fazer seus comícios manjados durante o ato político e de desagravo que está sendo organizado pelo PT e partidos de esquerda do Rio. Belas imagens e frases de efeito serão postadas no Facebook nas páginas do petista e de aliados, como MidiaNinja, Gleisi Hofmann e outros cúmplices do criminoso condenado.

As informações são da colunista Mônica Bergamo, da Folha

Lula poderá ser preso na próxima semana, caso STF não queira se tornar o esgoto da Justiça no Brasil e negue o habeas corpus ao petista


O ex-presidente Lula poderá ser preso já na próxima quinta-feira, caso os ilustres ministros do Supremo Tribunal Federal honrem o entendimento em vigor no país, no qual bandidos condenados em duas jurisdições podem iniciar o cumprimento da pena.

Os ministros do STF já frustraram o país na última quinta-feira, 22, quando adiaram a sessão de julgamento do habeas corpus preventivo do petista às vésperas do fim da jurisdição de seu caso no TRF-4. Caso os ministros tivessem cumprido com o dever para o qual são regia e supra remunerados, se tivessem seguido a regra que prevalece no país sobre a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, Lula estaria preso hoje e teriam poupado o país de cenas lamentáveis protagonizadas pelo petista na reta final de sua caravana da vergonha pela região Sul do país.

Caso os ministros do STF, que se reunirão novamente no dia 4 de abril para torrar o dinheiro do contribuinte com a continuidade do julgamento do HC de Lula decidam permitir que o petista recorra em liberdade contra a condenação em segunda instância por sua condenação no caso do tríplex do Guarujá, o Supremo estará escancarando a saída do esgoto para criminosos de toda sorte, como estupradores, assassinos, pedófilos, sonegadores, corruptos e demais bandidos condenados ou prestes a serem condenados em segunda instância, informa o Imprensa Viva.

Lula pode se safar desta, mas nada o livrará do cheiro de carniça que acompanha o criminoso condenado que ainda é réu em outras seis ações penais e alvo de outros inquéritos criminais. Já o Supremo se tornará o esgoto da Justiça do Brasil e seus ministros, os abutres que se nutrem da carniça da corrupção, da bandidagem e da impunidade.

Lula está na merda. Apesar de toda marra, petista não passa de um bandido encalacrado


Apesar da arrogância e prepotência peculiar exibida nos últimos dias, mesmo sendo alvo de uma chuva de ovos podres atirados por populares, o ex-presidente Lula está na merda. Para um ex-presidente da República, a situação do petista mais se assemelha à de um bandidinho com extensa ficha policial. 

Condenado a mais de 12 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, Lula implora por misericórdia nos bastidores, possivelmente, como qualquer criminoso, deve estar tentando chantagear ministros do STF que teriam rabo preso e conta com a cobertura cada vez mais ridícula dos jornalistas e artistas de aluguel que ainda ousam defendê-lo.

Ver a mão de um bandido defendendo o filho é algo relativamente tolerável. Mas ver políticos, ministros da mais alta corte do país, artistas e gente que se diz intelectual defendendo um criminoso condenado apontado como chefe da organização criminosa responsável por desvios bilionários dos cofres públicos é algo repugnante.

Mesmo que consiga se safar com a ajuda dos cínicos do STF, Lula está literalmente na merda. Além das outras seis ações penais em que figura como réu, apontado como protagonista em centenas de episódios envolvendo crimes como lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa, Lula é um sujeito que não pode sair nas ruas como qualquer cidadão. 

Onde quer que pise, é chamado de ladrão e lembrado que seu lugar é na cadeia. Além dos ovos que lhe são atirados, é claro.

Apesar de suas pretensões, Lula não poderá concorrer nas eleições presidenciais de 2018. 
Seja por ter se tornado Ficha Suja pela Lei da Ficha Limpa, seja pela inviabilidade de realizar campanhas eleitorais pelo país, registra o site Imprensa Viva.

Não há como mobilizar toda a força policial presente nas cidades para garantir que o petista fale para meia dúzia de militantes do MST sem correr o risco de ser bombardeado por chuvas de ovos.

Neste momento, o ambiente mais seguro para o petista é dentro de uma cela de presídio.

A mala da dinheiro de Roberto Barroso. Ministro do STF foi desmentido documentalmente por Reinaldo Azevedo


O jornalista Reinaldo Azevedo comprovou que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, mentiu quando afirmou à colunista Mônica Bergamo, da Folha, sobre valores que recebeu R$ 46.800,00. por fora de de seus salário para dar uma palestra a um órgão público — o Tribunal de Contas do Estado. Segundo o jornalista, a ordem de serviço prova palestra e valor astronômico viola a Constituição, que proíbe que juiz receba dinheiro de um órgão público

Ao ser entrevistado pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha e questionado sobre o pagamento exorbitante, Barroso tentou se esquivar:

“Não tenho a menor ideia de que valor é este. É um valor completamente fora do padrão, fora do que eu cobro.” disse Barroso, tentando dar uma 'corridinha' com o dinheiro fácil que ganhou de um estado pobre como Rondônia.  Parece desculpa de mensaleiro e da turma do petrolão: “Eu não sabia”, observa o jornalista Reinaldo Azevedo.

Na matéria publicada no site da RedeTV, Reinaldo apresenta uma cópia do documento público disponível no Diário Oficial e faz a seguinte observação: "Bem, abaixo vai a página do Tribunal de Contas de Rondônia, que oficializa a contratação sem licitação, já que o tribunal acha que Barroso é dotado de “notório saber jurídico”. Uma horinha a quase R$ 50 mil, com dinheiro saído dos cofres públicos para um homem que se mostra um fanático da probidade?

O carioca Roberto Barroso, indicado por Dilma, chegou ao STF graças à influência do ex-governador Sérgio Cabral.



Quem defende bandido sem vergonha, safado e ladrão é o que?

O ex-presidente Lula é ladrão. O bandido é apontado como o chefe da organização criminosa que assaltou os cofres públicos ao longo da última década e meia, roubando da população bilhões para seus cúmplices através de mecanismos supostamente legais, como repasses pela Lei Rouanet, empréstimos do BNDES, superfaturamento de obras por todo o país, desvios na Petrobras, fraudes no INSS, no Bolsa Família, no Minha Casa Minha Vida e onde nem se pode imaginar.

Lula e sua gangue drenaram os cofres públicos sem dó nem piedade. Muitos de seus asseclas ficaram ricos e viveram anos a fio sem precisar trabalhar. Com o dinheiro que receberam de forma 'legal', mas imoral, muitos compraram apartamentos de luxo, carros, mobiliários sofisticado, jóias, roupas de grife e tudo que o dinheiro fácil pode comprar, como viagens internacionais, hospedagens em hotéis cinco estrelas, jantares em restaurantes renomados, enfim. Todas estas pessoas devem muito a Lula. 

Outros tantos ganharam cargos nos mais altos escalões das estatais, universidades, Tribunais espalhados pelo país e até mesmo em empresas que ajudaram Lula a roubar o povo, como a Odebrecht, OAS e outros grupos de comunicação menos suspeitos. Os servidores também foram brindados com a generosidade de Lula e do PT com o dinheiro do contribuinte com aumentos de salários até sete vezes acima do trabalhador da iniciativa, privada, com privilégios vergonhosos como auxílio-moradia, 80 dias de férias, carros, passagens aéreas, hospedagem, gasolina, promoções e todo tipo de 'vantagens' custeadas com o dinheiro do contribuinte. É essa gente que defende Lula. Uns dizem que o petista era um homem 'bom' e que os ajudou muito, mesmo sendo um criminoso condenado e réu em outras seis ações penais. Entre os adoradores do ladrão, estão artistas, ministros do STF, membros do Ministério Público Federal, artistas, jornalistas, servidores, reitores, professores, líderes de movimentos sociais, sindicalistas e toda sorte de incompetentes desprovidos de mérito. 

Gente que jamais teria sido nada na vida, não fosse a 'generosidade' de Lula e do PT com a escória do país. 

Dias Toffoli é o padroeiro da Bandidagem e sonho de julgador dos meliantes, Segundo augusto Nunes


O colunista Augusto Nunes, da Veja, afirmou em sua coluna que "O segundo sonho de todo meliante é ser julgado por Dias Toffoli". Apontado pelo jornalista como "Padroeiro da Bandidagem, Toffoli é uma das cartas na manga do ex-presidente Lula para tentar se safar da prisão. Ao lado de gente de reputação questionável como Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e outros ilustres desmoralizados ministros do Supremo Tribunal Federal, Toffoli tem um carimbo do PT na testa. É um ex-advogado do PT que sequer passou em concurso para juiz.

Segundo Augusto Nunes, "No dia 22 de março, Dias Toffoli deixou claro que vai fazer o diabo no Supremo Tribunal Federal para impedir que Lula cumpra a pena a que foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. No dia 27, o ministro presenteou o ex-senador Demóstenes Torres, afastado do Congresso por seu desempenho na quadrilha do delinquente Carlinhos Cachoeira, com uma liminar que permitirá ao vigarista goiano disputar algum cargo nas eleições deste ano. Na mesma sessão, o padroeiro da bandidagem rejeitou uma denúncia contra o senador Romero Jucá e premiou o deputado fluminense Jorge Picciani com a prisão domiciliar. No dia seguinte, 28 de março, libertou Paulo Maluf"

Até o momento, não se sabe qual ministro do STF está ganhando a corrida para ver quem solta mais bandidos. O troféu mais disputado nesta corrida é o ex-presidente Lula, o chefe da organização criminosa que comandou o assalto aos cofres públicos do Brasil ao longo de uma década e meia.

Augusto Nunes lembra que o primeiro sonho do meliante é "ser Lula".

Lula faz qualquer negócio para se livrar da prisão. O petista sabe 'quem indicou' cada ministro do STF

Não é segredo para ninguém que o ex-presidente Lula está disposto a tudo para assegurar sua impunidade, após ter sido condenado em dupla jurisdição a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso relativo ao triplex no Guarujá.

O petista aposta todas suas fichas na pressão para conseguir o acolhimento de seu habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF), no qual pede para não ser preso. Lula, como ninguém, sabe o que levou cada ministro do Supremo ao seu cargo. O petista sabe quem indicou e este pode ser o caminho para complicar a vida de qualquer ministro.

Um simples cruzamento de ações no STF e os nomes dos respectivos ministros e seus 'pistolões' é o tipo de situação que qualquer um dos 11 integrantes da mais alta corte do país gostaria de evitar. Muitos dos intocáveis sequer foram juízes na vida antes de se sentar numa das mais cobiçadas cadeiras do Judiciário. Alguns sequer passaram em concursos para juízes, mas conseguiram deixar muitos juristas exemplares para trás, graças aos vínculos com gente poderosa e influente, como o ex-governador Sérgio Cabral, apontado como responsável pela indicação do ministro Roberto Barroso. Lula e Dilma indicaram a maioria dos ministros. Excetuando Dias Toffoli, que era um advogado do PT, os demais chegaram ao cargo por pressões e campanhas externas, como é o cado de Edson Fachin. que teria sido ciceroneado pelos executivos da JBS=Friboi.

O julgamento do HC de Lula está marcado para a próxima quarta-feira (4), em meio a forte pressão popular e até mesmo de setores da imprensa. Os ministros bem sabem que este não é o único problema de Lula com a Justiça. O petista é réu em outras seis ações penais e alvo de outros dois inquéritos criminais graves. Mas o fato de estar profundamente encrencado não impedirá Lula de fazer de tudo para se livrar da prisão. É possível que a defesa de Lula tenha colocado as cartas na mesa e deixado que os ministros se entendam sobre quem vai assumir o ônus de livrar o petista da prisão. Quem vai votar contra ou a favor do HC de Lula não importa, contando que garantam a maioria em favor do petista. Neste jogo de canalhas, a opinião da população é o que menos importa. É cada um tentando salvar o próprio rabo preso. 

70 cidades já têm protestos marcados para a véspera do julgamento do habeas corpus de Lula; veja lista

A população está se mobilizando para realizar manifestações no dia 3 de abril, véspera da sessão do STF que pode - ou não - julgar o habeas corpus do ex-presidente condenado Lula. 

O Supremo concedeu um salvo-conduto para que Lula não seja preso enquanto o julgamento não terminar, e a manobra revoltou a população. 




Veja lista de cidades que já têm manifestações marcadas: 

São Paulo
Atibaia – Praça da Matriz às 18:00
Barretos – Rotatória do Lela’s às 17:00
Campinas – Largo Rosario às 18:00
Diadema – Terminal Metropolitano às 18:00
Guarujá – Em frente ao Triplex às 18:00
Hortolândia – Largo Rosario em Campinas às 18:00
Guarulhos – Praça Getúlio Vargas às 19:00
Indaiatuba – Parque Ecologico às 19:00
Jandira – MASP em São Paulo às 19:00
Jundiaí – Av. 9 de Julho às 19:00
Mairiporã – Parque Linear às 19:00
Mauá – Em frente ao Mauá Plaza Shopping às 19:30
Mogi-Guaçu – Campo da Brahma às 18:00
Piracicaba – Em frente a câmara de vereadores às 17:30
Presidente Prudente – Praça 9 de Julho às 19:00
Rio Claro – Praça Dalva de Oliveira(ao lado do McDonald’s) às 18:00
Salto de Pirapora – Parque Ecológico em Indaiatuba às 19:00
Santo André – Paço Municipal(Fórum) às 18:00
Santos – Praça da Independência às 18:00
São Bernardo do Campo – Igreja Matriz às 17:30
São Caetano – Praça dos Imigrantes às 19:30
São José do Rio Preto – Em frente a prefeitura às 18:30
São José dos Campos – Parque Vincetina Aranha às 18:00
São Paulo – MASP às 19:00
Sorocaba – Praça do Campolim às 19:00
Taubaté – Praça Santa Terezinha às 18:30

Mato Grosso do Sul
Campo Grande – Em frente ao MPF (Av. Afonso Pena) 18 hrs
Ponta Porã – Av. Brasil em frente a Câmara 18 hrs
Dourados – Av. Presidente Vargas em frente ao Fórum 18 hrs

Pernambuco
Recife – (Padaria Boa Viagem – 18h)

Bahia
Salvador – Farol da Barra, 20h

Paraná
Curitiba – Boca Maldita 18:00 horas
Maringá – Em frente à Justiça Federal 18:00

Minas Gerais
Belo Horizonte – Praça da Liberdade 18 horas
Uberlândia – Em frente ao MPF à partir das 17:30h – 03/04

Ceará
Fortaleza – (Praça Portugal às 19h)
Maracanaú – (Praça da Estação às 19 h)
CARIRI – (Praça do Giradouro às 17 h)

Amazonas
Manaus (Em frente o MPF – Av. André Araujo, n° 25)

Pará
BELÉM-PA, Praça da República, Carlos Gomes com Pres. Vargas, 18H
SANTARÉM-PA, Praça São Sebastião, 17H
TOMÉ-AÇU-PA, Praça dos Três Poderes, 17:30H
TUCURUÍ-PA, Praça do Rotary, 18:30H

Distrito Federal
Brasília – (Esquina do STF 17.00)

Acre
RIO BRANCO – Palácio Rio Branco 18:00 Horas

Rio de Janeiro
Duque de Caxias… em frente ao fórum na 25 de agosto 08:00hs
São João de Meriti – Na praça da prefeitura 10:00hs
Belford Roxo – Em frente ao fórum ao lado do Batalhão de Polícia 12:00hs
Nova Iguaçu – Em frente ao fórum da cidade 14:00hs
Mesquita- Em frente ao novo forum 15:00hs
Nilopolis – Em frente ao forum de Nilopolis Novo 16:00hs
CAPITAL RIO – Praia de Copacabana posto 5 19:00hs
SÃO GONÇALO- EM frente ao forum em Jardim Catarina 16:00h

Goiás
Goiânia – (Em frente à polícia federal -18 horas)

Rio Grande do Norte
Natal – (Em frente à sede da Justiça Federal do RN, em Lagoa Nova – 16:0b0 horas. R. Dr. Lauro Pinto, 245 – Lagoa Nova, Natal – RN, 59064-250)

Sergipe – SE
Aracaju – Calçadão da 13 de julho às 17 horas.

Paraíba
João Pessoa – Busto de Tamandaré 17h
Campina Grande – Praça da Bandeira 17h

Santa Catarina
Florianópolis -Trapiche da Beira Mar às 18:30
Itapema – Em frente ao shopping Russi e Russi às 17 h
Joinville – Praça da Bandeira às 17 h
Chapecó – Praça Coronel Bertaso às 18:30

Rio Grande do Sul
Porto Alegre – Parcão às 18 horas
Pelotas – as 17 horas em frente a Prefeitura
Novo Hamburgo às 18 horas em frente a câmara de vereadores ( praça)
São Lourenço – 31.03 às 15 horas na praça central da cidade ( Dêde Serpa)
Passo Fundo – na Praça da Mãe Preta, na Av. Brasil em frente ao colégio Fagundes dos Reis as 18 horas

ESPIRITO SANTO
Vitória
02/4 – Terceira Ponte praça do Pedágio buzinaço a partir das 17h
03/4 – Praça Costa Pereira – 18h