sexta-feira, 18 de maio de 2018

“O homem que encerrou cinco séculos de impunidade no Brasil”

O Financial Times entrevistou Sergio Moro, descrevendo-o como “o homem que encerrou cinco séculos de impunidade no Brasil”.

Só o Le Monde escorregou nas imposturas de Lula.

Acampamento lulista será desmantelado

O acampamento lulista em Curitiba será desmantelado.

Os 40 milicianos do PT estão com frio.

Diz o UOL:

“Segundo a organização, o motivo é a chegada do inverno curitibano: venceu ontem o contrato do aluguel do terreno na R. Padre João Vislinski, e o PT fez um acordo para que os militantes fiquem no local por mais alguns dias até que uma casa, nas proximidades da PF, esteja pronta para alojá-los.”

Roberto Caldas apresenta atestado e não depõe

O ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos,  Roberto Caldas, acusado de agredir a ex-mulher Michella Marys e assediar duas empregadas, apresentou atestado médico para não depor hoje na Delegacia da Mulher em Brasília.

Segundo a Folha, nem a polícia nem a assessoria de Caldas divulgaram o teor do atestado, que tem duração de dez dias.

A delegada Sandra Gomes Melo, que preside o inquérito, afirmou que vai remarcar o depoimento. O advogado de Michella, Pedro Calmon, disse já ter reunido pelo menos seis testemunhas das agressões físicas e verbais de Caldas.

“Não vão soltar Lula. Não vão te soltar”

Houve quem duvidasse que um dos planos de Lula fosse se refugiar numa embaixada.

Ele só não fez isso porque achava que o STF o soltaria em uma ou duas semanas, registra O Antagonista.

A mensagem de Clara Becker para José Dirceu é cristalina:

“Vá para uma embaixada, Zé. Não é fuga (…). Não vão soltar Lula. Não vão te soltar. Esses canalhas já demonstraram suficientemente que são desumanos, cruéis, monstros. Por favor, não se imole.”

Fila de espera para ver Bolsonaro

Jair Bolsonaro é um sucesso de bilheteria.

Segundo O Globo, esgotaram-se em 72 horas os 300 ingressos (200 reais cada) para o encontro com ele, na segunda-feira, na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

“A fila de espera tinha, ontem, 73 pessoas”.

O que sustenta Temer no poder?

Rodrigo Janot, em entrevista a O Globo desta quinta (17), respondeu sobre quem sustenta Michel Temer no poder já que, para o ex-PGR, há indignação nas ruas e atuação profissional no campo judicial contra o presidente:

“Essa pergunta tem que ser feita à Câmara dos Deputados que não permitiu o prosseguimento dos dois processos penais contra ele (Temer). Processos inaugurados contra ele com provas, estou falando em provas, não em indícios, que decorreram da colaboração premiada e da atuação proativa desses colaboradores." 

"Malas de dinheiro circulando em São Paulo, ‘tem que manter isso, viu ?’, isso não é pouco. Isso é muito." acrescentou.

A boa vida do dono da empresa que derrubou o presidente do INSS

Lauro Jardim registra que Lawrence Barbosa, dono da RSX Informática, e sua mulher Daiany exibem nas redes sociais uma vida turística agitada.

Há fotos em Portugal, na Alemanha e na República Tcheca, cliques ao lado de uma Ferrari em Miami, em um baile de máscaras também na Flórida e em Londres, onde o casal foi assistir ao musical “O Fantasma da Ópera”.

Como revelou O Globo, a RSX é aquela empresa de informática sediada em uma distribuidora de bebidas, que fechou contratos de R$ 10 milhões com o INSS sem produzir um bit de informação.

O caso provocou a demissão de Francisco Lopes, presidente do INSS.

Guerra no PT

É guerra no PT.

Enquanto o governador Camilo Santana acusa o partido de se suicidar defendendo a candidatura de Lula, deputados e senadores petistas no Congresso Nacional reafirmam que vão seguir o presidiário até o fim.

O site O Antagonista registra que prefere o suicídio do PT.

“Nós não vamos parar por aqui”, diz Jungmann

A operação desta quinta (17) da PF contra a pornografia infantil, que prendeu 170 pessoas em 24 estados, foi notícia na imprensa internacional, por se tratar da maior ofensiva do gênero já executada no Brasil.

“Nós não vamos para por aqui”, disse Raul Jungmann.

Juíza de Brasília atropela decisão de Barroso e mantém transexuais criminosos em presídio masculino


A juíza Leira Cury, da Vara de Execuções Penais contrariou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Roberto Barroso, e negou a transferência de 11 mulheres transexuais do Complexo Penitenciário da Papuda para o presídio feminino da Colmeia. As duas casas de detenção estão localizadas no Distrito Federal.

Na decisão, divulgada nesta quinta-feira (17) pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, a magistrada citou a possibilidade de estupros e agressões físicas em presídios compartilhados por mulheres transexuais e mulheres.

O pedido de transferência, assinado pelo Conselho de Direitos Humanos do DF, fazia referência a uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Roberto Barroso que determinava a transferência de duas travestis em São Paulo. Uma delas dividia a cela com 31 homens e, segundo a defesa, estava "sofrendo todo o tipo de influências psicológicas e corporais".

A decisão
A juíza Leira Cury, no entanto, determinou que a decisão do Supremo não vale para todas as presas na mesma situação. Além disso, entendeu que Barroso não determinava explicitamente a alocação em presídios femininos, mas em "um estabelecimento prisional compatível com a orientação sexual".

Para a magistrada, em caso de celas compartilhadas com mulheres transexuais, as mulheres cissexuais [vide nota da redação BECC no final] estariam em desvantagem em caso de brigas físicas:

"Não é preciso muito esforço intelectual para facilmente concluir que a probabilidade de ocorrerem brigas ou desentendimentos é grande, comum aos ambientes em que há aglomeração de pessoas, especialmente em privação de liberdade, assim como a probabilidade de haver superioridade física das mulheres trans em relação às mulheres cis é maior ainda, de forma que estas se tornariam alvos frágeis."

Leira Cury defendeu ainda que, nesse cenário, "a possibilidade de vir a ocorrer relação sexual forçada não é percentualmente desprezível". A magistrada afirmou que nenhuma das detentas transexuais fez a cirurgia de redesignação sexual – ou seja, todas têm pênis.

O Conselho de Direitos Humanos do DF, entidade que protocolou o pedido de transferência das transexuais para um presídio feminino, já recorreu da decisão, informa o site Imprensa Viva.

Segundo a publicação, em fevereiro, o ministro do STF,  Luís Roberto Barroso, criou o precedente polêmico. O ministro, que atuou como advogado do terrorista Cesare Battisti, que defende a descriminalização da maconha e da cocaína, determinou que duas detentas, que se identificavam como travestis, fossem transferidas para um estabelecimento prisional feminino. As duas estavam presas desde dezembro de 2016 na penitenciária de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Barroso teria sido indicado à Dilma por Sérgio Cabral para o cargo de ministro do STF. 

Nota da redação BECC: cissexual ou cisgênero, são termos utilizados para se referir às pessoas cujo gênero é o mesmo que o designado em seu nascimento.

Boulos detona Lula. Após escândalo da extorsão de sem-tetos em prédios invadidos, líder do MTST apela para ver se consegue decolar sua campanha à Presidência


O pré-candidato à Presidência da República Guilherme Boulos (PSOL), resolveu apelar para outro discurso, após ter sua imagem abalada pelos escândalos envolvendo a extorsão de sem-teto em invasões de prédios em São Paulo. 

Após a tragédia do desabamento do edifício Edifício Wilton Paes de Almeida, que deixou pelo menos 8 vítimas fatais, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem teto (MTST), adotou outra estratégia política para ver se consegue decolar sua campanha à Presidência.

Sem conseguir ultrapassar o teto de 1% de intenções de votos, Boulos se deu conta de que o fato de ter colado no ex-presidente Lula nos dias que antecederam a prisão do petista não lhe rendeu nada. Em sua participação no Debate da Super Manhã da Rádio Jornal nesta quarta-feira (16), Boulos desceu a lenha em Lula, criticando o ex-presidente petista por não ter feito as reformas política, tributária e agrária durante o tempo que comandou o País. O líder do MTST afirmou que Lula governou com as “raposas que sempre estiveram na estrutura do governo” desde do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), incluindo o senador Renan Calheiros (MDB-AL), hoje aliado do ex-presidente.

Boulos afirmou ainda que "Não se democratizou o Estado e a política e se governou com os mesmos de sempre” e que as “raposas” “estavam na sombra” nos governos do PT. Apesar de ressaltar a sua relação próxima de “admiração e respeito” e a defesa da candidatura do ex-presidente Lula, Boulos afirmou, que ele e Lula tem suas “diferenças também" e  que os governos do PT de Lula e Dilma fracassaram, afirmando que “não se enfrentou os privilégios” nos 13 anos que o PT esteve no Palácio do Planalto.

“Eu concordo que (Lula) fez um governo que teve melhorias sociais, como o Bolsa Família. Mas deixou de fazer enfrentamentos que precisam ser feitos”, disse o pré-candidato do PSOL, tentando alinhar o discurso com setores da extrema esquerda, que agora tenta se descolar da imagem de Lula.