sexta-feira, 22 de junho de 2018

“Você sabe como é…”

Entre os deputados que assinaram a CPI da Lava Jato e pediram a retirada do apoio depois que o site O Antagonista divulgou a lista, na última segunda-feira, surgiu todo tipo de justificativa.

Até esta:

“Você sabe como é: ficam aquelas meninas no corredor pedindo para assinar. Você assina para ajudar.”

Garotinho insistente

Anthony Garotinho vai concorrer ao governo do Rio de Janeiro pelo PRP, com o apoio do Pros, partido de sua filha Clarissa. Pode acabar contando também com outras legendas nanicas, como PPL e Patriotas.

Há quem veja possibilidade de o ex-governador chegar a um eventual segundo turno, caso a dispute fique polarizada com o ex-prefeito Eduardo Paes. 

Foi Garotinho quem denunciou a quadrilha de Sergio Cabral, ainda em 2010.

Preso três vezes, ele ainda tem uma base eleitoral relativamente forte na Baixada Fluminense e no interior do estado.

O encontro entre Temer, Aécio e Maia

Igo Estrela, do site Metrópoles, flagrou ontem à noite o momento em que Michel Temer deixava a residência oficial de Rodrigo Maia, após o encontro fora da agenda do qual participou também Aécio Neves — aliás, ache-o na foto.

URGENTE: DELAÇÃO DE PALOCCI É HOMOLOGADA

O desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato no TRF-4, homologou a delação premiada de Antonio Palocci, publica O Globo.

O ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil dos governos petistas firmou um acordo pontual com a Polícia Federal, sem o envolvimento de autoridades com foro privilegiado, depois de não conseguir fechar colaboração com a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Os termos do acordo firmado com a PF e agora homologados pela Justiça ainda estão sob sigilo.

“Até mesmo a imprensa que nos persegue já dá sinais de fadiga”, diz Bolsonaro

Num discurso ontem em Campina Grande, Jair Bolsonaro disse o seguinte:

“O Brasil não suporta mais aquele pingue-pongue entre o PT e o PSDB. Vamos botar um ponto final nisso.”

E mais:

“Por incrível que possa parecer, até mesmo aquela imprensa que vem nos perseguindo já dá sinais de fadiga. Já dá sinal de que vai ter se adaptar a algo diferente a partir do ano que vem. Porque nós somos maioria. Somos conservadores.”


O TST precisa ser extinto

O fato de um tribunal condenar a Petrobras a pagar 17 bilhões de reais em ação trabalhista só mostra que o TST se tornou uma excrescência, relata o site O Antagonista.

É preciso extinguir o TST. E que a Justiça do Trabalho seja incorporada à comum.

Quem é que vai pedir desculpas a Gleisi?

Gleisi Hoffmann perguntou nesta quinta-feira (21), depois de ser inocentada pela Segunda Turma do STF:

“Quem é que vai me pedir desculpas por tudo que aconteceu?”

Calma, Gleisi. Você ainda responde a três inquéritos.

Ciro precisa de uma ‘cirurgia de língua’, diz Bolsonaro

Em viagem à Paraíba, Jair Bolsonaro aproveitou a multidão reunida no aeroporto de Campina Grande para discursar contra Lula e Ciro Gomes de cima de um carro de som, relata O Globo.

O presidenciável foi recebido por cerca de 300 pessoas que gritavam “mito” e tiravam fotos com o celular —na maioria, homens jovens que se organizaram por WhatsApp, Facebook e Instagram.

“Vamos, junto com o Parlamento brasileiro, dar a vocês o direito à legítima defesa. Mais do que defender a vida de vocês, vamos dar meios para defender a liberdade de uma nação. E esses meios chamam-se armas de fogo”, disse o deputado.

Sobre Lula, Bolsonaro afirmou que “só falta [ele] dizer que está sendo torturado. Ele enganou muita gente, e isso é uma verdade. Até eu já votei nele em 2002”.

“E o Ciro tem que fazer uma cirurgia de língua”, acrescentou.

Lula teria feito com a família o mesmo que fez com o país: promoveu crimes, semeou desordem, discórdia e infelicidade


Em matéria publicada no Jornal da Cidade, um triste relato dos dias que antecederam a morte da ex-primeira dama Marisa Letícia, em fevereiro de 2017. Segundo a publicação, a família de Marisa estava totalmente desestruturada por denúncias de corrupção e as dificuldades na vida pessoal dos filhos atormentavam Marisa Letícia.

Na época do falecimento da ex-primeira dama, o ex-presidente Lula e diversos petistas tentaram atribuir a morte de Marisa Letícia ao juiz Sérgio Moro e as pressões sofridas pelas investigações contra a família pela Operação Lava Jato. Ninguém do PT veio a público esclarecer que D. Marisa tinha um aneurisma cerebral há mais de dez anos, que era hipertensa, diabética e sedentária. Para piorar a situação, a mulher de Lula fumava e bebia. Sobretudo nos últimos meses. Ela teria passado muito tempo trancada em casa, após o escândalo envolvendo a outra cobertura que ocupava no mesmo prédio. O apartamento foi bloqueado por determinação do juiz Sérgio Moro.

Mas as tristezas recentes de D. Marisa não foram obra da Lava jato. A ex-primeira dama vinha enfrentando uma série de problemas em sua família, como a recusa de seu filho mais velho, Marcos Cláudio, em tratar um problema de depressão após a derrota na reeleição para a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, em outubro. Marisa se emprenhou pessoalmente na campanha do filho. Foi para as ruas distribuir santinhos e pedir votos no centro da cidade várias vezes. Não teve jeito. Quando Lula entrou para ajudar na campanha, parece que a situação piorou e o rapaz, nascido em São Bernardo e filho do  primeiro marido de Marisa, não conseguiu se eleger vereador.

A ex-primeira dama também enfrentava problemas com a ida de seu caçula, Luiz Cláudio Lula da Silva, para o Uruguai. Alvo da Operação Zelotes, Luleco andava meio "descabeçado" e queria passar algum tempo fora do Brasil. A dor de Marisa com a partida do filho, seu xodó, foi insuportável.

A família de Marisa estava completamente desestruturada nos últimos meses. Praticamente sozinha em casa,  não se sabe o quanto ela fumava e bebia devido a ansiedade. Seu filho Fábio Luiz também enfrentava problemas com os negócios e enfrentava uma fase difícil em sua  situação conjugal. A esposa de Lulinha também não estava se dando bem com Marisa nos últimos meses.

Marisa havia se tornado ré em processos na Lava Jato por ter assinado documentos comprometedores a mando do marido, mas estes podem ter sido os menores problemas de Marisa nos últimos dias de vida. Com tanta pressão, tristeza e abandono, a ex-primeira dama acabou sucumbindo à um AVC no último dia 3 de fevereiro. O fato de Lula por ter tratado sua família como tratou o Brasil e o PT, tendo envolvido a mulher e os filhos em uma série de crimes, pode ter precipitado o trágico fim da ex-primeira dama.

Fonte: Jornal da Cidade

Ex-diretores da Petrobrás e Dilma viram réus na CVM

A ex-presidente Dilma Rousseff se tornou ré em processo sancionador – sujeito a punição – da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ela e 11 ex-conselheiros e ex-diretores da Petrobrás são acusados de não cumprir seus deveres na administração da companhia. Segundo dados do site da CVM, o processo foi instaurado a partir das investigações sobre a compra da refinaria de Pasadena, nos EUA, em 2006. 

A operação foi um dos pontos de partida da Lava Jato. O inquérito foi instaurado em 2014 após as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal apontarem indícios de fraude na compra.

Na época, Dilma era ministra de Minas e Energia e presidente do conselho da Petrobrás. Ela foi excluída, porém, da acusação relacionada ao episódio de Pasadena apresentada pelo juiz Sérgio Moro em março. Dilma e os outros acusados – entre eles Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Nestor Cerveró – devem apresentar defesas à CVM. O processo será julgado pelo colegiado da autarquia. 

PF prende ex-secretário de Transportes de Alckmin

O ex-secretário de Logística e Transportes no governo Alckmin, Laurence Casagrande Lourenço, foi preso nesta quinta-feira, 21, no âmbito da Operação Pedra no Caminho, braço da Lava Jato em São Paulo. A investigação mira desvios em contratos do Rodoanel Trecho Norte, cujas obras foram iniciadas em 2013, quando Lourenço era presidente da Dersa, publica o site Folha Política.

Atualmente, Lourenço é o presidente Companhia Energética de São Paulo. Ele foi secretário de Secretaria de Logística e Transportes entre maio do ano passado e abril deste ano e chegou a presidir a Dersa entre janeiro de 2011 e maio de 2017. Também passou pela Fundação Casa e a Secretaria de Segurança Pública.

Segundo o Ministério Público Federal, a ‘Pedra no Caminho’ mira crimes praticados por agentes públicos e empresários durante as obras do Rodoanel Viário Mário Covas – Trecho Norte e envolvem a suposta prática de corrupção, organização criminosa, fraude à licitação, crime contra a ordem econômica e desvio de verbas públicas. As obras contaram com recursos da União, do Governo do Estado de São Paulo e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e foram fiscalizadas pela DERSA.

São alvos dos mandados ex-diretores da DERSA, executivos das Construtoras OAS e Mendes Junior, de empresas envolvidas na obra e gestores dos contratos com irregularidades.

Segundo o MPF, ‘as obras são divididas em seis lotes, tiveram início em 2013 e ainda estão em andamento. Apurações do TCU – Tribunal de Contas da União e CGU – Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União identificaram diversas irregularidades e superfaturamento de centenas de milhões de reais, por meio da celebração de aditivos contratuais desnecessários, visando a apropriação indevida de recursos públicos em prejuízo da União, do Estado de São Paulo e do BID’.

“Para maquiar o sobrepreço adotou-se a prática de “jogo de planilhas”, expediente comum em fraudes a licitações com muitos itens contratados de forma global, em que o licitante oferece preço acima do mercado para alguns itens e abaixo da referência para outros, de modo a colocar-se artificialmente como menor preço global. Esse expediente é comum em fraudes às licitações”, afirma a Procuradoria.

De acordo com o MPF, ‘no Lote 1, foram apurados aumentos de 16% a 430% em serviços de escavação e explosivos, estrutura de túneis, carga e desmonte de argamassa, acrescendo indevidamente à obra cerca de R$ 60 milhões. No Lote 2 apurou-se aumento de 987% (mais de R$ 21 milhões) nos serviços de escavação e explosivos e no Lote 3, aumentos de até 1.223%’.

“A investigação da CGU apurou que vários contratos foram celebrados por preços baixos, relativamente ao orçamento inicial previsto pela DERSA, sendo incluídos outros serviços por meio dos termos aditivos para elevar substancialmente o custo das obras e prejudicar a concorrência, burlando o verdadeiro objeto da licitação. Os acréscimos indevidos nos Lotes 1, 2, 3 e 5 alcançaram mais de R$ 143 milhões”, diz a Procuradoria.

A Lava Jato em São Paulo ainda afirma que o ‘TCU constatou superfaturamento na casa dos R$ 33 milhões e manipulação proposital de quantitativos nos contratos, que acabaram por ocultar impacto financeiro consistente em acréscimos indevidos que somam mais de R$ 600 milhões de reais’.

Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Criminal Federal em São Paulo. O pedido de medidas cautelares é assinado por todos os integrantes da FT da Lava Jato em São Paulo.

COM A PALAVRA, DERSA

A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A e o Governo de São Paulo são os maiores interessados acerca do andamento do processo. Havendo qualquer eventual prejuízo ao erário público, o Estado adotará as medidas cabíveis, como já agiu em outras ocasiões.

COM A PALAVRA, OAS

“Agentes da Polícia Federal estiveram nesta manhã na sede da OAS em São Paulo, numa operação de busca e apreensão de documentos relativos a obras do Rodoanel paulista, das quais é responsável pelos Lotes 2 e 3 do trecho Norte. ​Um ex-executivo da empresa que esteve à frente do projeto – fora dos quadros da companhia desde 2016 – também teve prisão temporária decretada.”

“Em razão desses acontecimentos, a nova gestão da OAS esclarece à opinião pública, aos nossos colaboradores, aos nossos credores e aos nossos fornecedores que considera relevante não deixar pairar dúvidas ou suspeitas sobre os negócios anteriores à sua chegada ao comando da empresa. Em razão disso, ​os atuais gestores da construtora têm prestado​ às autoridades todos os esclarecimentos a respeito de atividades e contratos sobre os quais haja questionamentos – no ​projeto do Rodoanel​ em particular e em todos os outros que realiza.”
“A OAS já firmou acordos com o Cade e vem trabalhando com outros órgãos ​fiscalizadores​ para acertar contas com o Estado e o povo brasileiro. A nova gestão da OAS entende que colaborar para elucidar tais questionamentos é um imperativo para dar continuidade a suas operações de acordo com os mais elevados padrões de ética e transparência corporativa, único caminho possível para recuperar o lugar de excelência que sempre ocupou na engenharia do país.”

Não farei acordo com o diabo para ter tempo na TV, diz Bolsonaro no Maranhão

O pré-candidato à presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, ao visitar a capital maranhense no último dia 14, afirmou que não irá em busca de partidos para formar legenda para aumentar seu tempo de TV no horário eleitoral, registra o site Folha Política.

"Não farei acordo com o diabo para ter tempo de TV", disse. Para o deputado, sua maior mídia de campanha é a da internet. "Propaganda hoje é feita com isso aqui [mostrando um celular]. Tivemos o exemplo nos Estados Unidos, ninguém acreditava no Trump, mas ele ganhou".

Bolsonaro foi recebido por simpatizantes e por membros de seu partido no Sebrae, seguido de um jantar com entidades empresariais em um bufê na zona nobre da cidade. 

Sobre as pesquisas eleitorais, Bolsonaro voltou a falar sobre o resultado mais recente da pesquisa Datafolha, na qual aparece com 19% das intenções de voto em um cenário sem o ex-presidente Lula como candidato.

"Pesquisas no Brasil estão sob suspeitas. Pesquisas no Brasil, como regra, sempre foram usadas para ganhar voto. O eleitor que não gosta de falar, muitas vezes (ele diz) 'não vou votar no cara que está perdendo', aí vota no cara só porque está na frente". E voltou a criticar o Datafolha: "Nós carecemos no Brasil de uma fonte de pesquisas confiável". 

A vista ao Maranhão teve como objetivo firmar o apoio à candidata ao governo do Maranhão, sua colega de partido, Maura Jorge. Para ambos, o apoio serviria como prova de que Bolsonaro não é misógino ou xenofóbico. "Para acabar com o factoide, ele escolheu uma mulher, nordestina e maranhense para apoiar no Maranhão", afirmou Jorge, ex-prefeita do município de Lago da Pedra e deputada estadual por quatro vezes.

Para os fãs que gritavam "mito", o presidenciável declarou que é o candidato da direita, o diferente e que pretende tirar os comunistas do poder. "As pessoas querem alguém que ame a sua pátria, alguém que afaste o comunismo. O Maranhão, a partir de 2019, não será mais governado por comunistas", disse o deputado -o estado é comandado por Flávio Dino, do PCdoB.

Governadora Dilma

O PT cogita lançar Dilma Rousseff para o governo de Minas Gerais, no lugar de Fernando Pimentel, diz o Estadão.

Pois é.

LEMBRANDO DA GREVE DOS CAMINHONEIROS : OS EFEITOS ESTÃO APARECENDO SEM SURPRESAS

Para que não caia no esquecimento,  faço questão de lembrar tudo que escrevi durante a GREVE DOS CAMINHONEIROS, cuja paralisação provocou (1) um fenomenal DESABASTECIMENTO, e (2) projetou um fantástico ESTRAGO na economia do nosso empobrecido Brasil, como já está sendo demonstrado, publica Gilberto Simões Pires, em seu site Ponto Critico.

LÓGICA DO RACIOCÍNIO

Lembro também da pesquisa -eletrônica- feita pelo Instituto Methodus, na qual 86% dos brasileiros -EMOCIONADOS- emprestaram irrestrita SOLIDARIEDADE aos caminhoneiros. Na ocasião deixei claro que integrava, de corpo e alma, o grupo (12%) dos contrários, que preferiu usar a LÓGICA DO RACIOCÍNIO (2% indicaram não ter opinião formada, segundo a pesquisa).  

MUITA MEDICAÇÃO

Ainda que o resultado final da encrenca nunca seja totalmente conhecido, pois muitas empresas não conseguirão sobreviver ao estrago provocado pela PARALIZAÇÃO, o fato é que aqueles que conseguirem ganhar fôlego para continuar existindo serão obrigados a carregar um enorme passivo, cuja digestão será muito complicada.

BINGO!

O que estamos assistindo agora, passados exatos 30 dias do início da greve, é que o povo brasileiro como um todo, e não só os inconsequentes 86% que apoiaram a paralização, está sendo atingido bem de acordo com o que previam os poucos que usaram apenas a RAZÃO e/ou a LÓGICA DO RACIOCÍNIO. Bingo!

RESULTADO PRÉVIO

O resultado da encrenca, ainda que parcial, já está escancarado, sem surpresas: 

1- muitas empresas foram obrigadas a DESEMPREGAR;

2- outras (como é o caso da BRF) estão concedendo férias coletivas sem saber se poderão manter seus empregados;

3- a inflação -DE CUSTOS- disparou;

4- inúmeros investidores perderam a confiança na economia brasileira...