quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

'Ficha suja está fora do jogo democrático', diz Fux ao assumir comando do TSE

Em solenidade de posse como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luiz Fux fez na noite desta terça-feira (6) uma defesa enfática da aplicação da Lei da Ficha Limpa, disse que “ficha suja está fora do jogo democrático” e destacou a ofensiva da Corte Eleitoral no combate à disseminação de notícias falsas (as chamadas “fake news”), tendo a imprensa como aliada.

De acordo com Fux, a atuação pró-ativa do TSE terá como um dos pilares fundamentais a aplicação “sem hesitação” da Lei da Ficha Limpa nas próximas eleições e o combate às notícias falsas.

"A Justiça Eleitoral, como mediadora do processo político sadio, será irredutível na aplicação da Ficha Limpa, conquista popular que introduziu, na ordem jurídica, um instrumento conducente o Brasil a um patamar civilizatório ótimo", discursou Fux.

“Os órgãos eleitorais, na qualidade de fiscais da moral procedimental do pleito, devem rejeitar toda e qualquer postulação em desconformidade com o espírito de civismo trazido pela Lei da Ficha Limpa”, prosseguiu o novo presidente do TSE.

Na avaliação de Fux, uma pessoa corrupta e antiética não conduz o País para “um novo futuro”, mas “para o atraso e a degradação”. O ministro não fez referências diretas a políticos ou casos de corrupção do noticiário.

“Ficha suja está fora do jogo democrático. Também a corrupção será severamente punida”, prometeu Fux, que deixará o tribunal em meados de agosto. Caberá à ministra Rosa Weber, atual vice-presidente da Corte Eleitoral, assumir o TSE durante as eleições.

Crise. Fux aproveitou o discurso de posse para defender a classe política e o exercício do voto, em solenidade que contou com as presenças do presidente Michel Temer, da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e outras autoridades, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e o do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).

“Os três poderes devem ter um projeto, um pacto democrático e republicano, ciente de que não há democracia sem política”, frisou Fux.

Para o ministro, o País vive uma crise “efêmera e passageira”, mas vai superá-la “resgatando a confiança do povo brasileiro” nas instâncias majoritárias.

O ministro também disse que o atual cenário só é passível de ser superado pelo próprio povo através do voto. “É só por meio do voto que o eleitor escolhe quem vocalizará seus anseios e reivindicações. Uma autêntica democracia não pode prescindir de uma classe política comprometida com os ideais republicanos e democráticos”, observou Fux. 

Lula. O ex-presidente Lula está enquadrado na Lei da Ficha Limpa depois de a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ter confirmado a decisão do juiz federal Sérgio Moro e aumentado a pena de prisão do petista de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O PT tem até o dia 15 de agosto para apresentar o requerimento de registro da candidatura de Lula à Presidência. O calendário eleitoral prevê que o registro das candidaturas deve ser julgado pela Corte Eleitoral até 17 de setembro, quando Fux já terá deixado o TSE.

Fake News. Ao criticar a disseminação de notícias falsas, Fux disse que “uma campanha limpa se faz com a divulgação das virtudes de um candidato, e não com a difusão de atributos negativos pessoais que atingem irresponsavelmente uma candidatura”.

“Apesar disso (do combate às fake news), não se pretende tolher a liberdade de expressão e de informação legítima do leitor. A liberdade de expressão é pressuposto para qualquer regime que se intitule verdadeiramente democrático”, afirmou.

“O papel do TSE é de neutralizar esses comportamentos anti-isonômicos e abusivos. No combate às fake news, a imprensa estará conosco na linha de frente. A nossa imprensa nos auxiliará como a fonte primária da aferição da verossimilhança da notícia. Será nossa primeira parceira nessa empreitada”, completou o ministro.

Em seu discurso, o ministro prometeu que no âmbito administrativo do TSE a criação de uma “academia da democracia”, composta por integrantes do meio jurídico-político e da sociedade civil, destinada a realizar eventos e aperfeiçoar o sistema governamental; a implantação do programa "Políticos do Futuro", voltado para a formação de jovens que queiram ingressar na política; e o lançamento de um projeto itinerante da Justiça Eleitoral. 

Frente de esquerda prevê risco de prisão de Lula a partir do dia 19

Composta por movimentos de esquerda e PT, a Frente Brasil Popular distribuiu, nesta segunda-feira (5), um cronograma de ações para os meses de fevereiro e março contra a reforma da Previdência e em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Definido em reunião que contou com a participação da presidente nacional do PT, a senadora ré Gleisi  Hoffmann (PR), o cronograma aponta para o risco de prisão de Lula na semana do dia 19 de fevereiro.

A possibilidade de detenção é abordada em um capítulo intitulado “jornada nacional de luta contra o fim da aposentadoria e contra a perseguição a Lula”. Nele, a frente registra como prioridades a mobilização contra a reforma da Previdência, "bem como a luta democrática contra a inabilitação e prisão de Lula”.

"Tais lutas terão seus momentos decisivos na semana do dia 19 de fevereiro. No que tange à Previdência, existe a sinalização de votação no Congresso da reforma a partir dessa data. Bem como na mesma semana o TRF-4 poderá expedir o mandado de prisão do presidente Lula”, diz a circular, programando uma jornada que vai do dia 19 ao dia 23.

A mobilização foi debatida em dois dias, na Escola Nacional Florestan Fernandes. Gleisi participou do encontro de 1º de fevereiro, no qual foi desenhado "um conjunto de ações para o próximo período, frente aos desafios da conjuntura". No dia 2 de fevereiro, a pauta foi o seminário do Congresso do Povo. Cerca de 130 pessoas estiveram presentes às reuniões.

Entre ações previstas, estão a organização de uma greve de fome no Congresso e de um acampamento permanente em defesa de Lula, em São Bernardo do Campo, cidade onde o ex-presidente mora. E também a realização de "uma campanha nacional de pichação e colagem de lambe (cartaz)".

Ainda segundo a circular, a agenda será articulada com as centrais sindicais e a Frente Povo sem Medo, registra o site Folha Política.

URGENTE: Acórdão com condenação de Lula é publicado e começa o prazo para o último recurso na segunda instância

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região publicou o acórdão com a decisão que condenou o ex-presidente Lula em segunda instância. 

Após a notificação do advogado, a defesa terá dois dias para apresentar embargos de declaração, um recurso destinado a esclarecer pontos omissos ou obscuros do acórdão. 

A notificação do advogado, no entanto, pode levar até dez dias, já que o advogado pode optar por não abrir a notificação antes desse prazo.

Os novos ricos da Lava-Jato

Os profissionais do Direito deveriam zelar pela licitude da fonte que paga os seus honorários advocatícios. Senão, onde ficam a ética e a decência de advogados que recebem honorários sabidamente de origens ilegais? Por que até hoje a OAB e o Congresso não arrostaram a matéria, de maneira a moralizá-la?

A revista Veja, edição de 29 de novembro do ano passado, estampa em sua capa, fumando charuto importado de R$ 350 reais a unidade, o criminalista Adriano Bretas, que enriqueceu na Lava-Jato: “Desfruto de um padrão de vida que jamais sonhei ter”.

Não se discute a competência profissional de ninguém para fazer jus aos polpudos honorários recebidos. O que nos chama a atenção é que a fonte pagadora desses honorários é de clientes encalacrados na Lava-Jato, a qual investiga justamente a indecorosidade desses clientes em operações irregulares de desvios dinheiro público.

É difícil acreditar que os honorários advocatícios dos novos ricos da Lava-Jato venham de fontes lícitas. A Receita Federal deveria investigar a legalidade desses honorários.

De todos os contribuintes nacionais é exigida por ocasião da declaração de Imposto de Renda a comprovação das receitas lícitas auferidas. Portanto, os honorários advocatícios não podem camuflar dinheiro oriundo de operações criminosas.

“A Lava-Jato produz uma nova casta de milionários: os advogados criminalistas pagos a peso de ouro para livrar das grades os ricos acusados de corrupção”.

Que certos empresários possam pagar a peso de ouro os seus defensores até não se discute. Mas políticos, por exemplo, como Palocci, Geddel Vieira Lima, Lula, Renan, Jucá, Cabral e outros não têm cacife para bancar com recursos próprios a casta de advogados milionários. E Geddel mostrou muito bem de onde vem o dinheiro que paga os seus advogados: malas e mais malas abarrotadas de notas de reais e dólares, encontradas em seu bunker, em Salvador, na Bahia.

Assim, dinheiro ilícito está enriquecendo seletos grupos de advogados na Lava-Jato e precisa ser investigado.


texto por Júlio César Cardoso, bacharel em Direito e servidor (federal) aposentado pelo Banco Central do Brasil.
publicado no Jornal da Cidade On Line

Depois de Dado, Justiça manda prender Latino, e nada de Lula, nem Aécio...


Durante a manhã desta terça-feira (6) a Justiça mandou prender o Dado Dolabella. 

Na parte da tarde, foi a vez do Latino. 

Ambos, por não pagarem pensão alimentícia.

A lei é dura, mas deve ser cumprida. Não se pode deixar uma criança sem alimentos.

Pena que para criminosos que por seus atos ilícitos permitiram que milhões de pessoas ficassem sem comida, sem saúde e segurança, a lei não seja tão ágil.

O Brasil é realmente um país repleto de incoerências.

É lamentável!


(com informações do Jornal da Cidade On Line)

Dado Dolabella é preso e fica o questionamento: E o Lula?


O Brasil é um país engraçado.

Políticos e burocratas roubam milhões, ganham triplexis, sítios, malas de dinheiro e afins, e nada de cadeia, com exceção dos processos da Lava Jato (os que não envolvam políticos, os que envolvem vão para o STF onde dormem em gavetas até prescreverem).

Mas basta não pagar pensão alimentícia e absolutamente qualquer um pode ser preso. 

Hoje foi a vez de Dado Dolabella.

Roubar milhões pode, não pagar o leite das crianças já é vandalismo.

(Texto de Marcelo Faria. Empreendedor e presidente do Ilisp)

TSE joga um “balde de água fria” na candidatura de Lula


O Tribunal Superior Eleitoral não vai permitir que um candidato a presidente da República seja eleito sub judice. É o entendimento da corte e assim será no ‘Caso Lula’.

Nem mesmo a intenção petista de arrastar uma candidatura moribunda até setembro ou outubro, para que pelo menos a foto de Lula apareça na urna, será possível. 

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o ministro Gilmar Mendes foi categórico:

 “Em geral, a nossa orientação tem sido a de acelerar esses processos, para evitar uma chicana.”

A Folha insistiu:

“E qual é a possibilidade de o STF garantir Lula na eleição, por meio de uma liminar?”

 “O Supremo já declarou várias vezes a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. Não me parece que haja essa possibilidade.”

E o ministro Luiz Fux é o novo presidente do TSE. Ninguém tem dúvida de que ele terá autoridade suficiente para barrar qualquer aventura petista.

Em suma, convém que o PT opere rapidamente o ‘plano B’, pois Lula já morreu.