segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%

Nos votos totais, Jair Bolsonaro, do PSL, tem 52%, e Haddad, 37%. Pesquisa é a primeira do Ibope no segundo turno das eleições.

O Ibope divulgou nesta segunda-feira (15) o resultado da primeira pesquisa do instituto sobre o segundo turno da eleição presidencial. O levantamento foi realizado no sábado (13) e domingo (14) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:

Jair Bolsonaro (PSL): 59%
Fernando Haddad (PT): 41%

Rejeição
A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para presidente. O Ibope perguntou:"Para cada um dos candidatos a Presidente da República citados, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele"?

Jair Bolsonaro

Com certeza votaria nele para presidente - 41%
Poderia votar nele para presidente - 11%
Não votaria nele de jeito nenhum - 35%
Não o conhece o suficiente para opinar - 11%
Não sabem ou preferem não opinar - 2%

Fernando Haddad

Com certeza votaria nele para presidente - 28%
Poderia votar nele para presidente - 11%
Não votaria nele de jeito nenhum - 47%
Não o conhece o suficiente para opinar - 12%
Não sabem ou preferem não opinar - 2%

Sobre a pesquisa
Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
Entrevistados: 2506 eleitores em 176 municípios
Quando a pesquisa foi feita: 13 e 14 de outubro
Registro no TSE: BR‐01112/2018

Nível de confiança: 95%

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Contratantes da pesquisa: TV Globo e "O Estado de S.Paulo"

fonte: G1

INSTITUTO PARANÁ: PESQUISA EM SÃO PAULO, BOLSONARO 59,1% X 25,5% HADDAD

O Instituto Paraná fez pesquisa presidencial em São Paulo.

Jair Bolsonaro tem 59,1% das intenções de voto; Fernando Haddad, 25,5%.

Nos votos válidos, Bolsonaro vai a 69,9% e Haddad a 30,1%.

É um massacre eleitoral.

O PCC no atentado a Bolsonaro

Fontes da PF disseram para O Globo que o relatório sobre o atentado a Jair Bolsonaro “faz menção a um eventual envolvimento do PCC no crime”.

O assunto já havia sido levantado pela Crusoé.

Se isso for divulgado antes do segundo turno, Jair Bolsonaro ganha com 80% dos votos, e não apenas com 60%, comenta O Antagonista.

A nova estratégia do PT

Fernando Haddad vai dar mais um cavalo de pau.

Integrantes de sua campanha disseram à Folha de S. Paulo que “não é chamando o eleitor de Jair Bolsonaro de fascista que vão minar o apoio à sua candidatura.

A ordem é explorar contradições de Bolsonaro e tentar apresentá-lo como mentiroso. Essa foi a linha definida na última propaganda, que expôs posições divergentes do presidenciável sobre o Bolsa Família”.

O PT não entendeu nada.

Jair Bolsonaro tem 59% dos votos justamente porque os eleitores não acreditam que ele continue igual ao que era dez anos atrás, quando representava apenas uma franja do eleitorado.

FHC não conta nada

FHC disse que está sendo pressionado a não apoiar Fernando Haddad, segundo O Globo.

Ele não entendeu uma coisa: seu apoio não representa absolutamente nada, diz O Antagonista.

Haddad foge de pergunta sobre uso da bandeira do Brasil

Os jornalistas estranharam e perguntaram a Fernando Haddad se ele passará a usar a bandeira do Brasil como pano de fundo durante suas coletivas daqui para a frente.

O poste do presidiário, de novo, se esquivou da resposta e disse apenas que tinham que perguntar “era por que quem bate continência para bandeira americana usa verde e amarelo”.

Caveira!

Jair Bolsonaro foi à sede do Bope, no Rio de Janeiro.

Ele fez um breve discurso para os policiais militares, reproduzido pelo Estadão:

“Podem ter certeza, teremos um dos nossos lá em Brasília. Fizemos a segunda maior bancada em Brasília, sem televisão. Isso vem de gente como vocês. Então a gente tem que acreditar e tentar mudar, buscar fazer a coisa certa. Eu acho que isso é possível, afinal de contas não temos outro caminho.”

Ele terminou o discurso com o grito de guerra do Bope:

“Caveira!”

MOCINHO E BANDIDO

Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (15), foi visitar a tropa de elite da PM do Rio de Janeiro.

Enquanto isso, Fernando Haddad mandava seu preposto à cadeia para receber as ordens do criminoso condenado pela Lava Jato, registra O Antagonista.

É fácil entender por que Jair Bolsonaro está prestes a ser eleito presidente da República.

PSL, partido de Bolsonaro, terá a maior fatia do fundo partidário


Com a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados a partir de 2019, o Partido Social Liberal (PSL), partido do presidenciável Jair Bolsonaro, ficará com a maior fatia do fundo partidário, segundo matéria do Estadão.
A sigla receberá em torno de 110 milhões de reais em recursos do fundo ao longo de 2019. 
O aumento se dá devido ao crescimento do partido com um grande número de deputados eleitos. O valor será 17 vezes maior que o que o PSL recebeu em 2017 – apenas 6,2 milhões de reais.
O Partido dos Trabalhadores teve a maior bancada eleita, mas, apesar disso, terá a segunda maior fatia do fundo. Isso se dá devido ao cálculo ser feito com base na quantidade de votos válidos na sigla, e não no número de deputados eleitos.
O levantamento também aponta a queda dos partidos PSDB e MDB, que foram de segundo para terceiro e de terceiro para sexto, respectivamente, no ranking de partidos com maior parte do fundo.
Para o levantamento, foi considerado o valor de 888,4 milhões de reais – valor referente ao fundo de 2018 -, visto que o valor de 2019 ainda não foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

ACM Neto vai colocar caravana nas ruas para ajudar Bolsonaro no Nordeste

ACM Neto, presidente do DEM, vai usar sua estrutura na Bahia para pedir votos para Jair Bolsonaro, registra à Folha.
A apoiadores do presidenciável, ACM já admitiu que vai colocar caravanas na rua para ajudar no Nordeste.
Na última quarta-feira (10), ACM Neto anunciou apoio integral a Bolsonaro.
Prefeito de Salvador, ele afirmou que “as circunstâncias” o levam a tomar essa decisão.
“Desde já, faço algumas ressalvas para dizer que não concordo 100% com os pensamentos, as bandeiras e pregações de Bolsonaro. Na democracia, sobretudo num segundo turno com apenas duas opções, a gente não precisa concordar em 100% com alguém para que essa pessoa possa merecer o meu voto. Mas discordo 100% do retorno do PT ao governo do Brasil”, diz a nota.

FHC: “Eu me dou com Haddad. Nunca vi o Bolsonaro”

Em entrevista ao Estadão, Fernando Henrique Cardoso negou “apoio automático” a Fernando Haddad, mas disse que não votará em Jair Bolsonaro.
Questionado sobre se existe possibilidade de apoio, o tucano respondeu:
“Eu não diria aberta, mas há uma porta. O outro não tem porta. Um tem um muro, o outro uma porta. Figura por figura, eu me dou com Haddad. Nunca vi o Bolsonaro”.
Meses atrás, em entrevista, FHC disse que nunca fechou portas para nenhum tipo de relacionamento com partidos e que um apoio mútuo entre PSDB e PT pode ocorrer caso Bolsonaro passe para segundo turno.
“Espero que o PSDB vá para o segundo turno e acho que o PT espera a mesma coisa, mas dependendo das circunstâncias, eu não teria nenhuma objeção a isso”, declarou FHC.
O ex-presidente tucano é um crítico ferrenho de Jair Bolsonaro e já havia demonstrado em outras ocasiões que tem muito medo de ver o militar reformado no Palácio do Planalto.
“Conheço Lula muito bem, mas não conheço Bolsonaro. O Lula tem partido, história, trajetória, você pode gostar ou não, mas ele tem compromisso. Já Bolsonaro é um homem autoritário”, finalizou.
Com informações, Conexão Política

Padre que pediu voto para Haddad é advertido pela diocese

O padre irlandês Jaime Crowe, que celebrou a missa-comício na sexta-feira (12) pedindo voto para Fernando Haddad, foi advertido pela Diocese de Campo Limpo.
Segundo nota de esclarecimento, Crowne praticou o ato “sem prévia comunicação e à revelia do Sr. Bispo de Campo Limpo, e foi devidamente advertido segundo as normas do Direito Canônico”.
A orientação do Bispo Diocesano, esclarece o texto, é que nenhum clérigo deve se utilizar da celebração litúrgica com finalidades partidárias.
Com informações, O Antagonista

Bolsonaro vence Haddad no segundo turno com 59%, aponta pesquisa BTG Pactual

Neste domingo (14) foi divulgada a pesquisa de intenção de voto para o segundo turno do instituto FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual.
A pesquisa estimulada mostra Jair Bolsonaro (PSL) com 59% dos votos válidos, tendo 18 pontos percentuais de vantagem sobre Fernando Haddad (PT), que aparece com 41%, registra o site Conexão Política.
Imagem: Reprodução
Entre os eleitores do candidato do PSL, 94% disseram que não há possibilidade de mudarem seu voto. Enquanto 89% dos eleitores de Haddad já têm seu voto como definitivo.
Em votos totais, Bolsonaro aparece com 51% contra 35% de Haddad, havendo 5% de votos brancos ou nulos, 6% que dizem não apoiar ninguém e 3% que não responderam.
38% dos eleitores disseram que não votariam de jeito nenhum em Jair Bolsonaro, enquanto 53% disseram o mesmo sobre Haddad.
O levantamento também aponta que os dois candidatos ainda são desconhecidos entre a população. 7% dos entrevistados disseram não conhecer o candidato do PT enquanto 8% disseram não conhecer o candidato do PSL.
A pesquisa mostra também as “razões de voto do eleitor no 2º turno”, que mostram que apenas 10% dos eleitores de Jair Bolsonaro votarão para impedir o vitória de Haddad enquanto 84% querem Bolsonaro porque acham que o candidato é a melhor opção, enquanto 6% optaram por não responder.
O instituto entrevistou, por meio de telefones fixos e móveis, 2.000 eleitores com idade a partir de 16 anos, nos 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07950/2018.