quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

A vitória de Cunha contra o camburão

Preso no Complexo Médico Penal em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, há um ano e um mês, o deputado cassado Eduardo Cunha trava desde então uma batalha particular contra a equipe da Polícia Federal (PF) que faz a sua escolta.

Quando precisa ser levado para o prédio da Justiça Federal, onde presta os depoimentos referentes aos processos em que é réu, Cunha reclama da “humilhação” de ser levado no camburão dos veículos da PF. Para os agentes da escolta, o transporte dos presos no camburão é o procedimento corriqueiro para garantir a segurança dos agentes e do próprio detento. 

Cunha também costuma se comparar com o ex-ministro Antonio Palocci, transportado no banco de trás, ao lado de um policial. “O procedimento com colaboradores da Justiça é outro”, justifica um agente envolvido na escolta.

A reclamação de Cunha, no entanto, convenceu o juiz federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, titular da 14ª Vara, em Natal (RN). Por determinação dele, desde quarta-feira (17) Cunha deve ser transportado para as videoconferências referentes à Operação Manus no banco de trás.

fonte: Veja

Dilma, Temer, a Caixa e a polícia

Ótimo resumão da jornalista Andréia Sadi sobre a organização criminosa instalada na Caixa Econômica Federal há pelo menos 7  anos. 

É inacreditável, é impensável que, mais de 3 anos depois da Lava Jato, com tantos envolvidos na cadeia (Palocci, Geddel, Eduardo Cunha, Fabio Cleto), os cofres públicos continuassem a sangrar, desafiando investigações e Judiciário. 

E o presidente da República ainda vai à TV dizer que as mudanças que ele propõe nas leis, para as quais precisa de “apoio” da base aliada no Congresso, são para reduzir as injustiças contra os pobres.

Tenho certeza que só demitiram um terço da dúzia de vice-presidentes instalados na Caixa por causa do acordo da Basileia (*), firmado entre os bancos centrais mundiais, e que, a partir deste ano, entra em nova fase, apertando as exigências de capital próprio para que bancos não quebrem. O objetivo é afastar o fantasma da crise de 2008, deflagrada quando a Lehman Brothers quebrou, nos Estados Unidos.

Tudo indica que a Caixa chegara a uma situação contabilmente insustentável.

fonte: blog da Lillian Witte Fibe
na Veja


Macron, o magnífico

Fernando Henrique Cardoso disse hoje na Bandeirantes que o Brasil corre “sério risco de eleger um Macron” (e “um Hitler”, e “um Trump”).

É compreensível o medo de FHC: o atual presidente francês varreu os velhos partidos do mapa e também as suas práticas fisiológicas.

Não temos um Macron, mas seria ótimo se tivéssemos.

Um exemplo: antes de ele assumir o poder, 49% dos investidores americanos na França acreditavam que a economia do país melhoraria nos próximos dois, três anos. Depois de Macron, esse número subiu para 72%.

Macron, até agora, é magnífico.

STF extradita brasileira nata, mas Cesare Battisti…

Acusada de matar o marido americano, Karl Hoerig, em 2007, a brasileira Claudia Hoerig chegou aos EUA ontem, depois de o STF ter autorizado sua extradição.

De acordo com o site jurídico Jota, é a primeira vez que uma pessoa nascida no Brasil –Claudia tem cidadania americana– é extraditada para ser julgada no exterior. A decisão, tomada pela Primeira Turma do Supremo, foi apertada: 3 votos a 2.

Enquanto isso –como sempre lembra o site O Antagonista–, o terrorista Cesare Battisti, implicado em quatro assassinatos, continua por aqui.

Falta inteligência emocional a Bolsonaro, diz Maílson

Em seu blog na Veja, o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega escreveu sobre os riscos de a intenção de voto em Jair Bolsonaro murchar durante a campanha deste ano.

Para Maílson, o modo como o deputado reagiu às reportagens da Folha dá a entender que ele é “dotado de baixa inteligência emocional”.

“A boa inteligência emocional, que permite reação serena a provocações e ataques pessoais, é fundamental para um político, particularmente se almeja ganhar a Presidência”, escreveu o economista.

Maílson acredita também que o pouco tempo de TV para o PSL e a pobreza de recursos da campanha diminuirão as chances de Bolsonaro.

Petista que entregou esquema na Transpetro é executado

O empresário José Roberto Soares Vieira, que foi vice-prefeito de Ourolândia pelo PT, foi executado ontem com nove tiros na rodovia BA-522, região metropolitana de Salvador.

Vieira era a principal testemunha das investigações que levaram à prisão do ex-gerente da Transpetro na Bahia José Antonio de Jesus. Há dois meses, ele prestou depoimento à PF entregando o esquema.

Trinta outdoors em Porto Alegre pedem Lula na cadeia

O MBL e o Vem pra Rua colocaram em Porto Alegre, em avenidas de grande circulação, cerca de 30 outdoors com dizeres pedindo “Lula na cadeia”.

Iria Cabreira, uma das coordenadoras do Vem pra Rua no estado, disse ao Estadão que a campanha é um ato de apoio ao TRF-4.

“Precisamos mostrar que a população não está conivente com os crimes de corrupção, que o cidadão comum (…) apoia, se for o caso, condenação, prisão, o que for, de qualquer um. Ninguém pode estar acima da lei”, afirmou Cabreira.

FHC diz que há risco de eleger ‘um Hitler, Trump ou Macron’

Fernando Henrique Cardoso disse a José Luiz Datena que o Brasil corre o sério risco de eleger “um Hitler, Trump ou Macron”.

“Tem que ser alguém que toque as pessoas com as palavras, mas com algumas regras de democracia e de bem-estar, que tenha compromisso com o país.”

Segundo FHC, o candidato do PSDB ao Planalto será Geraldo Alckmin.

“Geraldo não é ‘Maria vai com as outras’ e tem opinião. Ele tem capacidade de ser firme, já perdeu um filho e isso muda uma pessoa.”

Adversários não querem Lula na cadeia

Os adversários de Lula não querem que ele seja preso.

Um analista da XP, Richard Back, listou os motivos ao site InfoMoney:

“O PSDB inteiro diz que Lula tem que ser candidato para ser derrotado na urna. É o mantra dos tucanos.

Tem o caso mais pitoresco: ‘Imagina se Lula é preso hoje e amanhã falece na cadeia’. Isso tem uma consequência difícil de se avaliar.

Também existe o desejo de ganhar de Lula na urna, para encerrar a história do mito, evitando um varguismo, que até hoje está vivo na sociedade.

Tem uma parte da política que não quer ex-presidente preso, e isso serve para Temer em 2019.”

O motivo, na verdade, é um só: bandido protege bandido.

Pela reforma da Previdência, Temer vai ao Programa Silvio Santos

O presidente Michel Temer tem um desafio nesta quinta-feira: não só explicar, mas também passar algum otimismo em entrevistas que gravará para o SBT em que falará sobre a reforma da Previdência.

O peemedebista vai ao Programa Silvio Santos e ao Programa do Ratinho para esclarecer os pontos da proposta que altera as regras das aposentadorias a convite do chefe da emissora.

Eu não entendo o que vai ser votado”, disse Silvio, segundo a coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo. “Quero que você vá lá e me explique. Se eu entender, o povo entende”.

O texto em questão, depois de desidratado pela barganha de deputados aliados, não é tão difícil de compreender.

A reforma deve, caso seja aprovada, fixar idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens tanto para funcionários públicos como da iniciativa privada.

O tempo mínimo de contribuição passa de 15 para 25 anos. O resto são gorduras que pouco interessarão ao propósito televisivo.

Temer baterá na tecla que o regime comum será uma “quebra dos privilégios” do funcionalismo público, que hoje recebe aposentadoria integral ao deixar o trabalho.

Passar confiança de que as mudanças serão feitas é outra história. Nesta quarta-feira, mais uma vez, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, admitiu que o governo não tem os votos suficientes para aprovar a reforma da Previdência

“Não temos o suficiente, teremos em 19 de fevereiro”, disse o ministro. Não é o que parece. Além de boa parte do mercado ter se convencido que a Previdência não sai sob a batuta de Temer, ontem o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que “se não conseguir voto em fevereiro, não vota mais”. “Depois, nós vamos ter outras agendas que precisam avançar”.

Seria bom o presidente aproveitar o ensejo para explicar também que agenda é essa a que Maia se refere. Ou até quando pretende tomar custos políticos em nome de uma proposta que não anda, caso da indicação de Cristiane Brasil (PTB-RJ) ao Ministério do Trabalho e se há plano B para compor as contas. Sem uma voz decidida, não há condição de esperar apoio dando aula em horário nobre.

fonte: Veja

Moro determina transferência de Cabral

O juiz Sergio Moro determinou a transferência de Sergio Cabral para Curitiba.

O ex-governador deverá ser levado de Benfica para o Complexo Médico de Pinhais.

Os procuradores da Lava Jato no Rio apresentaram o pedido de transferência após apontarem “uma rede de privilégios” a Cabral no sistema prisional do estado, cujo ápice foi a montagem do cineminha em Benfica.

Moro diz ser do ‘interesse público’ retirar Cabral do Rio

Sergio Moro, em sua decisão que transfere Sergio Cabral do Rio de Janeiro para Curitiba, lembra que, por motivos semelhantes, mantém Eduardo Cunha “distante de seu local de influência e de seus antigos parceiros criminosos”.

O juiz disse não ignorar que os familiares de Cabral encontram-se no Rio, mas ponderou que “razões de ordem pública se sobrepõem aos interesses individuais do condenado”.

Vejam este trecho da decisão de Moro:


Moro não caiu “em contradição” porcaria nenhuma

A imprensa e assemelhados continuam a macaquear a defesa de Lula, dizendo que Sergio Moro caiu em “contradição”, ao rejeitar recursos seis dias depois da condenação do petista.

Ao contestar os argumentos dos advogados de Lula, o juiz escreveu:

“Este juízo jamais afirmou, na sentença ou em lugar algum, que os valores obtidos pela construtora OAS nos contratos com a Petrobras foram utilizados para pagamento de vantagem indevida para o ex-presidente.”

Foi o bastante para a defesa de Lula criar o que já chamamos de “teoria do montinho” e, com isso, tentar convencer os incautos de que Moro não é o juiz natural da causa, uma vez que ele próprio teria reconhecido, ao rejeitar os recursos, que não há ligação entre as vantagens recebidas por Lula da OAS e o petrolão.

Na verdade, o que Moro disse, em resumo, é que a propina não foi transferida diretamente do montinho (ou montão) de dinheiro que a OAS faturou na Petrobras com contratos fraudulentos. Dinheiro é fungível. Lula recebeu vantagens indevidas de uma “conta” criada pela empreiteira para pagar o PT. Essa “conta” contabilizava propinas oriundas de diversos contratos, inclusive aqueles com a Petrobras citados na sentença.

Moro não caiu “em contradição” porcaria nenhuma. Ele é o juiz natural da causa de Lula.

MPF decide pedir a prisão antecipada de Lula


O Ministério Público Federal (MPF) concluiu que chegou o momento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser finalmente preso.

Para tanto, o procurador Maurício Gerum foi escalado para tal tarefa.

Será ele o responsável pela sustentação oral que o MPF irá fazer perante a 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, no próximo dia 24 de janeiro.

Com base no calhamaço de provas colhidas contra o meliante petista -  notas fiscais, contratos de fornecimentos de serviços e equipamentos, registros do imóvel, cópias de mensagens de e-mail, registros fotográficos, laudos periciais, relatórios de comissões internas da Petrobrás e apurações do TCU – o procurador irá pedir a prisão antecipada do réu condenado.

Em caso de acatamento do pleito, a ordem de prisão sai imediatamente e a PF executa o cumprimento do mandado em São Paulo.

(com informações do Jornal da Cidade On Line)

Lindbergh repete o crime de Gleisi e convoca a militância para luta nas ruas (Veja o Vídeo)


O senador Lindbergh Farias acaba de colocar no ar um vídeo onde dá total apoio às declarações insanas da senadora Gleisi Hoffmann.

É o claro e despudorado incitamento à violência. 

O desespero tomou conta dos petistas, notadamente daqueles que estão respondendo processos e envolvidos em práticas criminosas, casos de Gleisi e Lindbergh.

“Não é hora de uma esquerda frouxa, burocratizada, acomodada. Eu falo isso porque quero dizer que concordo com a posição da senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, que elevou o tom do discurso”, diz o petista.

Na sequência ele faz a convocação para a luta nas ruas.

Um absurdo!

Qualquer caso mais grave que aconteça em Porto Alegre já tem dois grandes responsáveis.

Veja o vídeo na íntegra:



com informações do Jornal da Cidade On line

Presidente do TST rebate Roberto Jefferson

Ives Gandra Martins Filho, presidente do TST, divulgou uma nota pública em que lamentou e contrapôs as declarações de Roberto Jefferson, à Folha de S. Paulo, defendendo o fim da Justiça Trabalhista.

Para o ministro, extinguir a Justiça do Trabalho é um retrocesso para o Brasil e para a sociedade.

“Somos a Justiça que mais julga e a mais eficiente. Somos também a que mais concilia, ou seja, a que soluciona processos, evitando ou solucionando greves que impactariam toda a sociedade.”

“Além disso, nossos processos são os únicos de todo Poder Judiciário que são totalmente eletrônicos: agilizando a vida de quem recorre a este ramo, rompendo barreiras físicas e desburocratizando o processo”, acrescentou.

Com 2 apartamentos no Leblon, filha de Fux ganha auxílio-moradia

Marianna Fux, desembargadora do TJ-RJ, recebe auxílio-moradia de R$ 4.300 por mês mesmo com dois apartamentos no Leblon que valem no mínimo R$ 2 milhões, informa o BuzzFeed.

O pai dela, Luiz Fux, é o mesmo ministro do STF que concedeu liminar para que todos os magistrados brasileiros obtivessem o direito ao auxílio-moradia.

Marianna, que se tornou desembargadora aos 35 anos e hoje tem 37, disse que recebe o valor conforme a lei e as regras do Conselho Nacional de Justiça.

Gilmar elogiado

Três dias depois de ser hostilizado por duas brasileiras quando passeava pelo Chiado, Gilmar Mendes foi elogiado em Lisboa, relata Fausto Macedo.

O ministro do STF foi abordado por um homem dentro da loja de departamentos El Corte Inglés, na capital portuguesa.

“Ministro, prazer grande conhecê-lo, apertar sua mão e entender o que o senhor está fazendo pelo Brasil. Poucos brasileiros conseguem entender, tá certo? É a garantia da liberdade, a garantia dos direitos”, disse o homem, não identificado.

“Momento difícil”, respondeu Gilmar.

Tem doido pra tudo !

Líder do MST: ‘Não contavam com a reserva moral e política do Lula’

O MST se prepara para ir a Porto Alegre.

“Eles não contavam com essa reserva moral e política que o Lula tem”, disse o dirigente estadual Cedenir de Oliveira em uma das reuniões do grupo.

O MST decidiu deixar a meta em aberto. Informa que ‘milhares’ de camponeses e camponesas estarão na capital gaúcha na próxima semana.

Os generais de Bolsonaro

A cúpula das Forças Armadas mudou sua posição em relação a Jair Bolsonaro.

Diz o Estadão:

“O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, diz que a oposição a Bolsonaro deixou de existir, mas, mesmo o deputado sendo um capitão do Exército na reserva, ele não pode ser apontado como candidato da corporação.

Generais, brigadeiros e almirantes da ativa consultados pela reportagem avaliaram que o fato de o deputado ter defendido a tropa durante as sessões da Comissão da Verdade, no governo da presidente cassada Dilma Rousseff, ajudou a romper as críticas. 

Além disso, atualmente quatro dos 15 generais que integram o Alto Comando do Exército são colegas de Bolsonaro na turma de 1977 da Academia Militar das Agulhas Negras (…).

Para oficiais ouvidos pelo Estadão, um dos pontos a favor de Bolsonaro como candidato à Presidência é o fato de ele não ser investigado em casos de corrupção.”

É por esse o motivo também que os militares jamais aceitariam que Lula se tornasse comandante supremo das Forças Armadas.

Lula quer exonerar Sergio Moro

A escalada petista contra o Judiciário é comandada pelo próprio Lula.

Isso se tornou ainda mais evidente ontem à noite, no teatro Oi.

Além de atacar o TRF-4, em particular o presidente do tribunal, Carlos Eduardo Thompson Flores, e o revisor da Lava Jato, Leandro Paulsen, Lula disse também que Sergio Moro tem de perder o emprego:

“Juízes com o comportamento dele deveriam ser exonerados.”

O presidente do TRF-4 de tornozeleira

Eugênio Aragão quer botar uma tornozeleira eletrônica no presidente do TRF-4.

E no prefeito de Porto Alegre também.

Leia um trecho do texto delirante do ministro de Dilma Rousseff, publicado no site Brasil 247:

“O que esperar do julgamento num ambiente desses? Se depender do presidente do tribunal e de sua chefe de gabinete, o resultado do julgamento só pode ser um: a confirmação da sentença condenatória em acórdão que espinafra a presença popular em Porto Alegre como inadmissível pressão contra os julgadores. Esses antipetistas babantes de ódio, no fundo, no fundo, apostam no caos: uma manifestação fora do controle, com violenta repressão e prisões em massa. Esse cenário lhes causaria prazer orgástico (…).

Portanto, quem deveria estar de tornozeleira, Sr. primo do presidente, é o próprio presidente, sua chefe de gabinete, o prefeito Nelson Marchezan Jr., que tentou obter ajuda de força nacional e tantos outros que torcem pelo tumulto, como o Sr..”

Lula se compara a Bolsonaro

Para tentar limpar sua folha corrida, Lula comparou-se a Jair Bolsonaro.

Ele disse no teatro Oi:

“O Bolsonaro vai agora comer o pão que o diabo amassou. A mídia vai fazer com ele o que tentou fazer comigo durante anos sem encontrar nada”.

Um candidato honesto

72% dos eleitores disseram que a honestidade é o principal fator na escolha de um candidato.

O diretor do Ideia Big Data, que realizou a pesquisa com 5 mil pessoas entre 9 e 13 de janeiro, disse para O Globo:

“Trabalho há quinze anos com pesquisas de opinião e nunca vi uma liderança tão forte de temas relacionados à honestidade na cabeça dos eleitores.”

Mais detalhadamente:

“38% dos eleitores indicaram que o mais importante para seu voto é a honestidade do candidato ou o fato de ele não ser corrupto. A pesquisa mostra ainda que 13% dos entrevistados apontaram a transparência; 11% optaram por ‘estar fora da Lava Jato’; e 10% disseram que o seu candidato tem de ser novo ou de fora da política.”

Lula já era.