quarta-feira, 5 de abril de 2017

Lula fica tenso com iminência de delação de Palocci e manda defesa 'controlar o cliente'

O ex-ministro Antonio Palocci considera fazer uma delação premiada. 

A perspectiva de tal acordo desagradou profundamente o ex-presidente Lula, que, segundo o jornal O Estado de São Paulo, comunicou sua insatisfação à defesa de Palocci, juntamente com "um pedido de que controlem o cliente". 

Lula e Palocci usam os serviços do mesmo advogado. 

'Dilma continua semianalfabeta, incapaz e ladra', ataca historiador Marco Antônio Villa



Após a entrevista de Dilma ao jornal Folha de São Paulo, em que tentou minimizar a delação de Marcelo Odebrecht, o historiador e jornalista criticou a presidente deposta: "ela continua semianalfabeta, incapaz e ladra". 

Na entrevista, Dilma disse que Marcelo Odebrecht deve ter sofrido "pressões" e "coerção" para fazer sua "delaçãozinha".

TSE marca depoimento de Mantega para a próxima quinta-feira



O ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcou para a próxima quinta-feira (6), às 20h, o depoimento do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega na ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, vencedora da eleição presidencial de 2014.

Hoje (4) pela manhã, o plenário do TSE autorizou a oitiva de Mantega, a pedido da defesa de Dilma Rousseff. Ele teria sido citado por delatores da empreiteira Odebrecht como envolvido no repasse de recursos não declarados para a campanha de 2014.

Na prática, a autorização resultou na reabertura da fase de instrução do processo, estágio em que as defesas ainda podem solicitar novas providências para a produção de provas. O advogado de Dilma, Flávio Caetano, afirmou que irá fazer novas petições.

O despacho que marcou a oitiva de Mantega foi assinado pelo juiz auxiliar Bruno Lorencini. Mantega será ouvido no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

O ex-ministro chegou a ser preso em setembro do ano passado temporariamente pela Polícia Federal (PF) na 34ª fase da Lava Jato, denominada Arquivo X. Ele foi solto no mesmo dia. 

Mantega foi ministro da Fazenda por mais de oito anos, entre 2006 e 2014, e participou do segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro mandato de Dilma Rousseff.


Jornalistas fazem chacota de Dilma após ela dar a desculpa de que estava 'defecando' em dia de encontro com Odebrecht

A presidente deposta Dilma deu uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, em que tentou minimizar o depoimento de Marcelo Odebrecht em ação que julga sua cassação, assim como a delação premiada do empresário. Dilma, que antes havia dito que nunca tinha se encontrado com Marcelo Odebrecht, admitiu que se encontrou com ele ao menos sete vezes. Ao relatar o encontro em que o empresário lhe alertou sobre os pagamentos feitos no exterior ao seu marqueteiro, Dilma disse que mal prestou atenção a ele porque tinha ido ao banheiro. A declaração tornou a ex-presidente alvo de chacota dos jornalistas do site O Antagonista, que disseram: "Dilma Rousseff foi defecar. Por isso ela ignorou o alerta de Marcelo Odebrecht de que sua campanha estava contaminada com pagamentos de propina". E concluíram: "Janete já tem uma defesa contra a Lava Jato: a culpa é do guacamole".

Leia abaixo o texto do Antagonista: 
Dilma Rousseff foi defecar.
Por isso ela ignorou o alerta de Marcelo Odebrecht de que sua campanha estava contaminada com pagamentos de propina.
Leia o que ela disse à Folha de S. Paulo:
“Eu viajei ao México para um encontro com o Peña Nieto e depois houve um almoço e uma reunião com empresários. O Marcelo estava lá. No fim do dia, eu já estava saindo para o aeroporto, atrasada, mas queria ir ao banheiro. Fui para uma sala reservada e fiz o que tinha que fazer [risos]. Quando voltei, está lá o senhor Marcelo nessa sala. Ele começou a falar comigo, do jeito Marcelo, tudo meio embrulhado. E eu numa pressa louca, olhando para ele. Não entendi patavina do que ele falava. Niente. Ele diz que me contou que poderia ocorrer contaminação. Mas eu não tinha conta no exterior. Se o João tinha, o que eu tenho com o João? Por que eu teria que saber?”
Janete já tem uma defesa contra a Lava Jato: a culpa é do guacamole.

Deputado faz alerta urgente: 'Projeto de Renan Calheiros quer intimidar e calar a Lava Jato!'

O projeto do abuso de autoridade do senador Renan Calheiros está sendo debatido na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Figuras importantes do Judiciário e do Ministério Público foram convidadas a falar nas audiências públicas, mas o relatório do senador Roberto Requião, relator do projeto, foi lido previamente e não incorporou sugestões. 

O deputado Onyx Lorenzoni, na sessão de debates de ontem, desabafou: "esta proposta é absurda e só tem um objetivo  intimidar juízes e promotores. O projeto do abuso de autoridade quer intimidar e calar a Lava Jato. Renan e seus companheiros estão atacando os debatedores!".

Juiz Sergio Moro determina medidas de segurança excepcionais para 'embate' com Lula, invasão de militantes não é descartada

O depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro, marcado para o dia 3 de maio, está sendo aguardado com muita ansiedade pelo petista e seus seguidores. Militantes e sindicalistas planejam uma "caravana" a Curitiba, com discursos de petistas do lado de fora do fórum.  

Segundo o site O Antagonista, "Sérgio Moro determinou medidas de segurança excepcionais para o depoimento de Lula no dia 3 de maio, em Curitiba. O PT avisou que pretende levar 50 mil pessoas e "abraçar" o prédio da Justiça Federal - uma invasão não está descartada".

Após dizer que receberia Moro “na bala”, Ciro arrega e elogia a Lava-Jato

Ciro Gomes chamou muita atenção ao dizer que receberia "à bala" uma operação da Lava Jato. Após a péssima repercussão de sua fala, Gomes, em entrevista ao jornal O Povo, voltou atrás e elogiou a operação. 

Leia trecho da entrevista: 

Sobre a operação Lava Jato, citada rapidamente pelo senhor anteriormente, qual a sua avaliação?
Ainda acho uma coisa muito boa para o País. E pode ser uma coisa histórica se essa garotada, os jovens Procuradores e o próprio juiz (Sérgio Moro), entenderem a transcendência histórica do fazer jurídico deles. Abrindo mão, o que está ficando cada vez mais difícil, do estrelismo, do exibicionismo, acabando com essa promiscuidade com a imprensa, do off, a convivência igualmente promíscua com indigitados, ou suspeitos ou acusados de participarem dessa imensa coligação de ladrões que tomou conta do Brasil. Então, pode ser uma coisa histórica porque o povo brasileiro tem uma sensação muito desagradável de que cadeia entre nós é apenas para ladrão de galinha. E, pela primeira vez, de uma forma mais orgânica, temos a sensação de que talvez isso possa encerrar. Porém, o que eles estão fazendo, do jeito que estão fazendo, é plantar todas as nulidades para amanhã vir uma outra operação Satiagraha. Você lembra? Era o procurador Joaquim Francisco era o grande valentão, acabou expulso da Procuradoria; tinha o delegado Francisco Protógenes, que prendeu os bandidos do colarinho branco e hoje está foragido do País, enquanto os acusados da época, Daniel Dantas e outros, portam certificado de inocência, angelical, mesmo que completamente culpados. Devido às nulidades flagrantes, o exibicionismo em cima do processo.

Presidente do TST rebate afirmação de Gilmar Mendes de que Corte foi “laboratório do PT”

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Filho, não gostou da declaração dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, na segunda-feira (3), de que o TST foi “laboratório do Partido dos Trabalhadores e que conta com simpatizantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT)”.



Gandra Filho diz que, apesar do apreço que tem por Mendes, “não pode admitir agressões dessa espécie, que extrapola a salutar divergência de ideias, para atingir injusta e generalizadamente a honorabilidade das pessoas”.