sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

PROPINA EM CAIXAS DE UÍSQUE PARA LULA

Em sua delação premiada fechada com a PF, Antonio Palocci foi questionado sobre a existência de testemunhas das entregas de dinheiro vivo da Odebrecht a Lula, hóspede da PF em Curitiba desde abril do ano passado.

O ex-ministro declarou ter entregado R$ 50 mil ao ex-presidente dentro de uma caixa de celular no Terminal da Aeronáutica em Brasília, durante a campanha de 2010, em frente a um motorista de Palocci chamado Cláudio Gouveia.

“Em São Paulo, recorda-se de episódio de quando levou dinheiro em espécie a Lula dentro de caixa de whisky até o aeroporto de Congonhas, sendo que no caminho até o local recebeu constantes chamadas telefônicas de Lula cobrando a entrega”, diz outro trecho da delação, obtido por O Antagonista.

LULA RECEBEU DINHEIRO VIVO DA ODEBRECHT, CONFIRMA PALOCCI

Antonio Palocci confirmou, em sua delação premiada fechada com a PF, entregas de dinheiro em espécie de propina paga pela Odebrecht a Lula, informa o G1 Paraná.

“[Palocci] também se recorda que, dos recursos em espécie recebidos da Odebrecht e retirados por Branislav Kontic, levou em oportunidades diversas cerca de trinta, quarenta, cinquenta e oitenta mil reais em espécie para o próprio Lula”, diz um trecho da delação.

As informações estão no termo número 5 da primeira delação fechada pelo ex-ministro da Fazenda de Lula com a PF de Curitiba, que foi homologada pelo TRF-4.

Todas as ditaduras desarmaram os seus cidadãos

A Suíça é um dos países mais armados do mundo, mas tem índices baixíssimos de criminalidade. Mas o Japão tem lei de desarmamento, e também tem índices baixos. Nos EUA, os estados mais violentos não coincidem com os estados que liberam armas. Nem com os que proíbem.
Se alguém quiser provar que liberação de armas diminui os crimes, vai achar meio mundo de pesquisas dizendo isso. Mas quem quiser dizer que armas aumentam os crimes também vai achar meio mundo de pesquisas corroborando com a tese.
Liberar ou não a posse e o porte de armas não tem exatamente a ver com segurança pública, tem a ver com liberdade. Não é à toa que todas as ditaduras desarmam os cidadãos.
A gente se acostumou a ter que justificar a liberdade, mas a lógica deveria ser inversa: se não há um motivo muito forte para cercear uma liberdade, ela não deve ser cerceada.
E se o assunto é tão controverso e as pesquisas não convergem para um mesmo resultado, é porque a proibição de armas foi uma atitude arbitrária e autoritária, até porque foi feito um plebiscito popular, que decidiu o inverso do que foi aplicado.
Se os iluminados que decidiram isso estivessem tão certos, não estaríamos hoje com esses índices absurdos de violência. Poderia estar pior? Sim. Mas poderia estar melhor também. Não sabemos. E isso já é suficiente para não proibir as pessoas de se defenderem com armas, se assim desejarem. Na dúvida, escolha sempre a liberdade.
Eu não pretendo ter armas. Graças a Deus, moro e trabalho em lugares relativamente seguros, e ainda não senti essa necessidade. Mas tem muita gente que mora onde a polícia não chega, ou onde os bandidos moram ao lado.
Claro que não é o caso de 99% dos desarmamentistas...
(Texto de Priscila Chammas. Jornalista)

(Jornal da Cidade conteúdo)

Governo recua e suspende nomeação polêmica para comando do Enem

O governo Jair Bolsonaro decidiu, agora à noite, suspender a nomeação do economista Murilo Resende Ferreira para assumir a coordenação do Enem, registra o UOL.

Ferreira ocuparia o cargo de diretor de avaliação da educação básica do Inep. Hoje, em edição extra do Diário Oficial, Onyx Lorenzoni assinou portaria tornando “sem efeito” a sua nomeação.

Doutor em economia pela FGV e ex-aluno de Olavo de Carvalho, Ferreira não tem nenhuma experiência na área de educação básica em seu currículo.

Segundo integrantes do MBL, o economista foi expulso do movimento. Mais recentemente, ele foi acusado de plagiar de um autor americano um texto sobre a Escola de Frankfurt. Ferreira negou ter cometido plágio.

A diferença fundamental é que Flávio jamais será um “Guerreiro do Povo Brasileiro”

É complicado exigir “calma” de um eleitorado que, exaurido pela corrupção sistemática, votou com sentimento de mudança, ruptura, no atual governo.
Quanto mais demoram para esclarecer tudo, pior para o presidente da República.
Quando Queiroz deu entrevista ao SBT, faltando ao depoimento no MP-RJ, era uma prévia da tragédia de comunicação que este caso se tornaria. Mesmo na ocasião, não apresentou qualquer papel à emissora, notas, etc.
Pouco importa a tecnicidade do que houve no STF, as mesmas redes sociais que os elegeram, aguardam ansiosamente alguma satisfação contundente sobre o caso.
Felizmente, até o momento, não houve eleitor puxando o coro de “Flavio, guerreiro, do povo brasileiro”, como outrora. E este é, ou deveria ser, um sinal claro de que os tempos mudaram.
texto de João Ferreira, no Jornal da Cidade

URGENTE: BNDES EXPÕE 50 MAIORES BENEFICIÁRIOS

O BNDES acaba de expor em seu site a lista dos maiores tomadores de recursos do banco, registra O Antagonista.

Lidera o ranking a Petrobras, seguida da Embraer, Norte Energia e Vale. Em quinto lugar, aparece a Odebrecht.

Já estão disponíveis para consulta os contratos de exportação de engenharia. Nas próximas semanas, entrarão os demais.

Clique AQUI



RENAN CALHEIROS COMO PRESIDENTE DO SENADO É TRAGÉDIA PURA!

GOVERNANÇA
Não foram poucos os editoriais que escrevi ao longo da última campanha eleitoral, alertando que da mesma forma como os eleitores devem se preocupar em escolher um presidente honesto e competente, também precisam escolher deputados e senadores que tenham o mesmo perfil e defendam as mesmas ideias. Isto é fundamental para uma boa governança.
AFINIDADE
Pois, como se viu, nas Eleições 2018, os eleitores em geral cumpriram bem, e até de forma muito surpreendente, esta importante tarefa. Mesmo que o PT ainda tenha a maior bancada na Câmara Federal, a maioria dos deputados eleitos está mais afinada com os propósitos e reformas defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro. 
RODRIGO MAIA
Mesmo que Rodrigo Maia esteja longe de ser considerado uma -brastemp política- tudo leva a crer que a sua escolha como presidente da Câmara, já no início do mês de fevereiro, como dão a entender os analistas políticos, o importante é que ele tem se apresentado como um líder bem afinado com as propostas de Bolsonaro.


RENAN CALHEIROS
Já no ambiente do Senado a situação é bem diferente, para não dizer trágica. Tudo porque o péssimo senador Renan Calheiros, candidato que os analistas políticos (os mesmos que veem Maia como o mais provável presidente da Câmara), goza de maior preferência para presidir o novo Senado. Coisa que, por si só, exige atenção e ação redobrada por parte dos eleitores brasileiros.


FICHA POLÍTICA E CRIMINAL
A ficha política e criminal do senador Renan Calheiros, além de longa e muito conhecida, é repleta de péssimas intenções para quem elegeu Bolsonaro e, portanto, exige um Brasil realmente novo e melhor para viver e empreender. Enquanto a maioria da Câmara está com Bolsonaro, isto não acontece no Senado (o governo soma 33 votos, ante 25 da oposição, 12 independentes e 11 indefinidos, segundo estimativa dos analistas).
IMPEDIR A CATÁSTROFE
Para piorar, além de petista/socialista  declarado, como pode ser visto no vídeo no qual declara, de forma franca e aberta, Renan confirma adesão total  à campanha -Lula Livre-. Ora, só por aí já há motivo de sobra para não aceitar que o pilantra venha a presidir o Senado a partir de fevereiro. 
Como faltam poucos dias para a eleição dos presidentes das duas Casas, e a maioria dos senadores está inclinada a eleger Renan Calheiros, só nos resta ir para as ruas para tentar impedir esta catástrofe.

editorial de Gilberto Simões Pires, pensador, escritor e analista político