domingo, 15 de outubro de 2017

Gleisi e Paulo Bernardo vaiados na Rússia

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, ambos réus na Lava Jato, foram vaiados neste domingo por um grupo de brasileiros durante visita ao Museu Hermitage, na cidade russa de São Petersburgo, informa Sônia Racy, no Estadão.

“Um dos maiores museus do mundo, o Hermitage é considerado uma das grandes atrações de arte e cultura da cidade.”

Gleisi e Paulo Bernardo são amostras da cultura brasileira.


Maia critica “meia justificava” do advogado de Temer

Rodrigo Maia reagiu às acusações do advogado de Michel Temer de que a divulgação dos vídeos do operador Lúcio Funaro, feita no site da Câmara, foi um “criminoso vazamento”; afirmou estar perplexo “depois de tudo que fiz pelo presidente”; e ainda criticou a “meia justificava” de Eduardo Carnelós.

Eis a íntegra da nota de Maia:

“A nota do advogado… ela dá uma resposta parcial. Ele fala da publicidade dos vídeos, dos documentos no site da Câmara a partir do dia 29. Mas, três, quatro dias antes, a Câmara dos Deputados, através do seu secretário-geral, deputado Giacobo, entregou ao assessor Gustavo toda documentação alertando que a PET 7099 estava sob sigilo e assim foi encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça.

A nota do advogado não esclarece o ponto mais importante. Ele fala apenas que não sabia que o site da Câmara tinha dado publicidade. Ele deveria saber que todos os documentos encaminhados pelo STF estavam à disposição dele, dos advogados, dos ministros. Eu, inclusive, estive com a presidente Cármen Lucia e com o ministro Fachin perguntando o que estava sob sigilo e a única peça que estava sob sigilo é a PET 7099, que não tem relação com os vídeos do Lúcio Funaro. A PET 7099 é anterior à delação do Lúcio Funaro.

Então, o advogado faz uma meia justificativa, o que não esclarece os fatos e o que vai obrigar – infelizmente – a que os funcionários da Câmara tomem atitudes, inclusive na justiça, porque são servidores, tem fé pública e, com a nota dele, continuam sendo desrespeitados.

E, da minha parte, uma perplexidade muito grande ver o advogado do presidente da República, depois de tudo que fiz pelo presidente, da agenda que construí com ele, de toda defesa que fiz na primeira denúncia, ser tratado de forma absurda e – vamos chamar assim – sem nenhum tipo de prova, de criminoso.

Porque quando ele diz ‘aqueles que divulgaram os áudio são criminosos’ e foi a Câmara que colocou de forma legítima, respeitosa, tudo aquilo que estava na denúncia de forma pública no site… quando ele diz que é criminoso, eu preciso, de fato, defender a minha posição porque eu não posso aceitar de nenhuma forma que um advogado possa me tratar desta forma.

Acho que o advogado não respondeu de forma correta o que deveria e a minha posição é apenas que tudo fique claro. Os documentos que estão públicos são documentos que vieram sem nenhum tipo de ressalva por parte do Supremo, que foram esclarecidos comigo, com a presidente Cármen Lúcia e com o doutor Fachin.

E se há alguma dúvida por parte do advogado, ele não deveria primeiro atacar. Ele deveria primeiro avaliar, investigar para ver se de fato existia alguma atitude criminosa que, eu tenho certeza, muito menos da minha parte, mas também da parte dos servidores da Câmara, não houve nenhuma atitude que não fosse apenas preservar a transparência e a possibilidade de cada um dos 513 deputados pudessem ter acesso a todos os documentos da denúncia apresentada pelo doutor Janot.”

Advogado de Temer baixa o tom

Um dia após chamar de “criminoso vazamento” a divulgação dos vídeos da delação do operador Lúcio Funaro, o advogado Eduardo Carnelós, que defende Michel Temer, baixou o tom.

“Quando divulguei nota ontem, referindo-me a vazamento que qualifiquei como criminoso, eu desconhecia que os vídeos com os depoimentos de Funaro estavam disponíveis na página da Câmara dos Deputados. Aliás, considerando os termos da decisão do Ministro Fachin, eu não poderia supor que os vídeos tivessem sido tornados públicos. Somente fiquei sabendo disso por meio de matéria televisiva levada ao ar ontem”, alegou o advogado.

“Jamais pretendi imputar ao Presidente da Câmara dos Deputados a prática de ilegalidade, muito menos crime.”

Era só o que faltava, de fato, para azedar de vez a relação já abalada de Temer e Rodrigo Maia, às vésperas da votação da segunda denúncia de Rodrigo Janot contra o presidente.

Panos quentes, rápido.

Presidente João Figueiredo entrevistado por Alexandre Garcia


Presidente  João Figueiredo entrevistado por Alexandre Garcia pela extinta TV Manchete no ano de 1985

PRA QUE SUPREMO?

“O que era pra ser um Tribunal onde a justiça prevalecesse, mesmo para os mais ricos e poderosos, na prática STF se esqueceu que ninguém está acima da lei, e virou a Instituição mais podre da República. Com seus ministros indicados por governos corruptos, para obterem impunidade total pelos crimes cometidos, esta Instituição está corroída até a alma, e se tornou o pivô da crise existente no Brasil. Amoral e sem ética, essa Instituição liderada por um juiz arrogante, desequilibrado, e parcial, está comprometida com a rejeição dos processos de seus padrinhos políticos, e empresários poderosos, já se vão 4 anos de lava jato, e não prenderam ninguém, correm para soltar os criminosos que foram presos em primeira instância, com seus habeas corpus imorais, numa demonstração clara de desespero em acabar com a operação, antes que a lava jato chegue até eles, afundando no mar de lama que estes ministros estão navegando. Pobres de nós, que estamos reféns desses marajás gananciosos, que dão a última palavra nas decisões, e recebem em troca pela proteção dada aos corruptos, altos salários, mordomias mil, nomeações para parentes em altos cargos, e talvez mais coisas que desconhecemos. Só ficam repetindo, estado democrático de direito, e as Instituições estão funcionando. Pra quem ? Só se for para os meliantes de colarinho branco. Para os amigos corruptos, impunidade, para o cidadão a lei. Fica aqui a pergunta do título, pra que STF? Tão caro e tão prejudicial a sociedade, dando o péssimo exemplo, que o crime compensa. Já passou da hora de investigar esses ministros, que descaradamente mantém uma relação promíscua com o legislativo, executivo, e grandes empresários, e estão afundando o Brasil, sem o mínimo remorso, pisando na cabeça do cidadão, que com seus impostos os sustenta. Suprema Vergonha Nacional, fazendo um triste espetáculo, onde tira a esperança da população em dias melhores, um povo que não acredita na justiça, que futuro terá ? Quem pode investiga-los? São intocáveis? Estão acima da lei? São Santos? Talvez sim, Santos protetores dos corruptos !” 

Wladimir Sampaio, em Carta-protesto enviada ao STF. 

(República de Curitiba conteúdo)

A RESPOSTA À "BOBAGEM" DOS POLÍTICOS INVESTIGADOS

O Estadão também entrevistou Piercamillo Davigo, um dos coordenadores da força-tarefa da Operação Mãos Limpas, inspiradora da Lava Jato, e hoje presidente da seção criminal da Corte de Cassação (o supremo tribunal) da Itália.

O jornal perguntou qual era, de todas a acusações feitas pelos políticos, a que mais o incomodava. Eis a melhor resposta da entrevista:

“Não ser imparcial. A imparcialidade é essencial para um magistrado. Trata-se daquilo que os criminólogos chamam de técnica da neutralização, isto é, a justificação que um culpado dá para si mesmo para outros de modo que o fato pareça menos grave.

Dou um exemplo: uma das coisas mais extravagantes que aconteciam quando um acusado era citado era ele dizer: ‘E o outros, por que vocês não pegaram os outros?’ Pois bem, na Itália, identificamos apenas 3% dos autores de furtos de veículos. Tirando os casos em que as pessoas são apanhadas em flagrante, é difícil prender alguém que roubou um carro. Jamais encontrei um ladrão de carro que me dissesse: ‘E os outros? Por que você não prendeu os outros?’ Eu teria respondido: ‘Queria começar com você. Se quiser, pode me dar a lista dos teus colegas que eu processarei eles também.’

Mas, na Itália, essa coisa é repetida como se fosse uma coisa sensata, quando não faz sentido pensar que, para processar alguém, é preciso descobrir os autores de todos os crimes. Quando você reflete sobre isso, você percebe que é uma bobagem.”

Uma das bobagens mais repetidas pela turma de Lula.

AS MÃOS SUJAS DO CONGRESSO

O Estadão entrevistou Gherardo Colombo, ex-ministro da Corte de Cassação (o supremo tribunal italiano) no período da Operação Mãos Limpas, inspiradora da Lava Jato.

Ele resumiu os efeitos das investigações e como se deu a blindagem contra a Justiça.

“Muitos foram os condenados. Alguns foram para a cadeia. Mas muitos empresários – devo dizer que não sei se o nosso sistema corresponde ao de vocês – fizeram acordos e conseguiram a suspensão condicional da pena. E, portanto, não foram para a cadeia. Depois, progressivamente, nossos legisladores – nossos processos e investigações duraram 13 anos – modificaram alguns crimes, como o de falsificação de balanços e o favorecimento administrativo, reduzindo o prazo de prescrição; modificaram os valores das provas, retirando o valor de atos processuais que antes tinham valor como prova, razões pelas quais depois o número de condenações diminuiu bastante.”

Qualquer semelhança com as iniciativas do Legislativo brasileiro não é mera coincidência.

O “delivery” de Moreira Franco

O ministro denunciado Moreira Franco afirmou no Twitter que a delação de Lúcio Funaro foi uma “encomenda remunerada” feita por Rodrigo Janot.

“Como o objetivo da dupla Joesley e Janot era derrubar Michel Temer, após a derrota na primeira denúncia, só um fato novo justifica a segunda flecha.

Flechada que muito antes foi anunciada pelo PGR. Como faltava-lhe bambu, ocorreria a encomenda remunerada da delação de Funaro.

Seria um delivery de matéria-prima: Janot pedia e Joesley pagava.”

Segundo Funaro, o “delivery de matéria-prima” era outro: Moreira e Eduardo Cunha recebiam propina para facilitar liberação de recursos do FGTS.


Menos inflação, mais poder de compra

O Estadão destaca que as famílias de baixa renda estão aos poucos retomando as compras, depois de passarem dois anos consumindo apenas o básico.

O recuo no preço dos alimentos abriu espaço nos últimos meses para a aquisição de eletrodomésticos, por exemplo.

Os dados oficiais ainda não capturaram esse efeito, mas indicadores já apontam nessa direção.

– “Em setembro, o fluxo de pessoas nos shoppings do país teve o maior crescimento desde 2015, puxado pelos shoppings populares.”

– “Trabalhadores que ganham até dois salários mínimos são maioria entre os que limparam o nome no serviço eletrônico da Serasa Experian.”

– “E nas lojas de eletrodomésticos, outro sinal concreto: a venda de TVs básicas, por exemplo, está crescendo mais do que a dos aparelhos mais sofisticados.”

Henrique Meirelles vai ganhando discurso para sua campanha.




O PRÊMIO DOS PARTIDOS REPROVADOS

Nove partidos, grandes e pequenos, tiveram suas contas reprovadas pela Justiça Eleitoral nos balancetes julgados neste ano, mas referentes a 2011, segundo O Globo.

“PT e PSDB encabeçam a fila, seguidos por PR, PPS, PCB, PCO, PRTB, PSL e PTN.”

As irregularidades “vão desde questões formais, como a apresentação de notas fiscais incompletas, a suspeitas de desvios. Alguns casos envolvem uso de verba do fundo partidário — portanto, dinheiro público —, para o pagamento de empresas de dirigentes das siglas por supostos serviços prestados ao partido, compra de vinhos e até reforma em residência de presidente de legenda”.

Mesmo assim, esses partidos receberão sua parcela do fundão eleitoral estimado em R$ 1,7 bilhão para as campanhas de 2018.

RENAN, O CABO ELEITORAL DE LULA

Renan Calheiros publicou no Instagram:
“Essa insistência em tirar o Lula da corrida presidencial serve para abrir espaço para o Bolsonaro. O Brasil não merece isso!”

A declaração vem escrita no mesmo post de um vídeo em que o senador diz:

“O que lamentavelmente, tristemente caracteriza o país nesse momento é essa discussão infame, esse debate nojento, esse noticiário repetitivo se é legal ou não é legal o recibo de aluguel do apartamento vizinho ao apartamento em que mora o ex-presidente.”

O fato: Renan, alvo de uma dúzia de inquéritos no STF, precisa do foro privilegiado e, para ser reeleito em 2018, aposta na força de Lula com o eleitorado de Alagoas.

“O cara saía com a mala, ia andando meia quadra e já estava no escritório dele”

Lúcio Funaro também relatou à PGR a facilidade para repassar a propina a Michel Temer, já que seu escritório em São Paulo era próximo ao do atual presidente – 100 m de distância, segundo o delator – e ao do advogado José Yunes, ex-assessor especial dele, informa a Folha.

“O Altair às vezes comentava que tinha que entregar um dinheiro para o Michel. O escritório do Michel é atrás do meu escritório. O lugar onde era localizado o meu escritório era um lugar muito bom para o Eduardo [Cunha] porque era próximo ao escritório do José Yunes, que era uma das pessoas que às vezes arrecadava dinheiro, que ia pegar dinheiro pro Michel Temer.”

Funaro acrescentou:

“Sendo próximo, o risco era pequeno. O cara saía com a mala, ia andando meia quadra e já estava no escritório dele, entendeu. Não tinha problema nenhum.”



Novo mortadelão dos sindicatos: R$ 1 bilhão

Pressionado para restituir o imposto sindical, o Ministério do Trabalho estuda liberar até R$ 1 bilhão para os sindicatos, informa a Coluna do Estadão.

O valor é o conjunto das contribuições retidas pelo governo nos últimos anos em razão de erros no preenchimento das guias pelas empresas entre 2008 a 2015.

“A contrapartida do ministério é destinar 15% do saldo residual para formar um fundo que irá financiar o combate ao trabalho escravo e infantil.”

Associar uma causa humanitária é só tentativa de justificar o mortadelão.



Aécio está “muito pessimista e assustado”

Interlocutores de Aécio Neves disseram ao Globo que ele está muito pessimista e assustado com a possibilidade de um resultado negativo na sessão do Senado sobre seu afastamento e recolhimento noturno.

Sobretudo depois que o PT anunciou a decisão de fechar questão contra seu retorno, a esperança dos aliados de Aécio era de que, com uma votação secreta, ele pudesse ter votos mesmo na oposição, para atingir o mínimo de 41 necessários.

No entanto, a determinação de um juiz de Brasília, antecipada na sexta-feira pelo Antagonista, para que a votação seja aberta, é mais um motivo de preocupação.

Aécio corre o risco de ser afastado “e ainda ter que derrubar, no Conselho de Ética, o processo aberto pelo PT por quebra de decoro, que pode, aí sim, cassar de vez seu mandato”.

Dodge refuta ladainha de Cunha

Raquel Dodge apresentou parecer no STF contra a transferência definitiva de Eduardo Cunha para Brasília, onde o ex-deputado está desde o mês passado,  em razão de depoimento a ser prestado em 26 ou 27 de outubro.

A PGR contestou o argumento de que a transferência para Brasília diminuiria os gastos da Polícia Federal com o uso de aeronaves para a realização de depoimentos.

Segundo Dodge, Cunha “é réu ou investigado em processos em outras regiões do país, especialmente na Região Sul, mas também no Centro-Oeste, no Nordeste e no Sudeste, logo, haverá gastos com seu eventual deslocamento para essas regiões de qualquer forma, não sendo a transferência para o Distrito Federal que irá eliminar tais custos”.

O acordão para salvar Temer e Aécio

Michel Temer tenta costurar um acordo nos bastidores para o PMDB salvar Aécio Neves, primeiro no plenário do Senado e, depois, no Conselho de Ética, em troca do apoio dos deputados tucanos contra a segunda denúncia de Rodrigo Janot, confirma Andréia Sadi.

“Temer está preocupado com os votos do PSDB.”

Temer está saindo muito, muito caro.