segunda-feira, 10 de setembro de 2018

STF não vai julgar ações sobre impedimento de Gilmar em casos da Lava Jato

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, considerou prejudicadas e, portanto, não serão mais julgadas ações que alegavam impedimento e suspeição do ministro Gilmar Mendes em casos ligados à desdobramentos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

As ações foram propostas pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. Cármen Lúcia seguiu parecer da atual chefe do Ministério Público Federal Raquel Dodge, registra o site Folha Política.

“Pelas mudanças processadas no quadro fático-jurídico após o ajuizamento e, nos termos apresentados pelo arguente, julgo prejudicada a presente Arguição, pela perda superveniente do objeto”,  escreveu a ministra.

Um dos principais desafetos de Gilmar, Janot apresentou duas arguições de impedimento, suspeição e incompatibilidade da relatoria dos habeas corpus 146.666/RJ e 146.813/RJ, que tratam dos empresários Jacob Barata Filho e Lélis Marcos Teixeira.

Segundo Janot, são vários os vínculos pessoais que impedem Gilmar de exercer com a mínima isenção suas funções no processo. A PGR aponta que o ministro, em 2013, foi padrinho de casamento de Beatriz Barata, filha do paciente, com Francisco Feitosa Filho. Ele é filho de Francisco Feitosa de Albuquerque Lima, irmão de Guiomar Mendes, mulher do Gilmar.

Para os procuradores, a relação entre as famílias vai além. Conforme apuração do Ministério Público Federal, Jacob Barata Filho integra os quadros da sociedade Autoviação Metropolitana Ltda, ao lado, entre outros sócios, da FF Agropecuária e Empreendimentos S/A, administrada por Francisco Feitosa de Albuquerque Lima, cunhado do ministro Gilmar Mendes.

Outro ponto é que o escritório de Sérgio Bermudes, integrado por Guiomar Mendes, representa e tem assinado diversas petições postulando o desbloqueio de bens e valores nos processos cautelares de natureza penal da Operação Ponto Final.

Janot cita o Código de Processo Civil para sustentar a irregularidade na atuação do ministro. “Incide no caso a hipótese de impedimento prevista no art. 144, inciso VIII, do Código de Processo Civil, cumulado com o art. 3º, do Código de Processo Penal, a qual estabelece que o juiz não poderá exercer jurisdição no processo ’em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, mesmo que patrocinado por advogado de outro escritório’”.

Outro trecho ao qual ele faz referência é a suspeição prevista no art. 145, inciso III, do Código de Processo Civil, cumulada com o art. 3º, do Código de Processo Penal, a qual dispõe que há suspeição do juiz quando qualquer das partes for sua credora, de seu cônjuge ou companheiro ou de parentes destes, em linha reta até o terceiro grau, inclusive.

Gilmar sempre negou qualquer irregularidade para atuar nos casos. O ministro critica também o fato de o MPF tentar usar normas do Código de Processo Civil no caso, que é penal. “Em nenhum momento, o CPC dispõe-se a reger a matéria processual penal. Pelo contrário, as menções do Código de Processo Civil a procedimentos criminais voltam-se para excluir expressamente sua aplicação – art. 12″, § 2º, VIII – ou para reger a relação entre as duas jurisdições.

Funcionária que criticou Bolsonaro é demitida do Hospital Albert Einstein

O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, demitiu uma funcionária que fez comentários críticos ao deputado Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência, no Facebook. O parlamentar foi transferido para a unidade de saúde depois de ser esfaqueado durante um ato de campanha em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, na última quinta-feira, registra o site Folha Política.

Na última sexta-feira, após ocorrer a transferência de Bolsonaro para o hospital paulista, a funcionária postou uma foto do candidato e escreveu: "vou ter que usar máscara de oxigênio pra não correr o risco de respirar o mesmo ar".

De acordo com o Hospital Albert Einstein, "este tipo de conduta não condiz com os valores e crenças" da instituição. Em seu Facebook, Elcimar Coelho Marques disse ter sido demitida por justa causa, embora tenha pedido demissão em maio para fazer um curso remunerado. Após o primeiro comentário, ela fez uma série de postagens negativas ao candidato do PSL.

Jair Bolsonaro terá que passar por uma nova cirurgia de grande porte para reconstruir o trânsito intestinal e retirar a bolsa de colostomia, informou o boletim médico divulgado na manhã desta segunda-feira.

LEIA A NOTA DO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN

Informamos que a senhora Elcimar Coelho Marques não faz parte do quadro de colaboradores do Einstein desde 18 de maio de 2018 . Este tipo de conduta não condiz com os valores e crenças da nossa Instituição. Ressaltamos que prezamos pela ética e respeito ao próximo, sobretudo com os nossos pacientes.

“O PT não perdoa que o general Villas Boas tenha recusado jogar os tanques contra o povo na rua”

De um observador da cena política, sobre a nota do PT contra o general Villas Boas, por causa da entrevista do comandante do Exército ao Estadão:

“O PT não perdoa que Villas Boas tenha recusado a decretação inconstitucional do Estado de Defesa, para jogar os tanques contra o povo na rua, durante a campanha pelo impeachment de Dilma Rousseff. Nem que tenha sinalizado que não aceitaria o golpe de Estado, armado contra o Senado, na abertura do impeachment.”, registra O Antagonista.

Candidato do PT é preso após ‘avançar contra guardas municipais’

Na noite de ontem, Renato Freitas, candidato a deputado estadual pelo PT do Paraná, gravou um vídeo — explorado pelos blogs de esquerda — dizendo que “não estava fazendo nada, só estava panfletando” quando recebeu tiros de bala de borracha disparados pela Guarda Municipal.

O Antagonista publica, na íntegra, a nota da Prefeitura de Curitiba sobre o caso:

“A Guarda Municipal foi acionada por moradores do entorno da Praça do Gaúcho, por volta das 19h00 deste domingo (9/9), que reclamavam de pessoas fazendo racha de veículos, consumindo droga e promovendo perturbação do sossego em espaço público.

A Guarda Municipal atendeu ao chamado e precisou usar arma não letal (com bala de borracha) para conter o grupo e para restabelecer a ordem no local. Renato Almeida Freitas Junior, que é candidato a deputado estadual, estava no grupo que avançou contra os seis guardas municipais e acabou ferido na mão e nas costas. Ele foi encaminhado para atendimento médico no Hospital Cajuru. Após a liberação médica, será feito o registro do caso.

Além de envolvimento anterior num caso com a Polícia Militar, Almeida Freitas já havia sido detido pela Guarda Municipal em agosto de 2016, quando candidato a vereador, por desacato e perturbação de sossego.

DATAFOLHA: BOLSONARO 24%, CIRO GOMES 13%

Divulgada nova pesquisa Datafolha feita hoje, a primeira presidencial nacional depois do atentado contra Jair Bolsonaro em Juiz de Fora.

Jair Bolsonaro oscilou de 22% para 24%, dentro da margem de erro, que é de dois pontos. Ciro Gomes tem 13%, Marina Silva tem 11% –caiu cinco pontos; tinha 16%–, Geraldo Alckmin oscilou de 9% para 10% e Fernando Haddad subiu de 4% para 9%.

Igreja em Montes Claros nega bancar defesa de esfaqueador

O pastor Antônio Levi de Carvalho negou que a Igreja do Evangelho Quadrangular em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, banca os advogados de Adelio Bispo de Oliveira - o homem que esfaqueou o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) na última quinta-feira. Segundo familiares, o acusado se tornou missionário há oito anos, o que levantou suspeita de que o grupo religioso financiasse a defesa. Os quatro representantes legais do homem que agrediu o candidato deram versões divergentes sobre quem paga os honorários, registra o site Folha Política.

O QUE DIZ CADA ADVOGADO

Fernando Magalhães
“Uma pessoa que se diz representando uma congregação (os procurou). Não nos cabe percorrer o caminho de provar ser verdadeiro ou não o que declarou. Sabemos que o ataque não teve cunho religioso e sim político, por convicção do cliente e sem interferência de terceiros”.

Pedro Augusto de Lima Felipe e Possa
“Adelio se disse testemunha de Jeová. Não tem cunho da igreja (o pagamento). Foi uma pessoa ligada à religião dele que nos contratou”.

Marcelo Manoel da Costa
“O primeiro contato se deu por meio de um parente de Adelio, que fora aluno de Zanone e telefonou para ele. A questão do pagamento será combinada depois”.

Zanone Manuel de Oliveira Júnior
"A pessoa falou que tem conhecimento com a família e com o pessoal da igreja e que tinha gente lá conversando se iam ou não fazer uma vaquinha para financiar", disse, em entrevista ao Globo.

IGREJA NEGA

De acordo com o pastor Antônio Levi de Carvalho, superintendente da Igreja do Evangelho Quadrangular em Montes Claros, Adelio nunca foi integrante da Igreja na cidade.

Na tarde de quinta-feira, familiares de Adelio declararam em Montes Claros que, há oito anos, o homem se tornou missionário da Igreja do Evangelho Quadrangular. Nesse sábado, em Juiz de Fora (na Zona da Mata), o advogado Fernando Magalhães disse que a defesa foi contratada “a partir de uma congregação de Montes Claros, que pediu sigilo”.

"A igreja (do Evangelho Quadrangular) não reconhece o senhor Adelio como membro desta igreja", afirmou o pastor Levi. "A igreja informa que não pagou absolutamente nada de custas processuais dos advogados do senhor Adelio”, completou.

O pastor demonstrou estranhamento com a informação de que a defesa seria paga por uma ‘congregação’ de Montes Claros: "Conhecemos a realidade da nossa cidade, que é difícil. Quem aqui teria dinheiro para contratar advogados de um calibre desse?". 

Adelio é defendido por quatro advogados. Zanone, inclusive, deixou Belo Horizonte às pressas em avião próprio rumo a Juiz de Fora. Ao lado dele, estava Fernando Magalhães. Marcelo Manoel da Costa disse que trabalha no caso especialmente por conta da visibilidade, já que os valores pagos são ‘irrisórios’.

O pastor Antônio Levi de Carvalho disse que o Evangelho Quadrangular tem mais de 5 mil seguidores em Montes Claros e que não existe nenhum registro de que Adelio já tenha integrado a congregação.

Antônio Levi disse que há uma lista de fiéis registrados. Admitiu, porém, que Adelio pode ter frequentado alguma sede da igreja do Evangelho Quadrangular em Montes Claros. "A nossa igreja recebe visitas de muita gente. Não dá para saber quem são todas as pessoas que visitam a igreja. “Estou há 13 anos em Montes Claros e nunca tive notícia dele (Adelio) em alguma igreja nossa".

O pastor afirmou ainda que desconhece a informação de que Adelio tenha se tornado missionário da igreja, conforme disseram familiares do agressor. Levi explicou que é preciso apresentar ficha de bons antecedentes para representar a Evangelho Quadrangular.


"Para entrar para a igreja, primeiro a pessoa tem que fazer uma confissão de fé, aceitando Jesus para ser salva. Depois, acontece o batismo", relatou. Segundo ele, também é preciso que o aspirante a missionário passe por um processo seletivo, não possua ficha criminal e tenha “nome limpo no SPC e no Serasa”.

'Acabaram de elegê-lo Presidente. Os indecisos puderam constatar do que a ideologia doentia é capaz', diz General

O General Paulo Assis comenta a tentativa de assassinato do candidato Jair Bolsonaro. Para Assis, " como toda faca tem dois gumes, prevaleceu o da Justiça: o  povo está indignado.

Acabaram de elegê-lo Presidente da República. Está mais forte do que nunca. Agora, os indecisos, as ovelhas perdidas, puderam constatar do que a ideologia doentia é capaz".

Meirelles se confunde

Henrique Meirelles responde sobre igualdade salarial entre homens e mulheres.

O emedebista se confunde e afirma que é inaceitável que “mulheres ganhem mais do que homens”, querendo dizer o contrário, obviamente.

A plateia ri.

“Ele já tomou purpurinada, já tomou ovada, agora tomou uma facada”

Eduardo Bolsonaro, um dos filhos de Jair Bolsonaro, deu uma entrevista na porta do hospital Albert Einstein e voltou a negar que seu pai pregue a violência.

“A pergunta que eu deixo no ar é: quem são os intolerantes? Quem é que são os radicais? Será que nós é que somos os intolerantes? “, disse Eduardo, destacando que o agressor saiu vivo e sem ferimentos depois do atentado no meio da multidão.

“Ele [Bolsonaro] já tomou purpurinada, já tomou ovada, agora tomou uma facada. Tentaram tirar a vida de Jair Bolsonaro porque ele está muito próximo de chegar à presidência, para ser uma pessoa que muda o jogo entre a alternância de poder entre esquerda mais radical e outra mais moderada.”

A campanha de Bolsonaro nunca parou totalmente.

Mais de 500 programas federais ficam sem verba neste ano

Mais de 500 programas do governo previstos no Orçamento não receberam nenhum centavo neste ano, registra a Folha.

Desde que Michel Temer assumiu a presidência da República, 20% desses programas ficaram sem dinheiro.

O bilionário déficit nas contas públicas, que se arrasta desde 2014, impôs o atual ajuste fiscal e comprometeu projetos de construção de hospitais, penitenciárias, sistemas de alerta de desastres naturais, compra de medicamentos de portadores de doenças raras e preservação do patrimônio histórico e natural.

Ciro, sobre Bolsonaro: “Foi ferido na barriga, mas não mudou a cabeça”

Ciro Gomes, ao sair do debate na TV Gazeta, sobre Jair Bolsonaro:

”Ele foi ferido na barriga, mas não mudou nada na cabeça.”

Em Ciro, só a barriga cresceu.