sábado, 16 de setembro de 2017

FACE RELATÓRIO DA PF, DODGE VAI SUBSTITUIR EQUIPE DE JANOT NA LAVA JATO EM BRASÍLIA

A gestão da nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, decidiu dar um prazo de 30 dias para a saída da atual equipe da Lava Jato em Brasília na PGR, nomeada por seu antecessor e adversário Rodrigo Janot.
Nesta semana, um relatório da Polícia Federal afirma que integrantes do grupo de trabalho da Operação Lava-Jato em Brasília sabiam que o ex-procurador Marcello Miller estava atuando nas tratativas relacionadas aos acordos de delação premiadas dos executivos do grupo J & F, entre eles Joesley e Wesley Batista, pelo menos desde 6 de abril, um dia depois dele deixar o Ministério Público Federal para atuar como advogado.

A revista ÉPOCA divulgou a minuta da portaria a ser publicada por Dodge após sua posse, na segunda-feira (18). A nova procuradora-geral vai estabelecer que os principais nomes da atual equipe formem um gabinete de transição, com duração de 30 dias, para passar as informações à nova equipe. Neste grupo temporário estarão o atual coordenador do GT, o promotor Sérgio Bruno, o promotor Wilton Queiroz e os procuradores Fernando Alencar, Melina Montoya e Rodrigo Telles.

A portaria causou desconforto no atual GT da Lava Jato, porque alguns investigadores negociavam a permanência.

Para a nova equipe do GT da Lava Jato, Dodge vai nomear oito procuradores, dentre os quais apenas Maria Clara Barros Noleto e Pedro Jorge do Nascimento fazem parte da atual equipe. Os demais serão Hebert Reis Mesquita, José Alfredo de Paula, José Ricardo Teixeira, Luana Vargas Macedo e Raquel Branquinho. A troca de equipe em cargos estratégicos é normal em um processo de mudança do comando da PGR. O novo GT da Lava Jato terá procuradores com reconhecida atuação na área criminal, como José Alfredo e Raquel Branquinho, que atuaram no mensalão, e Hebert Mesquita, que atuou na Operação Zelotes na PR-DF.

A mudança também ocorre em um momento de fortes críticas à atuação da equipe de Janot na delação premiada da JBS, que inclui a suspeita de exploração de prestígio do procurador Marcello Miller, que fazia parte da equipe do PGR e passou a advogar para a empresa.

PERGUNTA DE SÉRGIO MORO A LULA NÃO DEIXA DÚVIDAS DE QUAL SERÁ A SENTENÇA

“Depois de formulada essa acusação no fim o ano passado, não foi possível levantar como isso foi pago, com as pessoas ao ser redor?, pergunta Moro.
Lula respondeu que iria revirar seu ”baú” atrás dos comprovantes e demonstrou irritação com a insistência de Moro 

Pelo que se viu no depoimento, a falta de comprovação de pagamento do aluguel do apartamento ao lado onde Lula mora e que é usado por ele pode ser um dos principais elementos que o juiz Sergio Moro levará em conta para condená-lo pela segunda vez.

PT VAI EXPULSAR PALOCCI: ROUBAR PODE, FALAR A VERDADE NÃO

O diretório do PT de Ribeirão Preto se reunirá nesta segunda-feira para abertura de processo contra o ex-ministro Antonio Palocci no conselho de “ética” do partido. 
Palocci terá prazo para apresentar a defesa caso queira manter-se filiado ao partido. 

O ex-ministro Palocci tenta ainda fechar acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato. 

JUÍZA DE PORTO ALEGRE PROIBIU REABERTURA DA EXPOSIÇÃO 'QUEERMUSEU' NO SANTANDER

A Justiça Federal negou ação popular que pedia a reabertura da exposição Queermuseu, encerrada por decisão do Santander Cultural, em Porto Alegre, após pressão e críticas da opinião pública nas redes sociais. O despacho saiu na última quarta-feira (13), assinado pela juíza Thaís Helena Della Giustina, foi expedido pela 8ª Vara Federal de Porto Alegre, em caráter liminar. 
O autor da ação foi o advogado e professor pelotense Gustavo Kratz Gazalle. Uma de suas alegações é o gasto de dinheiro público ocasionado pelo cancelamento. “Me senti tolhido ao não poder ver uma exposição que foi financiada pela Lei Rouanet”, afirma Gazalle. A exposição Queermuseu foi financiada através de renúncia fiscal, via Lei Rouanet. 

Segundo dados disponibilizados na internet pelo Ministério da Cultura, o projeto captou R$ 850.560 mil. Foram três empresas incentivadoras, sendo duas delas ligadas ao banco Santander, e a terceira, uma outra instituição financeira. 

No entendimento da juíza, entretanto, possíveis prejuízos ainda deverão ser calculados. “Eventual prejuízo ao erário causado pelo ato impugnado somente poderá ser constatado após a referida avaliação dos resultados, que certamente haverá pelo órgão competente, na qual se definirá a possibilidade de dedução, parcial ou não, ou mesmo impossibilidade de dedução do Imposto de Renda devido pelas pessoas jurídicas incentivadoras das quantias doadas para a mostra cancelada a destempo”, informa a decisão.

IGREJAS BATISTAS ANUNCIAM FECHAMENTO DE SUAS CONTAS NO SANTANDER

A Igreja Batista do Bacacheri, em Curitiba, da qual o procurador Deltan Dallagnol é membro, não foi a única a reagir contra a agressão do Santander à fé cristã. O banco está prestes a perder as contas de todas as igrejas batistas do país. Esse é o recado dado pela Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB), que se reuniram na última segunda feira (13) para tratar do assunto. 

O Blog da Vida, do jornal Gazeta do Povo, teve acesso ao documento no qual o Conselho da OPBB declara seu repúdio à exposição e informa que, caso o banco mantenha esse tipo de postura, a Ordem incentivará a “desistência de contas, parcerias ou consumo” por parte de todas as “instituições, igrejas e membros” ligadas à OPBB. 

Os pastores avisam também que a mesma recomendação será feita a “todas as instituições associadas e cooperantes”. 

Cerca de 30% dos brasileiros declara-se evangélico. Segundo dados da pesquisa Datafolha sobre o assunto, divulgada em dezembro de 2016, a Igreja Batista é a segunda maior denominação evangélica do país. Reconhecem-se como batistas 11% de todos os evangélicos do Brasil. Desses, 28% ganham mais do que 10 salários mínimos

PALOCCI DIZ QUE MINISTRO DO STJ FOI NOMEADO PARA EVITAR DELAÇÃO DE MARCELO ODEBRECHT

De acordo com a revista Veja, nos anexos da sua delação, Antônio Palocci afirma que Marcelo Navarro Dantas teria sido nomeado por Dilma Rousseff para o STJ “depois de se comprometer a libertar o empreiteiro Marcelo Odebrecht, de modo a evitar a sua delação”.

Antonio Palocci disse ainda que Lula que lhe confirmou o acerto clandestino.

Marcelo Navarro Dantas foi excluído por Rodrigo Janot da denúncia contra Dilma e Lula por obstrução de Justiça.

PALOCCI PODE PROVAR O QUE DISSE, GARANTE ADVOGADO

Após Lula da Silva ter dito que fala de Palocci era “peça de ficção hilariante”, a defesa do ex-ministro não titubeou. “Todas as declarações são passíveis de comprovação, tanto documental, quanto testemunhal”, garantiu André Pontarolli, que divide a tarefa com Adriano Bretas.

GEDDEL ALEGA RISCO DE 'ESTUPRO' E PEDE PARA VOLTAR PARA CASA

A defesa de Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) alegou risco de “estupro” na Penitenciária da Papuda, local em que o ex-ministro está recolhido desde a semana passada, em Brasília, e pediu que ele volte para o regime de prisão domiciliar em seu apartamento em Salvador. O requerimento foi negado pela juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, que ressaltou o fato de os advogados do peemedebista terem supostamente se baseado em informações “inverídicas” e “especulativas” na petição.

A defesa se baseou em matéria publicada no portal “A Folha Brasil”, no dia da prisão do ex-ministro, noticiando que mensagens vazadas por familiares de detentos do Complexo Penitenciário da Papuda dariam conta de “ameaças de estupro” que teriam sido “enviadas aos políticos que estão cumprindo pena ou prisão preventiva”.

Conforme a “reportagem” citada pelos advogados de Geddel, facções criminosas da unidade prisional teriam avisado aos acusados de corrupção que teriam de prestar serviços sexuais e domésticos aos demais internos. “Um famoso ex-deputado já está ‘casado’ com um traficante. Seus familiares estão pedindo intervenção da Justiça para que a violência e humilhação cessem o mais breve possível”, diz trecho do texto publicado no site.

A defesa também alegou que a família do peemedebista teria recebido mensagem ameaçadora por rede social e que peças do procedimento criminal, além de imagens da audiência de custódia, teriam sido publicadas pela imprensa, o que seria um fator de exposição e risco. A petição alega que “qualquer lesão que aconteça a Geddel será de responsabilidade direta de todos os garantidores que se omitiram”.

“Por fim, a defesa requer a imediata colocação do custodiado em prisão domiciliar, alegando ser esta a única forma de garantir a sua integridade física ou, em caso de entendimento diverso, pede sua alocação em batalhão de guarda da Polícia Militar”, narra o despacho da magistrada.

Em resposta ao pedido, a juíza afirmou não ter competência para decidir sobre o pedido, uma vez que se trata de assunto da alçada da Justiça Federal. Ela argumentou que, a despeito disso, o pedido é baseado em notícia de caráter especulativo, pois, após a prisão de Geddel, os familiares dos presos de seu bloco nem os haviam visitado, ou seja, não poderiam ter tido contato com eles para saber de eventuais ameaças.

“Soa um tanto estranho que essas mensagens tenham sido dirigidas ao ora custodiado, quando sequer havia divulgação relativa à unidade prisional em que seria alocado, em especial porque a matéria jornalística traz alguma informações inverídicas sobre a realidade das unidades prisionais do DF, inclusive quanto ao número de refeições disponibilizadas aos custodiados”, escreveu.

A juíza acrescentou que Geddel não tem nenhuma prerrogativa ou garantia que lhe assegure custódia em sala de Estado Maior, na Polícia Militar.

O ex-ministro foi preso na última sexta-feira, 8, após a Polícia Federal descobrir que escondia R$ 51 milhões em dinheiro vivo num apartamento em Salvador bem próximo ao local em que já cumpria prisão domiciliar.

COM A PALAVRA, GEDDEL VIEIRA LIMA

A defesa técnica de Geddel Vieira Lima vem esclarecer:

1. Foi formulado requerimento de prisão domiciliar em favor de Geddel Vieira Lima, em razão da notícia de sérios riscos à sua integridade física, conforme veiculado em determinados portais eletrônicos, bem como diante do recebimento, por seus familiares, de expressas ameaças, até mesmo através das redes sociais.

Com efeito, qualquer pessoa preveria que a divulgação dos fatos – ainda não sujeitos ao contraditório e, portanto, precária e parcialmente narrados –, notadamente com utilização de expressões que inevitavelmente incitam ao ódio e à ira, pode trazer sérios problemas de segurança para a vida e integridade física do investigado, bem como da sua família.

2. Assim, todas as autoridades que cuidam do procedimento assumem, doravante, a posição de garantidores – nos termos da legislação de regência – e, assim sendo, toda e qualquer lesão que aconteça a Geddel Vieira Lima, assim como à sua família, será de responsabilidade direta de todos os garantidores que se omitirem, inclusive por terem sido expressamente informados dos riscos decorrentes.

Salvador/BA, 14 de setembro de 2017.
Gamil Föppel
OAB-BA 17.828

PALOCCI DIZ QUE LULA DESVIAVA DINHEIRO DO INSTITUTO

O ex-ministro Palocci relata na proposta de delação que negocia com a força-tarefa da Lava-Jato que o ex-presidente Lula da Silva usava o dinheiro que era doado ao Instituto Lula para bancar suas despesas pessoais e de seus familiares. Antonio Palocci afirma que o Instituto Lula mantinha uma contabilidade paralela para acobertar o desvio das doações. 

Segundo o ex-ministro Palocci, quem administrava esse caixa clandestino era o petista Paulo Okamotto, o presidente formal do instituto. Okamotto sempre negou qualquer irregularidade no comando da instituição.

LULA INSULTA A INTELIGÊNCIA DO POVO, DIZ CIRO GOMES

Ministro durante o governo do presidente Lula da Silva (PT) e atual pré-candidato à Presidência da República em 2018 pelo PDT, Ciro Gomes fez duras críticas ao seu antigo aliado nesta quinta-feira, 14. “Não é possível insultar a inteligência do povo brasileiro e manter essa mesma narrativa (de perseguição política)”. Segundo ele, a narrativa de Lula fez com que a população perdesse a confiança nos partidos de esquerda. “Eu não falo isso sem dor no coração”, lamentou. 

Ciro Gomes lembrou que o ex-presidente Lula da Silva passa por um período de dificuldades e que não pretende tomar a iniciativa de agravar ainda mais a situação. Porém, deixou claro que o posicionamento do Partido dos Trabalhadores de apoiar a candidatura de Eunício Oliveira (PMDB-CE) para a presidência do Senado enfraquece os argumento de que houve um golpe de Estado no País, que culminou no impeachment da ex-presidente da República Dilma Rousseff. O senador cearense foi um dos parlamentares que votaram a favor do impeachment. 

“Nós estamos ferindo de morte a narrativa central de que ainda dava a nós alguma respeitabilidade na opinião pública progressista brasileira, que é a ideia de que o Brasil está sob um golpe de Estado. Como é que eu posso então assistir na semana passada o Lula abraçado com (ex-presidente do Senado) Renan Calheiros (PMDB-AL), que era senador e votou pelo impeachment?”, afirmou o pedetista, que participou de um evento no Rio nesta quinta-feira. 

Ciro também criticou a postura do PT na eleição para governador do Amazonas, quando apoiou a candidatura do senador Eduardo Braga, do PMDB.

Ciro Gomes tem se colocado como pré-candidato à presidência em 2018. Em entrevistas recentes, afirmou que só se candidataria se Lula da Silva não estivesse na disputa. Nesta quinta-feira, Ciro reafirmou sua intenção em concorrer e disse acreditar que a presença do ex-presidente comprometeria o debate político. 

Para Ciro Gomes, o Brasil precisa passar um amplo debate da atual crise política para que se possa construir novos caminhos e superá-la. A entrada de Lula na disputa, acredita, tornaria o debate “passional”. “O ambiente de ódios e paixões tira qualquer chance de o País ter um minuto de discussão sóbria do seu futuro”, afirmou.

Sobre a nova denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) encaminhada nesta quinta-feira pela Procuradoria Geral da República, o pedetista disse acreditar que ela terá o mesmo resultado da primeira: a Câmara não vai autorizar a abertura do processo. “Nós estamos com um problema grave, de que a maioria orgânica da Câmara brasileira é parte da quadrilha, um conjunto ramificado e quadrilheiro”, afirmou. 

O pedetista acredita que a repulsa popular a essas práticas já está diminuindo o apoio a Temer. “(Os deputados) Vão cobrar (pelo apoio), vai ser outra rodada pesada e eles (o governo) vão bancar”. 

LULA E MARISA LETÍCIA, O ÚLTIMO ENCONTRO

(São Bernardo do Campo, sexta-feira, apartamento de cobertura, hora do jantar)

Luís acaba de se servir de jabá trufado com redução de jerimum e vai pegar a bebida (uma ‘Cinquante et um’ safra 2002) quando o copo começa a se deslocar, sozinho, em cima da mesa.

O lustre treme, o vento agita as cortinas e a temperatura cai subitamente.

- É você, Marisa?

- Sim - responde o copo, ziguezagueando entre as travessas de buchada de bode au poivre e macaxeira confit.

- O que você quer, galega?

- Te mostrar onde estão os recibos do aluguel da cobertura aqui do lado.

- Não precisa, Marisa. O ‘adevogado’ vai dar um jeito.

- Luís, enquanto eu tiver essas pendências terrenas, não terei paz, e minha alma não será libertada. Vá até o sótão...

- Aqui não tem sótão, querida. Tamo na cobertura.

- O sótão do nosso sítio.

- Marisa, a gente combinou que a gente não temos sítio, lembra? Nós era só visita, daquelas que chega e não vai embora nunca.

- No sótão do sítio, naquela cômoda do canto, onde você escondeu a escritura do triplex...

- Não existe escritura do triplex, criatura! Quantas vezes eu tenho que repetir que aquele RGI não é a escritura?

- ... no fundo falso, embaixo do pacote com parte da propina de Odebrecht...

- Galega, cuidado com o que você fala. O Joesley já esteve aqui uma vez, pode ter deixado um gravador ligado em algum lugar...

- ... tem um envelope pardo. Lá, junto com o acordo para calar o Cerveró, a comissão da compra dos jatos, a planilha dos contratos superfaturados da Petrobras e o boneco de vudu da Dilma, estão os recibos, com um postite vermelho escrito ‘Só falta o laranja do Bumlai assinar’.

(Luís corre em volta da mesa, tentando desesperadamente imobilizar o copo, que já espalhou farofa sauté e baião de deux pra tudo quanto é lado).

- Marisa, deixa eu terminar a janta, chamar um exorcista e já já a gente continua.

- Peraí que antes o Celso Daniel quer dar uma palavrinha com você.


Texto de Eduardo Affonso, publicado originalmente no jornaldacidadeonline