terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

REAÇÕES SOBRE OPINIÕES

MORTE DE RICARDO BOECHAT
A comoção que se instalou no Brasil todo com a morte trágica do radialista Ricardo Boechat, de forma praticamente idêntica tanto no meio jornalístico quanto na cabeça dos milhões de ouvintes e telespectadores espalhados por todo o País, no meu entender se coloca como uma oportunidade ímpar para que os meios de comunicação entendam como o público em geral interpreta as notícias, informações e opiniões que são ditas no ar.
 

GANHA-GANHA
Como atuei por muito tempo no Rádio e na Televisão, sempre manifestando opinião e nos últimos anos passei a manifestar opinião na forma escrita, as reações dos ouvintes, telespectadores e leitores me levaram a entender que o texto de um comunicador, do tipo que tem uma linha editorial clara e bem definida, quando se encontra com quem dispõe de boa capacidade de discernimento, produz  o almejado esclarecimento, do tipo ganha-ganha.

FRUSTRAÇÃO E IRRELEVÂNCIA
Já se a mensagem do mesmo comunicador (que tem linha editorial definida) se deparar como um ouvinte/leitor com baixo nível de discernimento, aí o resultado é considerando frustrante. Invertendo para o caso de um texto produzido por um comunicador confuso e oportunista que é lido/ouvido por quem goza de boa capacidade de discernimento, a reação obtida é de total irrelevância.

ANALFABETISMO FUNCIONAL
Entretanto, se consideramos que o ANALFABETISMO FUNCIONAL é uma verdadeira TRAGÉDIA BRASILEIRA, cujos índices são simplesmente alarmantes, e é imenso o número de comunicadores que manifestam opiniões voltadas para a ideologia do atraso, do tipo que aprovam governantes e medidas populistas, é praticamente impossível a obtenção de bons resultados.
 
FORMAÇÃO DE OPINIÃO
Diante desta nua e crua realidade, onde os governos socialistas se apresentam, com rara capacidade, como fortíssimos agentes de transformação das mais estranhas mentiras em verdades absolutas, os ANALFABETOS FUNCIONAIS se tornam presas fáceis dos maiores meios de comunicação. A maioria entende que quanto maior o tamanho da emissora mais credibilidade ela oferece para a formação de opinião.
  
LINHA EDITORIAL DEFINIDA
O comunicador Ricardo Boechat, ontem falecido, se notabilizou por opiniões firmes e sempre com endereço certo. Como tinha uma linha editorial definida, ganhou milhões de ouvintes e telespectadores. Simples assim.

editorial de Gilberto Simões Pires, pensador, escritor e colunista político

O inevitável impeachment de Dias Toffoli (Veja o Vídeo)

A situação vai verdadeiramente se afunilando para o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministro Dias Toffoli.
Além de todas as suas questionáveis intervenções na condição de julgador, diuturnamente fatos de sua vida pregressa estão demonstrando sua inaptidão para exercer o cargo que ocupa, relata o Jornal da Cidade.
O jornalista Marco Antonio Villa, da Rádio Jovem Pan, fez nesta segunda-feira (11) mais um duro comentário contra Toffoli, desta feita em razão do vídeo que viralizou nas redes sociais neste final de semana, onde o próprio ministro confessa a sua participação no ‘roubo’ de um processo para evitar uma medida judicial.
Na ocasião em que Dias Toffoli deu esse depoimento absolutamente imoral, ainda vivíamos sob o maldito império da era PT, onde todos ainda acreditavam na impunidade.
Hoje, porém, tudo está mudando e a revelação põe Toffoli numa situação extremamente delicada.
Abaixo, o comentário de Villa e, na sequência, a malfadada confissão de ‘roubo’ do Presidente do STF.