segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

A esperteza sórdida do COAF

Eis que o COAF decidiu vencer as trevas onde foi mantido durante os 15 anos da Era PT para fazer uma primeira denúncia: um ex-assessor do filho do presidente eleito, Flávio Bolsonaro, também eleito senador pelo Rio de Janeiro por mais de 4 milhões de votos, movimentou em sua conta bancária pouco mais de um milhão de reais, valor incompatível com sua renda...
Antes que me acusem de proteger ladrões, digo que cabe ao jornalista denunciar qualquer tipo de irregularidade em qualquer tempo, atinja quem atingir, mas não dá para escrever sobre esse caso sem mencionar o que ele contém de sordidez.
Ao aceitar o convite para o super Ministério da Justiça, o juiz Sergio Moro reivindicou – e Bolsonaro aprovou imediatamente – que o Coaf migrasse da Fazenda para a Justiça.
Houve reações destemperadas contra, é claro...
ESTE É O COAF
Pra quem não sabe, o Coaf – Conselho de Controle de Atividades Financeiras foi criado no último ano do governo de Fernando Henrique Cardoso (2003) sob inspiração das leis italianas de combate à corrupção...

Foi feito para funcionar assim: o sistema bancário identifica movimentações suspeitas – aqueles depósitos, por exemplo, de dinheiro graúdo por pessoas aparentemente sem renda ou nada que os justifiquem – e avisa o Coaf...Este recebe as denúncias, analisa e decide se investiga a origem do dinheiro ou não...
Na Itália, é sabido que o combate à corrupção ganhou corpo e eficácia após o funcionamento do Coaf...
NO LIMBO
No Brasil, espertamente, ambos os governos do PT dependuraram o Coaf no Ministério da Fazenda, primeiro sob as asas de Antônio Palocci Filho e depois sob as asas de Guido Mantega, ou seja, deixaram duas raposas tomando conta do galinheiro...

Ainda durante o governo Lula foram divulgados alguns balanços das atividades do Coaf: o volume de denúncias realizadas aqui durante um ano da atividade correspondia ao volume de algumas horas de funcionamento do Coaf italiano...
SORDIDEZ
O sórdido da história está no fato de um organismo que se manteve em estado de dormência durante 15 anos e enquanto se desenvolvia o período da corrupção mais ampla, deslavada e escancarada da história da República, desperta para revelar, com alarde, um caso suspeito de movimentação financeira...

E o faz quebrando todas as regras que estabelecem seu funcionamento: primeiro receber a denúncia; depois analisar cuidadosamente se é ou não o caso de ser investigada; depois investigar; por último, relatar ao ministro competente que, em nome da transparência, deve divulgá-la...
Três objetivos escusos só podem estar por trás dessa denúncia:
1) - trazer embaraços ao novo governo ainda em formação...
2) - desgastar o presidente eleito e sua família
3) - abortar a transferência do Coaf para a Justiça...
Pelo andar da carruagem, o Brasil não corre nenhum risco de dar certo!
(Texto de Dirceu Pio. Publicado originalmente no site Re-união)

Lula, Maria do Rosário, Jean Wyllys e Preta Gil são testemunhas arroladas por Adelio

Caso não cole a tese de que é “louco”, “débil mental” e retardado, que os advogados tentam demonstrar na Justiça, a preparação de Adelio Bispo de Oliveira para um eventual julgamento no Tribunal Popular do Júri está em pleno andamento.
Para tanto, o advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior revela quem foram às pessoas arroladas como testemunhas para participar do julgamento com depoimentos favoráveis ao criminoso. O ex-presidente Lula, o deputado federal Jean Wyllys, a cantora Preta Gil e a deputada Maria do Rosário.
Zanone explica que arrolou essas quatro figuras por serem consideradas por ele desafetos do presidente eleito.
Por outro lado, o advogado não dá explicações convincentes sobre quem estaria pagando os seus honorários, alegando que não revela para preservar o sigilo profissional e a integridade física do contratante, que, segundo ele, ‘corre risco de morte’.
Vale lembrar que Zanone já advogou para integrantes do PCC.
São por essas razões que o futuro ministro Sérgio Moro sustenta como foco o combate ao crime de lavagem de dinheiro, com o objetivo de asfixiar as organizações criminosas.
texto por Otto Dantas, articulista e repórter
no Jornal da Cidade

Os bons exemplos devem ser enaltecidos: a distância entre Kolinda e Dilma

Os bons exemplos devem ser enaltecidos mesmo que venham do exterior. Pois bem, a Copa do Mundo de futebol, realizada na Rússia, deixou principalmente para o Brasil a imagem positiva de uma mulher.
Trata-se de Kolinda Grabar-Kitarovic, presidente da Croácia. Uma simpatia de mulher que se despiu do manto presidencial e foi se misturar com os torcedores da equipe de seu país nos jogos das quartas de final e final do torneio.
Outro mundo. Outra mentalidade.
Kolinda deixou eternizado um exemplo de moralidade pública. A presidente da Croácia foi torcer por sua Seleção pagando de seu próprio bolso a viagem e mandou que fossem descontados de seus salários os dias em que esteve fora do local de trabalho, coisa que jamais se viu no Brasil.
Aqui no Brasil, a mal-humorada e antipática Dilma Rousseff, que teve o mandato cassado de forma legal e não conseguiu se eleger ao Senado por Minas Gerais, age de maneira oposta à presidente da Croácia, pois, sem nenhuma cerimônia, decência republicana e escrúpulo, continua viajando e gastando à nossa custa e se valendo do staff posto à sua disposição pelo não menos também indecente Decreto 6.381/2008, que dispõe sobre medidas de segurança aos ex-presidentes da República.
Com efeito, não há como comparar o caráter de responsabilidade para com o Erário entre a ex-presidente cassada e a presidente da Croácia.
Como escreveu o jornalista J.R Guzzo: “Quanto à soma entre Dilma, Presidência da República e aviões, a comparação com Kolinda é outro desastre. Nossa ex torrou sabe-se lá quantos milhões de dólares viajando num ritmo alucinado para baixo e para cima por este mundo afora, no jato da Presidência da República, com cada tostão pago integralmente por você. Chegou a desviar rota do avião oficial numa viagem da Suíça para Cuba porque queria jantar em Lisboa e passar uma noite no Hotel Ritz, onde as diárias podem superar os 25000 reais. Quer dizer: há simplesmente um abismo entre uma mulher e outra”.

texto por Júlio César Cardoso, bacharel em Direito e servidor (federal) aposentado
(publicado originalmente no Jornal da Cidade)

Michel Temer está com indulto de 2018 pronto e fila de corruptos fica no aguardo

Caso a discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) seja encerrada com a efetiva concessão do indulto natalino de 2017, o presidente Michel Temer já tem praticamente pronto o decreto com a medida para 2018, registra o site Jornal da Cidade.
Como o ministro Luiz Fux pediu vistas no processo relativo ao julgamento do indulto de 2017 e caso não devolva nos próximos dias, não haverá tempo hábil para conclusão este ano.
Todavia, os corruptos beneficiados deverão encaminhar uma enxurrada de Habeas Corpus ao tribunal nos próximos dias, com base na vontade da maioria dos ministros.
De qualquer forma, caso o julgamento no STF não seja efetivamente finalizado, Temer não deverá conceder indulto em 2018.
E, como se sabe, a partir do próximo ano, essa mamata definitivamente vai acabar.
Corrupto tem que cumprir pena integral. Este é o anseio da sociedade.
Sérgio Moro no Ministério da Justiça é presságio de endurecimento das regras para a bandidagem.

Sobre o COAF, os trambiques e o aparelhamento do governo pelo PT

Que fique bem claro: quem erra tem que pagar, não importa que seja filho, esposa ou o próprio.
É essa a política que os brasileiros honestos – que são a maioria – acreditam e querem.
Mas o que esse episódio do COAF, deixando vazar uma investigação do começo do ano demonstra claramente, é que o governo está todo aparelhado e essa vai ser a maior tarefa: a desratização das instituições. Todas.
O governo deve começar a investigar pelo próprio COAF que fingiu, por anos, longos anos, que não viu nada de anormal.
Não viu, por exemplo, uma senhora, que não tinha carteira assinada, nem ocupação - a não ser esposa de um bandido e pedir reforma em tríplex e sítio que não era deles, segundo eles - acumular fortuna de 11 milhões de reais.
Punição para todos, inclusive a prevaricação dos membros do COAF.
Prevaricação é um crime funcional, praticado por funcionário público contra a Administração Pública. A prevaricação consiste em retardar, DEIXAR DE PRATICAR ou praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.
Como dizia Tom Jobim, o Brasil não é para principiantes.
texto por: Fayez Feiz José Rizk
publicado originalmente no site Jornal da Cidade

Esquerda abre o jogo e já expõe “torcida” contra a nação

Gradativamente, essa esquerda ordinária que contamina o Brasil, vai se revelando e dando demonstrações de que torce contra o país.
São incapazes de desejar um bom governo para Jair Bolsonaro. Pelo contrário, torcem contra e, pior, farão tudo o que for possível para prejudicar, diz o site Jornal da Cidade.
É a política da terra arrasada.
Neste sábado (8), por exemplo, a antropóloga Rosana Pinheiro Machado fez uma postagem nas redes sociais, que revela toda uma carga de energia negativa contra o país:
“Sim, eu quero que pegue fogo no Cabaré e que dê tudo errado para esse governo, pois se der certo e suave nós vamos ver o desmonte de tudo tudo que conquistamos como democracia. Então: que se matem entre si e fiquem o tempo todo dando explicação do que roubaram. Aguentem.”
Não demorou muito para que Luciana Genro curtisse.


São podres!

Jaques Wagner reconhece a corrupção petista: “nossa gente fez bobagens”

Embora tentando minimizar quilometricamente a corrupção sistêmica havida durante as gestões petistas, o ex-ministro e senador eleito Jaques Wagner, em entrevista para o jornal Folha de S.Paulo, reconhece que existiu, mas resiste em fazer uma análise apurada, sincera e verdadeira.
“Não é a melhor hora de reconhecer erros, mas gente nossa fez bobagem nessa questão de corrupção”.
O rombo trilionário praticado sistematicamente pelo PT ao longo de 13 anos no poder, o devasso petista qualifica simplesmente como “bobagem”.
Aliás, o próprio Jaques Wagner está enrolado em inúmeras denúncias. Todavia, ele de maneira absolutamente hipócrita sustenta o perdão ao meliante Luiz Inácio Lula da Silva.
“Espero que façam justiça e tenham reconhecimento pelo que ele fez pelo Brasil. Mandela foi o líder do movimento antiapartheid, ficou 20 e tantos anos preso e saiu como herói nacional. Lula é um herói nacional. Mais importante que o Judiciário é a história do Brasil.”
É realmente nauseante.

Nem o PT suporta mais a senadora Gleisi

O comportamento arrogante e deselegante da senadora Gleisi Hoffmann fez com que a aversão a sua figura chegasse também nas hostes petistas, relata o site Jornal da Cidade..
Começa a ganhar corpo um movimento no sentido de que ela seja defenestrada da presidência da sigla.
A ascensão de Gleisi ao cargo só aconteceu porque foi bancada por Lula.
Presentemente, com Lula preso, o ex-governador gaúcho Tarso Genro lidera a insatisfação contra a atual presidente e defende que Fernando Haddad assuma o comando do partido.
Haddad, inimigo oculto da senadora, adoraria.
Tarso, por sua vez, explica a sua preferência: “O próximo presidente do PT precisa ser uma pessoa como o Haddad, alguém ligado aos movimentos sociais e à intelectualidade. Tenho conversado com pessoas de visão semelhante, tanto de dentro do Partido, como de fora, e eles são favoráveis”.