sábado, 6 de outubro de 2018

TSE disponibiliza aplicativo que permite acompanhamento de apuração dos votos em tempo real

A Justiça Eleitoral disponibilizou no último sábado (29) o aplicativo “Resultados”, uma ferramenta que permite aos cidadãos acompanharem o andamento do processo de totalização das Eleições 2018.
A aplicação é uma versão atualizada do “Apuração 2014”, desenvolvida para o pleito daquele ano, que se tornou o aplicativo mais baixado do Tribunal Superior Eleitoral. O aplicativo já está disponível para download no celular ou no computador tanto para Android quanto para iOS, registra o site Conexão Política.
Antes da eleição, será possível consultar, por exemplo, o nome e número de todos os candidatos a presidente, governador, senador, deputado, federal, estadual e distrital. Será possível também no aplicativo selecionar o candidato favorito e, a partir daí, acompanhar o desempenho dele no domingo.
Nas eleições deste ano, além do “Resultados”, o Tribunal disponibiliza outros cinco aplicativos:  JE Processo, 
Boletim de Mão,
E-título,
Mesários e
Pardal. 
Todos estão disponíveis para o eleitor tanto na versão para Android quanto para iOS e podem ser baixados nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Malik, irmão de Barack Obama declara apoio a Jair Bolsonaro

No fim da tarde deste sábado (6), Malik Obama, irmão de Barack Obama, declarou apoio a Jair Bolsonaro para à Presidência da República do Brasil.
A declaração foi publicada no Twitter.
“E hoje eu apoio Jair Bolsonaro para Presidente do Brasil”, diz a nota.

Ronaldinho Gaúcho declara apoio a Bolsonaro

O ex-jogador de futebol e melhor do mundo duas vezes, Ronaldinho Gaúcho declarou em suas redes sociais apoio a Jair Bolsonaro.
Em publicação ele diz que “por um Brasil melhor, desejo paz, segurança e alguém que nos devolva a alegria”.

Sugerir voto nas redes sociais a partir da 0h de domingo é crime, afirma TSE

A partir da meia-noite deste domingo (7), será proibido realizar qualquer tipo de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, segundo o artigo 81 da resolução 23.551, do Tribunal Superior Eleitoral.
A utilização do WhatsApp, Twitter, ou qualquer outra rede, para enviar mensagens e tentar conseguir votos para um determinado candidato pode ser julgado como um crime eleitoral.
Ainda segundo a resolução, o eleitor que fizer pedidos por votos em branco ou nulo também será penalizado.
O indivíduo que desrespeitar a lei poderá receber de seis meses a um ano de prisão ou ter a pena convertida em multa numerosa que varia de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

Jornalista Felipeh Campos declara voto em Bolsonaro

Na noite desta última sexta-feira (5), o jornalista, repórter e empresário Felipeh Campos fez uma transmissão ao-vivo em suas redes sociais declarando seu voto ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), registra o site Conexão Política.
Homossexual assumido desde os 16 anos, Felipeh rechaçou o rótulo de homofóbico a Bolsonaro e defendeu o presidenciável:
“Não acho que ele é homofóbico, nem machista, nem sexista. Eu acredito que ele se descontrolou em alguns momentos justamente tentando fazer o melhor. E se ele não fosse da forma como ele é, talvez ele não conseguisse aparecer. Pra mim, foi uma estratégia de marketing pra marcar o nome dele diante de tantas coisas malucas no nosso país”, disse.
Felipeh também disse que analisou as propostas dos demais candidatos e escolheu Bolsonaro em razão do bem-estar e daquilo que ele julga melhor para o Brasil:
“Desde que o Bolsonaro vem subindo nas pesquisas, o dólar caiu e a Ibovespa subiu, isso significa que a economia do país está reagindo. Isso quer dizer o que o mercado financeiro e o mercado internacional está vendo isso com bons olhos e o que isso significa? Que eles acreditam no Bolsonaro. O Bolsonaro é um cara que vem com uma mão de ferro, mas no momento em que o Brasil está precisando disso, de uma mão pesada, de ferro, que realmente venha pra mudar”, elogiou.
O jornalista também disse acreditar na capacidade técnica da equipe de Bolsonaro:
“Eu acredito muito que o Bolsonaro vai ser um bom presidente e que as suas alianças são muito importantes. Ele tem que estar ao redor e orbitando ao redor de bons ministros, pessoas capacitadas”, completou.
Felipeh luta contra um câncer nos testículos diagnosticado em agosto. Desde então, ele tem feito quimioterapia e o tumor já começou a regredir.

“Apoie Jair Bolsonaro, declare o seu voto para Jair Bolsonaro”, diz fundador do Partido Novo

Roberto Motta, fundador do Partido Novo juntamente com o presidenciável João Amoêdo, pediu que os candidatos da sigla declarem apoio a Bolsonaro. O político fez o pedido em vídeo publicado em seu canal do YouTube.
“Se você é candidato pelo Partido Novo, você tem uma responsabilidade enorme nos seus ombros. Apoie Jair Bolsonaro. Declare o seu voto para Jair Bolsonaro”, afirma.
Motta ainda critica a candidatura de João Amoêdo. Considera que é uma campanha sem fôlego.
“Insistir em uma candidatura própria que tem chance 0% de viabilidade só pode ser 2 coisas: ou 1 erro monstruoso de cálculo, de entendimento da realidade; a outra opção é uma escolha deliberada por 1 caminho que não tem nenhum outro objetivo que não seja engrandecer, enaltecer o nome do candidato”, diz.
Motta é candidato a deputado federal no Rio de Janeiro pelo PSC.

Jair Bolsonaro tem 41% dos votos válidos, diz Ibope

A pesquisa Ibope acaba de divulgar o último levantamento antes das eleições.
O instituto confirmou o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, à frente da disputa.
O capitão da reserva tem 41% das intenções de votos válidos, sem contar nulos e brancos, seguido por Fernando Haddad (PT), que tem 25%. Os dois são seguidos por Ciro Gomes (PDT, 13%), Geraldo Alckmin (PSDB, 8%) e Marina Silva (Rede, 3%).

TSE libera eleitor para votar com camiseta de candidato

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta sexta-feira (5), uma orientação aos tribunais regionais para que liberem o uso de camisetas que façam alusão a candidatos no dia da eleição.
Como uma resolução da Corte limitava a manifestação individual dos cidadãos no domingo ao uso de adesivos, bandeiras e broches, alguns TREs haviam proibido as camisetas e, então, o Ministério Público Eleitoral pediu ao TSE que firmasse um entendimento sobre o tema.
Conforme a decisão, o eleitor poderá usar camiseta com nome de seu candidato preferido, mas como forma de manifestação individual, sem fazer propaganda eleitoral a favor dele.
De acordo com a lei eleitoral, está proibida a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, além de manifestações coletivas e ruidosas e qualquer tipo de abordagem, aliciamento ou persuasão de eleitores. A camiseta não pode ser distribuída pelo candidato.
A presidente da Corte, ministra Rosa Weber, ressaltou que a uniformização do entendimento da Justiça Eleitoral é necessária para manter a “tranquilidade e a segurança das eleições”.

Jair Bolsonaro dispara e registra 41% dos votos válidos

De acordo com a nova pesquisa Crusoé, o candidato Jair Bolsonaro, do PSL, saltou 8 pontos percentuais em uma semana e agora tem 41% das intenções de voto.
Já o candidato petista e ex-prefeito de São Paulo registra 25,6%.
Ciro Gomes (PDT), segue em 11%.
Votos em branco, nulos e indecisos agora somam 12% do eleitorado.

O levantamento foi feito nos dias 3 e 4 de outubro e foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o código BR-06509/2018.