terça-feira, 16 de maio de 2017

Fundadora do PT faz desabafo, arrebenta com Lula e Dilma e texto viraliza nas redes sociais

E quem imaginava que a delação da Odebrecht seria a do fim do mundo se estarreceu hoje diante dos videos dessa criatura debochada e cínica que confessou crimes sorrindo. Só mesmo uma psicopata e imaginar que eram esses os gurus da grande presidenta Dilma Roussef!
Também uma mulher que pra se candidatar topa, após um câncer, fazer plástica e se transmutar a peso de ouro, pagando diárias de cabeleireiros a R$ 2.500,00 a 3.000,00, é tão doente quanto!
Esquerda brasileira, chega de apontar culpados!  Está na hora de assumir o ocorrido e partir prum mea culpa já!, antes que os Dórias e Bolssonaros assumam o poder! Quem elegeu Temer não foram os coxinhas. Parem de tergiversar. Temer foi eleito por vocês com dinheiro público desviado de hospitais, creches e escolas! O resto é retórica, ou ilação como vocês agora costumam chamar o que nós brasileiros conhecemos como mentira!
A arrogância da esquerda de acreditar que lida com tolos e que porta o Santo Graal está no pano de fundo de sua derrocada mundo afora.
Vamos fazer diferente e lavar a jato essa roupa suja antes que seja tarde! A máscara caiu!
Um homem que responsabiliza a companheira  morta para não assumir seus atos é um covarde e não herói . Essa inversão de valores para mim é assustadora...
E não me venham falar da corrupção que existe desde a época de CABRAL que não somos trouxinhas...Nós militamos no PT e construímos esse partido e elegemos o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva imbuídos do mais alto altruísmo, sic, e na mais profunda convicção de que éramos portadores da revolução pelo voto!
Alto lá embusteiros...existe inteligência e cabeças livres pensantes no país!
Nem toda militância precisa de ônibus pago e sanduíche de mortadela para servir de claque uniformizada de vermelho em comício de gente que vive de desvio de dinheiro público!
Existe a burguesia esclarecida do país que não vai permitir o Brasil vir a ser a nova Venezuela não!
O Sr Luiz Inácio deve, sim, uma explicação ao país, especialmente a nós seus eleitores sem deboches e piadinhas sobre mulheres que não obedecem ao marido.
Chamar um empreiteiro do porte do tal do Léo Pinheiro de vendedor é acreditar que somos todas burras! e assistir a nossa esquerda brasileira, dita caviar (sic) apreciadora de vinhos de safra e frequentadora de salões e Piantelas se gabar que ele arrasou no depoimento é algo pra lá de deprimente!
Pela primeira vez senti vergonha de me incluir ao lado de vocês que tanto nos orgulharam na resistência a ditadura! Prestes deve ter se removido... Isso não é socialismo. É roubo mesmo!
Acredito e com pura convicção, porque fui contemporânea de sonhos  e realizações no CREA de gente idealista como Marcelo Déda e José Eduardo Dutra que saíram de cena com vergonha do que estaria por vir a ser revelado pela Lava Jato.
Ser de esquerda não garante PASSAPORTE de impunidade a ninguém quando se trata do crime hediondo de desvio de dinheiro público nem mesmo para a alma mais honesta do mundo!
Falei pra não morrer engasgada...

por Ana Luiza Liborio
Arquiteta e uma das fundadoras do Diretório do PT em Aracajú.

conteúdo: Jornal da Cidade

"Vá catar coquinho, Folha de S. Paulo"

A Folha de S. Paulo publicou um documento de trinta e quatro anos atrás sobre Jair Bolsonaro.
Diz a reportagem:
“Documento sigiloso produzido pelo Exército na década de 1980 mostra que oficiais superiores do hoje presidenciável Jair Bolsonaro o avaliaram como dono de uma ‘excessiva ambição em realizar-se financeira e economicamente’ (…).
Segundo a ‘ficha de informações’ produzida em 1983 pela Diretoria de Cadastro e Avaliação do ministério, Bolsonaro, na época tenente com 28 anos de idade, ‘deu mostras de imaturidade ao ser atraído por empreendimento de garimpo de ouro’”.
Procurado pela Folha de S. Paulo, Jair Bolsonaro deu uma resposta tipicamente antagonista:
“Vá catar coquinho”.

O aleijado moral

Os procuradores da Calicute denunciaram Sérgio Cabral pelo roubo na secretaria da Saúde.
Sérgio Côrtes foi denunciado junto com ele.
A denúncia se refere a um dos assaltos mais asquerosos da ORCRIM carioca: o desvio de recursos públicos na compra de próteses ortopédicas.

A Esquerda Acabou. Saiba Por Quê.

MATARAM A GALINHA DOS OVOS DE OURO.

esquerda sempre precisou de dinheiro, de muito dinheiro para se sustentar.
direita por sua vez, não.
Isso porque a direita é composta de adolescentes que estudaram quando estudantes, trabalharam quando jovens, pouparam quando adultos, e portanto se sustentar não é um grande problema.
A direita progride, enquanto a esquerda protesta nas Ongs e nos cafés filosóficos.
A esquerda sempre viveu do dinheiro dos outros.
Karl Marx é o seu maior exemplo, sempre viveu às custas de amigos, heranças e do companheiro Friedrich Engels.
Não conheço um esquerdista que não viva às custas do Estado, inclusive os empresários esquerdistas que votam no PT e PSDB e vivem às custas do BNDES.
Nos tempos áureos a esquerda tomou para si até países inteiros.
China, União Soviética, Cuba, por exemplo, onde a esquerda se locupletou anos a fio com Dachas e Caviar.
Essa esquerda gananciosa foi lentamente sugando a totalidade do Capital Inicial usurpado da sua direita, até virar pó.
Foi essa a verdadeira razão do fim do muro de Berlim.
A esquerda faliu os Governos que eles apoderaram.
No Brasil, a esquerda também aparelhou e tomou Estados e Municípios, e também conseguiu quebrá-los.
Socialistas Fabianos como Delfim Netto, FHC, Maria da Conceição Tavares ainda vivem às custas do Estado com duas ou mais aposentadorias totalmente imorais.
Só que o dinheiro grátis acabou.
Sem dinheiro, a esquerda brasileira começou a roubar, roubar e roubar com uma volúpia jamais vista numa democracia.
Mas graças à Sergio Moro, até esse canal se fechou para a esquerda brasileira.
Sem a Petrobras, as Estatais, o BNDES, o Ministério da Previdência, o Ministério da Educação, a esquerda brasileira não tem mais quem a sustente.
O problema da esquerda hoje é outro e muito mais sério.
Como esquerdistas irão se sustentar daqui para a frente?
Como artistas plásticos, professores de Filosofia e Estudos de Gênero da FFLCH, apadrinhados políticos, vão se sustentar sem saberem como produzir bens e produtos que a população queira comprar?
Que triste fim para todos vocês que se orgulhavam de pertencer à esquerda brasileira.

conteúdo: blog do Kanitz

As prévias do PSDB já foram feitas pela Lava Jato

Em Nova York, João Doria disse que “será candidato do PSDB aquele que tiver melhor posição perante a opinião pública. Aquele que representa o interesse popular. Para ser competitivo, para vencer as eleições, vencer o PT, vencer o Lula”.
As prévias do PSDB já foram feitas pela Lava Jato.
A opinião pública, é claro, rejeita Geraldo Alckmin, Aécio Neves e José Serra.
Só sobrou João Doria entre os tucanos.

A campanha contra Doria

João Doria conta com a internet.
Ele conta também com a hostilidade da velha imprensa.
A Folha de S. Paulo, hoje, publica uma entrevista com o prefeito de Santos, que defende a candidatura de Geraldo Alckmin a presidente da República.
No mesmo jornal, um colunista petista, Bernardo Mello Franco, compara João Doria a Fernando Collor.
E outro colunista petista, Nabil Bonduki, secretário de Fernando Haddad, acusa João Doria de ser um gestor antiquado.
A Folha de S. Paulo já está em 2018.

PF INDICIA LULA EM NOVO INQUÉRITO DA ZELOTES

A Polícia Federal indiciou Lula por corrupção passiva em novo inquérito da Operação Zelotes, informa a TV Globo.
A investigação é sobre a edição da chamada MP do Refis, que estendeu a vigência de incentivo fiscal às montadoras e fabricantes de veículos instalados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O incentivo seria extinto em 31 de março de 2010, mas foi prorrogado até 31 de dezembro de 2015.
Também foram indiciadas outras 12 pessoas, incluindo Gilberto Carvalho, Erenice Guerra, Carlos Alberto de Oliveira Andrade (Caoa) e Paulo Ferraz (Mitsubishi).

O plano E

O PT está à procura de um candidato em 2018.
Mas não há ninguém que possa ocupar o lugar de Lula.
Segundo a Folha de S. Paulo, “são lembrados como opções Fernando Haddad e Jaques Wagner. Ciro Gomes, apontado como alternativa de fora do partido, desagrada parte dos petistas, como o presidente da sigla, Rui Falcão”.
De fato, um é pior do que o outro.
O PT precisa de um plano E.

Lula fora de 2018

A Lava Jato, na última semana, deu um nó em Lula.
Isso fez com que o PT voltasse a procurar um candidato para 2018.
Diz a Folha de S. Paulo:
“A certeza de que a delação de Antonio Palocci deve levar o ex-presidente Lula mais uma vez ao centro da Lava Jato intensificou conversas dentro do partido sobre um plano B para a disputa presidencial de 2018”.

Op. Zelotes descobre mais R$ 6 milhões em jogo e Lula parte para a conquista do hexa

Com a rica e bombástica delação de Leo Pinheiro, somada a documentos variados, depoimentos de inúmeras testemunhas e com o teor do próprio interrogatório de Luis Inácio Lula da Silva, o triplex do Guarujá está caindo.
Cada vez mais frágil e infantil fica a defesa de Lula, que não só nega a ocultação de patrimônio, como também desafia a inteligência dos brasileiros ao culpar sua falecida esposa pelos trambiques envolvendo propinas e a aquisição fraudulenta do imóvel em tela.
Os ex-ilusionistas do PT ( João Santana e Mônica Moura) não deixaram barato, entregaram Lula e seu poste, sic ( Dilma Rousseff). Jogaram mais material fétido no ventilador. Lula, do ponto de vista processual não se encontra numa situação confortável, muito pelo contrário; está sendo apontado na maioria dos processos criminais que envolvem o escândalo do Petrolão como um partícipe atuante e detentor do comando.
Não bastasse isso, Lula da Silva está para se tornar hexa! Já tem cinco processos e poderá em breve comemorar sua sexta pedra no caminho. Ele acaba de ser novamente indiciado pela Polícia Federal ( Operação Zelotes) por corrupção passiva. Ele é acusado de participar da venda de Medidas Provisórias juntamente com mais doze petistas ou pessoas ligadas ao PT, que teriam ganhado um gordo pixuleco extra para beneficiar montadoras e fabricantes de automóveis nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Segundo apuraram, a turma teria embolsado de lobistas nada menos do que R$ 6 milhões de reais, que foram devidamente repassados ao Partido dos Trabalhadores para favorecer empresas com a edição de legislação contendo incentivos fiscais diversos. O que obviamente é negado pela defesa do ilustre acusado.
A nobre defesa de Lula adotou basicamente duas frentes de trabalho; a tese da perseguição política à “viva alma” mais honesta do país, e a segunda; culpar terceiros por seus atos tidos como criminosos.
A zebra não acaba aí. Antônio Palocci também resolveu delatar! Com isso, Lula poderá se ver numa situação mais complicada ainda, já que o “italiano“ – como era identificado na organização criminosa – pretende entregar todo o esquema político/financeiro da quadrilha. Ele era o homem de confiança de Lula e tinha carta branca para negociar em seu nome.
Com a eventual delação premiada do Palocci, corre o risco de Lula se tornar hepta antes da Seleção Brasileira de Futebol! Resta saber se o aparelhado STF reconhecerá seus campeonatos processuais e observará a lei, a fim de impedi-lo da bizarrice de uma disputa eleitoral.
Lula, o pai dos pobres, além de provavelmente possuir ( em breve) impeditivos legais para continuar ludibriando o país com sua política, não detém atributos éticos ou morais para sequer figurar na lista de presidenciáveis nacionais. Dizer que todos seus ex-companheiros de trapaça e partido estão mentindo com o intuito de prejudicá-lo politicamente, só o torna mais covarde e inapto para voltar ao poder, ainda que sejamos um país de uma República tipicamente de bananas.
Por Claudia Wild

Joesley Batista, da Fiboi, avança em negociação de delação e diz que tem medo de ser preso



Abalado com a última operação da PF, o empresário Joesley Batista, dono da JBS, decidiu avançar nas negociações para um acordo de delação premiada. A pessoas próximas, disse estar com medo de ser preso. Decidiu passar um tempo nos EUA, onde também tem casa.

Procurada, a JBS diz que não confirma as negociações e que o empresário mantém a rotina de viagens aos EUA há pelo menos dois anos.

Defesa de Lula apresenta novos documentos à ONU sobre supostos 'abusos' do Judiciário

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltam à ONU nesta semana para apresentar novos dados e documentos ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, tentando reforçar a tese de que existe um processo nos tribunais que não atende ao estado de direito no Brasil. 



O informe será entregue por Geoffrey Robertson, chefe da equipe legal de Lula no exterior e que, ainda nesta semana, convocará a imprensa internacional para uma coletiva em Genebra anunciada como “a perseguição contra Lula”. 

Ao apresentar o evento para imprensa, os advogados apontam que a ONU “aceitou” a petição do ex-presidente e que agora a equipe legal vai entregar respostas finais às perguntas realizadas pelos peritos, assim como evidências de “novos abusos cometidos” contra Lula pelo sistema judiciário brasileiro. 

Em julho de 2016, os advogados acusavam o juiz Sérgio Moro de não estar sendo imparcial no julgamento do ex-presidente e apontam que os direitos de Lula estão sendo ameaçados no Brasil. Em outubro, a ONU aceitou avaliar o caso e deu até o dia 27 de janeiro para que o governo respondesse. 

A entidade, porém, já deixou claro que não avalia ainda o conteúdo da queixa. Mas apenas se a ONU tem o direito ou não de examinar e fazer suas recomendações. De acordo com a entidade, o caso é confidencial e pode levar dois anos para ser examinado. 

Mas, a cada etapa do processo, os advogados passaram a fazer anúncios públicos. Numa iniciativa para atualizar o caso, os advogados de Lula ainda entregaram no final de 2016 ao Comitê de Direitos Humanos da ONU novos documentos. Naquela carta, os advogados citavam até mesmo a apresentação dos procuradores da Lava Jato, com um powerpoint que acusaria Lula de ser o chefe de uma organização criminosa. De acordo com a equipe legal do brasileiro, as novas informações apontariam que as violações de direitos humanos contra o ex-presidente continuam e que ele não está sendo alvo de um processo justo.

O Estado apurou que, avaliado os documentos iniciais, a ONU pediu uma explicação por parte do governo brasileiro, que foi apresentada. Diante das informações, a entidade voltou a questionar desta vez os advogados de Lula, que então entregam agora as respostas.

Ao convocar a imprensa, o evento ainda explica que Robertson vai informar aos jornalistas sobre os “ataques aos direitos humanos de Lula e a exaustão de seus direitos domésticos”. 

Pela convocatória do evento, os advogados ainda tentarão usar a seu favor a sabatina que a ONU realizou com o Brasil há duas semanas. No evento, todos os aspectos dos direitos humanos no País foram avaliados, inclusive durante o governo de Dilma Rousseff. De acordo com a apresentação do evento dos advogados de Lula, porém, um “trabalho urgente precisa ser feito para retificar o sistema de direitos humanos e o sistema judicial no Brasil”. 

Em 2012, quando a ONU realizou uma sabatina semelhante sobre o Brasil, conclusões similares foram tiradas sobre os problemas enfrentados pelo sistema judicial e direitos humanos. 

Ao manter o processo vivo em Genebra, a equipe legal de Lula estaria, na avaliação de peritos da ONU, reforçando uma pressão sobre a Justiça brasileira e tentando criar uma espécie de “habeas corpus internacional”. 

Caso a ONU tomasse uma decisão de não aceitar o caso, a força de uma pressão estaria anulada. De outro lado, se vencer, os advogados de Lula apenas podem contar com uma recomendação das Nações Unidas ao estado brasileiro. Mas sem qualquer poder vinculante sobre a Justiça nacional e nem qualquer obrigação para que seja respeitada.


Defesa de Cláudia Cruz apresenta alegações finais e sentença pode sair em breve

A defesa de Cláudia Cruz, mulher do ex-presidente da Câmara dos Deputador Eduardo Cunha, protocolou as alegações finais do processo em que é acusada de lavagem de dinheiro e evasão de divisas na Operação Lava Jato. Os advogados pedem a absolvição dela.

O documento foi protocolado no site da Justiça Federal do Paraná na sexta-feira (12).

O Ministério Público Federal (MPF) pede que Cláudia pague como reparação dos danos materiais e morais causados US$ 1.061.650,00, valor mantido pela ré no exterior sem declaração, mais cerca de US$ 1,2 milhão, que seria a quantia envolvida nos crimes de lavagem. O valor, de acordo com os procuradores, foi recebido de contas do marido dela.

A denúncia foi aceita pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, em junho do ano passado. De acordo com as investigações da força-tarefa da Lava Jato, Cláudia foi favorecida, por meio de contas na Suíça, de parte de valores de uma propina de cerca de US$ 1,5 milhão recebida pelo marido.

O que a defesa pede

- Nas alegações finais, os advogados pedem que Moro desconsidere e tire dos autos os termos de delação premiada do lobista Hamylton Padilha e do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró "em razão da indisponibilidade dos registros audiovisuais das oitivas em questão".

- A defesa quer também que o juiz determine a "tradução dos documentos que dão base à acusação, como contratos entre CBH e República de Benin, extratos e documentos bancários, íntegra das investigações empreendidas na Suíça, sendo reabertos os prazos para requerimento de diligências".

- Os advogados ainda pedem que "seja reconhecida a ilicitude da prova oriunda da Suíça, em virtude das máculas que recaem sobre a cooperação jurídica internacional, sendo determinado o seu desentranhamento dos autos".

- A defesa pediu, mais uma vez, que o ex-presidente da Câmara dos Deputados seja interrogado no processo que a esposa é ré; o pedido já foi negado anteriormente.

No entendimento dos advogados, a medida é necessária para afastar a culpabilidade de Cláudia.

Segundo o advogado, o depoimento do ex-presidente na Câmara em outra ação, também ligada à Operação Lava Jato, revelou fatos que interessavam diretamente à defesa de Cláudia.

“Diante da relevância do quanto abordado por Eduardo Cunha pessoa evidentemente envolvida e conhecedora dos fatos e em homenagem aos princípios do contraditório e ampla defesa, a defesa postulou pela sua reinquirição na presente ação penal, a fim de que pudessem ser formuladas indagações relativas às imputações que pesam contra a Defendente pleito este indeferido por este d. Juízo, que autorizou apenas o translado do termo de interrogatório em questão aos presentes autos”, diz trecho das argumentações finais.

Os advogados querem, portanto, a definição de uma data para o interrogatório de Cunha e posteriormente restituição do prazo para apresentação de alegações.

- A defesa pede também que Cláudia seja absolvida "em razão de não constituírem infração penal os fatos imputados pela acusação" ou que sejam aplicadas multas mínimas.

Investigações

Segundo o MPF, Cláudia tinha plena consciência dos crimes que praticava e é a única controladora da conta em nome da offshore Köpek, na Suíça, por meio da qual pagou despesas de cartão de crédito no exterior em um montante superior a US$ 1 milhão num prazo de sete anos, entre 2008 e 2014.

As investigações apontam que o valor é totalmente incompatível com os salários e o patrimônio lícito de seu marido.

Os recursos na conta de Cláudia foram utilizados, por exemplo, para pagar compras de luxo feitas com cartões de crédito no exterior de artigos de grife como bolsas, sapatos e roupas, ainda conforme o MPF.

"Quase a totalidade do dinheiro depositado na Köpek (99,7%) teve origem nas contas Triumph SP (US$ 1.050.000,00), Netherton (US$ 165 mil) e Orion SP (US$ 60 mil), todas pertencentes a Eduardo Cunha", afirma o MPF.

As contas de Cunha escondidas no exterior, ainda de acordo com o MPF, eram utilizadas para receber e movimentar propinas, que eram produtos de crimes contra a administração pública praticados por ele.

As investigações apontam que "por meio da mesma conta Köpek a acusada também se favoreceu de parte de valores de uma propina de cerca de US$ 1,5 milhão que seu marido recebeu para 'viabilizar' a aquisição, pela Petrobras, de 50% do bloco 4 de um campo de exploração de petróleo na costa do Benin, na África, em 2011".

Zelada

Nesta segunda-feira (15), a defesa do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada também apresentou as alegações finais ao mesmo processo. Os advogados pediram a absolvição de Zelada.


Operações da PF combatem fraudes no Ministério da Agricultura por todo o país



Duas grandes operações da Polícia Federal estão em curso, investigando fraudes no Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Mapa). A operação Lucas cumpre mandados em Tocantins, Pará, Maranhão, São Paulo e Pernambuco, enquanto a operação Fugu age em em Santa Catarina. 

Leia abaixo sobre as duas operações:

Operação Lucas

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira, 16, a Operação Lucas, que investiga crimes de corrupção envolvendo servidores do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Mapa) e empresas fiscalizadas.

Em nota, a PF informou que cerca de 120 policiais federais cumprem 62 mandados judiciais, sendo 10 prisões temporárias, 16 mandados de condução coercitiva e 36 mandados de busca e apreensão nos Estados de Tocantins, Pará, Maranhão, São Paulo e Pernambuco, além do bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de bens móveis e imóveis nos valores de R$ 2,2 milhões de reais.

A investigação começou após denúncia de que frigoríficos e empresas de laticínios fiscalizadas teriam sido favorecidos em processos administrativos, por meio do retardamento na tramitação e anulação de multas.

A PF apurou, por meio de quebras de sigilos fiscal e bancário, que a chefe de fiscalização do Mapa, à época dos fatos, recebia de empresas fiscalizadas valores mensais para custear despesas familiares. Apenas em sua conta pessoal a investigação identificou a diferença de mais de 200% do declarado em seu Imposto de Renda. Também foi detectado que o esquema criminoso movimentou cerca de R$ 3 milhões, entre os anos de 2010 a 2016.

Os investigados, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, cujas penas podem chegar a 12 anos de reclusão.

O nome da operação faz referência à passagem Bíblica do livro de Lucas que diz: “Não peçais mais do que o que vos está ordenado” e “A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo”.

Operação Fugu

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 16, a Operação Fugu, que visa ao desmantelamento de grupo com atuação na Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA em Santa Catarina e contra o qual se apuraram diversas evidências relacionadas à proteção ilícita de empresas do ramo alimentício, bem como de perseguição a servidores com atuação na área de fiscalização mediante instauração de procedimentos disciplinares e remoções infundadas.

Em nota, a PF informou que a investigação, que já dura 9 meses, aprofundou-se no setor de pescados da região do Vale do Itajaí/SC, onde foram obtidos documentos indicativos de proteção ilícita a duas grandes empresas contra a implantação de medidas cautelares determinadas pelo DIPOA/MAPA/Brasília/DF, tendo sido verificado, ainda, que estas e outras empresas introduziram no mercado pescados importados da China das espécies Panga, Merluza e Polaca do Alasca adulterados quimicamente através de oversoaking, que consiste na adição de água e produtos químicos no interior dos pescados, o que, entre outros efeitos, elevava o peso dos produtos.

A suspeita é de que as importações dos pescados eram desviadas por entrepostos frigoríficos de Itajaí não relacionados à área de pescados, para que, sem a reinspeção adequada e/ou com conivência de servidor público, ingressassem mais facilmente no país.

Na ação, que conta com a participação de 110 policiais federais e apoio de fiscais indicados pelo MAPA/DIPOA-Brasília/DF, estão sendo cumpridos 37 mandados judiciais, sendo 20 de busca e apreensão, 12 de busca pessoal e 05 de suspensão cautelar do exercício das funções públicas nos municípios de Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Blumenau e Jaraguá do Sul/SC, todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Itajaí/SC.

Dentre os servidores afastados estão ocupantes de cargos de direção/gestão na unidade do MAPA em Santa Catarina.

As investigações prosseguem com 16 pessoas já indiciadas em crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação, importação, venda e entrega de produto alimentício adulterado/falsificado/alterado destinado a consumo, crimes contra o direito do consumidor (arts. 63 e 66 da Lei 8.078/90), denunciação caluniosa, constrangimento ilegal, ameaça e falso testemunho.


MPF denuncia Cabral e mais seis por corrupção na saúde

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e outras seis pessoas por corrupção passiva e ativa e organização criminosa por irregularidades cometidas na Secretaria Estadual de Saúde, entre 2007 e 2014. Além do ex-governador, César Romero, Carlos Miranda, Carlos Bezerra, Sérgio Côrtes, Miguel Iskin e Gustavo Estellita são acusados pela Força-tarefa Lava Jato/RJ de pagar ou receber propina para fraudar contratos da área de saúde.

Segundo a denúncia oferecida à 7ª Vara Federal Criminal, a Operação Fatura Exposta identificou que o modus operandi da organização criminosa liderada por Cabral, que cobrava 5% sobre todos os contratos firmados pelo Estado, também se ramificou na Secretaria de Saúde. O esquema, operado por Côrtes e por Romero, ex-secretário e subsecretário da pasta, direcionava as licitações de serviços e equipamentos médicos ao cartel organizado por Miguel Iskin e Gustavo Estellita, sócios nas empresas Oscar Iskin Ltda. e Sheriff Serviços e Participações.

De acordo com o relatado, os empresários eram os responsáveis por trazer ao país as empresas estrangeiras que participavam das licitações internacionais, que eram divulgadas apenas no Brasil. As empresas se articulavam entre si, fazendo um rodízio que privilegiava a cada uma delas por vez. Em função do arranjo, os envolvidos sabiam quanto cada empresa cobraria pelos produtos antes mesmo de sair a cotação do pregão internacional.

Miranda e Bezerra eram os encarregados de distribuir a propina paga pelos empresários, em um total de mais de R$ 16,2 milhões, cálculos feitos sobre os manuscritos contábeis da organização. Além de Cabral, o ex-secretário e o subsecretário também recebiam, respectivamente, 2% e 1% sobre os valores dos contratos da saúde. Os pagamentos eram recebidos e repassados pelos operadores mensalmente e variavam entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.

A denúncia oferecida à 7ª Vara Federal refere-se apenas aos crimes de corrupção passiva, ativa e de organização criminosa na área de saúde durante a gestão de Cabral. As demais condutas criminosas da organização capitaneada pelo ex-governador ainda serão objeto de denúncias posteriores da Lava Jato/RJ.