segunda-feira, 28 de maio de 2018

Juiz Sérgio Moro diz que movimento é legítimo, mas pede “bom senso” aos caminhoneiros

Em um despacho exarado nos autos de um dos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o do Sítio de Atibaia, o juiz Sérgio Moro suspendeu uma audiência marcada para esta segunda-feira (28) e aproveitou para opinar sobre o movimento dos caminhoneiros, publica o Jornal da Cidade Online.
O magistrado considera a pauta reivindicada pela categoria ‘legítima’, mas demonstra preocupação como o ‘prolongamento excessivo da paralisação’.
Veja abaixo a opinião do juiz:
"Há um movimento de paralisação de motoristas de caminhões nas estradas brasileiras. Há uma pauta de reivindicação legítima da respeitável categoria e que deve ser avaliada pelas autoridades competentes. No entanto, o prolongamento excessivo da paralisação e que inclui o questionável bloqueio de rodovias tem gerado sérios problemas para a população em geral, com prejuízos principalmente para o abastecimento de alimentos e de combustíveis nas cidades.
O deslocamento entre as cidades e mesmo dentro delas tem sido prejudicado, com afetação dos serviços públicos e inclusive de prestação de Justiça. Na presente data, o expediente na Justiça Federal de Curitiba foi cancelado, muito embora seja intenso o trabalho interno dos servidores.
Espera-se que prevaleça o bom senso dos envolvidos, com a normalização da situação e antes que ocorram episódios de violência, mas considerando a incerteza em relação aos próximos dias, é o caso de, por prudência, suspender as audiências do dia 28/05/2018 e, oportunamente, redesigná-las."
Na audiência suspensa pelo despacho acima, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso iria depor como testemunha de defesa do ex-presidente Lula.
FHC foi 'salvo pelo gongo'.

Delação de Palocci está pronta, bombardeia Lula, Dilma e Gleisi e afunda de vez o PT

A delação que o ex-ministro Antonio Palocci fechou com a Polícia Federal está pronta. Encerraram-se os depoimentos e aguarda a homologação da Justiça.
Notadamente o principal atingido é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Dilma Rousseff também é severamente delatada.
E sobra também para a senadora Gleisi Hoffmann e inúmeros outros petistas menos relevantes.
Palocci explica minuciosamente como a propina chegava nas mãos dos petistas, revelando valores, corruptores e como o dinheiro era entregue para cada um dos envolvidos.
Todos os relatos são coerentes com os fatos e com uma farta documentação apresentada.
O PT afunda de vez e não tem mais condições de existir como partido político.
Anotem isso.
As informações são do Jornal da Cidade Online. 

Vamos pagar R$ 9,5 bilhões para os caminhoneiros

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, disse para a TV Globo “que o impacto das medidas para encerrar a greve dos caminhoneiros é de 9,5 bilhões de reais aos cofres públicos”.

A conta para proteger Michel Temer da Lava Jato foi repassada a todos os contribuintes, registra O Antagonista.

O maior fiasco da história do PT. Veja fotos

O PT tentou fazer neste domingo um “aquecimento” da candidatura de Lula.

Foi o maior fiasco da história do partido.

A imprensa lulista teve de esconder o evento, porque ele desmascara o blefe do presidiário.

Veja a galeria de imagens recolhidas nas redes sociais por O Antagonista:






“Não tem mais governo”

Um líder partidário disse para a Folha de S. Paulo:
“Não tem mais governo.”

Segundo O Antagonista, na verdade, não tem mais governo desde o ano passado, quando foram divulgados os grampos de Joesley Batista, mas é preciso dar um jeito de arrastar o Brasil até a disputa eleitoral.

GOVERNO PUBLICA EDIÇÃO EXTRA DO DIÁRIO OFICIAL COM MEDIDAS PROMETIDAS AOS CAMINHONEIROS

Divulgação das medidas era condição para fim da greve.
O presidente Michel Temer publicou na noite de domingo (27) uma edição extra do Diário Oficial com as medidas prometidas aos caminhoneiros para tentar encerrar a greve do setor.
As medidas foram anunciadas por Temer em pronunciamento. A publicação era uma das condições impostas pelos caminhoneiros para encerrar o movimento.
Com as medidas provisórias publicadas no Diário Oficial, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pode contratar transportadores autônomos para atender até 30% da demanda; fica definida a política de preços mínimos para o transporte de cargas; e fica isenta a cobrança de pedágio sobre os eixos suspensos para os veículos que circularem vazios.
A greve dos caminhoneiros chegou ao sétimo dia no domingo e provoca um intenso desabastecimento em várias partes do país. Os caminhoneiros protestaram contra o valor do diesel.
Para tentar conter a manifestação, o governo também prometeu uma redução de R$ 0,46 no litro do diesel por meio da redução a zero das alíquotas do PIS-Cofins e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE). A queda no valor terá validade por 60 dias. A partir daí, os reajustes no valor do combustível serão feitos a cada 30 dias, decisão que, segundo Temer, visa dar mais "previsibilidade" aos motoristas.
Temer afirmou ainda que não vai incluir o setor de transporte rodoviário de carga da chamada reoneração da folha. A proposta, que na prática eleva a arrecadação federal, já foi aprovada pela Câmara e ainda depende de análise do Senado. Vários setores que haviam sido atendidos com a desoneração perderão o benefício.

fonte: G1

Representantes dos caminhoneiros autônomos se comprometem a suspender paralisação após medidas de Temer


Os representantes dos caminhoneiros autônomos se comprometeram a suspender as paralisações no país, logo após a assinatura da ata da reunião deste domingo (27) no Palácio do Planalto. Os representantes da categoria concordaram com as medidas aprovadas pelo presidente Michel Temer, que preveem, entre seus pontos, a redução de R$ 0,46 no preço do litro do óleo diesel e o fim da cobrança do pedágio sobre o terceiro eixo levantado em caminhões sem carga.:


"Os representantes dos transportadores autônomos se comprometeram a, em pronunciamento direcionado à categoria, recomendar a leitura da presente ata e, tão logo estejam publicadas no diário oficial da união as medidas provisórias mencionadas nas alíneas 'c', 'd' e 'e', suspender o movimento paredista ante o atendimento das demandas da categoria". 



Segundo informa o site Imprensa Viva, a brincadeira vai custar R$ 10 bilhões ao povo, que ainda vai pagar mais caro pelos alimentos, combustíveis e pedágios durante um bom tempo. 

Parabéns aos empresários e 'heróis' caminhoneiros pobrezinhos que compraram seus caminhões de R$ 200 mil com tanto sacrifício. 

A catadora de latinha, que vai ajudar a pagar a fatura, agradece.

Empresários e caminhoneiros pararam o país pelo dinheiro do povo e não defenderam nenhuma pauta da sociedade

Empresas, associações e entidades de classe investigadas por fraude em concorrência que vai custar R$ 10 bilhões ao contribuinte, mas já custou mais de R$ 100 bilhões ao país, após uma semana de paralisação dos caminhoneiros. 

A Polícia Federal abriu 37 inquéritos para investigar se empresários articularam a greve dos caminhoneiros. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica também apura a participação de empresas e associações de caminhoneiros na paralisação.

Foi de longe, a maior chantagem de uma categoria contra uma nação. Embora a categoria conte com autônomos que sacrificam suas vidas pelas estradas do país, o fato é que grupos econômicos poderoso vão abocanhar a maior parte dos benefícios obtidos no acordo firmado com o governo, que ficou praticamente com a faca no pescoço durante uma longa e desgastante semana. Após mergulharem o país no caos, os poderosos do setor conseguiram mais privilégios, frete tabelado, diesel mais barato, pedágio gratuito e outros benefícios que serão custeados pelo contribuinte, publica o site Imprensa Viva.

Este dinheiro terá que sair de algum lugar. Os donos de carro de passeio e empresas de transporte de passageiros também serão chamados pelas concessionárias de rodovias para compensar as perdas de receitas dos pedágios

Segundo a publicação, como se não bastasse, os caminhoneiros garantiram ainda uma reserva de mercado de 30% dos fretes da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento). Neste caso, poderão cobrar o que bem entenderem, elevando os custos finais dos produtos para o consumidor. O governo editará ainda uma medida provisória garantindo um preço mínimo de fretes, eliminando a concorrência no setor e onerando o mercado.

O curioso é que, apos fazer o país se curvar diante da crise de abastecimento, os empresários e entidades conseguiram o que queriam do governo sem incluir nenhuma pauta da sociedade em suas negociações. Além do aumento nos gêneros alimentícios, da demora na normalização do abastecimento do comércio, indústria e setores de serviços, o que demandará novas altas nos preços, o povo continuará pagando caro pela gasolina, pedágio, fretes etc. 

O discurso sobre o combate à corrupção, aos altos salários da elite de servidores e aos privilégios como auxílio-moradia era só enganação.


Muitos caminhoneiros entraram no mercado, que se retraiu com a crise e aumentou a concorrência no setor


As facilidades no acesso ao crédito para a compra de caminhões durante o auge da valorização das commodities no mercado internacional entre os anos de 2009 e 2010 permitiram que milhares de autônomos ingressassem no mercado de transporte de cargas em todo o país. Além da ampliação das linhas de crédito, o governo Lula aprovou ainda um programa de renovação da frota, atendendo a demandas das montadoras de caminhões.

Em 2012, o governo Dilma voltou a ceder aos apelos das montadoras de caminhões, quando o então ministro da Fazenda, Guido Mantega,  inclui a prorrogação do IPI menor e a redução da taxa de juros de linhas do BNDES para o financiamento para caminhões por meio do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).

O PSI, criado em 2009, desembolsou cerca de 227 bilhões até de julho 2012. Com o ingresso de milhares de profissionais no mercado, aumentou a concorrência e a pressão pelos baixos custos dos fretes em todo o país. Se a situação já não era cômoda para os autônomos do setor nos idos de 2012, a situação piorou  ainda mais a parti de 2013 e vem deteriorando desde então.

Com a recessão, tornou-se cada vez mais difícil repassar as altas do preço do diesel para os contratos e fretes. Com uma concorrência enorme no mercado, vários caminhoneiros se viram obrigados a aceitar serviços com margens cada vez mais reduzidas de lucro. 

Como se vê, a natureza dos problemas da categoria não estão relacionados apenas à questão do custo do diesel. 

Mesmo após a assinatura do vantajoso acordo com o governo, a categoria deve continuar enfrentando dificuldades. devido à alta concorrência no setor.

As vantagens obtidas pelo setor favorecem ainda mais as grandes empresas de transportes de cargas, o que pode criar maiores dificuldades aos autônomos. 

O governo investiga a atuação de empresários e associações na organização dos bloqueios. As paralisações também são investigadas pelo CADE, que investiga a conduta anticompetitiva no setor e fraude à concorrência. 

fonte: Imprensa Viva

Petrobras já deu problemas demais para o Brasil nas mãos de políticos e já passou da hora de ser privatizada


A Petrobras já passou da hora de ser privatizada. Após ter sido usada como instrumento de financiamento de um plano de poder do PT baseado em esquemas mirabolantes de corrupção, no qual foram consumidos bilhões do dinheiro do contribuinte, a estatal tornou-se apenas um triste exemplo de como descambou o nacionalismo obsoleto que serviu de laboratório para corruptos e assaltantes de toda sorte, publica o site Imprensa Viva.

Segundo a publicação, a Coca Cola está em todo lugar, gerando impostos para centenas de países do mundo, mantém seus segredos industriais guardados a sete chaves, emprega milhares de trabalhadores há décadas a fio, sem a interferência de cores partidárias. Não é preciso ter a imaginação fértil para imaginar o que seria se a Vivo, TIM ou Claro fossem empresas estatais aparelhadas por políticos. Seria um inferno tarifário onerando o contribuinte para cobrir rombos, projetos obscuros e contratos com empresários inescrupulosos. A privatização das telecomunicações trouxe a concorrência saudável para o setor, que prosperou, alcançou a maioria absoluta da população e gera bilhões em impostos.

Já a Petrobras foi usada de formas mais absurdas para financiar projetos baseados na matis ideológica de vários governos, serviu para enriquecer empresários corruptos que ajudaram a desviar o dinheiro do contribuinte para financiar políticos e partidos na outra ponta. 

Apesar de ser uma empresa mista com ações nas bolsas de valores no exterior, parte da população ainda nutre a ilusão de que a empresa pertence aos brasileiros e lhes deve algum favor. 

Pelo contrário. Apesar de manter grupos ideológicos em seu quadro de funcionários, a estatal tem que prestar contas aos investidores, deixando a parte amarga do negócio para o contribuinte brasileiro, sempre que algo foge do controle.

Esta semana, o procurador da República junto ao TCU Julio Marcelo de Oliveira afirmou em seu perfil no Twitter que “reduzir tributos sobre o diesel agora tem impacto imenso sobre as contas públicas, mas não mais que os Refis, perdão de dívidas dos ruralistas, desonerações da folha, incentivos fiscais”, em referência ao episódio das pedalas fiscais que culminaram no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Segundo Oliveira, a “lógica” de grupos que atuam para “obter um pedaço do orçamento e dividir a conta com toda a sociedade” e disse que o “problema do preço do diesel e outros combustíveis não é da política de preços da Petrobras, que já passou da hora de ser privatizada, mas de uma tributação excessiva sobre um insumo que tem impacto em toda a cadeia produtiva”.

PT pega carona na paralisação de caminhoneiros para reforçar candidatura de Lula


O PT resolveu pegar uma carona  paralisação de caminhoneiros para reforçar o lançamento da candidatura do ex-presidente Lula, marcada para este domingo, 27, quando o partido e apoiadores do presidiário pretendem realizar vários eventos em todo o país, informa a Folha.

Segundo a publicação, o PT vai se aproveitar do caos instalado no país para "surfar ao máximo na nova onda de críticas ao governo Michel Temer após a paralisação dos caminhoneiros. 

A sigla pretende usar o levante como mote para defender a participação do ex-presidente Lula na disputa pela Presidência. A ideia é que o tema apareça nos atos que o partido fará para reafirmar o lançamento do petista. 

Os discursos devem dizer que “os brasileiros lembram qual era o preço do botijão de gás e da gasolina na era Lula”, sem mencionar que quebraram a Petrobrás com a política de subsídios e a roubalheira desenfreada, é claro. 

Tanto Lula quanto Dilma se elegeram com muito dinheiro roubado da Petrobras, de acordo com a Lava Jato.

O PT não é o único a tirar vantagens do caos instalado no país com a greve dos caminhoneiros. Outros pré-candidatos opositores do governo incentivaram as paralisações até o último momento. 

General Mourão critica defensores da intervenção militar e diz que a greve está tornando a população refém


O general da reserva Antônio Mourão chamou a atenção para a irresponsabilidade dos movimentos de caminhoneiros grevistas e a falta de sensibilidade dos entusiastas da intervenção militar diante do momento delicado na vida do país.

Mourão afirmou em entrevista à Folha neste domingo que a população não pode se tornar refém da greve dos caminhoneiros e que não concorda com uma ação militar contra o governo federal para encerrar a crise política. 

Indagado se há “aproveitadores” pedindo uma ação das Forças Armadas contra o governo, o general disse que sim, “dos dois lados”.

“Tem gente que quer as Forças Armadas incendiando tudo. E a coisa não pode ser assim, não pode ser desse jeito. Não concordo. 

Soluções dessa natureza a gente sabe como começam e não sabe como terminam”, disse o militar.

“A minha visão é o país. O Brasil não pode se rachar ao meio, ser destruído.” “Eu não defendo que o país entre no caos. O país não pode entrar no caos. Não podemos aceitar o caos. Vai ser prejudicial para todos. A partir do momento em que começar o caos, aí entra a violência. E não sabemos como vai terminar isso. Tem que garantir os serviços essenciais. Você [greve] está tornando a população refém. Tem pessoas com filhos em colégios que amanhã não sabem se vão para a escola. É uma situação muito ruim”, disse Mourão.

O militar chamou de “vergonhosa” a atuação de grupos políticos que tentam se aproveitar do caos instalado no país e disse que existem aproveitadores oportunistas dos dois lados, e chama a atenção para convocação feita pela FUP (Federação Única dos Petroleiros) para uma greve de 72 horas nas refinarias de petróleo nesta quarta-feira (30).

“O que se vê são aproveitadores dos dois lados. Essa questão dos petroleiros é vergonhosa. É a cabeça do sindicato que não representa a pessoa que está suando lá diariamente. Queda do preço da gasolina? Não é assim. Precisamos analisar as coisas”, disse o general.

Lula recebeu R$ 10 milhões em espécie das mãos de secretário de Palocci, afirma ex-ministro


Segundo a revista IstoÉ, o secretário de luxo do ex-ministro Antonio Palocci, Branislav Kontic, foi encarregado de entregar propinas em dinheiro ao ex-presidente Lula.

Em um dos trechos da delação de Palocci à Polícia Federal, o petista afirmou que seu assessor Branislav Kontic entregou R$ 10 milhões em espécie para Lula, com detalhe de datas, horários e locais, diz a publicação neste sábado.

Preso há 20 meses, Palocci aguarda homologação do acordo com a PF e, na paralela, tenta fechar um segundo com o Ministério Público Federal, que já considerou inconsistentes suas “revelações”. 

O sociólogo Branislav Kontic passa seus dias em casa, na zona oeste da capital paulista, com uma tornozeleira eletrônica presa na perna e pode ser convocado novamente para depor ao juiz Moro. 

Caberá ao próprio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, homologar o acordo de delação de Palocci com a PF.

As revelações sobre os repasses milionários ao ex-presidente Lula não são as únicas informações explosivas reveladas pelo ex-ministro. 

Quem teve acesso aos relatos, afirma que não sobrará pedra sobre pedra no PT.