sexta-feira, 6 de julho de 2018

OS -SOLIDÁRIOS- ESTÃO VIBRANDO

Em praticamente todas as edições do Ponto Critico, como de praxe, publico não só os índices de inflação, como IPC, IPCA, IGP-M, IPC-S, IPC Fipe, etc., como os índices que medem a confiança e o comportamento da Indústria, Comércio e Serviços.
  
INFLAÇÃO EM ALTA E PRODUÇÃO E CONFIANÇA EM BAIXA
Pois, nos últimos dias todos os indicadores de inflação, por decorrência direta da terrível PARALISAÇÃO DOS CAMINHONEIROS, vem apresentando constante elevação, enquanto que os indicadores de produção e confiança, tanto de empresários quanto de consumidores nunca estiveram tão baixos.

POVO FELIZ 
Ora, se levarmos em conta que 86,64% da população de seis estados do nosso empobrecido Brasil– entre eles o Rio Grande do Sul – APOIOU de forma irrestrita a greve dos caminhoneiros, segundo pesquisa feita pelo Instituto Methodus na ocasião, tudo leva a crer, por óbvio, que este enorme contingente de brasileiros deve estar festejando muito, tanto a alta da inflação quanto as quedas brutais da produção e da confiança na nossa economia.

MOTIVOS PARA LAMENTAR
Como integro o ínfimo grupo que reúne os 13,36% restantes da população que desde o primeiro momento fizeram questão de NÃO EMPRESTAR SOLIDARIEDADE ALGUMA AOS GREVISTAS, como, aliás, deixei muito claro em  vários editoriais, nos quais usei apenas a lógica de raciocínio, só tenho motivos para lamentar.

SOLIDÁRIOS 
Mais uma vez, infelizmente,  o baixo o nível de educação do nosso pobre povo entrou em campo para mostrar, claramente, que aqui a felicidade é um sentimento que deriva da ingenuidade misturada com altas doses de ignorância e muita idiotice. 


SAFRA BOA
Ora, sem tirar nem por, este enorme contingente de brasileiros que se disseram -SOLIDÁRIOS COM A GREVE-, muitos deles fortemente influenciados pela mídia, se colocou clara e totalmente a favor:
1- da queda da produção;
2- da alta generalizada dos preços dos produtos e serviços;
3- do aumento do desemprego;
4- da desvalorização do real, etc...
Resumindo: o que estamos colhendo é tudo aquilo que a maioria do povo plantou. Mais: a safra-crise promete ser das melhores. Pode?

Gilberto Simões Pires, jornalista e pensador. texto por  publicado originalmente no Ponto Crítico.

IDP, de Gilmar Mendes, recebeu R$ 12 milhões em dinheiro público

O IDP, de Gilmar Mendes, não enriqueceu apenas com o patrocínio de empresas enroladas no STF.

A Crusoé revela que, desde 2014, o IDP recebeu também quase 12 milhões de reais em dinheiro público.

Em particular, dos governos de Goiás, Maranhão e Alagoas, em troca de cursos para servidores.

Dirceu ri da cara da Justiça

José Dirceu, alguns dias antes de ser solto por Dias Toffoli, mandou seus aliados pararem de bater no STF.

Agora, como diz a reportagem de capa da Crusoé, “o operador voltou”. E passou a articular a estratégia eleitoral do PT, rindo da cara da Justiça.

80 objetos levados por Lula e Dilma do Acervo da Presidência continuam desaparecidos

"Depois de 45 dias de buscas, a comissão criada pela Presidência da República para recuperar centenas de itens do acervo presidencial — que haviam sido levados de Brasília pelos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff — concluiu os trabalhos sem identificar o paradeiro de 74 objetos que estariam em posse de Lula". No caso de Dilma, seis dos 117 objetos levados não foram localizados, informa O GLOBO.


Os dois levaram centenas de objetos pertencentes ao acervo da Presidência. No caso do ex-presidente Lula, a equipe recuperou centenas de itens que estavam escondidos em meio a outros objetos do petista na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. 360 de 434 itens levados pelo petista do Planalto forma recuperados, incluindo um vaso chinês do acervo do Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro. O documento informa que a peça tinha numeração do patrimônio da Presidência e um selo do museu.

No caso dos artigos levados pela ex-presidente Dilma, o relatório revela que foram localizados em um contêiner na Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre. Dos 117 itens levados por Dilma, a comissão afirma não ter encontrado seis, informou O GLOBO.

As buscas foram determinadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a partir de uma lista de presentes recebidos pelos dois petistas em eventos oficiais durante seus mandatos. Quando deixam o Planalto, os ex-presidentes só podem levar itens de natureza estritamente pessoal, como fotos, roupas íntimas e remédios, e não objetos entregues em função do cargo que ocuparam.

As informações são de O GLOBO

“Sem Nordeste, não há Ciro”

Fernando Haddad, o laranja de Lula, pode abater a candidatura de Ciro Gomes.

Diz Eliane Cantanhêde:

“O primeiro efeito tende a ser nas pretensões de Ciro, que só chegou até onde chegou no vácuo do PT, troca desaforos com a própria sombra e cria constrangimento para empresários na casa deles, a CNI. A um sinal de Lula, boa parte dos votos do Nordeste migram para Haddad. E, sem Nordeste, não há Ciro.

Consolidadas a direita, com Bolsonaro, e a esquerda, com Lula materializado em Haddad, que o centro trate de jogar a sério, deixando vaidades de lado. O treino está acabando e a pergunta é: quem quer levar a culpa por um segundo turno entre Bolsonaro e PT?”

O comunista de Gilmar Mendes

Os governadores Marconi Perillo e Flávio Dino foram os que mais repassaram dinheiro público ao IDP, de Gilmar Mendes, revela a Crusoé.

Marconi Perillo, do PSDB, é coordenador da campanha de Geraldo Alckmin.

Quanto a Flávio Dino, do PCdoB, a reportagem conta que, antes de ser eleito no Maranhão, com o apoio de Lula e Dilma Rousseff, ele foi funcionário do IDP de Gilmar Mendes.

Petistas torram dinheiro do contribuinte para prestar apoio a Lula na prisão em Curitiba


Como se não bastassem os altíssimos custos para a população para manter o ex-presidente Lula numa carceragem diferenciada no prédio da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o Povo ainda está bancando as viagens de deputados petistas e apoiadores suas visitas para manifestações de apoio ao condenado.

"As despesas são pagas pela Câmara dos deputados, mas o dinheiro sai do bolso do contribuinte. A maior parte dos gastos foi com passagens aéreas, mas os parlamentares também pagaram hotéis, restaurantes, táxi, gasolina e até pedágio com a verba da Câmara" diz a Gazeta do Povo.

Ainda segundo a publicação, "As despesas são reembolsadas pela “cota para o exercício da atividade parlamentar” – o chamado “cotão” – que cobre as despesas relativas ao mandato. 

Muitas das viagens pelo país em apoio a Lula são justificadas com a realização de reuniões de bancadas e da Direção Nacional do PT – realizadas justamente nos locais onde Lula está. Assessores dos deputados também viajam com despesas cobertas pelo cotão".

Os custos com a manutenção da prisão do ex-presidente Lula em regime diferenciado também são altíssimos. 

UM BRASIL FORTE E DESENVOLVIDO, SEM CORRUPÇÃO


Amigos,

Isto é o que realmente importa para o nosso Pais.


Para livrarmos o nosso querido Brasil desses políticos corruptos que roubam os recursos que não lhes pertencem, mas sim ao Povo Brasileiro.

Em outubro, vote em político ficha limpa !

Revoltado na prisão, Lula diz que Judiciário não merece mais respeito


O ex-presidente Lula está revoltado com o recesso do Judiciário, que deve durar cerca de trinta dias, sem que nenhum recurso do petista seja julgado. O próximo recurso de Lula só deverá ser analisado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal em agosto, por volta do dia 08, informa o site Imprensa Viva.

Até lá, Lula passará por um longo jejum de recursos. O petista está "Indignado", segundo o coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, que o visitou nesta quinta-feira, 05, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Segundo Stédile, "A indignação dele é tão grande que disse para nós: 'A comportar-se desse jeito, esse Poder Judiciário não merece mais respeito de ninguém'", relatou o líder do MST a jornalistas. Segundo ele, Lula está "puto da cara".

O líder do MST disse que o ex-presidente está indignado com a situação do país e com o que entende como manipulações do STF. "Ele está puto da cara porque acompanha pela televisão as notícias. Está muito bem informado", afirmou.

Partidos são parte do problema no Brasil. Muitos atuam como máfias e balcões de negócios


Todo o imbróglio político do país está relacionado com a natureza da maioria dos partidos que atuam nos moldes de máfias ou balcões de negócios. É comum ver os políticos defendendo suas legendas, afirmando que não se pode generalizar, mesmo admitindo que setores do partido são realmente problemáticos, registra o site Imprensa Viva.

A divisão partidária costuma ser a desculpa dos políticos quando tentam justificar práticas nada abonáveis. A parte suja do 'negócio' fica com uma turma, enquanto a outra tenta parecer limpinha. Os escândalos envolvendo negociatas por ministérios, por apoio a projetos que costumavam tender doações milionárias e outras votações importantes envolveram praticamente todos os partidos ao longo das últimas décadas.

Isto sem contar os esquemas de compra direta de partidos e de parlamentares no escândalo do mensalão, os repasses milionários à legendas feitos por empresas como a JBS, Odebrecht e outras tantas envolvidas nos esquemas criminosos revelados pela Operação Lava Jato.

Além dos milhões originários de doações 'legais' que abarrotavam os cofres dos partidos, há ainda o bilionário fundo partidário. É através do gerenciamento destes recursos que os dirigentes dos partidos premiam os candidatos mais alinhados com as políticas partidárias.

Praticamente todos os políticos do Brasil pertenceram a partidos como PP, PMDB, PT, PSDB, PTB, PDT, PR, DEM, etc. Nos meses que antecedem as eleições, é comum a dança partidária, onde muitos migram para legendas que oferecem mais vantagens ou estão menos desgastadas perante a opinião pública. Ultimamente, alguns dirigentes partidários, responsáveis pela interlocução da legenda com empresários e com outras forças políticas, controlam suas legendas com mão de ferro e ignoram até mesmo as convenções para a escolha de candidatos. Em muitos casos, não há Democracia nem mesmo dentro dos partidos. Ser dono de um partido é um ótimo negócio no Brasil.

Para que um cidadão honesto ingresse na política, ele precisa se submeter a um partido e o crivo de seus dirigentes, filiados e políticos. No Brasil, não existe candidaturas independentes, o que poderia significar a única alternativa para a renovação da classe política e democratizar o acesso aos cargos eletivos no País.

Para se candidatar a um cargo eletivo no Brasil é preciso estar filiada/o a um partido político, regra que está vigente desde o Código Eleitoral de 1945. Apesar de várias iniciativas no sentido de valorização da participação do cidadão de bem no processo político, os partidos atuam para assegurar  a manutenção de máquinas partidárias, que em muitos casos operam em defesa de interesses privados.

Os filtros dos partidos inibem o ingresso de cidadãos com ideias arejadas e independência política. Para passar pelo crivo dos dirigentes partidários, o sujeito precisa estar ligado a algum movimento de grande representatividade, seja em número de pessoas ou em possíveis apoios financeiros. O corporativismo é visto como uma qualidade e vantagem competitiva. A preferência dos partidos recai sempre para representantes de entidades, seja uma associação de moradores, um sindicato ou representantes de grupos coesos. 

Graças aos partidos, o cidadão comum definitivamente não tem vez na política. É praticamente impossível furar o bloqueio perverso das organizações partidárias.

Quem morreu a serviço da Pátria jamais será esquecido, diz comandante do Exército sobre soldado morto por grupo terrorista de Dilma


"Este é um encontro de soldados. Um encontro para reverenciar uma vida interrompida, em circunstância brutal, na fase mais rica da sua juventude.

A morte do Soldado Mário Kozel Filho, em 1968, foi consequência do ambiente da guerra fria que se refletia no mundo e penetrava no Brasil. Um período de entusiasmos artificializados, de intolerâncias incitadas e de paixões extremadas que faziam os brasileiros míopes para a realidade civilizada. Foi um tempo que nos dividiu, que fragmentou a sociedade e nos tornou conflitivos.

A fratura da sociedade é uma experiência para ser lembrada. Nos deixou ensinamentos que não podem ser esquecidos ou negligenciados

Aquele incidente com o Soldado Kozel, vítima inocente do terrorismo, nos obriga a exercitar o maior ativo humano - a capacidade de aprender.

Agora é um momento que nos aconselha, aos brasileiros e às instituições, a prudência nos ânimos, que pede sabedoria para iluminar o futuro e, principalmente, exige a união dos esforços para construí-lo.

O período que atravessamos clama pela interrupção dos fracionamentos induzidos pelas políticas identitárias trazidas no bojo das ideologias contemporâneas, faz necessário que as instituições cumpram os papéis que lhes são destinados e impõe a submissão das querelas pessoais e institucionais aos interesses da nação, de forma a colocar o Brasil acima de tudo.

Este é o legado do soldado Kozel"


Quem morreu a serviço da Pátria jamais será esquecido. Leia o texto do Comandante do Exército @Gen_VillasBoas sobre o Soldado Kozel Filho.https://goo.gl/j53ezi 

Palocci confirmou a Moro que a Odebrecht comprou terreno para Instituto Lula


A homologação do acordo de delação do ex-ministro Antonio Palocci, à exemplo do que ocorreu com o depoimento do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro no caso do triplex, pode render outras condenações ao ex-presidente Lula na Lava Jato, publica o site Imprensa Viva.

Entre as confissões de crimes feitas por Palocci ao juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, em Curitiba, na histórica audiência de 6 de setembro que incriminou o ex-presidente Lula, Palocci confirmou a transação da Odebrecht envolvendo a aquisição de um terreno para o Instituto Lula no âmbito do 'pacto de sangue' entre o petista e o empresário Emílio Odebrecht. Segundo Palocci, a empreiteira teria destinado cerca de R$ 300 milhões para Lula e o PT em troca de negócios vantajosos com a União.

O juiz Sérgio Moro abre o interrogatório questionando sobre acusação de que Odebrecht comprou terreno para Instituto e sua participação. “Participei”.

“A denúncia procede, os fatos são verdadeiros. Eu diria apenas que os fatos desta denúncia dizem respeito a um capitulo de um livro um pouco maior do relacionamento da Odebrecht com o governo do ex-presidente Lula e da ex-presidente Dilma, que foi uma relação bastante intensa, bastante movida a vantagens, a propinas pagas pela Odebrecht para agentes públicos, em forma de doação de campanha, de benefícios pessoais, em forma de caixa 1 e caixa 2.” Confirma o que foi dito por Marcelo Odebrecht de que ele era interlocutor da empresa com o governo, para seus interesses e para temas de campanha e inclusive “ilícitos", assumiu o ex-ministro membro da cúpula do PT. 

Professor cria polêmica entre alunos ao dar aula com camiseta de “Lula Livre”


O professor Otílio Dalcoquio, do Colégio Unificado, em Itajaí, em Santa Catarina, criou polêmica ao comparecer em sala de aula usando uma camiseta com a mensagem “Lula Livre”.

Dalcoquio é professor de química no colégio, no qual compareceu com a camiseta com a estampa “Lula Livre”, inspirada em elementos da tabela periódica. O gesto polêmico repercutiu e causou debate, relata o site Imprensa Viva.

Segundo a VejaSP, "o colégio informou que o caso ocorreu na última quinta-feira (28). “Os alunos perguntaram do que se tratava e ele mostrou”, disse Alexandre Machado Kleis, diretor geral da escola. “Por conta do nosso regimento, os professores não podem mostrar preferências políticas, mas ele não levou para esse lado.”

 “Na nossa avaliação, ele errou. Foi advertido. Mas a situação tomou uma proporção exagerada e saiu do âmbito da escola muito rapidamente”, prosseguiu Kleis após a repercussão do fato nas Redes Sociais.

Em várias partes do país, alguns professores simpatizantes da esquerda tentam convencer seus alunos em sala de aula que o ex-presidente Lula, preso por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, foi condenado injustamente. A maior parte das iniciativas neste sentido não é exitosa e os jovens estudantes parecem bastante familiarizados com as investigações sérias da Operação Lava Jato. Normalmente, os professores que tentam fazer da sala de aula um local de doutrinação política são logo denunciados ou têm suas ações condenáveis divulgadas nas Redes Sociais. 

Lula levou até vaso chinês com numeração do patrimônio e selo do Museu de Belas Artes do Rio


A comissão criada pela Presidência da República para recuperar centenas de itens do acervo presidencial descobriu que entre os objetos levados pelo ex-presidente Lula havia até mesmo um vaso chinês do acervo do Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro. A força tarefa que foi a campo para recuperar centenas de peças levadas do acervo Público pelos ex-presidentes Lula e Dilma recuperou o vaso chinês, que estava escondido em depósito do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo O documento informa que a peça raríssima tinha numeração do patrimônio da Presidência e um selo do museu.

Segundo o Globo, o relatório da comissão será agora enviado ao TCU para a adoção de providências foi concluído no último dia 18. A publicação teve acesso ao documento, que revela "que os servidores da Presidência conseguiram localizar, no caso de Lula, apenas 360 de 434 itens levados do Planalto. As buscas foram feitas num depósito do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, para onde foram levadas cerca de 800 caixas com artigos do ex-presidente".

Com informações de O Globo.

Dilma deveria disputar vaga no Zorra Total, sugere colunista da Folha


O colunista da Folha, Leandro Narloch, sugeriu em artigo publicado nesta quarta-feira, 04, que a ex-presidente Dilma Rousseff deveria disputar uma vaga no programa Zorra Total, da Rede Globo.

Em artigo bem humorado, Leandro Narloch, reclama que Willian Bonner teima em não exibir um suposto vídeo com sua versão de "O Brasil que eu quero" , e sugere algumas contribuições para o programa.

O Brasil que eu quero é um Brasil em que: o governo lance advertências sobre os perigos do mau gosto. “O Ministério da Estética adverte: saia indiana, pochete e cinto grosso com medalhão fazem mal à estética.”

Entre outras sugestões, Narloch recomenda que "Dilma Rousseff integre o elenco do Zorra Total".

Exército confirma homenagem a soldado Mário Kozel Filho, morto por grupo terrorista de Dilma em 1968


O Comando Militar do Sudeste confirmou que o Exército vai realizar uma cerimônia em homenagem inédita ao 50.º aniversário da morte do soldado Mário Kozel Filho, vítima de um ataque do grupo terrorista VPR (Vanguarada Var Palmares) ao qual pertenceu a ex-presidente Dilma Rousseff, registra o site Imprensa Viva.

Segundo a Wikipedia, a ação se deu "Na madrugada de 26 de junho de 1968, após seis meses de iniciação no serviço militar, morreu em um atentado a bomba. Diógenes José Carvalho de Oliveira, Dilma Rousseff, Pedro Lobo de Oliveira e José Ronaldo Tavares de Lira e Silva, integrando um grupo de onze militantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), lançaram um carro-bomba, sem motorista, contra o Quartel General do II Exército, no bairro de Ibirapuera, em São Paulo. A guarda disparou contra o veículo, que bateu na parede externa do Quartel General. Mário foi em direção ao carro-bomba. A carga com vinte quilos de dinamite explodiu em seguida, atingindo uma área de raio de 300 metros. O corpo de Mário Kozel Filho foi despedaçado e saíram feridos gravemente outros seis militares".

“Este é um encontro de soldados. Um encontro para reverenciar uma vida interrompida, em circunstância brutal, na fase mais rica da sua juventude”, diz mensagem publicada há pouco no site do Exército.

“A morte do Soldado Mário Kozel Filho, em 1968, foi consequência do ambiente da guerra fria que se refletia no mundo e penetrava no Brasil. Um período de entusiasmos artificializados, de intolerâncias incitadas e de paixões extremadas que faziam os brasileiros míopes para a realidade civilizada. Foi um tempo que nos dividiu,  que fragmentou a sociedade  e nos tornou conflitivos. A fratura da sociedade é uma experiência para ser lembrada. Nos deixou ensinamentos que não podem ser esquecidos ou negligenciados.

Aquele incidente com o Soldado Kozel, vitima inocente do terrorismo, nos obriga a exercitar o maior ativo humano – a capacidade de aprender. Agora é um momento que nos aconselha, aos brasileiros e às instituições, a prudência nos ânimos, que pede sabedoria para iluminar o futuro e, principalmente, exige a união dos esforços para construí-lo. O momento em que vivemos aconselha a interrupção dos fracionamentos induzidos pelas politicas identitárias trazidas no bojo das ideologias contemporâneas, é necessário que as instituições cumpram os papéis que lhes são destinados e impõe a submissão das querelas pessoais e institucionais subordinando-as aos interesses da nação de forma a colocar o Brasil acima de tudo.”


KARL MARX IMPRESTÁVEL - A MANIPULAÇÃO DE ALUNOS

Comentário de Diogo Rox.
Assista:

O FUTEBOL E A ECONOMIA

NEM SEMPRE O MELHOR VENCE 

Mais do que sabido, e comprovado, em qualquer competição esportiva, independente da modalidade, nem sempre a equipe que melhor se apresenta é aquela que sai vencedora. Notadamente quando a decisão se resume a apenas uma partida, do tipo -mata ou morre-, onde o improvável está sempre à espreita para se fazer presente.

TROFÉU
Mesmo que a equipe que melhor se apresentou ao longo do ano venha a figurar uma boa posição no ranking, ou mesmo durante uma determinada competição, o que realmente interessa para todos é quem (clube ou seleção)  levou o troféu de campeão.

RANKING
Comparando o esporte com a economia, quer seja mundial ou local (estados e municípios), aí a competição não se dá por torneio ou campeonato, onde é preciso apontar um campeão, mas por análise de desempenho constante. Assim, aqueles países (ou estados e municípios) que apresentam melhor desempenho econômico passam a ocupar posições de maior destaque no ranking.

SEM ESQUECER A LÓGICA 
Ora, por mais que saibamos que esta nossa Seleção tem muita -bala na agulha-, ou seja, reúne grande capacidade competitiva (e não apenas participativa) o que contribui para uma possível chegada à final nesta Copa do Mundo, ninguém pode negar a lógica de que, além de haver outros bons competidores, nem sempre o melhor vence. 

PURA MÁ VONTADE
Da mesma forma é preciso salientar que a nossa Economia, por exclusiva vontade da maioria dos nossos governantes, notadamente dos parlamentares e juízes, não tem -bala na agulha-. Ao contrário, o estado raquítico identifica chance -zero- de, a curto, médio e longo prazos, para ocupar uma posição minimamente decente no ranking mundial de desempenho econômico. Pode?

TRISTEZA
Confesso que fico muito triste ao perceber que só mostramos interesse para formar uma equipe de futebol que enfrente, de igual para igual, com razoáveis vantagens competitivas,  aquelas que o calendário da Copa nos impõe. Naquilo que poderia transformar o Brasil numa efetiva potência mundial em economia, nada acontece.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Vejam, por exemplo, que nos últimos 40 anos (lá se foram 10 Copas do Mundo neste período), o ROMBO DA PREVIDÊNCIA aumentou de forma dramática. Pois, mesmo assim, a REFORMA que o Brasil exige poder para equilibrar as Contas Públicas, não anda. Pode? 


texto de Gilberto Simões Pires, jornalista e pensador.