quarta-feira, 12 de setembro de 2018

URGENTE: BOLSONARO FAZ NOVA CIRURGIA DE EMERGÊNCIA

Jair Bolsonaro foi levado por volta das 22h desta quarta-feira (12) ao centro cirúrgico do hospital Albert Einstein, em São Paulo, para um procedimento de emergência. O presidenciável teve um problema de aderência das paredes intestinais e está sendo operado pelo gastroenterologista Antônio Luiz Macedo.

De acordo com o último boletim, Bolsonaro evoluiu com uma “distensão abdominal progressiva e náuseas e foi submetido a uma tomografia de abdômen que evidenciou presença de aderência obstruindo o intestino delgado”.
fonte: PLENO NEWS     



“Lula está cercado de puxa-saco”, diz Ciro Gomes

Em sabatina com O Globo nesta quarta-feira (12), o candidato à Presidência pelo PDT Ciro Gomes atacou o PT.
“Hoje o Lula está cercado de puxa-saco e perdeu um pouco da visão genial que ele tem da realidade. Se ele tivesse solto, não teria permitido uma série de desatinos que estão sendo promovidos”, disse o candidato.
Em relação à insistência do PT em manter Lula candidato, o pedetista declarou:
“Todos sabiam que o Lula não podia ser candidato e contraria a inteligência do povo”

OS ELEITORES E O MERCADO ESTÃO APREENSIVOS

Nos últimos quatro dias, rodeados de grande expectativa, três diferentes institutos divulgaram os números obtidos através de -pesquisas de intenção de voto- após o atentado sofrido pelo candidato Jair Bolsonaro.
 
Pois, ainda que em todas as pesquisas o candidato Jair Bolsonaro apareça em primeiro lugar, com boa diferença de votos sobre os demais candidatos, nesta corrida eleitoral, mesmo assim os eleitores -REFORMISTAS- se mostram bastante apreensivos. Com total razão, aliás.

O fato que está deixando os eleitores que se declaram -REFORMISTAS-, ou seja, do tipo que querem UM BRASIL DECENTE E COM VONTADE DE CRESCER E SE DESENVOLVER, é o receio de que, no segundo turno, algum candidato da ala -POPULISTA- possa vir a ser eleito como novo presidente.
 
Chama a atenção, embora a maioria dos eleitores não mostre interesse em ler os conteúdos das pesquisas, que identificam, por exemplo, onde o candidato Bolsonaro é bem aceito pelos eleitores, e onde é praticamente odiado. É por aí que o candidato e seus eleitores ficam sabendo onde residem as reais dificuldades na obtenção de votos suficientes para ganhar eleição.

É notório, por exemplo, ainda que não seja uma surpresa, que Jair Bolsonaro mostra enorme dificuldade para conquistar eleitores da ala feminina. Segundo informa a pesquisa Crusoé-Empiricus, é esta a sua maior rejeição: só 19,1% das mulheres entrevistadas disseram que vão votar em Bolsonaro.
 
Ora, não há como festejar uma boa colocação na pesquisa de INTENÇÃO DE VOTO, se o tamanho da REJEIÇÃO implica em esgotar por completo a possiblidade de crescimento do candidato. Neste momento, portanto, o que realmente pode fazer a diferença, para melhor, é uma dedicação exclusiva àqueles que se sentem prejudicados, ou protagonistas da REJEIÇÃO. 

texto por Gilberto Simões Pires
via Ponto Crítico

Se Bolsonaro ganhar, choro e saio da política, diz Ciro Gomes


Em entrevista ao Globo, Ciro Gomes, candidato à presidência pelo PDT, afirmou que vai “chorar” e deixar a política caso o adversário Jair Bolsonaro (PSL) seja eleito.
“Vou desejar boa sorte a ele, cumprimentá-lo pelo privilégio e depois vou chorar. Eu saio da política. A minha razão de estar na política é confiar no povo brasileiro”, disse.
Segundo Ciro, Bolsonaro representa a “destruição” política.

PP racha no Sul; candidato cotado para substituir Ana Amélia rompe com PSDB e anuncia apoio a Bolsonaro

O candidato do Rio Grande do Sul ao Senado, Luis Carlos Heinze (PP), anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (12), apoio ao candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL). O movimento de Heinze contraria a orientação nacional do partido de apoiar o tucano Alckmin, já que este indicou Ana Amélia Lemos (PP) como vice na chapa, registra o site Conexão Política.
Heinze abriu mão da candidatura ao governo depois que Ana Amélia virou vice na chapa de Geraldo Alckmin.
O candidato é cotado para substituir a vaga de Ana Amélia no Senado Federal. Se eleito, deve arrastar boa parte do PP no estado e abrir palanque para o presidenciável do PSL.
O anúncio de Heinze foi feito no escritório político dele, às 14h30min, com a presença do ex-governador Jair Soares (PP) e deputados da legenda que apoiam Bolsonaro.
No interior do Estado, os candidatos do PP têm relatado resistência do eleitorado do partido em apoiar a candidatura de Alckmin. Para evitar a perda de votos, uma das estratégias utilizadas por parte dos candidatos da legenda é produzir material de campanha sem as imagens de Alckmin e Ana Amélia.

Quadro de saúde de Jair Bolsonaro regride

O quadro de saúde de Jair Bolsonaro regrediu de terça-feira (11) pra esta quarta-feira (12), escreve Claudio Dantas, em apuração d’O Antagonista.
Jair Bolsonaro foi vítima de uma tentativa de homicídio em Juiz de Fora (MG) nesta quinta-feira (6). O presidenciável foi atendido na Santa Casa da cidade e depois transferido ao Hospital Israelita Albert Einstein.
A apuração se dá em decorrência da decisão da equipe médica do Albert Einstein em suspender a alimentação oral do candidato, devido a distensão abdominal.
Embora não haja quadro infeccioso, Bolsonaro passou a madrugada em claro com fortes dores.

Já fizestes o dever?

É nosso dever cívico resgatar a nação.  A bem da verdade, desde a formação da República, a identidade do brasileiro esteve muito mais ligada aos seus costumes e cultura locais, do que ao país como um todo. Ser patriota, muito se resumiu à comemorar o “Dia do Soldado” ou cantar (a contra gosto) o hino nacional em partidas de futebol.  No máximo, na escola, decorar o hino da bandeira.
Hino à bandeira do Brasil
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz.
Tua nobre presença à lembrança.
A grandeza da Pátria nos traz.
Refrão
Recebe o afeto que se encerra.
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
2
Em teu seio formoso retratas.
Este céu de puríssimo azul, 
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
(Refrão)
3
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser!
(Refrão)
4
Sobre a imensa nação brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira,
Pavilhão da justiça e do amor!
(Refrão)
Composta por Olavo Bilac, com letra de Francisco Braga, adotado em 1906, a canção enaltece a grandeza de um país. No entanto, a lírica de Braga, convoca todos os nascidos aqui ao cumprimento de um dever. E é este o mérito que os convido a cumprir no ano que se faz presente. Nós somos os responsáveis pelo resultado do nosso futuro. As nossas escolhas nestas eleições, serão determinantes para o caminhar da nação. É óbvio que não dá para aglutinar diversas culturas diferentes e impor um sentimento patriótico aos milhões de eleitores que decidirão seus destinos dentro de um mês. Peço aqui, o básico. É necessário verificarmos se os nossos postulantes têm fichas limpas.


    É imprescindível que pesquisemos vossos passados, atitudes e condutas. Nunca uma disputa precisou ser tão criteriosa do lado do cidadão. Fica aqui o convite. Aproveite este ano eleitoral para levantar o maior número de informações possíveis sobre os seus candidatos a deputado estadual, federal, senador, governador e presidente da república. Caso seja de sua vontade, exercer um pouco de patriotismo o qual sempre teve preguiça, ou nunca a oportunidade, chegou a hora de fazer o dever de casa.

    texto por Alexandre Lacerda, no site Conexão Política.

    A manipulação judicial da “insanidade” e “loucura” para beneficiar Adélio Bispo de Oliveira

    O dia 6 desse mês, uma quinta-feira, o candidato à Presidência da República, Jair Messias Bolsonaro (PSL), foi alvo de um atentado contra a sua vida. Um homem identificado como Adelio Bispo de Oliveira, de 40 anos, o esfaqueou no abdome durante ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais, sendo preso logo em seguida.
    Já no outro dia a mídia divulga que um escritório de advocacia particular, com quatro advogados, aceitou defender o agressor. Zanone Manuel de Oliveira Júnior, Pedro Augusto de Lima Felipe e Possa, Fernando Costa Oliveira Magalhães e Marcelo Manoel da Costa já atuaram em julgamentos de grande repercussão, como a defesa de Bola, amigo do ex-goleiro Bruno. Eles alegam que o interesse na defesa de Adelio é para autopromoção.
    Mas, o próprio Zanone disse, segundo informações da BBC Brasil, que possui 1.038 júris no currículo, sendo 14 deles de fama nacional. Como justificar o argumento de “marketing” quando se trata de um escritório que já possui fama suficiente? Difícil acreditar.
    Mas, teorias à parte, o nosso foco no momento é abordar como a defesa de Adelio Bispo pretende utilizar o argumento da “insanidade” para justificar o ataque contra Jair Bolsonaro. Para isso, os advogados enfatizam frases religiosas, como a de que a motivação do crime teria sido “a mando de Deus”.
    Todavia, até onde pude acompanhar e avaliar como psicóloga e perita criminal, com base nas declarações do próprio Adelio em seu depoimento na segunda-feira (9), não há qualquer indício contundente que possa justificar o diagnóstico de comprometimento mental, nem mesmo o pedido de avaliação psicológica. Claro que a minha posição se trata de uma opinião e não de uma avaliação profissional formal, mas com bastante fundamento.
    Adelio demonstrou que a sua motivação foi puramente ideológica e política. Se existe algum comprometimento, ele é o fanatismo em consequência da sua alienação política. Ele mesmo deixou isso claro durante o depoimento.
    Afirmações de que foi “a mando de Deus” e de caráter religioso em geral não se alinham com a clareza com que ele se expressa e articula seus pensamentos, uma vez que não há indícios de confusão delirante.
    Às ideias religiosas podem ser perfeitamente normais, desde que tenham algum significado para o indivíduo. Há pessoas que em nome da fé acreditam em discos voadores e dizem que já foram abduzidas, nem por isso são consideradas insanas, embora para outros pareça loucura, certo?
    Em nome da religião tem pessoas que se auto-mutilam, passam desnutrição, largam família, vivem isoladas e praticam inúmeros outros rituais que para muitos são absurdos, mas que para elas são frutos da interpretação que deram ao sentimento religioso que possuem. Em nenhum desses casos essas pessoas são consideradas “loucas”.
    O direcionamento da fé quem dá é o sujeito e ela pode, sim, ser conscientemente direcionada para o assassinato de outras pessoas. É isso o que fazem os terroristas do Estado Islâmico, por exemplo. Eles não são insanos. São apenas pessoas que se deixaram manipular pelo fanatismo religioso, que também pode ser político. Não há diferença.
    A própria definição de insanidade é questionável
    Ainda que Adelio Bispo de Oliveira fosse diagnosticado com algum comprometimento mental, esse diagnóstico pode tranquilamente ser questionado. Do ponto e vista científico, a doença mental não é consenso entre os acadêmicos.
    Em um estudo intitulado “Representação social e subjetividade do adoecer psíquico”, os pesquisadores Brito e Catrib (2004) dizem que “a loucura e os conhecimentos científicos sobre ela são, então, conectados à noção de que a pessoa se torna diferente, estranha, outra pessoa, ou seja, é ancorada no conhecimento próprio do senso comum sobre o referido fenômeno”.
    Ou seja, a noção que temos sobre o assunto muitas vezes é o que reforça a noção de “doença”, de forma que “assim, o conceito de loucura se liga e é inserido ao conceito preexistente, enraizando-se socialmente. O objeto representado (loucura) adquire significado através da representação social da loucura (a pessoa fica fora de si) e passa a ser utilizada como sistema de interpretação do meio social”.
    Portanto, a chamada “loucura”, ou estado de “surto”, também pode ser fruto do discurso, contexto social e motivações que cercam a pessoa, e nada ter a ver com o aparelho mental do indivíduo.
    É evidente que não são os advogados que determinam o diagnóstico, mas sim profissionais especializados, mas também é possível que esses profissionais, influenciados pelo discurso da mídia e das possíveis encenações do criminoso, cometam erros. Pessoas de perfil manipulador possuem grande habilidade para dissimular, interpretar e convencer, algo comum no comportamento de muitos criminosos.
    O discurso de ódio da mídia é combustível para a violência
    O que existe de mais contundente no caso de Adelio Bispo de Oliveira é um comportamento motivado em grande parte pelo discurso de ódio da própria mídia. Jair Bolsonaro é constantemente exposto como um vilão contra negros, indígenas, mulheres e homossexuais. Esse reforço manipulador constante dos veículos de comunicação está moldando a visão de pessoas mais sugestionáveis, geralmente de baixa escolaridade, no sentido de criar ódio contra o Bolsonaro, e não simplesmente uma discordância de opinião.
    A revista ISTOÉ, por exemplo, estampou a foto de Bolsonaro na sua capa em novembro passado, com o título “A Ameaça Totalitária”. Na chamada do texto está escrito exatamente o seguinte:
    “O candidato que reverencia torturadores, chama os direitos humanos de ‘esterco da vagabundagem’, diz que só quem ‘fraqueja’ gera filha mulher e que preferiria um filho morto a ser homossexual ostenta quase 20% nas pesquisas. Agora, finge ser liberal para encantar o mercado. Ele pode ser presidente. E o perigo é exatamente esse”.
    O tom agressivo e incitação de ódio contra o candidato são gritantes. A associação da sua pessoa à figura de violência e intolerância também, e este é apenas um exemplo entre vários, com a mesma natureza tendenciosa, distorcida e promotora de rejeição ao Jair Bolsonaro.
    Diante disso, tendo como exemplo a citação da pesquisa que fiz acima, está claro que o atentado contra a vida de Bolsonaro foi também consequência dos ataques desonestos contra ele, patrocinado pela oposição e grande mídia. Isso não é uma dúvida, mas uma constatação, e quem deve dar a resposta contra isso tudo é a população nas urnas, no dia 7 de outubro.

    texto por Marisa Lobo, psicóloga e perita criminal.
    via Conexão Política

    Ministério Público Federal rejeita teste de sanidade mental em agressor de Bolsonaro

    O procurador Marcelo Medina recusou a petição dos advogados de Adélio Bispo de Oliveira para a efetuação de uma análise de sanidade mental, registra O Antagonista.
    Para Medina, a defesa “não forneceu qualquer elemento concreto – laudo, atestado, prescrição, prontuário, histórico de internações ou afastamentos do trabalho – que suscitasse dúvida fundada sobre a sanidade mental do investigado, como exige a lei”.
    “A alegação da defesa prende-se, na essência, aos próprios motivos e circunstâncias do crime, o que, conforme a jurisprudência, não é suficiente.”
    O procurador enfatiza que a sentença final é do juiz.