quarta-feira, 12 de setembro de 2018

OS ELEITORES E O MERCADO ESTÃO APREENSIVOS

Nos últimos quatro dias, rodeados de grande expectativa, três diferentes institutos divulgaram os números obtidos através de -pesquisas de intenção de voto- após o atentado sofrido pelo candidato Jair Bolsonaro.
 
Pois, ainda que em todas as pesquisas o candidato Jair Bolsonaro apareça em primeiro lugar, com boa diferença de votos sobre os demais candidatos, nesta corrida eleitoral, mesmo assim os eleitores -REFORMISTAS- se mostram bastante apreensivos. Com total razão, aliás.

O fato que está deixando os eleitores que se declaram -REFORMISTAS-, ou seja, do tipo que querem UM BRASIL DECENTE E COM VONTADE DE CRESCER E SE DESENVOLVER, é o receio de que, no segundo turno, algum candidato da ala -POPULISTA- possa vir a ser eleito como novo presidente.
 
Chama a atenção, embora a maioria dos eleitores não mostre interesse em ler os conteúdos das pesquisas, que identificam, por exemplo, onde o candidato Bolsonaro é bem aceito pelos eleitores, e onde é praticamente odiado. É por aí que o candidato e seus eleitores ficam sabendo onde residem as reais dificuldades na obtenção de votos suficientes para ganhar eleição.

É notório, por exemplo, ainda que não seja uma surpresa, que Jair Bolsonaro mostra enorme dificuldade para conquistar eleitores da ala feminina. Segundo informa a pesquisa Crusoé-Empiricus, é esta a sua maior rejeição: só 19,1% das mulheres entrevistadas disseram que vão votar em Bolsonaro.
 
Ora, não há como festejar uma boa colocação na pesquisa de INTENÇÃO DE VOTO, se o tamanho da REJEIÇÃO implica em esgotar por completo a possiblidade de crescimento do candidato. Neste momento, portanto, o que realmente pode fazer a diferença, para melhor, é uma dedicação exclusiva àqueles que se sentem prejudicados, ou protagonistas da REJEIÇÃO. 

texto por Gilberto Simões Pires
via Ponto Crítico