sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

PT TÁ MORTO, DIZ DIRIGENTE DO PARTIDO. CLIMA NA LEGENDA É DE CONSTERNAÇÃO GERAL.

"O PT tá morto" Esta é a definição de um dirigente do partido em São Paulo sobre o futuro da legenda. Membro de uma ala que defende que o partido assuma seus erros históricos e que aponte os responsáveis pelo alto índice de criminalidade na legenda, o dirigente admite que dificilmente os membros do PT irão reconhecer as falhas cometidas em nome de um ambicioso projeto de poder. Muitos veem a situação com tristeza. A constatação é a de que a morte do partido é algo inevitável. Não adianta nada reconhecer que erramos" Esta postura também vai na contramão das narrativas esgotadas por parte de membros do partido, inclusive do próprio Lula, de que nunca fizeram nada de errado. Segundo o dirigente, mesmo se após a prisão de Lula, outros membros do PT, como João Vaccari Neto e José Dirceu assumam seus erros, vai ficar a impressão de que todos os demais foram coniventes e se beneficiaram dos esquemas de corrupção ao longo das última década e meia.

O diagnóstico sombrio sobre o futuro do partido começa a ganhar novos defensores. A estimativa é a de que nos próximos meses, antes mesmo da prisão de Lula, a maior parte dos parlamentares abandonem a legenda. "Após a prisão de Lula, o PT tá morto e não haverá mais o que defender, já que ele é a expressão máxima do partido. Não há como argumentar com o eleitor de modo geral sobre isso. Contar com votos apenas da militância para eleger candidatos será desperdício de tempo e de dinheiro", afirma um membro do diretório nacional.
LULA NÃO TEM PROBLEMAS COMIGO. ELE TEM PROBLEMAS É COM A JUSTIÇA E VAI SER PRESO, DIZ JARBAS VASCONCELOS
O deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) afirmou em entrevista à Rádio Jornal nesta quinta-feira, o que o ex­-presidente Lula (PT) deverá ser preso. O parlamentar que já foi até cotado por Lula para ser seu vice-­presidente de Lula tornou­-se um dos principais críticos da gestão petista, incluindo o governo Dilma Rousseff (PT). Jarbas Vasconcelos afirmou que "Lula vai terminar sendo preso mais cedo ou mais tarde. O problema de Lula não sou eu que estou querendo ou deixando de querer que ele seja preso, mas Lula tem vários processos. O problema de Lula hoje é com a Justiça. Qualquer pessoa de bom senso sabe que o problema de Luis Inácio Lula da Silva hoje não é nem comigo, nem com o PMDB, nem com o PSDB, com o PSB, é com a Justiça. Ele tem vários processos, três, quatro processos. Vai terminar essa coisa não dando certo para ele", declarou o deputado. 

O peemedebista também prevê um ano repleto de novas emoções no âmbito da Operação Lava Jato para 2017: "Acho que a gente vai ter um ano muito turbulento com a Lava Jato, um ano muito rico de acontecimentos e que não tenha dúvida vai atrapalhar porque vai se sobrepor a todos os outros temas que deveriam ser debatidos. Mas não é por isso que vai deixar de andar, de ir pra frente. 
A Lava Jato vai tomar uma dimensão que ela não tomou em 2016 e vai predominar em 2017 a partir de fevereiro e março", afirmou Jarbas.

SONINHA VOLTA A SE ATRASAR E É "HOMENAGEADA" COM APLAUSOS

Após  a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, Soninha Francine, chegar 40 minutos atrasada ao seu primeiro compromisso oficial, o prefeito João Dória criou uma multa para seus secretários. Quem chegar atrasado a compromissos oficiais terá que pagar 200 reais. A multa foi apelidada de "lei Soninha". Mesmo assim, Soninha se atrasou para outro compromisso hoje. Ao ver que a secretária chegava, com 4 minutos de atraso, o prefeito pediu aplausos para ela. O atraso não foi suficiente para que ela seja multada, já que há uma tolerância de 15 minutos, mas certamente não contribuiu para sua imagem. 

DESEMBARGADORA QUE RECEBEU SUPERSALÁRIOS MESMO AFASTADA FOI PEGA EM GRAMPOS QUE MOSTRAM RELAÇÃO COM O CRIME ORGANIZADO

Na investigação sobre a facção Família do Norte que deu origem à operação La Muralla, em 2015, os investigadores da Delegacia de Repressão a Entorpecente do Amazonas interceptaram conversas entre advogados da FDN e funcionários do Judiciário amazonense. As informações coletadas foram enviadas ao Superior Tribunal de Justiça e deram origem a segunda fase da operação que cumpriu mandados de busca e apreensão, em junho de 2016, na casa e no gabinete da desembargadora Encarnação das Graças Salgado.

A magistrada é investigada por supostamente receber dinheiro em troca da liberação de presos por meio de decisões judiciais tomadas em plantões do Judiciário. Ela foi afastada pelo STJ após as buscas realizadas pela PF. Ao autorizar as diligências, o ministro Raul Araújo, do STJ, apontou que são vários “os episódios nos quais o nome da desembargadora é mencionado pelos envolvidos, em interceptações realizadas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça, em mensagens cuja confrontação com outros elementos indica sua participação nos fatos investigados” na La Muralla.
A investigação constatou o que outra operação, a Diker, e o Conselho Nacional de Justiça já haviam apontado: o excesso de liminares de soltura de presos concedidas pela desembargadora em seus plantões, Para o ministro, os fatos analisados pelas operações reúnem indícios de “atuação profissional criminosa dos advogados” na obtenção de favorecimento de integrantes da facção por meio da intermediação entre ela e “membros e servidores do Poder Judiciário do Amazonas mediante pagamento de vantagens indevidas”

Na La Muralla, além de conversas entre os traficantes com citações aos plantões em que a desembargadora trabalhava, a PF interceptou conversas entre advogados da facção e Brígido Augusto dos Santos Filhos, à época auxiliar no gabinete de Encarnação.

Ao marido de uma advogada da facção, de nome Espedito, o auxiliar pergunta se ele tem alguma “novidade” para ele. O interlocutor diz que está “correndo atrás”. Após isso, o advogado diz que iria ligar para que Brígido acionasse a “amiga”. O MPF aponta que amiga é a desembargadora Encarnação. Em outra conversa, Brígido fala com advogados sobre a formação de um “time” segundo o MPF, voltado ao ajuste criminoso que beneficiaria integrantes da facção presos.

Por meio de seu advogado Emiliano Aguiar, a desembargadora informou que seu afastamento vai no sentido contrário do que prevê a Lei Orgânica da Magistratura e, portanto, é ilegal. Para a magistrada, o afastamento só é possível após o oferecimento da denúncia e não em fase de investigação. Sobre a suspeita de venda de sentença, o advogado afirma que não há elementos no pedido de busca e apreensão que aponte para qualquer conduta irregular da desembargadora.

“Não é razoável a especulação de que ela pudesse receber valores pelas sentenças. A desembargadora é honesta, trabalhadora, juíza garantista e nunca teve nada contra sua atuação profissional. se tornou alvo dessa investigação somente porque é uma juíza garantista”, explicou o advogado. O Estadão não conseguiu contato com Brigido dos Santos.


NA PRISÃO, CABRAL BATE BOCA COM 

SEU EX-SECRETÁRIO

Não é só pelo calor infernal em torno dos 45 graus em Bangu nas últimas semanas, mas o tempo está esquentando no presídio onde Sérgio Cabral e sua turma estão hospedados desde o dia 17 de novembro.
Na semana passada, o chefão Cabral bateu boca com Hudson Braga, seu ex-secretário de Obras.
Motivo: a notícia publicada por Ancelmo Gois de que Braga "já dá sinais de que prepara a sua deleção premiada".
Cabral cobrou lealdade de Braga, que reagiu.
No final do bate-boca, Cabral contemporizou. Disse que, se for o caso de fazer delação premiada, ele mesmo, Cabral, poderia coordenar os entendimentos do grupo.
por Lauro Jardim