sábado, 25 de agosto de 2018

O maior isolamento do PT em 20 anos

O PT chegou às eleições deste ano com o maior nível de isolamento nos estados desde 1998.

Serão 16 candidatos a governador, sendo que 5 disputarão a eleição sem nenhum aliado e outros 5 apenas com o apoio do PC do B, lembra a Folha.

Coligações maiores em torno dos nomes do PT foram formadas apenas na Bahia, Acre, Ceará e Piauí. Em Minas, Fernando Pimentel terá uma coligação modesta formada apenas por PC do B, PR e DC.

Um cavalheiro não tem memória. Mas este não é o caso de José Dirceu. Petista faz inconfidências sobre suas mulheres em autobiografia


No livro lançado esta semana, o ex-ministro José Dirceu, de 72 anos, comprovou que não chega nem perto daquilo que se entende como cavalheiro. O petista cometeu uma série de indiscrições ao narrar seus casos do passado no livro Zé Dirceu — Memórias (Geração Editorial).

As indiscrições foram escritas à mão,ainda da cadeia, durante os quase dois anos que esteve preso em Pinhais, no Paraná. Na última vez em que foi preso, Dirceu não passou nem dois meses na prisão e ganhou a liberdade por obra dos ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, registra o site Imprensa Viva. 

Livre do cárcere, o lavador de dinheiro planeja circular o país para promover suas inconfidências. Quem imagina que o mensaleiro corrupto lavador de dinheiro teria moral de narrar ao menos parte dos crimes que cometeu desviando dinheiro do povo, pode ir tirando o cavalo da chuva. Não há qualquer honra na obra do corrupto condenado.

Amante da boemia, Dirceu dedicou boa parte do livro para narrar suas conquistas amorosas, citando nomes e circunstâncias. 

Bolsonaro e o cangote do produtor

Jair Bolsonaro, em entrevista à TV Tem, disse que a atuação do Ministério Público do Trabalho é um obstáculo para o desenvolvimento do país.

“O maior incentivo que a gente pode dar com o setor produtivo é tirar o Estado do cangote do produtor. Por outro lado, conversando com a nossa equipe econômica, nós temos que desburocratizar e desregulamentar muita coisa, de forma que aquela pessoa que queira empregar não seja refém do Estado (…).

Conversei com um piscicultor agora há pouco aqui [Catanduva] sobre as dificuldades, imposto, energia cara e licença ambiental. Um país que tem um Ministério Público do Trabalho atrapalhando não tem como ir para frente.”

“Por mais gratidão que o povo tenha a Lula, ele está preso e condenado”

Ciro Gomes, em evento com militâncias das redes sociais, criticou a insistência do PT em manter a candidatura fake de Lula.

“Por mais gratidão que o povo tenha a Lula, ele está preso e condenado (…).

O que pode nos prejudicar, no campo progressista, é a fraude que a cúpula petista comete mantendo a ilusão de que o ex-presidente Lula vai ser candidato.”

Após ameaças, MP pede tropas federais nas eleições 2018

O procurador regional eleitoral do Ceará, Anastácio Tahim Jr., solicitou o envio de tropas federais para evitar a ação do crime organizado durante as eleições 2018, no dia 7 de outubro. 

Um dos argumentos usados pelo procurador é uma circular atribuída ao Comando Vermelho do Ceará que proíbe candidatos saídos das corporações militares, entre eles Jair Bolsonaro (PSL), de pedir votos nas áreas dominadas pela facção.

A circular cita nominalmente o deputado federal Vitor Valim – que é apresentador de TV – e o deputado estadual Capitão Wagner, ambos do PROS, além do próprio Bolsonaro, mas se estende a “outros polícias (sic)”.

“Esses políticos apoiam a ditadura, tortura e tudo que é contra as comunidades carentes. Eles camuflam o que os policiais vêm fazendo nas nossas comunidades”, diz o texto.

Segundo o procurador, somente uma investigação aprofundada pode atestar a autenticidade do texto, mas uma série de fatos ocorridos ultimamente, como a expulsão de candidatos em campanhas em favelas, serviriam como indícios.

“A corroborar em alguma medida o que ali está escrito, nós colhemos alguns relatos”, disse Tahim Jr. “A preocupação com a segurança ganhou outros contornos. Até então, tinha a demarcação do território e a substituição do Estado nas áreas dominadas. Agora, tem este viés eleitoral”, afirmou.

Um dos exemplos usados por ele é ação na qual o Ministério Público Federal pede reintegração de posse para 42 beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida que foram expulsos de suas casas por criminosos de uma facção.

“O crime já financia a política em muitos Estados. Com isso, a arregimentação coercitiva dos eleitores habitantes dos espaços controlados por esses ousados e equipados grupos consubstancia uma prática iminente, a qual exige uma postura preventiva e repressiva, prontificada e contundente”, diz o pedido de apoio federal.

A solicitação de tropas federais para garantir a segurança na eleição ainda vai ser votada no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Segundo o procurador eleitoral, a decisão de pedir reforço federal foi tomada com base no parecer de uma comissão que ouviu todos os juízes eleitorais do Estado.

Bolsonaro avança sobre reduto tucano

Geraldo Alckmin terá de brigar muito se quiser chegar ao segundo turno.

Um levantamento feito nas 22 pesquisas estaduais do Ibope, publicada por O Globo, mostra que Jair Bolsonaro avançou em todos os estados tradicionalmente tucanos.

“No mapa eleitoral que já foi tucano, Bolsonaro lidera em São Paulo, com 22%, enquanto Alckmin, que governou o estado por quatro mandatos, marca 15%. O candidato do PSL também está à frente em Santa Catarina, Goiás, Espírito Santo, Rondônia e Roraima, outros redutos tucanos há quatro anos. No Paraná, Alckmin enfrenta ainda a concorrência de Alvaro Dias, ex-governador do estado, que chega a 27% — Bolsonaro tem 22%, e Alckmin, 5%”.

TSE nega pedido para obrigar emissoras a cobrir campanha de Lula

O TSE  negou liminar ao ex-presidente Lula  para que emissoras de TVs ‘incluam’ em suas coberturas a campanha presidencial do petista e da Coligação ‘O Povo Feliz de Novo’, “exatamente como o fazem em relação aos demais candidatos ao mesmo cargo”, relata o site Folha Política.

O ministro Sérgio Banhos quer ouvir emissoras e MP. “Diante da contraposição de valores constitucionais de inegável relevo, no caso, liberdade jornalística e isonomia entre candidatos, entendo que a matéria apresenta complexidade que exige análise verticalizada”.

Gilberto Carvalho assume: se Haddad ganhar, quem vai mandar no Brasil é o Lula


O ex-ministro Gilberto Carvalho, um dos principais caciques do PT na atualidade, afirmou com todas as letras que o ex-prefeito Fernando Haddad é apenas um figurante na disputa pela Presidência da República e disse que, em caso de vitória de Haddad, será Lula que vai mandar no Brasil.

Segundo a Gazeta do Povo, o "Seminarista, como Gilberto Carvalho é conhecido, afirmou que "Na campanha, vamos deixar claro para o povo o seguinte: votar no Haddad é votar no Lula. É o Lula quem vai governar. Vamos tirar o Lula da cadeia em algum momento. Até porque ele não vai passar o resto da vida lá. E vai sair direto para o Palácio do Planalto para co-governar com o Haddad. Quem vai governar formalmente é o Haddad", disse Gilberto Carvalho à Gazeta do Povo.




Ex-chefe do gabinete da Presidência nos oito anos de Lula, Gilberto conta que o partido vai manter a candidatura do presidiário até o final e que cabe a "eles" impedirem seu registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Bolsonaro promete condecorar por bravura quem reagir a assalto

Continuando seu périplo pelo interior paulista, Jair Bolsonaro falou nesta sexta (24) em Jaci, perto de Rio Preto, e prometeu –caso eleito– condecorar por “bravura” policiais e civis que reagirem a tentativas de assaltos.

“Vamos buscar retaguarda jurídica, não só para nossos policiais civis e militares, mas para o cidadão de bem também poder reagir à tentativa de alguém surrupiar seu patrimônio ou atentar contra sua vida”, declarou o deputado.

“Ele poderá reagir e não será processado. Muito pelo contrário, será condecorado por ação de bravura”, acrescentou, de acordo com o relato do G1.

Bolsonaro também voltou a afirmar que, se vencer a eleição, vai incentivar a reação armada a invasões de terras pelo MST e por outros grupos.

Grevistas de fome atendem ao pedido de Lula

Lula atrapalhou os planos dos grevistas de fome, que queriam desistir.
O prisioneiro escreveu uma carta, segundo O Globo, aos sete militantes que fazem greve de fome em defesa da sua libertação. No manuscrito, ele agradece a dedicação dos ‘companheiros e companheiras’.

Parece que fez efeito.

O site do PT publicou um texto atribuído a um dos grevistas que diz:

“Continuamos em greve de fome, cada vez mais firmes, por tempo indeterminado, até que a verdade se estabeleça.”

Só para recordar: o grupo de sete pessoas recrutadas pelo MST está devidamente hospedado no centro cultural dos jesuítas em Brasília, recebendo todo o apoio da ordem religiosa. Eles dizem que estão há 24 dias tomando apenas água e soro.

Justiça suspende direitos políticos de Dória por improbidade

A justiça de São Paulo condenou o ex-prefeito da capital e candidato ao governo por improbidade administrativa e suspendeu seus direitos políticos por quatro anos. Cabe recurso e ele pode seguir em campanha ao governo normalmente.
Doria foi acusado de usar o símbolo “Cidade Linda” em ações da prefeitura agindo em benefício próprio e assim ferir à lei municipal que diz que somente a bandeira, brasão e hino podem ser símbolos da cidade.