sexta-feira, 31 de agosto de 2018

URGENTE: TSE JULGA REGISTRO DA CANDIDATURA DE LULA! O BRASIL INTEIRO PRECISA ACOMPANHAR!

Assista ao julgamento AO VIVO, clique neste link a seguir: AO VIVO DIRETO DO TSE
O TSE informou que o relator do processo, ministro Luís Roberto Barroso, levará a julgamento a análise em definitivo sobre a candidatura de Lula, e não apenas os pedidos de decisão liminar (provisória) feitos pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e pelo partido Novo. A PGR e o Novo querem excluir Lula do horário eleitoral gratuito e impedir sua participação na campanha antes mesmo do fim do julgamento de sua candidatura pelo TSE.
A candidatura de Lula foi contestada em 16 impugnações de advogados e adversários políticos e também foi alvo de um pedido da PGR para ser impedida pela Justiça.

Procuradores da Lava Jato alertam: eleição de parlamentares é mais importante que a de presidente

A procuradora da Lava Jato em São Paulo, Janice Ascari, afirmou que "Talvez seja mais importante do que quem será o/a presidente escolher muito bem o/a deputado/a federal e o senador/a". 

O procurador e coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, confirmou a opinião de Ascari e reforçou: "Contra a corrupção, com certeza. São deputados e senadores que podem trazer o tratamento sobre a doença que a Lava Jato diagnosticou, reformando leis para fechar as brechas por onde se esvai o dinheiro público". 

CONFIRMADO: Registro da candidatura de Lula entra na pauta do TSE desta sexta-feira

O Julgamento do registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta sexta-feira (31).

Segundo a assessoria do tribunal, será julgado o pedido de candidatura em si – que definirá se Lula permanece ou não na disputa –, em conjunto com as diversas contestações ao registro. O relator do caso é ministro Luis Roberto Barroso.

A decisão de incluir o caso na pauta foi tomada pelo tribunal no início da tarde desta sexta. Até então não havia previsão de quando o caso seria julgado.

Preso desde abril, Lula teve a candidatura registrada em 15 de agosto. Mas, desde então, o TSE recebeu mais de uma dezena de questionamentos com base na Lei da Ficha Limpa, segundo a qual uma pessoa se torna inelegível após ser condenada por órgão colegiado da Justiça.

Ao todo, foram apresentadas oito impugnações (contestações) da candidatura (por Ministério Público, partidos, coligações e candidatos) e oito notícias de inelegibilidade (por cidadãos).

Inicialmente, a expectativa que é o tribunal analisasse somente pedidos liminares (provisórios) para proibir Lula de aparecer na propaganda de rádio e TV como candidato, bem como utilizasse recursos públicos do Fundo Eleitoral em campanha.

Na madrugada desta sexta (31), o Ministério Público pediu a rejeição antecipada da candidatura, sem necessidade de aguardar os prazos ainda possíveis para a conclusão do processo de registro.

O MP argumentou que, como as campanhas deste ano são integralmente abastecidas com dinheiro público, e como o TSE é a única instância para analisar os registros dos candidatos à Presidência, a decisão poderia ser tomada de forma mais rápida.


fonte: G1

MPE pede que pedido de registro de candidatura de Lula seja negado imediatamente

Em manifestação ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na madrugada desta sexta-feira (31), o MPE (Ministério Público Eleitoral) pediu o julgamento imediato do registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parecer foi entregue cerca de cinco horas após a defesa do petista ter apresentado, quase no final do prazo, seus argumentos. O MPE pede a rejeição do pedido do PT para registrar Lula como candidato.

Condenado em segunda instância por órgão colegiado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Lula está inelegível em razão da Lei da Ficha Limpa, sancionada por ele em 2010. O TSE, porém, ainda não analisou o registro da candidatura de Lula, o que pode acontecer na sessão extraordinária que vai acontecer na tarde desta sexta.

No documento, o vice-procurador-geral eleitoral Humberto Jaques de Medeiros reforçou que Lula não é elegível em razão da condenação no processo do tríplex. Por isso, seria desnecessária a abertura de prazo para produção de provas ou de alegações finais, o que levaria o TSE a decidir sobre o caso Lula apenas a partir da semana que vem.

"O pretenso candidato sujeito a evidente causa de inelegibilidade atua processualmente de forma temerária, com abuso de direito e propósito meramente protelatório, turbando a normalidade do pleito", escreveu o vice-procurador.

O relator do processo de registro de candidatura, ministro Luís Roberto Barroso, ainda não se manifestou sobre o parecer do MPE.

O vice-procurador se mostra favorável às contestações feitas pela coligação do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) e do Partido Novo. Medeiros faz especial referência ao pedido do partido, que pediu para barrar Lula no horário eleitoral, em atos de campanha e de gastar verba do fundo eleitoral.

"A pretensão de se realizar campanha eleitoral para candidato patentemente inelegível com recursos públicos é uma hipótese incompatível com o Direito", disse o vice-procurador.

"O tratamento a ser dispensado àqueles que, embora manifestamente inelegíveis ou sem reunir todas as condições de elegibilidade de forma induvidosa, resolvam provocar a Justiça Eleitoral, requerendo o seu registro de candidatura, não pode expor nem a higidez das eleições nem o patrimônio público investido na sua organização e no custeio das campanhas eleitorais".

Para Medeiros, quem pede registro de candidatura mesmo sabendo da inelegibilidade atua "desprovido de boa-fé". "Sua conduta é capaz de imprimir indesejável instabilidade às relações políticas, excedendo, portanto, os limites sociais ao exercício do direito".

O representante do MPE também indica que não havia interesse da defesa em antecipar a discussão da inelegibilidade de Lula em função de ter recuado de ações, no âmbito criminal, no STF (Supremo Tribunal Federal) e no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

"É dizer, abdicando até mesmo da sua liberdade, o impugnado [Lula] valeu-se de estratégia com o objeto de impedir qualquer juízo a respeito dos efeitos em que recebido o seu recurso extraordinário, protelando eventual decisão que aludisse aos seus direitos políticos", disse o vice-procurador.

Defesa de Lula pede prazo de 5 dias

Em sua defesa, os advogados de Lula requereram prazo de cinco dias para que o STJ e o STF apreciem a suspensão da inelegibilidade do petista caso o TSE decida não acatar a recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU. 

O Comitê da ONU recomendou, no último dia 17, que o Brasil garanta os direitos políticos do ex-presidente que, mesmo preso, registrou sua candidatura na Justiça Eleitoral.

Bolsonaro lidera nas redes, Amoedo é o que mais cresce

De janeiro a agosto, Jair Bolsonaro obteve um crescimento de 41% no número de seguidores nas redes sociais, somando 9,5 milhões.

João Amoedo, no mesmo período, apresentou crescimento de 301% – o maior entre os presidenciáveis -, alcançando 2,5 milhões de fãs.

Entre Amoedo e Bolsonaro, estão Lula (4,6 milhões) e Marina Silva (4,2 milhões). Geraldo Alckmin ocupa a quinta posição, com 2 milhões de seguidores.

O levantamento é uma parceria do Instituto Mapa com a empresa Mr. Predictions – especializada em ciência de dados e análise preditiva -, do Grupo Nexxera.

Ciro ‘está tendo coragem de elogiar Hitler’, diz Bolsonaro

Em sua visita a Porto Alegre, Jair Bolsonaro respondeu às declarações de ontem de Ciro Gomes, que o chamou de “projetinho de Hitler tropical”.

“Ele [Ciro] diz que Hitler é inteligente. Ele está tendo coragem de elogiar Hitler, o que já é uma coisa bastante complicada”, declarou o presidenciável do PSL.

Para Bolsonaro, o candidato pedetista, “que já foi ministro do Lula”, “ajudou a enterrar o Brasil nesse caos ético, moral e econômico [em] que nos encontramos hoje”.

A lama tucana

Geraldo Alckmin se deu mal no Jornal Nacional.

Josias de Souza fez as contas:

“Numa conversa de 27 minutos, a lama ocupou 62% do tempo. Nos primeiros 17 minutos, Renata Vasconcelos e William Bonner abriram diante de Alckmin o gavetão das pendências tucanas: a companhia tóxica do centrão, com seus 41 caciques enrolados na Lava Jato; a convivência partidária com o réu Aécio Neves e o presidiário Eduardo Azeredo; a verba suja da Odebrecht, supostamente coletada pelo cunhado; o operador Paulo Preto, com R$ 113 milhões escondidos no estrangeiro.”

Lula é ignorado por 79% dos eleitores em pesquisa espontânea


Apesar de todo o estardalhaço com que setores da esquerda celebram os resultados das pesquisas eleitorais que colocam o ex-presidente Lula na liderança das pesquisas de intenção voto, um fato relacionado às mesmas pesquisas comprova que o petista perdeu a majestade.


Na modalidade de pesquisas espontânea, aquela em que o entrevistado declara sua preferência por livre e espontânea vontade, Lula é citado por apenas 21% dos entrevistados, de acordo com a última pesquisa realizada pela CNI/Ibope. Neste cenário, não são apresentados os nomes dos prováveis candidatos aos entrevistados pela pesquisa.



De longe, Lula é o nome mais conhecido entre os eleitores de todo o Brasil. O fato do petista, que já alcançou índices de aprovação acima de 80% quando deixou a Presidência em 2010, aparecer agora com apenas 21% das menções dos entrevistados revela um declínio histórico do político.



Na prática, 79% dos entrevistados ignoraram o presidiário, mesmo conhecendo bem o seu nome, seu discurso e sua história como político. Este tipo de pesquisa pode ser o que tem maior poder de captar o humor do eleitor em relação à eleição presidencial que ocorrerá em pouco mais de um mês.



No cenário da pesquisa espontânea, Jair Bolsonaro (PSL) aparece em segundo lugar, com 11% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) estão empatados, com 2% cada. Álvaro Dias (Podemos), Geraldo Alckmin (PSDB) e João Amoedo (Novo) reúnem 1% das intenções de voto na pesquisa, cada um.



De acordo com a pesquisa, 59% dos entrevistados não nominaram um candidato, o que significa que o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV pode interferir na decisão de milhões de eleitores. Lula e o PT podem até conseguir colocar o ex-prefeito de São Paulo na disputa pelo segundo turno, mas o fato é que, como presidiário, Lula tem pouca moral para pedir votos aos eleitores mais conscientes.



Com informações da Revista Exame

Gleisi é proibida de atuar como advogada de Lula

Gleisi Hoffmann não poderá mais usar a prerrogativa de advogada para visitar Lula. O mesmo vale para Emídio de Souza, tesoureiro do PT.

A decisão é da juíza Carolina Lebbos, que resolveu cumprir a lei, registra O Antagonista.

Bolsonaro vai usar tempo na TV para arrastar campanha para as redes sociais


Com apenas 8 segundos no horário da propaganda eleitoral na TV, o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, deve usar o tempo exíguo para convocar os eleitores para acompanhar sua campanha pelas redes sociais. O candidato, aparece como favorito nas pesquisas eleitorais nos cenários sem a presença do ex-presidente Lula, deve intensificar a campanha agora, para evitar que adversários com mais tempo na TV consigam maior projeção até as eleições de 07 de outubro.

Segundo a Folha, o candidato vai levar a filha ao horário eleitoral para falar às mulheres. Ainda de acordo com a publicação, "Em uma das inserções que já estão prontas, o capitão reformado aparece ao lado de sua filha de sete anos. A peça é voltada ao eleitorado feminino e fala sobre família".

Ciro contra o poste

Ciro Gomes tenta desesperadamente manter seu feudo nordestino, em detrimento de Fernando Haddad.

Diz O Globo:

“Ciro Gomes vai disputar palanques com o PT em pelo menos seis estados. Redutos tradicionalmente petistas, especialmente no Nordeste, terão de se dividir entre Ciro e o petista Fernando Haddad (…).

Na Paraíba, o candidato João Azevedo (PSB) e, em Sergipe, Valadares Filho (PSB) têm vices pedetistas e irão abrir seus palanques tanto para Ciro quanto para Haddad.

Em Ceará, Bahia e Piauí, os candidatos são petistas, mas apoiarão tanto Haddad quanto Ciro. No Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) contou com a ajuda do PDT para se eleger em 2014 e não deixará de retribuir o apoio abrindo espaço para Ciro na sua campanha à reeleição”.

Carlos Lupi disse para a reportagem:

“Uma coisa é Lula candidato. Ele é uma força muito maior do que qualquer outra no Nordeste. Mas, em se confirmando o Haddad, aí a correlação de forças se inverte, e a nossa candidatura se sobrepõe ao PT.”

Tchau, Lula. TSE deve decidir sexta afastar o presidiário da eleição


A farsa sustentada por Lula, pelo PT e por seus apoiadores sobre sua candidatura à Presidência deve ter um fim nesta sexta-feira, 31. É nesta data que está prevista uma  sessão extraordinária no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na qual os membros do colegiado podem analisar pedidos de registro de candidatos à Presidência da República.

Ao que tudo indica, o presidiário não terá mais como estender a agonia de sua candidatura. A sessão que selará seu destino ocorrerá um dia depois do prazo final para o envio ao TSE da defesa do petista, e que foi protocolada às 23h07 desta quinta-feira (30) – menos de uma hora antes do prazo final – ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além do fato de estar preso e inelegível pela Lei da Ficha Limpa, o pedido do registro do Lula é alvo de 16 contestações na Justiça Eleitoral.

Segundo o Estadão, "A expectativa dentro do TSE é a de que seja levado ao plenário o pedido de medida cautelar para barrar a presença de Lula no horário eleitoral, mas ministros não descartam a possibilidade de o próprio registro do ex-presidente ser julgado".

O objetivo principal da ofensiva jurídica do Partido dos Trabalhadores é garantir a presença do petista no horário eleitoral gratuito.

Confira as informações sobre a sessão extraordinária do TSE:.

“A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, convocou sessão extraordinária da Corte para esta sexta-feira (31), a partir das 14h30. O edital de convocação para a sessão foi assinado na noite desta quarta-feira (29) pela magistrada e deve ser publicado amanhã (30) no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). Não foi divulgada a pauta dos feitos que serão objeto de julgamento durante a sessão”, informou a assessoria do TSE na noite desta quarta-feira.

Ao que tudo indica, Lula estará fora das urnas nas eleições de outubro, mas segue firme na cadeia.

Advogados apresentam ao TSE defesa da candidatura de Lula a presidente

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentaram às 23h07 desta quinta-feira (30) – menos de uma hora antes do prazo final – ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a defesa da candidatura do petista à Presidência da República nas eleições de outubro.

A candidatura de Lula foi registrada pelo PT em 15 de agosto. Antes do registro, houve uma marcha em Brasília com milhares de apoiadores do ex-presidente e um ato político com lideranças do partido. A chapa tem o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, também do PT, como candidato a vice.

Desde o registro, foram apresentados ao TSE 16 questionamentos à candidatura com base na Lei da Ficha Limpa. Os principais argumentos são que Lula está preso desde abril e já foi condenado em segunda instância, por órgão colegiado, na Lava Jato.

Ao todo, foram apresentadas oito impugnações (contestações) da candidatura (por Ministério Público, partidos, coligações e candidatos) e oito notícias de inelegibilidade (por cidadãos).

No documento de 181 páginas, a defesa de Lula afirma que ele é alvo de uma inelegibilidade provisória tratada como definitiva.

Os advogados negam ter tumultuado o processo para atrasar a decisão sobre o registro. “Não houve e não haverá chicana alguma por parte da defesa”, afirma a defesa.

A defesa ainda critica o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que condenou Lula no caso do triplex, afirmando que a Corte não admitiu recurso contra a inelegibilidade ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Não se está a sustentar que tenha havido alguma artimanha do TRF-4, mas fato é que os recursos de Lula ainda não subiram”, diz a peça.

Segundo os advogados, a Lei da Ficha Limpa traz “um critério quase lotérico; algorítmico”, para barrar os candidatos. “É ruim para a democracia.”

Os advogados defendem que o TRF-4 “seja chamado a compartilhar a culpa pela instabilidade político-jurídica deste julgamento” e diz que o entendimento do Comitê da ONU em relação à inelegibilidade de Lula é “vinculante”. Para a TV, se o TSE não reconhecer – “o que sinceramente não se espera –, ainda caberá à defesa buscar no STJ e no STF”.

fonte: G1