quarta-feira, 7 de junho de 2017

Câmara envia notícia crime contra Danilo Gentili à Polícia Federal



A Câmara dos Deputados enviou uma notícia crime à Polícia Federal (PF) para apuração de eventuais delitos cometidos pelo humorista Danilo Gentil no vídeo em que aparece rasgando uma notificação extrajudicial recebida da deputada Maria do Rosário (PT-RS).

No ofício da Procuradoria da Câmara, de 31 de maio, assinado pelo procurador parlamentar, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), e pela própria Maria do Rosário, os parlamentares enxergam, “em análise preliminar”, injúria, difamação, ultraje público ao pudor e crime contra a administração pública (desacato). O ofício é dirigido  ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello.

De acordo com o documento, Gentili “extrapola do seu legítimo direito constitucional de manifestação” e agride “com atos e palavras”, não apenas a imagem da deputada Maria do Rosário, mas da Câmara e “de todos os parlamentares legitimamente eleitos”. 

O ofício diz ainda que o ato é especialmente grave porque já foi acessado por milhões de pessoas e que o vídeo é responsável por “fomentar o ódio no seio social contra o poder republicano indispensável ao Estado Democrático de Direito”. 

O Justiça & Direito entrou em contato com a Procuradoria da Câmara e um dos seus advogados afirmou, pedindo para não ser identificado, que, além de ter enviado a notícia crime à PF, a Câmara está considerando opções para processar Gentili. “O conjunto dos atos do vídeo fala por si só”, disse. 

Questionado se, após a análise das hipóteses, a Câmara poderia optar por não processar o comediante, o advogado respondeu que isso “é pouco provável”. 

A reportagem está tentando contato com a assessoria de Danilo Gentili, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. As informações serão atualizadas assim que possível. 

Entenda o caso 

O humorista Danilo Gentili publicou nas redes sociais, na segunda-feira (30), um vídeo em que aparece rasgando uma notificação extrajudicial que recebeu da deputada Maria do Rosário, assinada pela Procuradoria da Câmara dos Deputados. No vídeo, Gentili recebe o conteúdo, rasga as páginas e esfrega os pedaços nas partes íntimas. Em seguida, coloca-os novamente no mesmo envelope e envia de volta para a Câmara. 

Na última quinta-feira (01), um desembargador do Rio Grande do Sul, em uma decisão liminar, determinou que o vídeo seja retirado do Youtube, do Facebook e do Twitter. A decisão foi uma resposta a um processo que Maria do Rosário está movendo contra Danilo Gentili. 

No despacho, o desembargador Túlio de Oliveira Martins considera que o vídeo provoca “grave” dano à imagem da deputada e levanta a possibilidade de ocorrência de crime, o que, “se for o caso, deverá ser apurado em instância própria”. 

O desembargador escreve ainda que o conteúdo do vídeo é de “natureza misógina, representando agressão despropositada a uma parlamentar e às instituições” e que “não é notícia, nem informação, nem opinião, nem crítica, nem humor, mas apenas agressão absolutamente grosseira marcada por prepotência e comportamento chulo e inconsequente”. 

Outra condenação 

No dia 26 de maio, Gentili também foi condenado pela Justiça de São Paulo, que determinou que ele retire do ar postagens sobre o jornalista Gilberto Dimenstein. O humorista foi condenado a pagar multa de R$ 1 mil ao dia caso não retire de suas redes sociais postagens ofensivas.

Em sua decisão, o juiz responsável pela decisão, Edward Albert Lancelot, da 35ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), "há prova inequívoca [...] que o réu divulgou mensagens que desabonam a imagem do autor". 

Foi a crítica de Gentili a um texto de Dimenstein, publicado no site Catraca Livre, que levou o jornalista a ajuizar a ação. O texto abordava um post do Instagram do apresentador. Na publicação, Danilo comparava sua assistente de palco do 'The Noite', Juliana Oliveira, que é negra, a um chocolate. O Catraca Livre, então, publicou um texto com o título 'Danilo Gentili faz declaração polêmica à Juliana Oliveira'. O texto é crítico ao apresentador. "Além de objetificar a mulher, reduzindo-a a um mero pedaço de comida, Gentili ainda faz uma alusão da cor da pele de Juliana a um chocolate", escreve o site. 

Danilo, primeiramente, comentou o post do Facebook do Catraca Livre. "Vocês são burros e não sabem ler? Ou são apenas jornalistas de m... que não conferem as coisas? [...] A mesma Juliana que vocês sequer cogitaram ouvir, mas estão a usando para c...", escreveu. O apresentador ainda xingou o site e o jornalista. "Que vocês e o Dilmainstein [sic] vão pra...". 

Danilo publicou também um post em seu próprio perfil na rede social. "O repugnante Gilberto Dimenstein e seu bebê de Rosemere [sic] Catraca Livre são aqueles que tiraram proveito da lamentável tragédia da Chapecoense em troca de cliquezinhos e defendia ditaduras e políticos criminosos. Mas, para eles, piada entre amigos não pode. É 'incorreto'. Atenção Dimenstein e Catraca Livre: conforme a imagem abaixo sugere, tem um canavial de ... esperando por vocês. Se quiserem, eu até tatuo a cara do Lula ou Fidel nelas", escreveu o apresentador.

conteúdo folhapolitica.org/

Câmara não recebeu notificação do STF sobre cassação de Maluf

Enquanto a Polícia Federal detinha ontem o deputado federal Celso Jacob (PMDB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal à prisão por maracutaias de quando era prefeito, o ex-prefeito e também deputado Paulo Maluf (PP-SP) circulava faceiro pelo Congresso, a despeito de o próprio STF ter cassado seu mandato e o condenado a 7 anos de prisão por lavagem de dinheiro.

Quinze dias depois da condenação, a Mesa Diretora ainda não recebeu a notificação da Corte para afastar e deter Maluf. 

A última condução de Maluf pela PF foi hilária, revelada pela Coluna: Em 2012, foi retirado de avião no aeroporto JK após se recusar a passar no scanner do embarque.

"Em liberdade, Henrique Alves pode movimentar contas e colocar em nome de laranjas"

O Globo obteve um trecho da ordem de prisão de Henrique Alves, pelo juiz Vallisney Oliveira:
"Em liberdade, Henrique Alves pode livremente movimentar as contas, colocar em nome de laranjas, apagar ou tentar apagar o produto do que se diz ser crime, usar os valores para fins diversos, em prejuízo do processo penal a que responde ou outras investigações que eventualmente venham a ocorrer."
Não só Henrique Alves, juiz, não só Henrique Alves...

TEMER VIAJOU COM MARCELA NO JATINHO DE JOESLEY

O Antagonista descobriu que Michel Temer usou ao menos duas vezes o jatinho de Joesley Batista, para viajar com Marcela, para a Bahia e Porto Alegre.
Uma da viagens ocorreu em janeiro de 2011, logo que Temer assumiu o mandato de vice-presidente. Eles foram para Comandatuba (BA) no Learjet de matrícula PR-JBS.
Na recepção ao casal, Marcela ganhou um buquê de flores - o gesto de cortesia de Joesley despertou ciúmes no peemedebista.

“Não se pode confundir imparcialidade com indiferença”, explica Herman a Gilmar

Em menos de uma hora de sessão, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, e o relator das ações que pedem a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, Herman Benjamin, protagonizaram hoje um novo embate em plenário. Gilmar interrompeu a fala de Herman enquanto o ministro defendia a decisão de incluir no processo os depoimentos dos delatores da Operação Lava-Jato.
Para o presidente do TSE, esse argumento é “falacioso” e, daqui a pouco, o relator vai querer incluir a delação do grupo JBS ou “na semana que vem”, a delação do ex-ministro Antonio Palocci, que ainda sequer foi homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O comentário de Gilmar aconteceu no momento em que Herman defendia que, como relator das ações, tinha o direito de convocar testemunhas sem que elas tivessem sido indicadas por alguma das partes — como foi o caso dos executivos da Odebrecht.
Segundo ele, a lei permite ouvir testemunhas mesmo sem serem referidas por partes. Ele citou que isso está no artigo 370 do Código de Processo Civil, que diz que “caberá ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias ao julgamento do mérito”.
— Não se pode confundir imparcialidade com indiferença — afirmou Herman.
O posicionamento do relator foi defendido pelo ministro Luiz Fux, que leu precedentes de outros julgamentos onde isso aconteceu.

Próxima etapa: STF

Se Michel Temer e Dilma Rousseff forem absolvidos no TSE, Rodrigo Janot vai recorrer ao STF.
Só há uma certeza sobre esse processo: o Brasil ficará paralisado por um bom tempo.


conteúdo o antagonista

Denuncie, Moro

Cristiano Zanin desafiou ontem Sérgio Moro a denunciá-lo ao tribunal de ética da OAB. 

Moro  deveria fazê-lo.






conteúdo oantagonista

Moro diz que advogado de Lula pode ter mentido

Cristiano Zanin, advogado de Lula, afirmou que foi surpreendido com a inclusão dos vídeos da delação da Odebrecht nos autos do processo do terreno do Instituto Lula e da cobertura em São Bernardo do Campo.
O TRF-4 determinou, assim, que Emílio Odebrecht e Alexandrino Alencar fossem ouvidos outra vez.
De acordo com Sérgio Moro, no entanto, Zanin pode ter mentido:
“Apesar da Defesa de Luiz Inácio Lula da Silva não ter aberto a intimação eletrônica, consta, nos registros eletrônicos, que o advogado Cristiano Zanin Martins acessou o processo e ainda especificamente os depoimentos extrajudiciais de Alexandrino de Salles Ramos Alencar e de Emílio Alves Odebrecht ainda em 31/05/2017, por diversas vezes, e novamente, por diversas vezes, no dia 01/06/2017.
“Assim, salvo melhor explicação por parte da Defesa, não aparenta corresponder à realidade a afirmação do advogado Cristiano Zanin Martins de que foi surpreendido na audiência de 05/06/2017, já que os registros eletrônicos do sistema informam que teve acesso à prova com relativa antecedência, em 31/05/2017 e 01/06/2017. Salvo melhor explicação, os fatos afirmados na impetração pelos advogados, de que a Defesa teria sido surpreendida em 05/06/2017, não são lamentavelmente verdadeiros.”
Que feio.

conteúdo oantagonista

TSE: a republiqueta dos pedidos de vista

Uma das possibilidades no TSE: vários ministros pedirem vista do processo contra a chapa Dilma/Temer, para que ninguém fique marcado individualmente.
Seria uma coisa de republiqueta, para voltar à expressão.

conteúdo o antagonista

O que é coisa de republiqueta no TSE

O Painel da Folha registra que os ministros do TSE estão irritados com as especulações sobre o resultado do julgamento.
Um deles disse: “Está parecendo uma republiqueta. Isso não se faz”.
Coisa de republiqueta será ignorar todas as provas do dinheiro sujo que irrigou a campanha de Dilma Rousseff e Michel Temer. Isso não se faz.

conteúdo o antagonista

Caso envolvendo Cristiano Zanin é criminoso


O caso descoberto nesta terça-feira (6) envolvendo o advogado do ex-presidente Lula é gravíssimo e deve ser reprimido com rigidez pelo Poder Judiciário.

Talvez, inconformado com as sucessivas derrotas que lhe são impostas pelo juiz Sérgio Moro, esse sujeito que advoga para Lula resolveu trapacear de maneira absolutamente escandalosa, revelando que a maneira que escolheu para desenvolver o seu ofício é rasteira, aética e sem escrúpulos.
Zanin, para obter proveito processual, ludibriou um desembargador do Tribunal Regional de Recursos da 4ª região (TRF 4), a 2ª instância do juiz Sérgio Moro, forjando uma deslavada e imperdoável mentira.

O advogado de Lula ingressou com habeas corpus na tentativa de impedir que Emílio Odebrecht e Alexandrino Alencar depusessem ao juiz Sérgio Moro.

A alegação do defensor do ex-presidente Lula é de que teria sido surpreendido com a inclusão de vídeos da delação da Odebrecht nos autos, sem que ele tivesse tempo hábil para analisar. Zanin informou no HC que só ficou sabendo dos tais vídeos há poucas horas antes da audiência.

Diante disso, como os depoimentos já haviam sido prestados, o desembargador João Pedro Gebran Neto, acreditando na palavra de Zanin, determinou uma nova oitiva de Odebrecht e Alencar.

Logo após receber a comunicação do tribunal, o juiz Sérgio Moro constatou que Zanin estava mentindo e já informou o TRF.

O juiz da República de Curitiba demonstrou através dos registros eletrônicos de acessos aos autos, que Zanin havia acessado os documentos que alegara desconhecimento pelo menos 8 vezes na última semana.

O caso é absurdo e lamentável. Esse advogado é tacanho e amoral e precisa ser punido severamente. Tal e qual o seu mais famoso cliente.

A atuação de Cristiano Zanin lembra o personagem 'Dick Vigarista', da Corrida Maluca.

conteúdo jornaldacidadeonline

“TSE está cassando mais do que a ditadura”, diz Gilmar Mendes

Os ministros Herman Benjamin e Gilmar Mendes travaram um embate nesta terça-feira durante o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode levar à cassação da chapa Dilma Rousseff e Michel Temer. A sessão foi suspensa pouco depois das 22h e foi retomada às 9h desta quarta.
Presidente da corte, Gilmar fez um aparte durante as considerações iniciais do relator da ação, Herman Benjamin, e destacou a importância de um processo que pode derrubar o governante do país. “Temos uma situação singular, que não é comezinha, que é a impugnação de uma chapa presidencial”, afirmou. Para comparar, Gilmar citou “parlamentares, vereadores e prefeitos” que perdem o mandato e, em tom de crítica, afirmou que o TSE estaria “cassando mais do que a ditadura”. Por fim, o presidente da corte disse que o processo é um aprendizado e que “mais importante que o resultado do julgamento” é conhecer como funcionam as campanhas presidenciais.
Ao retomar a palavra, Herman respondeu para o colega: “As ditaduras cassavam e cassam quem defende a democracia. O TSE cassa aqueles que vão contra a democracia. É uma enorme diferença”. Gilmar, então, retrucou. “De qualquer forma, nós temos que ser moderados”, disse. “Essa é uma intervenção indevida no processo democrático eleitoral e nós temos que ser muito cuidadosos com isso.” Herman concordou e acrescentou que a “soberania do voto popular” deve ser protegida também de infrações.