sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

BEBIANNO CAIU

Em mais uma reviravolta no caso, o jornal SBT Brasil da noite de hoje informou  que Gustavo Bebianno será exonerado na segunda-feira do cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Mais cedo, Jair Bolsonaro havia concordado em manter o ministro, após reuniões com Heleno, Joice Hasselmann, Santos Cruz e Onyx Lorenzoni.

Apesar de ter cedido inicialmente aos apelos de seus ministros, Bolsonaro resolveu convocar Bebianno para uma conversa final.

O presidente entendeu que houve quebra de confiança com o vazamento de dois áudios dele, o que tornou a situação do ministro insustentável, registra O Antagonista.

Fim do auxílio-reclusão e redução da maioridade penal

Sob o comando de Simone Tebet, a CCJ do Senado vai analisar duas PECs que coincidem com o discurso de campanha de Jair Bolsonaro, registra O Antagonista.

Uma propõe o fim do chamado auxílio-reclusão, benefício pago a famílias de presos de baixa renda segurados pela Previdência Social.

Outra reduz a maioridade penal para os 16 anos, sem exceção.

Ambas as PECs são de autoria do senador Márcio Bittar, do MDB do Acre.

A diferença de tratamento a Bebianno e ao ministro do Turismo

O PSL está rachado sobre a situação de Gustavo Bebianno, já que o ministro da Secretaria-Geral da Presidência tem uma boa imagem junto a setores da bancada, registra Gerson Camarotti no G1.

“O que mais impressiona é o fato de o presidente Bolsonaro estar avalizando todas as ações do filho Carlos (…). No caso do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, contra quem também pesam suspeita de uso de ‘laranjas’ para receber recursos do fundo partidário, o tratamento foi completamente diferente por parte da família Bolsonaro.”

(O ministro do Turismo não é desafeto do filho Carlos?)

“Há o reconhecimento no núcleo mais próximo do presidente que a situação de Bebianno ficou insustentável. Mas que, diante da resistência do ministro em deixar o cargo, Bolsonaro terá que assumir o desgaste de demiti-lo, depois de um longo processo de fritura.”

O PT já foi extinto?

Antonio Palocci, que coordenou a campanha de Dilma Rousseff, confirmou que ela foi eleita com propina da JBS, depositada no exterior, publica O Antagonista.

Foram 150 milhões de dólares, de acordo com Joesley Batista.

A Lava Jato só vai concluir seu trabalho quando o PT for extinto.

Governo federal investigará ‘indícios de corrupção’ no MEC

O Ministério da Educação anunciou hoje o início de uma “ampla investigação interministerial” de indícios de corrupção em ações da pasta, informa o G1.

Os ministros Ricardo Vélez Rodríguez e Sergio Moro assinaram um “protocolo de intenções” para apurar “indícios de corrupção, desvios e outros tipos de atos lesivos à administração pública no âmbito do MEC e de suas autarquias nas gestões anteriores”.

Segundo a nota do MEC, o diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, também participou da reunião em que o documento foi assinado.

Entre os “exemplos emblemáticos” que a pasta afirmou ter apresentado na reunião estão “favorecimentos indevidos no Programa Universidade para Todos (ProUni), desvios no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) envolvendo o sistema S, concessão ilegal de bolsas de ensino a distância e irregularidades em universidades federais”.

Carlos Bolsonaro propõe ‘simples reflexão’ no Twitter

Carlos Bolsonaro foi ao Twitter propor uma “simples reflexão”: “Por que focam as baterias para me atacar se simplesmente disse a verdade?”

“Não se deixem levar por quem sempre escravizou suas mentes. Estão desesperados pois não têm mais o que é dos senhores!”, escreve o filho de Jair.

Parece mais uma tentativa de culpar a imprensa por uma crise que Carlos provocou –e que gera insatisfação entre os militares e os aliados de Bolsonaro no governo, diz O Antagonista.

“Ou Bolsonaro faz os filhos se calarem, ou vira um banana completo”

José Roberto Guzzo publicou no Twitter:

“Ninguém na oposição está conseguindo prejudicar mais o trabalho do governo do que os três filhos do presidente. Não importa as intenções de cada um, mas sua conduta pública; o que fazem está sabotando o país. Ou Bolsonaro faz os três se calarem, hoje, ou vira um banana completo.”

Augusto Nunes, que costuma ser lido por Jair Bolsonaro, retuitou o comentário, registra O Antagonista.