segunda-feira, 2 de outubro de 2017

JUIZ DERRUBA ACORDO QUE EVITARIA PRISÃO DE MANTEGA

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, não homologou o sinistro acordo firmado entre o procurador Ivan Marx e Guido Mantega.

Esse acordo evitaria a prisão do ex-ministro, que se comprometia a ajudar nas investigações sobre os empréstimos do BNDES à JBS.

Mantega, porém, se recusou a admitir seus crimes. Sem a homologação, o acordo não tem validade.

No despacho negando homologação do acordo com Guido Mantega, o juiz Ricardo Leite ressalta que o colaborador precisa admitir crimes para obter benefícios.

O acordo do MPF, portanto, não tem previsão na Lei 12.850 que define as regras da colaboração premiada.

Além disso, Mantega prestou um depoimento ao procurador Ivan Marx que contradiz a delação de Joesley Batista, já homologada pelo STF.

Felizmente, a pegadinha do Marx do MPF não colou.

DODGE E A 'ELEVADA CORRUPÇÃO' ELEITORAL

Raquel Dodge disse que boa parte da corrupção investigada no Brasil tem origem no sistema de financiamento eleitoral, que ainda apresenta “elevada corrupção”.

“Sabemos todos que muito do que está sendo investigado em termos de corrupção no país advém justamente do modo e das práticas que estavam vinculadas ao financiamento de campanhas eleitorais”, afirmou a procuradora-geral, conforme o relato da Folha.

Ela não citou nominalmente a Lava Jato. Nem precisava, é claro.

DEFESA DE AÉCIO NÃO QUER FACHIN

O advogado Alberto Toron entrou com recurso para que Edson Fachin redistribua a relatoria do mandado de segurança contra decisão da primeira turma que o afastou do mandato.

Toron alega que Fachin declinou de sua competência na ação cautelar 4.327, “o que afasta a prevenção”.

“Além do mais, a decisão impugnada por meio do presente MS restabelece as medida cautelares originariamente impostas”, pelo próprio Fachin.

O ideal mesmo era que o recurso de Aécio caísse no gabinete de Gilmar Mendes.

VENEZUELA: O PT NÃO TEM MESMO VERGONHA NA CARA

Em evento no Rio de Janeiro, agora à noite, Lula disse o seguinte sobre a Venezuela:

“Queria citar a Venezuela e seus representantes: que digam ao presidente dos EUA que quem decide o destino da Venezuela é o povo venezuelano.”

Que povo, Lula? Aquele que deu maioria à oposição no Parlamento venezuelano e teve seus votos jogados no lixo pela “Constituinte” de Nicolás Maduro? Ou aquele que apanha nos protestos contra o ditador?

MUITO MAIS QUE RECIBOS DE PAPEL

Há quase dois anos, o site O Antagonista publicou  informações ainda não esclarecidas pela Lava Jato que envolvem José Carlos Bumlai e seu primo-laranja
Glaucos da Costamarques.Vale a pena lembrar que Bumlai manteve escritório da Usina São Fernando –aquela que quebrou depois de sumir com meio bilhão do BNDES– no mesmo endereço da LLCS, empresa de Lulinha e Luleco, no conjunto 61 do edifício Office Brigadeiro.

Lá também funcionou a Bilmaker 600, de Glaucos da Costamarques, especializada em agenciamento e intermediação de negócios em geral.

Costamarques teve como sócios Fabio Tsukamoto e Otavio Portugal Ramos, que foram sócios de Luleco na ZLT 500, outra empresa de promoção de eventos esportivos.

Quem será que pagava o aluguel das salas?

A DEPOIMENTA DA PRESIDENTA

Dilma Rousseff prestará depoimento a Sérgio Moro no próximo dia 25, como testemunha de defesa de Aldemir Bendine.

Será por videoconferência, de Porto Alegre.

CLUBE DA LULUZINHA

Cármen Lúcia convidou Raquel Dodge para jantar em sua casa amanhã, registra o G1.

Além da procuradora-geral da República, a presidente do STF convidou Laurita Vaz, que preside o STJ; Grace Mendonça, advogada-geral da União; Maria Cristina Peduzzi, ministra do TST; e Cristina Machado, procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU.

Dilma deve estar muito chateada.

UM PRESIDIÁRIO NO PLANALTO


Pelos critérios do Datafolha, 42% dos eleitores rejeitam Lula.
Ao mesmo tempo, 54% defendem que ele seja preso.

Das duas uma, ou os brasileiros querem um presidiário no Palácio do Planalto, ou o número daqueles que o rejeitam está ridiculamente subdimensionado.

O ANALFABETISMO LULISTA

69% dos eleitores com curso superior querem ver Lula preso.
Isso mesmo: 69%.

Entre aqueles com nível fundamental, o número despenca para 37%, de acordo com o Datafolha.

A fratura entre o Brasil moderno e o Brasil arcaico se reflete nesse dado.

O Brasil moderno tem de impedir o Brasil arcaico de prevalecer.

O EDITORIAL DOS 3%

O Estado de S. Paulo, em editorial, diz que os brasileiros só não são capazes de reconhecer os méritos de Michel Temer porque ele é demasiadamente honesto.
Leia um trecho:

“A avaliação negativa de Temer subiu de 39% para 77%, enquanto a positiva despencou de 13% para 3%. Considerando que a pesquisa tem margem de erro de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, é possível concluir que quase ninguém no Brasil avalia positivamente o presidente.

Essa degradação é ainda mais espantosa porque se deu num período em que finalmente o Brasil começou a dar sinais alentadores de recuperação econômica, depois da trágica administração de Dilma Rousseff. Em pouco mais de um ano sob o governo Temer, a taxa básica de juros recuou de 14,25% ao ano para 8,25%; a inflação, que era de 9,28% em abril de 2016, deve fechar 2017 em torno de 3%, recuperando parte do poder de compra perdido durante os irresponsáveis anos petistas; o desemprego começou a ceder; e a produção da indústria, que chegou a cair 11,4% em março de 2016, voltou a subir, assim como as vendas do varejo.

Tudo isso aconteceu porque o atual governo agiu de forma célere e responsável para debelar a crise legada por Dilma, adotando políticas de austeridade e fazendo aprovar reformas com vista ao equilíbrio das contas públicas.

Mesmo assim, o porcentual de entrevistados pelo Ibope que consideram o governo de Temer melhor que o de Dilma é de apenas 8%, ao passo que 59% consideram o desempenho do atual presidente pior do que o da petista. São números que não encontram correspondência com a realidade, sob nenhum aspecto, e só podem ser resultado da desinformação que campeia nestes tempos de fake news.

Pode-se argumentar que Temer enfrenta essa inaudita impopularidade em razão do noticiário que o envolve em escândalos de corrupção, aspecto destacado na pesquisa. No entanto, é preciso um grande esforço retórico para considerar os atuais casos de corrupção mais graves do que os que marcaram os governos petistas, a ponto de conferir a Temer um índice de desaprovação sem paralelo.

Tudo considerado, essa quase unanimidade em relação a Temer indica que talvez falte ao presidente a disposição de engambelar os incautos demonstrada pelo ex-presidente Lula da Silva, que consegue manter apoio de 30% do eleitorado mesmo diante da montanha de evidências do grande mal que ele causou ao País.”





SUDESTE CONTRA NORDESTE

No Sudeste, 65% dos eleitores querem ver Lula na cadeia.
No Sul, o número cai ligeiramente: 61%.

O condenado só se dá bem no Nordeste: apenas 34% dos nordestinos entrevistados pelo Datafolha querem que ele seja preso.

O resto defende a impunidade.

TEMER SUPERA DILMA

O governo de Michel Temer é considerado ruim ou péssimo por 73% dos brasileiros.
É um recorde, segundo o Datafolha.

“O peemedebista superou a pior taxa de Dilma Rousseff – 71% em agosto de 2015 – e tornou-se o presidente mais rejeitado pela população desde o fim da ditadura.”




TEMER 5%

Michel Temer tem o apoio de apenas 5% dos eleitores, segundo o Datafolha.

“Trata-se da aprovação mais baixa desde setembro de 1989, quando José Sarney, em meio à crise da hiperinflação, teve o mesmo índice.”



MORO PEDE INFORMAÇÕES AO SÍRIO-LIBANÊS

Sérgio Moro aceitou o pedido da defesa de Glaucos da Costamarques e solicitou ao Hospital Sírio-Libanês a confirmação da internação de Glaucos e um relatório de visitas.

Para os advogados do primo de José Carlos Bumlai, as informações poderão comprovar que Glaucos assinou –enquanto estava internado e em um único dia– todos os “recibos” de aluguel referentes a 2015 que foram apresentados pela defesa de Lula.

O BRASIL QUER LULA PRESO

Lula na cadeia.

É o que querem 54% dos brasileiros, segundo o Datafolha.

Só 40% dizem que ele deve continuar solto.

Considerando que essa foi a pesquisa mais favorável a Lula em muito tempo, o número é avassalador.

PLANALTO E PT SILENCIAM SOBRE CUNHA

Nem o Palácio do Planalto nem líderes do PT quiseram comentar a entrevista na qual Eduardo Cunha acusa Rodrigo Janot de ter tentado usá-lo para derrubar Michel Temer, e Joesley Batista de ter “escondido” uma reunião com ele e Lula na véspera do impeachment.

“Não conheço nada desses fatos”, limitou-se a dizer ao jornal O Globo o líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini.

Porém o governista Carlos Marun, velho parceiro de Cunha, não perdeu a oportunidade de dizer que as declarações do ex-presidente da Câmara reforçam que Janot está “sob suspeição”, assim como todos os seus atos, e que a segunda denúncia contra Temer é “ridícula”.

“Vejo com muita preocupação essa declaração de que o Janot queria que ele (Cunha) mentisse para incriminar o Temer”, disse Marun ao jornal.

LULA MONITOROU PALOCCI

Desde que Antonio Palocci foi preso em setembro de 2016, dirigentes do PT e interlocutores de Lula procuraram a família do ex-ministro em busca de informações sobre a possibilidade de ele fechar um acordo de delação premiada, informa o Estadão.

Também tentaram descobrir se Palocci estaria disposto a mudar de ideia de colaborar com a força-tarefa.

Oito fontes próximas a Lula, PT e Palocci disseram ao jornal que o primeiro familiar procurado foi o irmão mais velho do ex-ministro, o pediatra Pedro, que deixou de receber os petistas quando Palocci contratou um advogado especializado em delações.

A turma de Lula considerou as negativas um sinal de que Pedro incentivava o irmão a delatar.

Em abril, o ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, homem-forte de Lula, encontrou-se em Ribeirão Preto com a mãe de Palocci e fundadora do PT, Antonia, a dona Toninha, que teria dito não acreditar que o filho faria delação.

Um mês atrás, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) também encontrou Toninha.

Aparentemente, o monitoramento lulista não deu resultado.

A ESQUIZOFRENIA DOS NÚMEROS DE LULA NO DATAFOLHA

O Datafolha, que mostra Lula disparado em primeiro lugar nas intenções de voto, tem resultados esquizofrênicos, quando confrontados com levantamentos do próprio instituto, e curiosos, se comparados aos de concorrentes seus.

Senão, vejamos:

— A taxa de rejeição de Lula continua a mais alta entre todos os possíveis candidatos, embora tenha diminuído um pouco, em relação à pesquisa realizada pouco antes de ele ser condenado no processo do triplex. 42% do eleitorado não votariam nele de jeito nenhum, segundo o Datafolha.  

É uma rejeição bem menor do que a apontada pela mais recente pesquisa do Instituto Paraná, da ordem de 54%. 

O DataPoder360, por sua vez, apontou uma rejeição de 56% do eleitorado a qualquer candidato do PT. Tudo bem que, no geral, o viés é de baixa. Ainda assim, ninguém consegue ser eleito com um taxa de rejeição que vai de 42% a 56%.

— Lula perdeu substancialmente a capacidade de transferir votos. Somente 26% dos eleitores votariam num candidato apoiado por ele, contra 37% em 2014.

— Aumentou, ainda, o número de eleitores do espectro ideológico que vai do centro à direita. Passou de 58% para 65%, no Datafolha, de junho para cá. Não parece gente disposta a votar num Lula radicalizado, em nada paz e amor. A menos que boa parte dos eleitores que se declaram de centro seja, na verdade, de esquerda.

— O número de eleitores que considera muito importante que um candidato a presidente nunca tenha se envolvido num caso de corrupção é de 87%, de acordo com o Datafolha. Está muito longe de ser o caso de Lula.

— Por último, mas não menos importante, no Datafolha as intenções de voto em Lula no primeiro turno chegam a 35%, 36%. 

No Instituto Paraná e no DataPoder360, elas são menores em 10 pontos percentuais, com viés de baixa.

Até o momento, só no Datafolha o condenado Lula aumenta as suas chances de ser eleito presidente da República. 

Esperemos que o instituto esteja errado. E que esquizofrênicos sejam apenas os seus números.





IMAGINE SE DILMA E TEMER FOSSEM PREFEITOS

Desde as eleições de 2016, 49 prefeitos já foram cassados, média de um por semana no Brasil.

A tendência é que a estatística aumente.

“Um levantamento feito pelo Globo, com dados fornecidos por Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) de 26 estados, mostra que há mais de 300 cidades sendo governadas em meio a uma guerra no Judiciário.”

Os prefeitos não têm um TSE para chamarem de seu, como Michel Temer e Dilma Rousseff.

O GOGÓ DO ITALIANO

“Quem viu os anexos de Antonio Palocci garante que ele não ficou só no gogó”, diz Lauro Jardim, em O Globo.

Ele apresentou também “elementos probatórios”, como os contratos de sua empresa de consultoria, a Projeto.

Releia o que o site O Antagonista publicou alguns meses atrás:



ANA PAULA: "NÃO SEI POR QUE A FOLHA DEU ISSO"

A Folha sendo a folha...
Ana Paula do Vôlei entrou em contato com o site O Antagonista para dizer que “é falsa” a informação da Folha de que ela iria se encontrar com o deputado Jair Bolsonaro nos Estados Unidos – reproduzida em um dos itens do post “A agenda de Bolsonaro nos EUA“, do Antagonista.

“Não vou me encontrar com ele, e não sei por que a Folha deu isso”, afirmou a ex-jogadora da seleção brasileira e atual colunista do Estadão.

O TELEFÉRICO QUE EXPLICA O BRASIL

Sobre o teleférico do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, leiam abaixo a comparação entre um trecho de uma matéria do jornal O Globo deste domingo  e as promessas de Lula, Luiz Fernando Pezão, Sérgio Cabral, Eduardo Paes e Dilma Rousseff:

“Com o recrudescimento da violência e na esteira da crise econômica, a promessa de mais qualidade de vida para os cerca de 700 mil moradores das 38 regiões com UPPs não foi cumprida.

O Complexo do Alemão, por exemplo, voltou a conviver com níveis alarmantes de criminalidade e problemas de infraestrutura. Seu teleférico de R$ 210 milhões, parado há mais de um ano, é o maior símbolo do abandono de um Rio que não aparece nos cartões-postais.”

Lembremos, então, os discursos do quinteto satânico  durante a construção e a inauguração do teleférico:

Lula: “Isso aqui pode ser um exemplo pra gente mostrar ao mundo que pobre não mora em péssimas condições porque não gosta de coisa boa. Pobre gosta de coisa muito boa. Ele só não tem quando ele não pode.”

Luiz Fernando Pezão, atual governador: “…a emoção hoje maior de nós estarmos subindo aqui nesse cenário maravilhoso, esse novo cartão-postal do Rio de Janeiro.”

Sérgio Cabral, atualmente preso: “Porque houve união, porque houve parceria, porque houve desejo de mudar a história do Rio de Janeiro… Desejo de não ver mais o Rio de Janeiro sendo destruído, sendo acabado, por forças políticas que pensavam em si e não pensavam na população… Essa região aqui, presidenta, foi uma região completamente abandonada pelo poder público. Os políticos vinham aqui fazer demagogia. Os políticos vinham aqui usufruir da comunidade, prometer o que não cumpriam. Enquanto isso, o poder paralelo ia se organizando.”

Eduardo Paes: “As coisas acontecem no Rio de Janeiro hoje porque os governos trabalham junto, trabalham olhando pra frente, ‘chegou’ de baixo astral, chegou de choramingar com os problemas do passado.”

Dilma Rousseff: “Vocês vejam que uma obra deste tamanho, que nunca tinha sido feita no Brasil [!?], que é um teleférico… Que é uma obra de mobilidade urbana, que faz parte de um conjunto de investimentos que nós fizemos aqui em várias áreas. Essa obra, ela é fruto de uma parceria muito estreita, uma parceria de interesses, uma parceria de interesses comuns, e de um interesse muito claro, o interesse é o povo do Rio de Janeiro. Investir no Alemão, construir esse teleférico que, vocês podem ter certeza, o Brasil inteiro vai olhar com os olhos da boa inveja…”

(O Antagonista conteúdo)

A REVISÃO DO ESTATUTO DO DESARMAMENTO

Rodrigo Maia acertou um prazo de dez dias para que Alberto Fraga (DEM-DF) montasse uma pauta com projetos na área de segurança pública, informa a Coluna do Estadão.

“Há pelo menos um item polêmico: revisão do Estatuto do Desarmamento, para flexibilizá-lo.”