sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

LULA PERDEU A CHANCE DE FUGIR DO PAÍS. CONDENAÇÃO NO BRASIL O COLOCARIA NA LISTA DE CRIMINOSOS INTERNACIONAIS PROCURADOS
O ex-­presidente Lula foi informado de que a possibilidade de fugir do país para evitar uma eventual condenação na Justiça brasileira pode não ser uma boa ideia. A fuga, além de soar como uma clara admissão de culpa, o colocaria numa situação ainda mais delicada: o petista seria julgado à revelia, com grandes chances de ser condenado em praticamente todos as cinco ações penais em que figura como réu, além dos outros cerca de três inquéritos em que é investigado. 

Neste cenário, Lula poderia ser declarado um fugitivo da Justiça e seria perseguido internacionalmente por polícias de todo o mundo. Outro problema do petista seria conseguir asilo político até mesmo em Cuba. Após a vitória de Donald Trump, Raul Castro estás apavorado com a retomada das sanções econômicas e outros retrocessos nos avanços obtidos na era Obama. 

Assim como o ditador cubano, outros chefes de Estado, como do Uruguai e Angola também tenderiam a priorizar seus interesses comerciais com o Brasil. Abrigar Lula significaria colocar em risco as relações comerciais com o país e ter de enfrentar duras retaliações justas por parte do Itamaraty. Em um cenário de crise econômica mundial, poucos ou nenhum chefe de Estado se arriscaria a dar abrigo a um fugitivo condenado. 

Resumindo: Lula não tem para onde correr e deve ser confrontado pelos fatos pela justiça brasileira.

fonte: Imprensa Viva