terça-feira, 7 de agosto de 2018

PT anuncia a chapa "Triplex" para as eleições de outubro. Candidato presidiário, vice e vice


Após uma reunião histórica  da Executiva Nacional, sem a presença do ex-presidente Lula, o PT definiu neste fim de semana a composição da chapa "triplex" para concorrer na eleição para a Presidência da República. Impossibilitado de comparecer à reunião por motivos de força maior, Lula escreveu uma carta definindo que ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad será o candidato à vice-presidência. A gaúcha Manuela D’Ávila (PCdoB) também compõe a chapa do PT como candidata a vice, registra o site Imprensa Viva.

Para prolongar sua "permanência no páreo", o ex-presidente Lula chegou a retirar um pedido de soltura no STF nesta segunda-feira, 06, para impedir que a questão sobre sua elegibilidade fosse discutida.

De acordo com Lula, o PT, Haddad, o PCdoB e Manuela D’Ávila, a chapa "triplex" está valendo. Pelo menos até o momento em que o PT tentar registrar a candidatura do presidiário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir de então, quando o registro for negado em virtude da Lei da Ficha Limpa, ficou implícito que Haddad  assume como candidato à Presidência com Manuela na vice.

Lula se tornou inelegível quando foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4,ª Região de Porto Alegre em Janeiro. Por unanimidade, os desembargadores do Tribunal condenaram o petista a uma pena de mais de 12 anos de prisão, em regime fechado, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do "Triplex".