quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

PGR entra com ação no STF contra indulto de Natal de Temer alegando inconstitucionalidade

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entra com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto do indulto de Natal publicado pelo presidente Michel Temer no último dia 21.

A alegação de Raquel Dodge é a de que o decreto fere a Constituição ao prever a possibilidade de perdão de multas e também vai contra a separação entre os Poderes ao estabelecer que o benefício possa ser concedido a condenados que tenham cumprido um quinto da pena.

“O chefe do Poder Executivo não tem poder ilimitado de conceder indulto. Se o tivesse, aniquilaria as condenações criminais, subordinaria o Poder Judiciário, restabeleceria o arbítrio e extinguiria os mais basilares princípios que constituem a República Constitucional Brasileira”, destacou Raquel Dodge na ação.

O problema da Ação Direta da PGR é tentar bater de frente com a maior autoridade do país em termos de direito constitucional. Não bastasse a sua especialidade acadêmica, Temer é ainda reconhecido como um grande constitucionalista e teve mais de 40 dias para analisar o pedido enviado pelo Ministério Público Federal no Paraná ao Conselho Nacional de Política Penitenciária e Criminal, do Ministério da Justiça.

No pedido, os procuradores da força-tarefa da Lava Jato alertavam para o risco de condenados com penas inferiores a 12 anos de prisão terem suas penas extintas e a possibilidade de serem beneficiados pela lei atual.

Comenta-se nos bastidores do poder que nem os ministros do STF ousam contestar Temer quando o assunto é direito constitucional.

Segundo o ministro da Justiça, Torquato Jardim, o novo decreto se deu por uma posição pessoal e política do presidente Michel Temer, que "entendeu que era o momento político adequado para uma visão mais liberal da questão do indulto". É pouco provável que o maior especialista em direito constitucional do país tenha se equivocado. 

Com informações de Imprensa Viva