sexta-feira, 17 de março de 2017

Temer perde a batalha da reforma da Previdência nas redes sociais

“Governo tenta se fazer de mouco e parece ainda não ter se dado conta de que a verdadeira contrarreforma está acontecendo nas redes sociais. É lá que se dá o jogo de versões e contraversões”

A luta contra a reforma da Previdência está nas redes
As manifestações nas ruas contra a reforma da Previdência deram uma mostra de que os movimentos sociais organizados estão atuantes e alertas. Os protestos foram em várias capitais, mas a chamada “greve geral” teve maior  concentração em São Paulo, com paralisação parcial de metrô e ônibus, e com discurso de Lula. No Rio, os manifestantes tomaram a Av. Presidente Vargas e no final houve confusão entre um grupo reduzido e a guarda municipal, resultando em pelo menos três feridos.

O governo tenta se fazer de mouco e parece ainda não ter se dado conta de que a verdadeira contrarreforma está acontecendo nas redes sociais. É lá que se dá o jogo de versões e contraversões.

O poder das mídias digitais de influenciar multidões já está visível. A narrativa que o brasileiro nunca mais vai se aposentar se consolida com a rapidez de tudo o que é compartilhado nas redes sociais.

Como se estivesse lutando em campo errado, o governo tenta desconstruir na mídia tradicional as versões disseminadas nas redes sociais. Temer abre as portas do Planalto para arregimentar parlamentares a votar a favor da reforma da Previdência. Como político experiente, o presidente sabe a dificuldade para deputados da base governista conseguirem se eleger se votarem regras duras como as propostas na reforma atual. No entanto, o Brasil de hoje já deu provas de que a sociedade pressiona o Congresso. E a pressão vem das redes sociais.

Talvez por ter mensurado o poder influenciador das mídias sociais, o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), resolveu atacar: “As inverdades são repetidas de maneira maciça, isso é uma prática do nazismo. A mentira repetida, repetida e repetida se transforma em verdade. E é o que está acontecendo nas redes sociais”.


conteúdo: congresso em foco