sexta-feira, 23 de junho de 2017

Lula jamais interferiu na aprovação de medida provisória durante o governo de Dilma

Dilma Rousseff disse que Lula jamais interferiu na aprovação de medida provisória para beneficiar montadoras ou na compra dos caças suecos. Tal afirmativa foi dita em depoimento, nesta quarta (22), no processo da Operação Zelotes.
O MPF acusa Lula e seu filho Luís Cláudio de atuarem em favor de um escritório de lobby que prestava serviços a montadoras brasileiras e à Saab, fabricante dos caças Gripen NG.
"O presidente Lula jamais interferiu em nenhuma atitude do meu governo, ele tinha esse respeito. O presidente Lula jamais intermediou esse tipo de situação comigo. Nem quando eu era chefe da Casa Civil ele interferia em decisão que era da minha área", disse a ex-Presidente.
Sobre a compra dos caças, Dilma disse que pesou na decisão a possibilidade de desenvolvimento conjunto do projeto da aeronave com os suecos.
Em relação à MPF 627, ela disse que sancionou a "emenda Caoa" para compensar o desgaste dos vetos de outras emendas que teriam impacto negativo na arrecadação.
"Estávamos propensos a não autorizar, mas era a única neutra. Essa era a emenda que menos impacto produzia, então a gente resolveu não mexer em algo que estava em andamento", concluiu a ex-Presidente.