segunda-feira, 17 de julho de 2017

"É um cavalo de troia", é o que disse o Idealizador da Ficha Limpa, sobre a "emenda Lula"

Um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, o advogado e ex-juiz estadual Márlon Reis, disse ao Estadão que a "emenda Lula" é um "cavalo de troia".
"Na verdade, é um cavalo de troia porque vem com uma capa de algo que já vinha sendo reivindicado pelo movimento contra a corrupção eleitoral, a antecipação da habilitação, mas isso vem junto com uma outra medida extremamente negativa e injustificável."
Ele acrescentou:
"Dessa forma como está dada, fica parecendo que a medida é voltada a realmente proteger o candidato em particular que é o Lula. O que não está certo, porque não é só do Lula que estamos falando.
Estamos falando de todos os candidatos do Brasil. Entre eles, já foram descobertos candidatos financiados pelo PCC, a grande quantidade de candidatos envolvidos com o crime organizado, homicídios, narcotráfico... todo mundo vai por esta brecha (...)
Isso nasce da situação real que existia na época do coronelismo. Como os coronéis tinham uma ascendência completa sobre todos os poderes e, inclusive, sobre a polícia local, eles conseguiam a prisão de opositores fazendo isso como maneira de intimidá-los e retirá-los do cenário. 
Surgiu, portanto, como garantia não para os candidatos, mas para a sociedade, para as pessoas terem o direito de votar nos candidatos que elas quisessem."