terça-feira, 1 de agosto de 2017

Sobre a Venezuela e o lunático Maduro que se faz passar por presidente

Nicolás Maduro, o lunático que se faz passar por presidente da Venezuela, acaba de queimar a ponte sobre a qual transitava uma fresta de racionalidade e uma última esperança de diálogo. Passou a pregar abertamente a guerra civil e o massacre dos adversários. 

A Constituição brasileira estipula que nosso país pauta suas ações no plano internacional pela busca da paz. Descabem, portanto, quaisquer subterfúgios. Como cidadão, eleitor e contribuinte, exijo uma posição clara e imediata do governo brasileiro. Que tem o Ministério das Relações Exteriores a dizer a respeito? Como pretende agir o Exmo. Sr. Ministro Aloísio Nunes?

Da mesma forma, considero imprescindível uma manifestação oficial e imediata do PSDB.

A senadora Gleisi Hoffmann e o Sr João Pedro Stédile, que poucos dias atrás andaram jogando gasolina nessa fogueira, têm a obrigação moral e política de se desdizerem e de imediatamente interpelarem o Sr Maduro contra a atitude de explícita beligerância e fascismo que ele vem de assumir. 

No meio intelectual e clerical brasileiro, diversas entidades e numerosas figuras de escol têm também apoiado o regime de assassinos capitaneado pelo Sr Maduro. Conclamo, pois, a Dra Marilena Chauí, professora titular de nossa principal universidade; o ilustre professor Emir Sáder; o Frei Betto a fazerem o mesmo. Por último, mas não menos importante, conclamo a CNBB, órgão máximo do catolicismo, a ABI, entidade representativa da imprensa livre e organizações congêneres a se manifestarem.

O sofrimento imposto pelos governos alucinados de Hugo Chávez e Nicolás Maduro ao povo venezuelano é de conhecimento geral. Não há no mundo quem o desconheça. Agora cumpre-nos fazer o possível para impedir o morticínio que o Sr Maduro ameaça perpetrar sobre seu povo. Esse é o mínimo que nos cabe fazer. É uma responsabilidade que nos cumpre assumir, se queremos evitar a vergonha de nos vermos e sermos vistos como sub-cidadãos.

por Bolívar Lamounier