sexta-feira, 23 de março de 2018

Decisão do STF ' apequena ainda mais um tribunal em permanente crise'

O jornalista Diego Escosteguy, Editor-Executivo de Especiais do Infoglobo, lamentou a decisão do STF de conceder uma liminar que impede a prisão de Lula enquanto os ministros não voltam do feriadão de páscoa. Escosteguy reforçou que os ministros rebaixaram o tribunal ao sequer argumentar sobre a necessidade de conceder uma liminar urgente. 

Leia abaixo a explicação de Diego Escosteguy: 

Em suma, Lula não poderá ser preso, por ordem do Supremo. Ao contrário dos dez juízes e das três instâncias que cuidaram do caso até agora, os ministros do STF não precisaram sequer argumentar para embasar suas decisões. Bastou sair para apanhar um avião.
O mínimo que os ministros da Supremo Corte - e especialmente da Suprema Corte - deviam ao país era defender claramente suas posições, seus votos. Em qualquer sentido: para conceder ou denegar o HC. Decidir ao suspender a sessão apequena ainda mais um tribunal em permanente crise.
Caso o Supremo prossiga no mesmo ritmo, ao julgar o mérito do HC, no dia 4, revogará, na prática, o entendimento sobre a prisão após a segunda instância - e mudará esse entendimento precisamente no caso de Lula, impedindo que o ex-presidente seja preso.
E, assim, esvai-se o legado do ministro Teori Zavascki.