sexta-feira, 20 de julho de 2018

Vídeo cortado pela Globo mostra momento em que escritor expõe notícias falsas do Grupo Globo no rosto de repórter

O escritor Carlos Augusto de Moraes Afonso,  que utiliza o pseudônimo de Luciano Ayan, concedeu uma entrevista ao programa Profissão Repórter, da rede Globo. O programa apresentou o escritor como um produtor e divulgador de notícias falsas, publica o site Folha Política.

Segundo a publicação, Luciano Ayan disponibilizou o vídeo que gravou da entrevista, onde ele explica ao repórter o que são notícias falsas, utilizando exemplos de notícias já veiculadas pelo Grupo Globo. Esta parte da entrevista não foi veiculada na reportagem sobre "fake news". 

E mais, o programa também apresentou sites de direita como produtores e divulgadores de notícias falsas, apondo um "carimbo" com o texto "MENTIRA" em matérias dos sites, sem necessariamente fazer a verificação dos fatos e sem verificar se os sites publicam majoritariamente notícias falsas. Os repórteres aparentemente não encontraram sites importantes de esquerda que veiculem notícias falsas. 

O programa apresentou a Folha Política como um "site de notícias falsas", com base em uma única notícia, que é verdadeira, reproduzida da revista IstoÉ com o devido crédito. A informação contida na notícia foi, inclusive, veiculada pela própria rede Globo, no Jornal Nacional. 

A veiculação do programa gerou muitas interações por parte de internautas, que questionaram por que o programa não apresentou as notícias falsas do próprio grupo ou da imprensa tradicional, limitando-se à tentativa de demonizar a internet e as mídias independentes. O investidor Leandro Ruschel classificou o programa como "uma aula de fake news. 

Melhor colocando, é uma aula meia-boca de como fazer uma reportagem falsa sobre notícias falsas". 

ASSISTA AO VÍDEO:



As informações são do site Folha Política.