terça-feira, 29 de janeiro de 2019

A SABOTAGEM NÃO PODE SER DESCARTADA

CATÁSTROFE
Pelo elevado grau de destruição provocado pelo rompimento da barragem de Brumadinho, é impossível não falar sobre esta impressionante catástrofe, que atinge em cheio a Vale, reconhecida como uma das maiores empresas de mineração do mundo, com posição de liderança nos segmentos de minério de ferro e níquel.

LAMA
O rompimento da barragem, como já foi amplamente divulgado, provocou o deslocamento de enorme quantidade de lama (estimada em mais de 12 milhões de metros cúbicos),  resultando em brutal soterramento de tudo que se encontrava pela frente e pelos lados, deixando muita gente morta e centenas de desparecidos. 

INVENTAR E AUMENTAR
Pois, como se não bastasse os males produzidos pela catástrofe, que precisa ser muito bem investigada antes de apontar os responsáveis, boa parte da MÍDIA -SENSACIONALISTA- tratou, de cabo a rabo, desde o primeiro minuto, de fazer o que mais sabe, gosta e lhe dá enorme prazer: INVENTAR AQUILO QUE NÃO SABE; e AUMENTAR, DE FORMA IMPRESSIONANTE, O TAMANHO DA TRAGÉDIA. 

PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA
Com o claro objetivo de manifestar, muita  total má vontade, tudo aquilo que é projetado e/ou construído pelo sistema produtivo, esta complicada parte da mídia jamais admite a existência da PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA de tudo que acontece ao nosso redor, independente de lugar.
 
 
NUNCA É IGUAL A ZERO
Ninguém discute que a PREVENÇÃO é fundamental para quem pretende diminuir os RISCOS de acidentes ou doenças. Entretanto, por mais cuidados que se tome, o RISCO sempre está presente. Isto é provado pelo cálculo da PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA, que mostra, claramente, que nunca é igual a zero. 
 
ESTADO DE PARANÓIA
Como o Brasil vive um momento de certa PARANÓIA, motivada por excessiva quantidade de notícias falsas, somadas a dezenas de -coincidências- de situações mantidas sob -segredo de justiça-, isto faz com que não seja desconsiderada a possibilidade de que o rompimento da barragem da Vale seja mais um CASO DE SABOTAGEM, entre tantos que faz do brasileiro um povo muito desconfiado.  

texto: Gilberto Simões Pires, pensador, escritor e comentarista político