sábado, 8 de abril de 2017

É GRAVE A SITUAÇÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PERANTE A NAÇÃO

Recentes publicações na grande mídia e nas redes sociais dão conta de que, em mais de 3 anos da Operação Lava Jato, nenhum envolvido em corrupção, portadores de fórum privilegiado, foram condenados, embora vários se tornaram réus. Enquanto que na primeira instância, da Justiça Federal em Curitiba, dezenas foram condenados a centenas de anos. Um só Juiz produziu, em 3 anos, o que 11 Juízes da Suprema Corte, nada conseguiram.

Em recente entrevista com a Presidente do STF, Ministra Carmem Lúcia, a mesma informava que em Curitiba, havia um Juiz e toda uma equipe tratando, especificamente, da Operação Lava Jato, com apoio de uma outra equipe do Ministério Público Federal, ambos auxiliados pela Polícia Federal, o que hoje é chamado de Força Tarefa da Operação Lava. Por conseqüência desta equipe, exclusiva para Operação Lava Jato, as coisas andam dentro de uma expectativa que a sociedade espera e exige. A mesma linha de raciocínio também foi dita pelo Ministro do STF, Marco Aurélio, em entrevista ao Programa Roda viva. Em outras palavras, o STF não tem estrutura para tratar de uma quantidade, cada vez maior, de processos que chegam através da Operação Lava Jato. O STF não é um tribunal destinado a este fim. Em resumo, teremos que conviver com a morosidade, com o viés político partidário dos Ministros do STF.
A situação é tão grave que, nas últimas semanas, alguns ministros do STF, estão buscando alternativas para que os possuidores de fórum privilegiado, só respondam os processos no STF, de crimes ocorridos no atual mandato e que os crimes ocorridos antes sejam enviados para primeira instância. Isto nada mais é do que uma confissão de que o STF não tem condições de dá andamento a estes processos em tempo hábil e alguns deles poderão pré-escrever, isto sem falar nas dezenas de processos que irão surgir a partir das delações da Odebrecht. O que estamos assistindo é a falência e a implosão administrativa do STF, com fatos narrados pelos seus próprios membros. Some-se a isto a desagregação e/ou desunião entre seus próprios membros, mostrando um jogo de interesses jamais visto na Suprema Corte.
Por fim, é possível, que até as próximas eleições, em 2018, não tenha havido ainda condenações, pelo STF, de envolvidos na Lava Jato e que será da responsabilidade de toda sociedade brasileira a expulsão, da vida pública, de todos os políticos e membros do executivo, envolvidos em corrupção. Aí sim, estes canalhas, vagabundos, ladrões e bandidos estarão nas mãos da Justiça da primeira instância. Até lá temos que ter paciência e lutar, nas ruas, contra esta que é A PIOR COMPOSIÇÃO DE MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL DA HISTÓRIA DO BRASIL, segundo o historiador Marco Antônio Villa.
Do Congresso Nacional, nada podemos esperar de bom, do Supremo Tribunal Federal o quadro é este e do Palácio do Planalto, temos um Presidente que não sabemos se terminará ou não o mandato. Sou um otimista por natureza, porém diante de um quadro deste, não tem como também não ser realista e com os pés no chão. Temos que ir às ruas próximo dia 26/03 e posteriormente fazermos uma greve geral, se for o caso.Não podemos cruzar os braços, se não os canalhas vencem e sempre ficaremos reféns destes bandidos.