segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Lula desafia Moro em discurso no Congresso do Partido Comunista

Recebido como a principal atração no 14º Congresso do PCdoB, que aconteceu neste final de semana, em Brasília, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso que teve de tudo um pouco: atacou o juiz Sérgio Moro, o Ministério Público e a Polícia Federal, disse que Jair Bolsonaro tem o direito de candidato a disputar a Presidência da República, que a Câmara é composta por reacionários e trogloditas, que Michel Temer e sua turma são usurpadores e fez uma defesa de seus dois governos. 

Ao criticar o pedido feito pelo Ministério Público de bloquear R$ 24 milhões de suas contas, o petista aproveitou para criticar Moro. 

“Não sei se vocês são católicos. Olhem a provação que estou passando. Provei minha inocência. E agora vem um cidadão, que não sei quem é e pede o bloqueio de R$ 24 milhões.

Esse cidadão, que não tenho ideia quem seja, precisa ter a decência de dizer onde tenho esses R$ 24 milhões. Já fui condenado por um apartamento que o próprio juiz disse que não tenho.
Esse juiz (se referindo a Sérgio Moro) está com rabo preso com a Rede Globo. 
E não tem como sair. Inventaram uma mentira e não tem como sair dela”, disse Lula em seu discurso. 

Na sequência, o ex-presidente afirmou “desafiar” os procuradores, a Polícia Federal e o juiz Moro a provarem que ele juntou R$ 1 real que seja na sua vida que não fosse legal.

 “Não tenho rabo para prender. Não estou acima da lei. Só quero respeito. Quando a Polícia Federal invade a casa de alguém e acha dinheiro aí ela adora mostrar os dólares, as joias. E quando entra na minha casa, nos quartos do meu filho, abrem a tampa do fogão, levantam o colchão e não encontram nada aí esse sacana tem a obrigação de chamar a imprensa e pedir desculpa”, afirmou. 

Ao falar de eleição de 2018, Lula disse que ninguém irá criar cizânia entre ele a deputada estadual Manuela d`Ávila pelo fato de o PCdoB tê-la lançada pré-candidata à Presidência da República. Ele falou da ligação histórica do PT com os comunistas. 

“Quero dizer da minha eterna gratidão ao PCdoB. A relação que mantenho com vocês é histórica. Vem de 40 anos. Não pense que você, Manuela, sendo pré-candidata isso irá criar rusga entre nós. Eu e o PCdoB continuaremos companheiros e na luta”. 

Lula falou da candidatura de Bolsonaro e defendeu o direito dele de ser disputar o Palácio do Planalto. E o criticou. O petista disse que o consideram de extrema esquerda por defender temas como a regulação dos meios de comunicação e que tratam Bolsonaro como de extrema direita. 

“Não sou de extrema esquerda. E o Bolsonaro nem é de extrema direita. O Bolsonaro é mais que isso. Mas não vou dizer o que ele é. Ele tem o direito de ser candidato e de convencer as pessoas e o Brasil. Mas vai colher o que plantar” – afirmou. 

O ex-presidente criticou o governo Michel Temer e o Congresso Nacional e afirmou que, juntos, estão acabando com as conquistas de seu governo, como o investimento em ensino público, o pré-sal, direitos trabalhistas e previdenciários, entre outros. 

Acusou o governo Temer de fazer um desmonte de tudo que construiu. 

E atacou também a reforma trabalhista. “Estamos quase voltando a escravidão. Trabalhar para ganhar quase zero. Esse governo acabou com as horas extras de sábado e domingo, com a estabilidade da mulher gestante…

Estamos fragilizados na luta. Esses congressistas não têm compromisso conosco. Nunca vi tanto deputado reacionário. Tanto troglodita. E, se não tomar cuidado, vai piorar”. 

No final, o condenado Lula foi saudado pelos participantes do congresso do PCdoB com o bordão “Lula guerreiro do povo brasileiro”.