domingo, 17 de junho de 2018

O sonho de Lula entrar para a história como herói nacional não saiu como planejado


No auge de sua popularidade, o ex-presidente Lula chegou a afirmar que entraria para a história do Brasil como o herói nacional. Embalado pelo boom das commodities no mercado internacional, entusiasmado com a alta cotação do petróleo somada à descoberta do pré-sal e com o bom momento da economia mundial, o petista exagerou na confiança e meteu o pé na jaca, fiando-se num cenário passageiro, relata o site Imprensa Viva.


Segundo o relato, antes mesmo de ser preso, Lula já se queixava com seus interlocutores sobre a crueldade do destino para com ele e seu partido. O petista se queixava pelo fato da Lava Jato ter exposto as investigações como forma de angariar apoio popular e forçar a Justiça brasileira funcionar na marra.



O petista lamenta que tenha surgido no país uma geração de procuradores e juízes tão obstinados em combater a corrupção de modo tão sistemático. Embora todos os políticos e partidos tenham se desenvolvido sob a cultura da corrupção e do caixa 2, o PT foi o precursor de um modelo institucionalizado de corrupção e, segundo seus próprios integrantes já admitiram, a fórmula parecia infalível para levar adiante o plano de poder mais ambicioso do continente.



Lula e seus seguidores tinham planos de permanecer no poder por 30 anos ou mais. As costuras de acordos espúrios entre políticos, membros do Judiciário e empresários foi alinhavada de modo estratégico ao longo dos últimos 13 anos e todos no partido estavam muito confiantes de que conseguiriam levar a curso, de forma "democrática" os planos de perpetuação no poder.



Estava tudo indo tão bem que a "reserva moral" do partido quanto ao desvio de recursos públicos para enriquecimento pessoal foi se dissipando aos poucos e seus integrantes passaram a enfiar a mão na cumbuca do Estado com maior frequência e virulência. O próprio Lula, apesar de tentar se beneficiar dos cofres públicos de forma dissimulada, usando laranjas e falsas palestas, também se tornou um milionário após deixar o governo. Estava tudo indo muito bem...



Lula acabou tendo o mesmo destino de vários companheiros de partido e acabou na cadeia. Os planos de entrar para a história como grande herói nacional fracassaram e o petista é agora mais lembrado como o maior corrupto da história do país e identificado como o chefe da organização criminosa que mergulhou o brasil na maior recessão de todos os tempos.