quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

LIVRO DE GEOGRAFIA RECOMENDADO PELO MEC FAZ DEFESA DO BLOCO BOLIVARIANO

O livro recomendado pelo MEC para o 8º ano da coleção "Geografia Cidadã" faz uma defesa explícita da Alba — a notória Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América.
Foi, claro, um livro aprovado pelo MEC sob Dilma Rousseff, mas está valendo sob Michel Temer.

Após um texto de explicação sobre o bloco sediado em Caracas (onde mais?), o aluno deve escrever como resposta correta que a "A Alba é um bloco econômico criado na América Latina com o objetivo de reduzir a exclusão social e a pobreza por meio da cooperação entre os países-membros. Além disso, a Alba faz parte de um intenso movimento anti-imperialista que luta pela quebra da hegemonia estadunidense na América e no mundo".

A mesma edição faz também uma defesa do Mais Médicos, programa lançado no governo da "presidenta" Dilma Rousseff, como diz o texto.
Ali, os alunos lerão, por exemplo, um texto retirado do site do Ministério da Saúde. Eis um trecho:

"O governo federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você."

Na "proposta pedagógica", incluída na edição do professor, há a sugestão para que os alunos debatam a questão da saúde no Brasil, nos seguintes termos:

"A questão do 'Programa Mais Médicos' deve permitir aos alunos desvendar os principais problemas enfrentados pela política pública atualmente na garantia desse direito. Além disso, é necessário que eles reflitam sobre os preconceitos arraigados na sociedade e a questão ética implícita nos discursos que deslegitimam as ações do programa, e principalmente, condenam os médicos cubanos e os rotulam como 'escravos', 'malformados', 'comunistas', entre outros".